Reforma da previdência: proposta prevê 65 anos para homens e mulheres

(Foto: Agência Brasil)

O projeto de reforma da Previdência que será apresentado ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. O dado consta da minuta preliminar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) obtida pelo Estado. A nova idade valeria depois de um período de transição que pode chegar a 19 anos.

O texto da proposta elaborado pela equipe da economia, que já passou pelo crivo da área jurídica do governo e foi confirmado por três fontes que participam da elaboração da reforma, é robusto e faz uma ampla mudança nas regras atuais, como prometeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para garantir economia de até R$ 1,3 trilhão em 10 anos nas despesas do governo. Mas ainda terá de passar pelo crivo de Bolsonaro.

O texto foi bem-recebido pelo mercado financeiro, que classificou a proposta como “hardcore”, ou seja, dura e comprometida com o ajuste das contas públicas. “Tem muito mais aí do que se esperava inicialmente. Porém, a pergunta que se faz é: a partir dessa minuta, o que vai sobrar?”, disse o economista-chefe do banco ABC Brasil, Luís Otávio de Souza Leal. Na esteira da proposta, a bolsa bateu novo recorde e alcançou 98.588 mil pontos. 

LEIA MAIS

De volta à Câmara, Zé Batista quer embates no campo das ideias e critica brigas pessoais entre vereadores

Vereador inicia mandato após servir por dois anos como secretário (Foto: Blog Waldiney Passos)

A primeira sessão do ano em Petrolina contou com um velho rosto conhecido dos petrolinenses. Após se licenciar das atividades como vereador nos dois primeiros anos do mandato, o vereador José Batista da Gama foi recebido pelos colegas nessa terça-feira (5) e disse que o momento é de trabalhar.

Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário na primeira metade do governo de Miguel Coelho, Zé Batista disse em alto e bom tom que não terá disputas pessoais com ninguém. “Serei o guardião aqui na Câmara de Vereadores para discutir de forma racional no campo das ideias, sem combate pessoal com ninguém no sentido de aprovar os projetos do Executivo em prol dos petrolinenses”, afirmou o edil.

Dizendo-se saudoso por voltar à Casa Plínio Amorim, Zé Batista comentou que os embates do ano passado devem ser esquecidos, principalmente as brigas pessoais. “Nós temos que nos compenetrar que somos autoridades e como tal, temos que dar bom exemplo à população”, finalizou.

Pedidos para realização de audiência pública são destaques na primeira sessão de 2019 em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

2019 começa nessa terça-feira (5) para os vereadores de Petrolina. Em recesso das atividades legislativas desde janeiro, os edis se encontram nessa manhã para a primeira sessão ordinária do biênio 2019/2020. Hoje não há projetos na pauta, mas isso não impediu os representantes do povo de apresentar suas cobranças.

LEIA TAMBÉM:

Ronaldo Cancão solicita audiência pública sobre preço de combustíveis e cartel de postos em Petrolina

Vereadores de Petrolina voltam aos trabalhos nesta terça-feira

Oito Requerimentos serão apresentados no plenário da Casa Plínio Amorim. Em destaque o pedido de Ronaldo Cancão (PTB) para a realização de uma audiência pública sobre o preço da gasolina na cidade. Outro item sob os holofotes é o Requerimento nº 008/2019 de Maria Elena (PRTB).

A vereadora solicita uma audiência pública para debater a Lei do Feminicídio e políticas públicas de proteção às mulheres. Além desses pedidos há outras 18 Indicações sobre pedidos de pavimentação, iluminação e segurança. Sem projetos na ordem do dia é esperado o uso da Tribuna Livre por parte dos vereadores.

Ronaldo Cancão solicita audiência pública sobre preço de combustíveis e cartel de postos em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Cancão (PTB) deve solicitar nesta terça-feira (05), durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina, uma audiência pública para tratar do preço abusivo de combustíveis praticado na cidade.

De acordo com o requerimento 001/2019, que solicita a audiência, Petrolina é a primeira colocada entre as cidades pernambucanas em que os postos de combustíveis obtiveram a maior margem na venda de gasolina, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo.

“Em média esses postos compram a gasolina a R$ 3,746 e vendem ao consumidor final pelo preço de R$ 4,829, acrescentando, dessa forma, o valor médio de R$ 1,083 por litro. Além disso é possível observar que há um ‘cartel’ entre os postos de combustíveis”, diz o requerimento do parlamentar.

