Brasil e EUA reconhecem Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela se declara presidente interino do país. (Foto: Federico Parra)

Durante manifestações de opositores ao governo de Nicolás Maduro em Caracas, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, se declarou nesta quarta-feira (23) presidente interino do país. A ação foi reconhecida pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, entre outros.

“Na condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, a Venezuela, em respeito a meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela. Para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres”, disse Guaidó diante dos manifestante, com a Constituição em mãos.

LEIA MAIS

Odacy Amorim toma posse como diretor-presidente do IPA

(Foto: Reprodução/Facebook)

A posse do ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT) a frente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foi realizada na terça-feira (22) em Recife, na sede do IPA. O petista assume o posto que era ocupado por Nedja Moura, após indicação do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto (PT).

Odacy esteve acompanhado de sua esposa, a deputada estadual eleita Dulcicleide Amorim (PT), do deputado federal Gonzaga Patriota (PT) e outros políticos do Sertão. “Tô chegando ao IPA para somar, para caminharmos todos juntos, num trabalho conjunto – entre todos os órgãos vinculados – que tragam benefícios às famílias de agricultores, mas também aos profissionais da casa, tão fundamentais para construção dessa história”, discursou.

Depois da cerimônia Odacy cumpriu agenda como diretor-presidente do instituto e se reuniu com representantes do Banco do Brasil, em busca de firmar parcerias entre a instituição bancária e o IPA.

Bebeto Galvão parabeniza Tum por vitória, destaca investimentos para Casa Nova e diz está pronto para assumir cargo no governo de Rui Costa

Deputados Walisson Torres (TUM) e Bebeto Galvão em visita ao Blog Waldiney Passos

Após exercer dois mandatos na Câmara Federal, o deputado Bebeto Galvão (PSB/BA), atendendo convocação do seu partido, resolveu disputar a 1ª suplência do senador eleito Jaques Wagner (PT/BA) nas últimas eleições e assim se credenciar para possivelmente assumir um cargo estratégico neste segundo mandato do governador Rui Costa (PT/BA), com quem tem uma grande afinidade.

No último final de semana nós recebemos a visita do político que estava de passagem para a cidade de Casa Nova (BA), para participar da festa de São Sebastião, padroeiro do Distrito do Pau a Pique. Ele nos garantiu está pronto para assumir o tarefa que lhe for designada.

“Como eu sou produto, resultado de convergência coletiva, de decisão coletiva tanto a nível partidário quanto a classe a quem estou vinculado por identidade que são os trabalhadores, eu não sou dono da minha vontade individualizadamente, sou alguém que cumpre tarefas como soldado da luta democrática. Fiz assim na eleição de 2010, repeti em 2014, agora as circunstâncias políticas apontaram para uma necessidade de compor a chapa majoritária mesmo com a possibilidade de uma reeleição garantida, porque eu trabalhei duramente para conquistá-la na eleição de 2018, e abri mão de uma reeleição quase certa para ajudar a solucionar um problema de natureza política no interior da nossa coalizão. Assim sendo, digo a você que estou pronto e a disposição para cumprir a tarefa que me for designada”, afirmou.

Enquanto deputado, Bebeto Galvão contribuiu e muito para o desenvolvimento do município de Casa Nova, onde firmou laços fortes de amizade com o atual prefeito Wilker Torres e o deputado eleito Walisson Torres (o Tum), ambos do PSB.

Bebeto contabiliza quase R$ 14 milhões em emendas parlamentares destinadas a região do Vale do São Francisco. Foram R$ 4 milhões para a saúde em Casa Nova, R$ 2 milhões para a saúde em Curaçá, R$ 1 milhões para saúde em Pilão Arcado, R$ 1,1 milhões para saúde em Sobradinho e R$ 991 mil para saúde em Sento Sé.

“A soma até o ano de 2018 fica em torno de R$ 9 milhões, com mais R$ 5 milhões que eu destinei para o ano de 2019: 4 milhões para a saúde e 1 milhão para investimento em infraestrutura, essa soma fecha em R$ 14 milhões”, destacou o parlamentar.

Por fim ele parabenizou o colega Tum pela conquista de uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (ALEBA) e disse não ter dúvidas que ele será um dos maiores deputados da Bahia.

“O governador tem por ele um grande apreço, é um homem sábio, mesmo se elegendo em um partido que não estava na base, mas sempre disse ao governador que tinha compromisso com a região e o estado dele, não deu outra equação senão aquela dele está na base sendo abraçado, respeitado e apoiado pelo governador em boas e importantes iniciativas como parte do desafio do mandato do deputa TUM”, concluiu.

