Durante eleição da Mesa Diretora do Senado, FBC reforça investigação sobre cédula a mais em votação para a presidência da Casa

(Foto: Ascom)

Na última quarta-feira (6), durante a terceira reunião preparatória do Senado para a eleição de cargos da Mesa Diretora, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) reforçou, no Plenário, a necessidade de investigação sobre o aparecimento de 82 cédulas (uma a mais que a quantidade total de senadores) na primeira votação à Presidência da Casa, realizada no último sábado (2).

Conforme destacou FBC, um requerimento assinado por ele e pelo senador José Maranhão (MDB-PB), solicitando a rigorosa apuração do fato, foi formalizado tanto ao presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), na última segunda-feira (4), quanto ao corregedor do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA).

“É importante que essa matéria possa ser esclarecida para que não paire dúvida sobre a correta atuação daqueles que presidiram o processo de votação”, afirmou Bezerra Coelho, que, junto com José Maranhão, conduziu as votações à Presidência do Senado. O emedebista defendeu que a Casa deve se debruçar na recuperação das imagens do momento do depósito dos votos na urna para a identificação de quem teria votado sem o envelope (80 senadores votaram com a cédula dentro do envelope).

LEIA MAIS

Aero Cruz reconhece falta de “harmonia” entre vereadores da bancada governista

Líder do governo reconheceu falta de harmonia na bancada (Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de Cristina Costa (PT) criticar publicamente a disputa dos vereadores da bancada governista pela presidência das Comissões Permanentes da Casa Plínio Amorim, o líder da situação, Aero Cruz (PSB) reconheceu que a relação entre os pares não está fluindo como deveria.

LEIA TAMBÉM:

Cristina Costa critica vereadores da situação por brigas para assumir comissões

Após a sessão dessa quinta-feira (7) ele concedeu entrevista coletiva e negou “racha” na base, porém, reconheceu que há desarmonia. “Não está em uma certa harmonia, mas nós vamos procurar conversar, articular para que a gente tenha harmonia”, ressaltou.

Na visão do líder governista, após a decisão sobre as Comissões Permanentes os palanques deverão ser desmanchados e os vereadores voltarão a se entender. “Quando isso daqui terminar a gente desmancha o palanque e vamos trabalhar para o prefeito”, finalizou.

Ronaldo Silva bate o pé sobre sua permanência na Comissão de Finanças: “eu quero continuar”

Edil citou afinidade com tema para ficar na Comissão (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina voltaram ao trabalho nessa semana, contudo a disputa nos bastidores está provocando embates entre os companheiros de Casa Plínio Amorim. Ronaldo Silva (PSDB) já havia abordado o tema na terça-feira (5) e hoje (7) após a sessão conversou com a imprensa sobre as discussões internas.

LEIA TAMBÉM:

Escolha das comissões gera primeiro embate na Casa Plínio Amorim

Atualmente ele ocupa funções nas comissões de Finanças; bem como na de Redação e Justiça. Ronaldo não tem intenção de deixar seus postos e bateu o pé. “Eu quero continuar na presidência da comissão de Finanças, eu fazia parte das duas, mas com entendimento ontem com os vereadores eu abri mão da relatoria de Redação e Justiça. Vamos ver até segunda-feira se vamos entrar nesse entendimento”, afirmou.

LEIA MAIS

Cristina Costa critica vereadores da situação por brigas para assumir comissões

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A decisão sobre as comissões da Câmara de Vereadores de Petrolina vem dando o que falar nos bastidores da Casa Plínio Amorim. E Cristina Costa (PT) usou a palavra durante a sessão de hoje (7) para fazer uma crítica a bancada governista.

A fala de Costa foi direcionada aos 17 membros da situação que, segundo ela, estão brigando pelo poder das comissões. Em especial a comissão de Redação e Justiça, uma das mais importantes da Casa Plínio Amorim.  “É uma briga de ego, uma briga pelo poder. Isso não pode acontecer aqui, quem tiver capacidade vai conquistar os votos”, afirmou a petista.

Costa foi enfática e ressaltou que os membros da oposição estão fora dessa disputa, porque sabem o que cabe a eles dentro do legislativo. “É preciso que se faça uma autoavaliação. Aqui não tem nenhum vereador para ser presidente da comissão. É preciso que a bancada do prefeito se reúna e discuta isso [internamente]”, pontuou.

Gilberto Melo anuncia renúncia de cargo na Mesa Diretora

Edil assumirá liderança do PR na Casa Plínio Amorim (Foto: Blog Waldiney Passos)

Gilberto Melo (PR) não é mais o segundo vice-presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina. O vereador anunciou sua renúncia durante a sessão de hoje (7) na Casa Plínio Amorim. Em um breve discurso o edil que é membro da bancada governista disse que tomou sua decisão para aceitar um novo desafio.