O vereador solicita a presença de várias autoridades para participarem da audiência, tais como o Promotor de Justiça responsável pela defesa do consumidor, o Coordenador do Prodecon da Prefeitura Municipal de Petrolina, o Gerente da Distribuidora de Combustível da Região do Vale do São Francisco, o representante de combustíveis, entre outras autoridades políticas.

Casa Civil faz reunião para discutir pautas para região Nordeste

De volta ao cargo de ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni comanda na tarde dessa segunda-feira (4) uma reunião interministerial no Palácio do Planalto. O tema central da discussão são demandas da região Nordeste.

Estão confirmados na reunião os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Desenvolvimento Regional; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Educação; da Cidadania; e da Saúde. O momento é de preparar um pacote de ações para a região na qual Jair Bolsonaro (PSL) sofreu derrotas na eleição e onde a oposição ao seu governo é mais forte.

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) que tem aliança estadual com o PT cumpriu uma extensa agenda política na semana passada com representantes do governo federal. O foco foi estreitar as relações e buscar apoio da União para projetos no Estado. Com informações da Agência Brasil.

Vereadores de Petrolina voltam aos trabalhos nesta terça-feira

Osório continua no comando da Câmara (Foto: Wesley Lopes/Ascom CMP)

O novo biênio na Casa Plínio Amorim se inicia nesta terça-feira (5) com a retomada das sessões legislativas em Petrolina. Na primeira sessão do ano as novidades ficam por conta da nova Mesa Diretora e o retorno de José Batista da Gama (PSB) que estava licenciado desde 2017, quando passou a exercer a função de secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário no Governo Municipal.

Zé Batista confirmou seu retorno no dia 1º de janeiro, quando houve a posse da Mesa Diretora e deixou claro que vai trabalhar como sempre fez, mas quer respeito dos colegas. No comando dos trabalhos da Câmara de Vereadores permanece Osório Siqueira (PSB), reeleito para seu quinto mandato como presidente.

Mesa Diretora

Para 2019/2020 ele atuará ao lado de Ronaldo Souza (PTB), 1º vice-presidente, Gilberto Melo (PR) 2º vice-presidente, Major Enfermeiro (MDB) 3º vice-presidente, Osinaldo Souza (PTB) na função de 1º secretário, Rodrigo Teixeira (PSC) como 2º secretário e Elias Jardim (PHS)  como 3º secretário. Ainda nessa semana os edis devem se reunir para eleger a presidência das comissões para os dois últimos anos de mandato.

LEIA MAIS

Depois de eleger Alcolumbre presidente, Senado definirá integrantes da Mesa Diretora

(Foto: Agência Senado | Marcos Oliveira)

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente do Senado depois de duas tumultuadas sessões no Congresso Nacional, mas os demais integrantes da Mesa Diretora serão escolhidos na próxima quarta-feira (6). Serão definidos os cargos de primeiro e segundo vice-presidente, secretários e suplentes.

O presidente do Senado marcou a eleição dos dez cargos da Mesa para as 15h. Conforme previsto na Constituição, o mandato dos integrantes da direção do Senado é de dois anos. As atribuições também são constitucionais. A votação que terminou com Alcolumbre aclamado foi iniciada na sexta-feira (1º) e encerrada apenas na noite de ontem (2).

Alcolumbre ganhou notoriedade por ter assumido a condução da votação ainda na sexta, o que gerou críticas e dividiu opiniões. Com o impasse a respeito do poder da Mesa os senadores aceitaram a decisão de adiar o resultado. Ontem na primeira votação houve um número de cédulas maior que a de políticos e uma nova votação foi realizada. Renan Calheiros (MDB) retirou seu nome da corrida e deixou o Plenário. Com informações da Agência Brasil.

Eriberto Medeiros é reeleito para a Presidência da Alepe

(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada na sexta-feira (1º) logo após a cerimônia de posse dos deputados estaduais, culminou na reeleição do deputado Eriberto Medeiros (PP), candidato único à vaga. Na 1ª vice-presidência, foi eleita Simone Santana (PSB). Na 2ª vice-presidência, Guilherme Uchôa Jr. (PSC). Para a 1ª secretaria, um dos cargos mais disputados na eleição e que possui a atribuição de administrar as finanças da Casa, ganhou Clodoaldo Magalhães (PSB). Na 2ª, 3ª e 4ª secretarias foram conduzidos Claudiano Martins Filho (PP), Teresa Leitão (PT) e Álvaro Porto (PTB), respectivamente. Os três foram candidatos únicos às suas respectivas vagas, fruto de acordo interno entre os seus partidos.

