Gabriel Menezes afirma estar indignado com nomeação de Fernando Bezerra a líder do Governo

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Jair Bolsonaro (PSL) confirmou o nome do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) como líder do governo no Senado na noite de terça-feira (19). E a notícia não agradou um dos principais apoiadores do presidente aqui em Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Fernando Bezerra é nomeado líder do governo no Senado

Opositor a Fernando e sua família, Gabriel Menezes (PSL) comentou a escolha em suas redes sociais e afirmou não acreditar na chamada nova política. “Eu gostaria muito de comemorar a indicação de um nordestino para a liderança do governo no senado, sobretudo por ser da minha cidade. Porém conhecendo a fundo o indicado, limito-me a registrar minha profunda indignação”, escreveu o edil.

LEIA MAIS

Bolsonaro assina Projeto de Lei Anticrime

(Foto: Internet)

O presidente Jair Bolsonaro assinou nessa terça-feira (19), em solenidade no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei Anticrime. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, responsável pelo texto, deu início à tramitação do projeto ainda na tarde de ontem.

O governo tratou das alterações das competências da Justiça Eleitoral em um projeto de lei complementar e a tipificação do caixa dois como crime em um projeto de lei ordinária. A proposta de criminalização do caixa dois será apresentada em um projeto separado. De acordo com o Moro, a decisão partiu das reclamações de agentes políticos de que caixa dois é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, crimes organizado ou crimes violentos.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra é nomeado líder do governo no Senado

Senador petrolinense já foi líder no governo de Temer (Foto: Ascom)

Conforme era esperado o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) assumirá a liderança do governo no Senado Federal. A decisão foi oficializada na noite dessa terça-feira (19). O nome do senador petrolinense começou a ser ventilado após a eleição de Davi Alcolumbre (DEM) para presidente.

Fernando já exerceu essa função no governo de Michel Temer (MDB). Confira a seguir a nomeação assinada hoje:

 

Vereadores de Petrolina prestam homenagem a ‘Tia Toinha’

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em um dia marcado por homenagens na Casa Plínio Amorim, os vereadores de Petrolina lembraram da figura de Tia Toinha, servidora da Escola de Referência Otacílio Nunes e que faleceu no final de semana. Alex de Jesus (PRB) apresentou um Requerimento de Moção de Pesar, lembrando o legado da servidora.

Gabriel Menezes (PSL) lembrou a trajetória de dona Toinha, que durante sua vida inspirou estudantes de várias gerações. “Ela fez história em Petrolina, natural de Salgueiro, mãe de 10 filhos, incontáveis netos. Nós pudemos testemunhar o carinho e a amizade que ela construiu na comunidade escolar do Osa Santana”, afirmou o edil que subescreveu ao pedido do companheiro de Casa.

“Dona Toinha conseguiu incentivar uma geração inteira de estudantes sempre afirmando que a educação sempre será o melhor caminho”, finalizou Gabriel. O pedido, assim como todos os itens colocados em pauta foram aprovados por 22 votos a zero. Nesse momento estão sendo apreciados os projetos de lei.

Sessão na Casa Plínio Amorim tem três projetos de Lei do Legislativo em pauta

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina estão reunidos nessa manhã (19) para mais uma sessão ordinária. Diferentemente das outras, hoje há projetos de lei na Ordem do Dia. As três matérias são do Legislativo e propõem concessão de Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito.

Entre os homenageados está a comunicadora Mônia Ramos e a ex-assessora da Prefeitura de Petrolina, Fernanda Iara de Carvalho que hoje trabalha com o deputado estadual Antônio Coelho (DEM) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

As matérias serão analisadas após a discussão e votação das 21 Indicações e dois Requerimentos de hoje. Entre as cobranças está a participação do secretário de Segurança Pública, José Silvestre, para esclarecer a atuação da Guarda Civil Municipal da cidade no Restaurante Popular.

Isaac Carvalho é nomeado Assistente Especial no Governo da Bahia

(Foto: Internet)

Ex-prefeito de Juazeiro e sem direito tomar posse como deputado federal, Isaac Carvalho (PCdoB) foi nomeado assistente especial no Governo da Bahia. A nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (19) e Isaac atuará no Gabinete do Governador.

O ato foi assinado pelo governado Rui Costa (PT) na segunda-feira (18). O cargo ocupado por Isaac é de símbolo DAS-2A, do Quadro Especial da Casa Civil, cuja remuneração não foi informada pelo Governo do Estado.

