Fora das comissões, Aero Cruz afirma que cedeu espaço a colegas de bancada

Líder voltou a dizer que não houve racha no grupo (Foto Blog Waldiney Passos)

Os últimos dias para Aero Cruz (PSB), líder da situação na Câmara de Vereadores de Petrolina não foram fáceis. Ele foi acusado pelos colegas de bancada de não saber dialogar e não saber liderar o grupo do governo na Casa Plínio Amorim.

A razão para o desentendimento entre os pares era a presidência das Comissões Permanentes. Ontem (11) os edis se reuniram e definiram o comando das comissões e Aero ficou de fora. Segundo ele, seu recuo foi estratégico: abrir espaço a Alex de Jesus (PRB) e Elias Jardim (PHS).

“Eu, em solidariedade com o pastor Alex e o pastor Elias que foi chacoalhado na imprensa e na Tribuna pelo simples fato de apoiar o governo, eu achei por bem me retirar das comissões. Mas sem abrir mão do espaço do meu partido. Eu indiquei todo o espaço que nós tínhamos, para o nosso membro Zenildo [Nunes]”, afirmou à imprensa.

Como líder, Aero tratou de amenizar a situação e disse que nunca houve racha na bancada e que agora o palanque está desmanchado. “Maior do que a bancada é o governo, nós estamos aqui para unir o governo, para trabalhar pelo governo. Nós desmanchamos o palanque”, finalizou.

Após a reunião de segunda-feira as comissões ficaram da seguinte forma:

LEIA MAIS

Projeto de Lei de Cristina Costa cobra transparência sobre multas de trânsito em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Transparência. Esse é o objetivo do projeto de Lei nº 005/2019, apresentado pela vereadora Cristina Costa (PT) na sessão dessa terça-feira (12) na Casa Plínio Amorim. A matéria determina a “divulgação no Portal da Transparência da destinação de valores de multas de trânsito para cada área beneficiada”.

O PL deu entrada nas comissões competentes e deverá ser analisado pelos colegas ainda nesse semestre. Pelo texto o Poder Executivo fica obrigado a divulgar mensalmente a destinação dos valores arrecadados com multas de trânsito aplicadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

“O objetivo desse projeto de lei é que haja a divulgação no Portal da Transparência da destinação desses valores e vamos ter a oportunidade de saber qual o rendimento das multas, como está sendo destinado. Com o projeto de lei a gente quer contribuir”, destacou.

Para a vereadora esse projeto dá voz a uma cobrança da comunidade petrolinense. “Essa demanda surgiu dentro da reivindicação da população de Petrolina, alguns questionamentos, muita gente que procura o vereador, seja de oposição, seja de situação pra tentar tirar essa multa. Outros colocam que é muita multa dentro do município, que a atuação da guarda de trânsito é só para multar”, justificou a petista.

Melhoria na infraestrutura dos bairros domina sessão na Casa Plínio Amorim

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Sem projetos de lei para análise, a sessão dessa terça-feira (12) foi marcada por apresentações de pedidos dos edis, seja através de Requerimentos ou de Indicações. Reivindicando limpeza, iluminação, segurança e melhorias no transporte coletivo, os edis apresentaram demandas em diversos bairros.

Membro da base governista, Gaturiano Cigano (PRB) apresentou uma Indicação solicitando da Prefeitura a limpeza nas ruas do bairro Vale do Grande Rio. “É um bairro que foi esquecido pela gestão anterior e a gente espera que não seja esquecido nessa também”, disse o edil.

Pavimentação e recuperação asfáltica

Elias Jardim (PHS) cobrou a pavimentação na estrada que se inicia na Vila Chocolate e termina na Br-428, próximo ao Aeroporto Senador Nilo Coelho. “Aquela estrada é uma estrada longa e uma boa via de acesso pode atender aqueles bairros, o tráfego com certeza vai ser melhor”, justificou.

LEIA MAIS

“O partido tem o direito de indicar quem ele quer”, afirma Gilberto Melo

Vereador evitou polêmica com Cícero Freire (Foto: Blog Waldiney Passos)

Agora não mais membro da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim, o vereador Gilberto Melo (PR) recebeu a missão de comandar o PR na Câmara de Vereadores de Petrolina e afirmou que não tem nenhum problema com o companheiro de partido, Cícero Freire e se disse contrário a expulsão do edil da sigla.