A composição dos cargos da Mesa respeitou, em sua maioria, a proporcionalidade das bancadas. De acordo com essa regra, os partidos com o maior número de deputados têm a prerrogativa de reivindicar mais cargos. O PSB, sigla de maior bancada, com 11 deputados, abriu mão da presidência para o PP – segunda maior, com 10 parlamentares – e ficou com a 1ª vice-presidência e a 1ª secretaria. Na única vaga onde a proporcionalidade não foi seguida foi a 2ª vice-presidência, da cota do PSC, onde Guilherme Uchôa Jr (PSC) foi o indicado da sigla, mas teve como adversários na disputa Alberto Feitosa (PSB) e Romário Dias (PSD).

Com a eleição de Simone, tanto a vice do Legislativo como do Executivo Estadual serão ocupadas por mulheres, esta última com Luciana Santos (PCdoB). Durante o discurso de defesa da sua candidatura, Simone disse pleitear um fato inédito para a Casa. “Que é, a de, nos seus 183 anos de existência, ter uma vice-presidente”, contou.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra inicia segunda legislatura no Senado e destaca a aprovação de reformas, geração de emprego, segurança pública e hídrica como suas prioridades

(Foto: Ascom)

Na sexta feira (1º) Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) começou oficialmente sua segunda legislatura no Senado Federal. Ele participou da cerimônia de posse dos 54 senadores novos e reeleitos. Nesta 56ª Legislatura (próximos quatro anos), FBC terá como pilares de atuação parlamentar a garantia de segurança hídrica em Pernambuco e no Nordeste; a aprovação das reformas, principalmente o equilíbrio das contas da previdência; e a geração de empregos para a retomada do desenvolvimento econômico do país. O senador também estará empenhado nas questões relacionadas à segurança pública.

“Avalio que estas são as principais agendas da população e acredito que o Senado irá atender às expectativas da sociedade brasileira”, destaca o emedebista, cujo partido tem a maior bancada do Senado. Nos primeiros quatro anos do mandato, Fernando Bezerra foi integrante titular das principais comissões permanentes do Senado, como a de Assuntos Econômicos (CAE), Serviços de Infraestrutura (CI) e Relações Exteriores (CRE).

Ele também presidiu e relatou diferentes comissões mistas do Congresso Nacional, como a de Mudanças Climáticas (CMMC) e de medidas provisórias, a exemplo da MP que permitiu a renegociação de dívidas rurais e aquela que aprovou a nova política industrial para o setor automotivo (Rota 2030), com um regime especial para o Nordeste. O senador também atuou incansavelmente junto ao governo federal para assegurar recursos aos perímetros de agricultura irrigada do Vale do São Francisco e para evitar o colapso hídrico no Sertão Pernambucano.

LEIA MAIS

Senado retoma hoje sessão para escolher presidente da Casa

(Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A partir das 11h de hoje (2), o Senado retoma a sessão preparatória para eleição do novo presidente da Casa. Por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a votação será secreta e a condução dos trabalhos ficará a cargo do senador José Maranhão (MDB-PB), que é o mais idoso do Senado.

A sessão foi suspensa ontem (1º) à noite e estava sob a presidência do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Horas antes, os senadores decidiram, com 50 votos a favor, que a eleição dos membros da Mesa Diretora seria feita em votação aberta.

LEIA MAIS

Bolsonaro parabeniza Rodrigo Maia por eleição para presidência da Câmara

(Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados)

O presidente Jair Bolsonaro divulgou mensagem, no Twitter, parabenizando a reeleição o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados.

“Parabenizo o Deputado Rodrigo Maia pelo resultado obtido na eleição da presidência da Câmara, fato que caracteriza o respeito à democracia e a independência dos poderes. Este cargo é de extrema responsabilidade para conduzir a votação dos projetos que o brasileiro tanto almeja”, disse.