Isaac foi condenado em Segunda instância por desvio ou uso indevido de verba. Em outubro ele se candidatou a deputado federal, obteve a votação necessária, mas não tomou posse devido as pendências que têm na Justiça.

“A sociedade tem direito de saber quanto custa o combustível em Petrolina”, afirma Ronaldo Cancão

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Autor de pedido para realização da audiência pública que discutirá o preço do combustível em Petrolina, Ronaldo Souza (PTB) afirmou não aceitar ameaças e que continuará cobrando os órgãos públicos no sentido de que seja realizada uma investigação sobre um suposto cartel na cidade.

LEIA TAMBÉM:

Comunidade do Vale do São Francisco se une contra preço do combustível

Cancão deu a entender que foi ameaçado por empresários locais, para que não debatesse o tema na Câmara de Vereadores no próximo dia 27. “Não vou recuar um minuto, não adianta ameaça, eu não tenho medo de ameaça. A sociedade tem direito de saber quanto custa o combustível em Petrolina e a Casa do Povo que tem que responder”, discursou na sessão de quinta-feira (14).

A audiência foi proposta na primeira sessão de 2019 e segundo o edil, contará com a presença de vários órgãos de fiscalização. “Várias autoridades foram convidadas, entre eles a Polícia Federal, Prodecon, o Ministério Público estadual, o federal, nossa sociedade quer saber moeda por moeda e custo por custo o preço do combustível”, finalizou.

Segunda Turma do STF nega recurso para libertar Eduardo Cunha

(Foto: Agência Brasil)

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido feito pela defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha para revogar um dos mandados de prisão que foram emitidos contra ele.

A decisão foi tomada por meio do plenário virtual, modalidade de julgamento online feita pelos ministros para julgar questões que tratam de temas com jurisprudência já consolidada. O período de votação foi encerrado na sexta-feira (15). O mesmo pedido tinha sido negado individualmente pelo relator do caso, ministro Edson Fachin.

Cunha está preso desde outubro de 2016 no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em função das investigações das operações Lava Jato e Sépsis, da Polícia Federal, que investigaram pagamento de propina para liberação de verbas do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).

LEIA MAIS

Bebiano nega ter afirmado que Jair Bolsonaro “é uma pessoa louca e um perigo para o Brasil”

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, deve ser demitido nesta segunda-feira (18). Na última sexta-feira (16), ao deixar o hotel onde mora, em Brasília, Bebianno afirmou que está com a consciência tranquila e que ainda tem “carinho” pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas essa opinião parece ter mudado, de acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo Jardim, o ministro afirmou a um interlocutor que “o problema não é o pimpolho”, em referência a Carlos Bolsonaro, filho do presidente e vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. “O Jair [Bolsonaro] é o problema. Ele usa o Carlos como instrumento. É assustador.”

A decepção de Bebianno não parou por aí. De acordo com o colunista, Bebianno teria afirmado ao mesmo interlocutor que “perdeu a confiança” no presidente. “Tenho vergonha de ter acreditado nele. É uma pessoa louca, um perigo para o Brasil.”

Resposta

Ao jornal Folha de São Paulo, Bebianno negou “veementemente” ter dito tais frases. “Nunca falei nada parecido sobre o presidente”, escreve a coluna de Mônica Bergamo. “Estou triste com a situação, mas não chamei ele de louco nem nada. Agora é o momento de esfriar a cabeça, buscar o equilíbrio e olhar para o futuro, olhar para o país”, teria afirmado o ministro.

Gustavo Bebianno diz que deve desculpas ao Brasil por ter viabilizado candidatura de Bolsonaro

(Foto: Internet)

Diante da crise política em que virou protagonista, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, fez um desabafo para interlocutores próximos e demonstrou profundo arrependimento em ter trabalhado ativamente pela eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Preciso pedir desculpas ao Brasil por ter viabilizado a candidatura de Bolsonaro. Nunca imaginei que ele seria um presidente tão fraco”, disse Bebianno para um aliado, numa referência à influência dos filhos do presidente nos rumos do governo, especialmente o vereador Carlos Bolsonaro.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Serra Talhada recebe representante do SINPRO em sessão ordinária nesta segunda-feira

(Foto: Internet)

Nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Serra Talhada (PE) vai realizar a terceira sessão ordinária de 2019 e terá a participação de Antônia Vieira Teles, representando o Sindicato dos Professores de Pernambuco – SINPRO, para falar sobre o FUNDEF e FUNDEB.