LEIA TAMBÉM:

Gilberto Melo anuncia renúncia de cargo na Mesa Diretora

Na quinta-feira (7) Gilberto renunciou ao posto de segundo vice-presidente na Mesa Diretora e comandará o PR na Casa Plínio Amorim. Apesar do mal estar criado, ele evitou polêmicas com o colega de partido. “Eu não tenho autorização para expulsar ninguém do partido. A gente precisa fazer o debate, acho que o partido tem o direito de indicar quem ele quer ser o líder da Câmara. Acho que isso será definido entre o diretório estadual”, afirmou à imprensa.

Alegando ser um soldado do PR, Gilberto se disse ansioso para assumir a liderança e, consequentemente as comissões. Segundo o vereador, não há interferências do prefeito Miguel Coelho no processo. “O prefeito não me procurou e nem me impôs isso, estou recebendo do partido a missão”, finalizou.

Com mais de 200 mil eleitores, segundo turno em Petrolina deve provocar mudanças no número de seções

Há mais de 200 mil eleitores cadastrados no sistema biométrico de Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na eleição municipal de 2020 os petrolinenses deverão vivenciar uma nova estrutura, já que a escolha de prefeito poderá ser definida em segundo turno. Isso é inédito na cidade e somente será possível porque o município tem mais de 200 mil eleitores cadastrados no sistema biométrico.

O Blog Waldiney Passos procurou a Justiça Eleitoral e obteve a confirmação de que até o dia 25 de janeiro havia exatamente 200.547 eleitores aptos a votar em Petrolina. No último pleito para prefeito, em 2016 o número era de 198.599, segundo dados do Fórum Eleitoral.

Por que segundo turno?

A Constituição Federal de 1988 prevê a realização de segundo turno, nos artigos 28 e 29, em municípios com mais de 200 mil eleitores. Segundo o critério da maioria absoluta, para ser eleito não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra tem reunião com Onyx para discutir liderança no Senado

Senador se encontrará com Onyx nessa segunda (Foto: Blog Waldiney Passos)

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni tem uma reunião marcada nessa segunda-feira (11) com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). A pauta do encontro é a liderança do governo de Jair Bolsonaro (PSL) no Senado Federal.

De acordo com o Exame, a aproximação do PSL com Fernando Bezerra tem como objetivo selar a paz com o MDB, após a derrota sofrida por Renan Calheiros que perdeu o posto para Davi Alcolumbre (DEM). Bezerra vem articulando seu papel como futuro líder do governo no Senado desde a semana passada com Alcolumbre, figura próxima à Onyx.

LEIA TAMBÉM:

Com aval da bancada Fernando Bezerra topa ser líder de Bolsonaro

Se o nome do senador petrolinense se confirmar, o Planalto ganhará, na teoria, o apoio de pelo menos mais doze Senadores do MDB, apesar das inúmeras divisões internas dentro do partido. À Folha de Pernambuco, Fernando Bezerra disse que, além do presidente da casa, sua liderança no governo também vem sendo articulada junto ao também senador e líder no MDB no Senado, Eduardo Braga.

“O presidente Alcolumbre sondou Braga sobre possibilidade de meu nome liderar o governo. O nosso líder consultou a bancada, que respondeu de forma positiva. Então, o Davi me pegou no plenário e disse que segunda-feira nós falaríamos com Onyx”, disse. Com informações do Exame.

Juazeiro: Dois novos vereadores tomam posse nesta segunda

Câmara de Vereadores de Juazeiro.

Os vereadores Inaldo Loiola (PCdoB) e Josafá Mota (PTC) devem tomar posse nesta segunda-feira (11), a partir das 15h30, na Câmara Municipal de Juazeiro durante solenidade, com juramento à Constituição e assinatura do termo.

 Os parlamentares assumes as vagas deixadas por Agnaldo Meira (PCdoB) e Tia Célio (PTC), que se afastam da Casa Legislativa para exercerem cargos na administração do Prefeito Paulo Bonfim.

“São dois novos vereadores, que chegam para contribuir com Juazeiro, cada um com idéias e propostas diferentes, mas, tenho certeza, com o mesmo interesse de fazer o melhor por Juazeiro. São bem-vindos e gostaria de convidar toda a comunidade, lideranças comunitárias e a sociedade organizada para prestigiarem esta posse”, disse o Presidente da Casa Alex Tanuri.

Bolsonaro pede que PF esclareça ataque a faca que sofreu na campanha

Bolsonaro segue internado.