LEIA MAIS

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia em seu primeiro discurso após reeleição para presidência da Câmara dos Deputados. (Foto: Reprodução/Agência Câmara)

O deputado estadual Rodrigo Maia (DEM-RJ) se reelegeu para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. A eleição para composição da mesa diretora aconteceu na noite desta sexta-feira (01). Maia foi eleito com 334 votos e presidirá a casa durante o biênio 2019-2020.

O deputado do DEM desbancou outros seis candidatos. Fábio Ramalho (MDB-MG), 1º vice-presidente na legislatura passada; JHC (PSB-AL), que ocupou a 3ª secretaria da Mesa Diretora na legislatura passada; General Peternelli (PSL-SP); Ricardo Barros (PP-PR); Marcel Van Hattem (Novo-RS); Marcelo Freixo (Psol-RJ).

A sessão começou às 18h e foi presidida pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que é o mais velho entre os que têm mais mandatos. Essa regra é determinada pelo Regimento Interno da Câmara.

Com Antônio, Dulcicleide e Lucas, Alepe dá posse a deputados eleitos em Pernambuco

Uma cerimônia marcada para 15h dessa sexta-feira (1º) dá posse aos três deputado estaduais eleitos para representar Petrolina e região na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Indo para seu segundo mandato, Lucas Ramos (PSB) inicia sua nova jornada, mais uma vez como membro da situação.

Ele se junta a dois estreantes, mas que assim como Lucas carregam nomes importantes nas costas. Antônio Coelho (DEM) e Dulcicleide Amorim (PT). A dupla faz parte do grupo de 22 deputados da Câmara que nunca exerceu um mandato.

Lucas Ramos foi eleito com 62.968 votos, Antônio Coelho recebeu 44.277 votos e Dulcicleide Amorim 22.359. Além da posse do trio, a cerimônia no Recife será marcada pela votação da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020.

Rodrigo Galvão é oficialmente nomeado chefe de Gabinete de Miguel Coelho

Rodrigo Galvão será o novo chefe de gabinete do Prefeito Miguel Coelho. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Anunciada em meados de janeiro, a nomeação de Rodrigo Galvão para o cargo de chefe de Gabinete na Prefeitura de Petrolina foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (31), através da Portaria nº 1.920/2019. Galvão deixa suas responsabilidades a frente da secretaria executiva de Esportes para atuar diretamente com o prefeito Miguel Coelho.

A chefia de Gabinete até então era ocupada por Fernanda Iara Carvalho que deixa o cargo e vai acompanhar o deputado estadual Antônio Coelho na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Além de Rodrigo, outros secretários tiveram suas funções modificadas pelo prefeito.

LEIA TAMBÉM:

Rodrigo Galvão deve assumir chefia de gabinete do prefeito Miguel Coelho

Miguel Coelho divulga nova estrutura do secretariado de Petrolina

Manoel Rafael de Oliveira Neto deixou a secretaria executiva de Habitação e foi nomeado para Coordenação de Convênios. Em seu lugar assume Thulio Teobaldo que anteriormente exercia o cargo de Diretor de Eventos. Henrique Guerra deixa a secretaria de Planejamento e Gestão para exercer a função de Assessor Especial.

Uma das novidades anunciadas por Miguel na reforma administrativa, Plínio Amorim foi oficialmente nomeado secretário de Planejamento e Gestão, retornando ao Poder Executivo Municipal na gestão dos Coelho.

Cerimônia dá posse a três representantes do interior na Alba

Zó vai para 2º mandato, Tum é estreante e Roberto Carlos o mais experiente do trio

Fevereiro começa com um rito que se repetirá em diversas Assembleias Legislativas estaduais e na federal: a posse dos deputados eleitos em outubro de 2018. A partir das 9h30 essa sexta-feira (1º) três representantes do Sertão assumem uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Reeleitos, Roberto Carlos (PDT) e Zó (PC do B) se juntam ao estreante Tum (PSC) que foi eleito para seu primeiro mandato político na sua primeira eleição. Com grande representatividade em Casa Nova, Tum se une aos colegas para fortalecer as bandeiras do interior e do Sertão na capital.

Mais experientes, Zó inicia seu segundo mandato enquanto Roberto Carlos se encaminha para o quinto mandato na Alba. Além da posse na Bahia, em Pernambuco três representantes de Petrolina iniciam seus trabalhos na Alepe: Antônio Coelho (DEM), Dulcicleide Amorim (PT) e Lucas Ramos (PSB). A cerimônia acontece às 15h.