De acordo com informações da Câmara, na pauta será solicitada uma audiência pública com a CELPE, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, MP e sociedade em geral para tratar sobre a iluminação pública do município, além dos pedidos de reformas das Escolas Municipais João de Souza Leite, na comunidade de Malhada do Juá e João Leonardo de Lima, Juazeirinho.

Outras solicitações

  • Construção de uma nova escola municipal no bairro Nossa Senhora da Penha, saneamento básico e pavimentação asfáltico das ruas circunvizinhas;
  • Instalação de semáforo e faixa de pedestre no Bom Jesus;
  • Reparação da quadra esportiva da Praça Manoel Pereira Lins;
  • Construção do calçamento da Rua Maria Joana da Conceição no Mutirão;
  • Conceder Título de Cidadão Serra-talhadense a Joneuso Tércio Cavalcanti da Costa Filho;
  • Colocar em votação o parecer da comissão sobre o projeto de Decreto Legislativo nº 001, 002 e 003/2019.

Projeto de lei Anticrime será discutido no Congresso na terça-feira, afirma Bolsonaro

Moro voltou a defender medidas que propôs no pacote (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“Na próxima terça-feira apresentaremos projeto de lei Anticrime ao Congresso. Elaborado pelo ministro Sergio Moro, o mesmo visa endurecer as penas contra assassinos, líderes de gangues e corruptos”, escreveu nesse sábado (16) o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em sua rede social.

Durante a semana Moro, que é responsável pela Justiça e Segurança Pública defendeu mais rigor na punição do condenado por crime de homicídio. “A redução da taxa de homicídios passa por adoção de politicas públicas complexas. Muitas delas envolvem medidas puramente executivas, como melhorar as investigações [policiais] e restauração de áreas urbanísticas degradadas. Mas um fator fundamental é, sim, retirar o criminoso homicida de circulação”, disse em evento na capital do país.

LEIA MAIS

Maria Elena manda recado a colegas que menosprezam temática da mulher em Petrolina

Falta interesse dos vereadores em discutir os temas relacionados a mulher. Esse é o pensamento de Maria Elena de Alencar (PRTB), conhecida por sua atuação voltado a essa temática na Casa Plínio Amorim. Na sessão de terça-feira (12) ela cobrou mais interesse dos companheiros de Câmara em Petrolina para debater o assunto.

“Não digo desprezo porque eu tenho muito respeito pelos meus colegas, mas eu vejo um alheiamento, uma falta de interesse quando é pra compor as comissões de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente, da Mulher”, disse a vereadora.

Elena foi direta e deixou um recado a boa parte dos homens da Câmara. “Queria dizer aos colegas vereadores que fiquem atentos, porque se esse alheiamento caminhar para uma desatenção, vou começar a usar a minha voz de parlamentar para nominar [os que menosprezam a temática]. Nós não podemos admitir que queiram tratar assuntos temáticos como esse de forma menor”, frisou.

Bebianno não aceita mudar de cargo e deve deixar governo

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Gustavo Bebianno deve mesmo deixar o governo. O secretário-geral da Presidência não aceitou um convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o comando de uma estatal. A mudança de cargo era uma tentativa de apaziguar situação de crise gerada no governo após denúncias de que Bebianno participou de esquema de candidaturas “laranjas” no PSL durante as eleições.

A permanência do secretário foi negociada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzonni, mas o presidente não aceitou e quis rebaixar Bebianno de cargo, que não aceitou a proposta. Dessa forma, a saída de Bebianno do governo é praticamente certa nos bastidores.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), alertou para o risco de o caso contaminar as discussões sobre a reforma da Previdência e defendeu a permanência de Bebianno no governo. A ala militar do governo também entrou no debate, para tentar amenizar o desgaste. Com informações do Exame.

MEC instala lava jato da educação, diz Bolsonaro

(Foto: Marcelo Casal Jr.)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu hoje (15) a chamada lava jato da educação, batizada com este nome pelo ministro da área, Ricardo Vélez Rodríguez, sobre as investigações de medidas adotadas em gestões anteriores. A afirmação ocorre um dia depois da assinatura de um protocolo de intenções para apurar indícios de irregularidades no âmbito do Ministério da Educação.

“Muito além de investir, devemos garantir que investimentos sejam bem aplicados e gerem resultados. Partindo dessa determinação, o ministro professor Ricardo Vélez apurou vários indícios de corrupção no âmbito do MEC em gestões passadas. Daremos início à ‘Lava Jato da Educação’”, disse o presidente na sua conta pessoal no Twitter.

LEIA MAIS