Mãe e esposa de alvo em operação contra milícia trabalharam no gabinete de Flávio Bolsonaro

(Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O gabinete do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL) empregou a mãe de um dos denunciados na operação contra milicianos, deflagrada nesta terça-feira (22). Raimunda Veras Magalhães, mãe do ex-capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, ainda procurado pela polícia, aparece em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) como uma das remetentes de depósitos suspeitos do ex-motorista de Flávio, Fabrício Queiroz.

Segundo a Coaf, Raimunda depositou R$ 4,6 mil na conta de Queiroz. Na folha de pagamento da Alerj, ela recebia o salário de R$ 5.142,63 e aparece como funcionaria desde 2 de março de 2015, quando foi nomeada assessora da liderança do PP, partido do qual Flávio era filiado.

Assim que o deputado deixou a sigla e migrou para o PSC, Raimunda deixou a Alerj em 31 de março de 2016. Logo depois, em 29 de junho do mesmo ano, foi lotada no gabinete do deputado estadual e senador eleito. Foi exonerada em 13 de novembro do ano passado.

Além dela, a esposa de Adriano, Danielle Mendonça da Costa da Nóbrega, também foi lotada no gabinete de Flávio na Alerj, com o mesmo salário da sogra. Listada na folha de ponto desde novembro de 2010, foi exonerada junto com a sogra.

LEIA MAIS

Em primeiro discurso no exterior, Bolsonaro fala em recuperar valores e economia

(Foto: Fabríce Coffrini/AFP)

No primeiro discurso como presidente do Brasil no exterior, Jair Bolsonaro, disse que vai resgatar os valores e a economia do Brasil. Ele participou da abertura da 39ª edição do Fórum Econômico Mundial, que reúne a elite política e econômica global, em Davos, na Suíça nessa terça-feira (22).

Inicialmente previsto para 45 minutos e reduzido para 30 minutos, a fala de Bolsonaro no Fórum durou apenas sete minutos. O presidente reforçou o combate à corrupção e falou que o país está disposto a ter abertura econômica. “Aqui, entre nós, está Sérgio Moro, nosso ministro da Justiça, o homem certo para o combate à corrupção e o combate à lavagem de dinheiro”, disse.

Economia

“Queremos governar pelo exemplo e que o mundo restabeleça a confiança que sempre teve em nós. Vamos diminuir a carga tributária, simplificar as normas, facilitando a vida de quem deseja produzir, empreender, investir e gerar empregos”, continuou o presidente eleito em outubro passado.

Esquerda

Antes de concluir seu discurso Bolsonaro lembrou sua vitória nas urnas, mesmo tendo pouco tempo de televisão e rádio. Questionado sobre ideologia, ele criticou a esquerda na América Latina. “A esquerda não prevalecerá na região. O que é bom no meu entender, não só para a América do Sul, como para o mundo”, completou.

Com informações do Correio Braziliense

Rodrigo Galvão deve assumir chefia de gabinete do prefeito Miguel Coelho

Rodrigo Galvão será o novo chefe de gabinete do Prefeito Miguel Coelho. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Depois de muita expectativa, o nome do novo chefe de gabinete do prefeito Miguel Coelho não é mais um mistério. Rodrigo Galvão, ex-secretário executivo de esporte de Petrolina (PE), deve assumir o cargo. A informação foi repassada por uma fonte extraoficial, que afirmou que o anúncio foi feito durante uma reunião ocorrida hoje (21), com a presença do prefeito Miguel Coelho.

No início da gestão de Miguel Coelho, a chefia de gabinete foi comandada por Emício Júnior, e em seguida por Fernanda Iara Carvalho, que agora, deixa o cargo, para servir o irmão de Miguel, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Nossa produção entrou em contato com Rodrigo Galvão, para confirmar a procedência da informação, bem como saber maiores detalhes da nomeação e a expectativa dele para esse novo desafio. Até o momento não obtivemos resposta.

Câmara afirma que contas estão “apertadas” e não descarta corte de gastos no funcionalismo público

(Foto: Jornal do Commercio)

Durante uma entrevista à Rádio Jornal Recife nessa segunda-feira (21), o governador Paulo Câmara (PSB) comentou a situação financeira de Pernambuco e reconheceu que a crise econômica vista no país afetou as contas do estado.