O presidente Jair Bolsonaro cobrou, neste domingo (10), que a Polícia Federal esclareça “nas próximas semanas” quem foi, ou “quem foram”, os mandantes do atentado sofrido por ele no dia 6 de setembro , em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral.

“Espero que a nossa  querida Polícia Federal, polícia que nos orgulha a todos, que tenha uma solução para o nosso caso nas próximas semanas. Esse crime, essa tentativa de homicídio, esse ato terrorista praticado por um ex-integrante do PSOL, não pode ficar impune. E nós queremos, sim, e gostaríamos, que a PF indicasse, obviamente que, com dados concretos, quem foi, ou quem foram os responsáveis por determinar que o Adélio [Bispo de Oliveira] praticasse aquele crime”, disse Bolsonaro no primeiro vídeo gravado por ele no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado.

Postado no Twitter, no vídeo, que tem duração de 1 minuto e 44 segundos, Bolsonaro agradece o tratamento que recebeu da equipe médica em São Paulo Einstein e também na Santa Casa de Juiz de Fora, onde teve o primeiro atendimento após o ataque.

LEIA MAIS

General assumirá comando do Incra

(Foto: Reprodução/Youtube)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou o nome do novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Utilizando seu Twitter, Bolsonaro afirmou que o general Jesus Corrêa foi o escolhido para a função.

“Tenho a satisfação de anunciar o General de Exército Jesus Corrêa como novo Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)”, escreveu o presidente na rede social.

No governo do novo presidente o Incra passou a ser subordinado ao Ministério da Agricultura, mudança executada através da Medida Provisória (MP) 870/19. O novo presidente o Incra já ocupou as funções de comandante da 11ª Região Militar e de diretor de Controle de Efetivos e Movimentações do Exército. Com informações do Diário de Pernambuco.

Dança das cadeiras: Paulo Bomfim anuncia novas mudanças no secretariado da prefeitura de Juazeiro

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PCdoB), anunciou mudanças nos comandos de diversas pastas da administração municipal. As alterações dão continuidade a uma iniciativa que pretende, nas palavras do chefe do executivo, “oferecer novos desafios para alguns quadros de governo, dar mais dinamismo ao andamento dos trabalhos e garantir que a equipe se mantenha motivada e comprometida com os anseios da população”.

Com o anúncio, a composição da equipe de governo passa a incluir os seguintes nomes:

SEMAURB: Jadson Pereira de Barros, 49 anos, engenheiro agrônomo, com mestrado em Fitotecnia, ocupava cargo na equipe do Serviço de Saneamento Ambiental – SAAE. Ele assume agora a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano.

SEAD: Agenor Souza, 34 anos, assume a Secretaria de Administração. Até o momento, ele ocupava o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano. Graduado em Administração de Empresas pela UNOPAR, é também especialista em Sistema Organizacional de Empresas e pós-graduando em Gestão Pública pela UNIVASF.

LEIA MAIS

“Eu não sei o que é que tem contra mim”, dispara Ronaldo Silva

Vereador afirma que colegas de bancada o perseguem (Foto: Blog Waldiney Passos)

O clima na bancada da situação de Petrolina não é dos melhores e o próprio líder, Aero Cruz (PSB) reconheceu isso. Na sessão de ontem o edil trocou farpas com Ronaldo Silva (PSDB) que o acusou de não ter habilidade para dialogar. Em resposta Aero acusou Ronaldo de trair o grupo.

LEIA TAMBÉM:

Ronaldo Silva critica falta de habilidade de Aero, líder da situação rebate e acusa colega de se unir a oposição

Em discurso durante a sessão de quinta-feira (7) Ronaldo Silva mais uma vez se disse vítima de perseguição pelos colegas e rebateu a fala sobre sua união com a oposição. “Tudo que acontece nessa Casa o articulador maior é Ronaldo Silva, sempre parte de mim. É uma caça às bruxas, eu não sei o que é que tem contra mim”, desabafou o vereador.

LEIA MAIS

Gabriel Menezes comenta aproximação de FBC com PSL: “Num partido que exista Fernando Bezerra Coelho, não existirá Gabriel Menezes”

Edil é opositor ao grupo Coelho em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Crítico ao senador Fernando Bezerra Coelho (FBC) e sua família, o vereador Gabriel Menezes (PSL) revelou-se decepcionado com a aproximação do governo de Jair Bolsonaro com o senador. O edil foi além e afirmou que se FBC entrar no PSL, ele sairá.