Segundo Câmara que iniciou em janeiro seu segundo mandato, é preciso aproveitar a leve onda de crescimento e investir no Estado. “A gente está muito apertado. Isso é uma realidade, porque os últimos anos foram anos de crise. A economia está melhorando um pouquinho. Temos que aproveitar isso e fazer com que as coisas em Pernambuco andem mais rápido”, disse o governador.

Corte de gastos

Segundo Câmara, novos cortes nas despesas não estão descartadas. “Isso é um exercício permanente que todo gestor público vai precisar fazer. Eu posso garantir que todo nosso planejamento é para que Pernambuco continue com o equilíbrio das contas. É algo muito importante garantir o salário do funcionalismo público, os serviços continuarem funcionando. Pernambuco não pode perder isso”, continuou.

Com informações do JC Online

Posse de Odacy como presidente do IPA acontece nesta semana

A posse de Odacy Amorim (PT) como presidente do Instituto Agroeconômico de Pernambuco (IPA) será realiza nesta terça-feira (22), em uma solenidade na capital Recife. O ex-deputado estadual renunciou ao restante do seu mandato na semana passada, conforme o Blog já havia noticiado.

Odacy assume o comando do IPA, órgão integrante da secretaria de Desenvolvimento Agrário que é comandada pelo  também petista Dilson Peixoto. Em conversa com a nossa produção o então deputado estadual havia destacado a importância do órgão.

“A antiga secretaria de Agricultura agora é secretaria de Desenvolvimento Agrário e dentro dessa estrutura está o IPA é uma estrutura muito importante dentro do estado, foi feito esse convite com aval do governador e conversamos com o partido”, disse.

Com primeira viagem de Bolsonaro, Mourão assume presidência nesta segunda

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

Depois de dois anos e cinco meses um vice-presidente assumirá o comando do país. Presidente eleito em outubro passado, Jair Bolsonaro (PSL) fará sua primeira viagem ao exterior e o general Hamilton Mourão assume o país na madrugada desta segunda-feira (21).

Mourão assume a cadeira de presidente em exercício até sexta-feira (25), quando Bolsonaro retorna do Fórum Econômico Mundial, na Suíça. Além de Bolsonaro, farão a viagem Paulo Guedes (Economia), Ernesto Araújo Relações Exteriores), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Sergio Moro (Justiça) e Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral).

Antes da viagem, na sexta passada (18), Mourão se reuniu com Bolsonaro e  assessores para ouvir pedidos específicos e se inteirar sobre os trâmites do dia a dia. O substituto costuma assinar somente medidas pré-acordadas com o presidente e que não impactam o cotidiano governamental e político.

Com informações do UOL

Presidente da Facape recebe deputado Antonio Coelho e aproveita ocasião para tratar sobre o curso de Medicina

(Foto: Ascom/Facape)

O presidente da Facape, Antonio Habib, recebeu nesta quinta-feira (17) a visita do deputado estadual de Pernambuco, Antonio Coelho (DEM), que esteve na Autarquia em uma visita de cortesia para parabenizar o professor pela recondução ao cargo de presidente, após eleições realizadas no mês de dezembro do ano passado. A reunião também tratou sobre assuntos pertinentes à nova gestão de Habib, que tem como um dos principais projetos a implantação do curso de medicina na Autarquia.

Na ocasião, o presidente da Facape apresentou para o parlamentar o estágio em que o processo de implantação do curso se encontra. Habib reforçou também a necessidade de apoio para dar continuidade aos trâmites para abertura da graduação, que segundo projeções, deve iniciar a primeira turma em 2020.

LEIA MAIS

Gabriel Menezes afirma ser “fake news” boato de que assumirá Codevasf

Vereador foi um dos principais apoiadores de Bolsonaro e tem comando do PSL municipal (Foto: Blog Waldiney Passos)

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) ainda está em seu primeiro mês, mas as mudanças aplicadas pelo novo presidente devem repercutir em Petrolina, no comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Membro do partido de Bolsonaro e presidente do PSL em Petrolina, o vereador Gabriel Menezes teve seu nome apontado como provável gestor da Codevasf. No entanto, o edil classificou como “fake news” os boatos.

Através de suas redes sociais Gabriel foi categórico. “Eu não assumirei”. Para o vereador de Petrolina o boato foi plantado “por quem torce justamente pelo contrário, na esperança de poder anunciar um possível enfraquecimento meu”. Numa possível nomeação, o edil afirmou que atuará de forma “séria, isenta e livre de arrumadinhos”.

Odacy Amorim antecipa fim de mandato na Alepe para assumir IPA

Petista não conseguiu se eleger deputado federal e vai assumir IPA na próxima semana (Foto: Ascom)

Conforme o Blog noticiou ontem (15), Odacy Amorim (PT) renunciou ao cargo de deputado estadual para assumir a presidência do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), após ser nomeado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

LEIA TAMBÉM:

Odacy Amorim deve assumir IPA na próxima segunda-feira

Odacy Amorim confirma convite e assumirá presidência do IPA

A exoneração foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira (16), através do Ofício nº 01/2019. A renúncia na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) era o último passo que faltava para Odacy tomar posse na sua nova função. Seu mandato terminaria ao final do mês.

“Decreto devolve ao povo liberdade de decidir sobre armas”, diz Bolsonaro

Presidente assinou decreto nessa terça (Foto: Reprodução/NBR)

O presidente Jair Bolsonaro disse que o decreto assinado nessa terça-feira (15), no Palácio do Planalto, devolve à população a liberdade de decidir sobre a compra de armas de fogo. “Por muito tempo, coube ao Estado determinar quem tinha ou não direito de defender a si mesmo, à sua família e à sua propriedade. Hoje, respeitando a vontade popular manifestada no referendo de 2005, devolvemos aos cidadãos brasileiros a liberdade de decidir”, afirmou.

Bolsonaro usou o Twitter para reforçar o discurso que fez no fim da manhã, ao assinar o decreto. Na rede social, o presidente afirmou que o decreto “respeita a vontade popular” expressa no referendo de 2005.

LEIA MAIS

Ministro da Casa Civil compara acidentes com armas a liquidificadores

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comparou nesta terça-feira (17) o risco para uma criança de alguém manter uma arma de fogo em casa ao risco de a mesma criança se acidentar com um liquidificador. Segundo o ministro, evitar acidentes é uma questão de “educação” e “orientação”.

Nesta terça-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que facilita a posse de armas de fogo. A autorização de posse permite manter uma arma dentro de casa. Cumpridos os requisitos de “efetiva necessidade”, cidadãos das zonas rural e urbana em todo o país poderão ter até quatro armas cada um. Nas residências onde há crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental, é preciso comprovar existência de cofre ou local seguro para armazenamento.

“A gente vê criança pequena botar o dedo dentro do liquidificador e ligar o liquidificador e perder o dedinho. Então, nós vamos proibir os liquidificadores? Não. É uma questão de educação, é uma questão de orientação. No caso da arma, é a mesma coisa. Então, a gente colocou isso [a exigência de cofre] para mais uma vez alertar e proteger as crianças e os adolescentes”, afirmou o ministro Onyx Lorenzoni.

Segundo Lorenzoni, é preciso “cuidado redobrado” com arma. “Eu criei quatro filhos com arma dentro de casa. Meus filhos nunca foram lá brincar com arma porque eu ensinei a todos eles o que ela significava”, declarou.

Odacy Amorim deve assumir IPA na próxima segunda-feira

Renúncia de mandato deve ser publicada amanhã (Foto: Blog Waldiney Passos)

Entre os nomes anunciados para compor o segundo escalão do Governo de Pernambuco está o do deputado estadual Odacy Amorim (PT). Ele será o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão ligado a secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Antes de assumir o IPA, Odacy deve renunciar ao mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), já que seu mandato se encerra apenas no final do mês. Em conversa com o Blog Waldiney Passos nessa terça-feira (15), o petista comentou como será essa transição.

LEIA TAMBÉM:

Paulo Câmara anuncia segundo escalão do Governo de Pernambuco

Odacy Amorim confirma convite e assumirá presidência do IPA

“Já dei entrada na renúncia e deve ser publicada [no Diário Oficial de Pernambuco] amanhã. Devo assumir na segunda-feira, há uma expectativa para que eu assuma ainda nessa quinta, mas planejo assumir no início da semana”, comentou.

Desafio

Nesse início de trabalho Odacy deverá contar com o apoio de “técnicos de dentro e de fora” e não descartou levar uma equipe de sua confiança para dar suporte nas atividades, já que ele sai de um mandado no Legislativo e vai atuar num órgão ligado ao Executivo.

O IPA foi criado em 1935 e presta apoio técnico, de extensão rural e infra-estrutura hídrica aos agricultores do estado. Além da sede em Recife, há unidades do instituto em Petrolina, Arcoverde, Caripina, Caruaru e ao menos 10 municípios de Pernambuco.