LEIA TAMBÉM:

Com aval da bancada Fernando Bezerra topa ser líder de Bolsonaro

“Num partido que exista Fernando Bezerra Coelho, não existirá Gabriel Menezes. Eu não comungo das ideias do senador, já deixei isso bem claro. Não seria somente uma decepção para Gabriel Menezes, mas para os milhões de brasileiros que elegeram Jair Bolsonaro presidente da República”, disse em entrevista por telefone a Rádio Jornal Petrolina nessa sexta-feira (8).

LEIA MAIS

Ronaldo Silva critica falta de habilidade de Aero, líder da situação rebate e acusa colega de se unir a oposição

Colegas de bancada trocaram farpas após sessão (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os trabalhos na Câmara de Vereadores de Petrolina recomeçaram na terça-feira (5) e apesar do tom de paz na primeira sessão, nos bastidores as brigas predominam entre os edis. A razão para os desentendimentos é a escolha para a presidência das Comissões Permanentes no biênio 2019/2020.

LEIA TAMBÉM:

Aero Cruz reconhece falta de “harmonia” entre vereadores da bancada governista

Ronaldo Silva bate o pé sobre sua permanência na Comissão de Finanças: “eu quero continuar”

Cristina Costa critica vereadores da situação por brigas para assumir comissões

Publicamente membros da posição e situação abordaram o tema e criticaram a forma como a escolha das Comissões está sendo feita. E ontem o edil Ronaldo Silva (PSDB) foi enfático ao citar seu líder, Aero Cruz (PSB): faltou habilidade para dialogar.

LEIA MAIS

Com aval da bancada Fernando Bezerra topa ser líder de Bolsonaro

O senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB) confirmou que está cotado para assumir a liderança do governo Bolsonaro no Senado

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) está sendo convidado por integrantes próximos da presidência da República para ser o líder do governo Jair Bolsonaro no Senado. As negociações estariam bastante avançadas e na próxima segunda-feira ele terá uma reunião com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Nos bastidores do governo, Fernando é visto como bom articulador e com capacidade de liderar a base aliada do governo em votações importantes que estão por vir, como, por exemplo, a Reforma da Previdência e o Pacote Anticriminalidade, apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, no início da semana.

O movimento pró-FBC se trata, ainda, de uma tentativa do governo de aproximação com a bancada do MDB, a maior do Senado, com 13 parlamentares.

O senador petrolinense disse que topa ser líder do governo Jair Bolsonaro na Casa, se o convite for formalizado. “Se houver convite, a gente vai aceitar sim”, afirmou FBC, ressaltando ter o aval da bancada para assumir o posto.

Se confirmado no posto, Fernando ganha a posição de principal interlocutor do estado com o governo federal, o que poderá trazer desdobramentos fortes em 2020 e 2022.

Em nova condenação Isaac Carvalho volta a ser sentenciado por improbidade administrativa

O ex-prefeito de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, Isaac Carvalho, teve novo revés na Justiça. É que o desembargador José Cícero Landin Neto reformou uma sentença de 1° grau na qual foram afastadas penalidades administrativas ao ex-gestor. Assim, Carvalho volta a ser sentenciado por improbidade administrativa [crime contra a administração pública], tendo os direitos políticos suspensos por três anos, além de pagar multa equivalente a 12 vezes o salário de prefeito à época dos fatos.

A medida do desembargador, publicada nesta quinta-feira (7), atende a pedido da promotora Andréa Mendonça da Costa. O caso em questão se refere à acusação de que o ex-gestor contratou, sem concurso público, um total de 1.049 servidores quando administrou a cidade. O ex-gestor, que obteve votação para se tornar deputado federal, não assumiu o mandato em Brasília devido à condenação por segunda instância [Lei da Ficha Limpa].

Em maio de 2016, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a pena de cinco anos de suspensão dos direitos políticos. A acusação é que o ex-administrador teria desviado R$ 111,9 milhões da Lei Orçamentária de Juazeiro, em 2009.

NOTA ASSESSORIA ISAAC CARVALHO:

A Assessoria Jurídica de Isaac Carvalho informa que apesar da reforma da sentença, mais uma vez fica reiterado de que não houve dano ao erário público ou enriquecimento ilícito.

A defesa do ex-prefeito Isaac Carvalho irá recorrer da decisão do desembargador.