“Sou um soldado, um homem de desafio. Recebi uma missão do partido para que eu pudesse ser líder do PR na bancada. Sou homem de desafio e resolvi aceitar”, destacou o edil ao justificar sua renúncia.

Gilberto que também esteve na Mesa Diretora no biênio 2017/2018 negou qualquer problema pessoal com os colegas, refutando boatos de bastidores. “Não tenho problema com Osório ou com os colegas, tenho um grande respeito”, afirmou.

Ainda não se sabe quem ficará no cargo deixado pelo edil na atual Mesa Diretora que acabou de iniciar seus trabalhos para o biênio 2019/2020. A decisão, segundo o vereador, ficará para a próxima semana. Extraoficialmente o vereador Cícero Freire, atual presidente do PR disse que só sai do comando se for expulso.

Cícero Freire cobra ações do Estado e União para evitar chegada de rejeitos de Brumadinho ao Velho Chico

Edil cobrou ações do Estado e União (Foto: Blog Waldiney Passos)

A segunda sessão legislativa em Petrolina acontece logo mais, às 9h na Câmara de Vereadores. Nessa quinta-feira (7) não há projetos em pauta, mas os edis analisarão 16 Indicações e 1 Requerimento. Este último apresentado pelo vereador Cícero Freire (PR) ao governador de Pernambuco.

No Requerimento nº 012/2019 o edil solicita a Paulo Câmara (PSB) que interceda junto ao Governo Federal para que seja instalado em urgência urgentíssima telas de contenção dos rejeitos do rio Paraopeba, atingido após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Os rejeitos devem atingir o rio São Francisco em breve e para o edil é importante que providências sejam tomadas o quanto antes. Sem projetos na ordem do dia o uso da palavra será facultado aos vereadores da Casa Plínio Amorim.

Lula é condenado a 12 anos de prisão em processo do sítio de Atibaia

Na sentença, a magistrada disse que Lula sabia do esquema de corrupção na Petrobras. (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado novamente na Operação Lava Jato. Dessa vez, a juíza federal Gabriela Hardt condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP).

O sítio foi alvo das investigações da Operação Lava Jato, que apura a suspeita de que as obras de melhorias no local foram pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, como a OAS e a Odebrecht.

Segundo os investigadores, as reformas começaram após a compra da propriedade pelos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, amigos de Lula, quando “foram elaborados os primeiros desenhos arquitetônicos para acomodar as necessidades da família do ex-presidente”.

No laudo elaborado pela Polícia Federal, em 2016, os peritos citam as obras que foram feitas, entre elas a de uma cozinha avaliada em R$ 252 mil. A estimativa é de que tenha sido gasto um valor de cerca de R$ 1,7 milhão, somando a compra do sítio (R$ 1,1 milhão) e a reforma (R$ 544,8 mil). A defesa do ex-presidente alegou no processo que a propriedade era frequentada pela família de Lula, mas que o imóvel pertence à família Bittar.

Defesa

Em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que recorrerá da condenação “que atenta aos mais basilares parâmetros jurídicos e reforça o uso perverso das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política, prática que reputamos como “lawfare”.

LEIA MAIS

Governadores do Nordeste debatem reforma da Previdência

(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (6) os nove governadores do Nordeste se reuniram no escritório regional do Ceará em Brasília (DF) para elencar as prioridades regionais que serão apresentadas no encontro nacional de governadores no próximo dia 20, na capital federal.

Mesmo sem uma definição do governo federal, o grupo também está debruçado sobre as mudanças na legislação previdenciária. Convidado, o economista Raul Velloso participou de parte da conversa e apresentou uma alternativa ao déficit previdenciário dos estados, que classificou de “forte” e de “longo prazo”.

LEIA MAIS

Escolha das comissões gera primeiro embate na Casa Plínio Amorim

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nem bem o ano começou e a Câmara de Vereadores já vivenciou sua primeira celeuma: o comando das comissões. Isso porque os cargos deveriam ter sido definidos na segunda-feira (4), contudo a reunião entre os líderes de bancadas foi adiada para essa quarta-feira (6).

A demora na escolha uniu opositores. Ronaldo Silva (PSDB), membro da bancada governista e o líder da oposição, Paulo Valgueiro (MDB) foram críticos a decisão da Mesa Diretora sobre o adiamento. Ronaldo exerce duas funções em importantes comissões e se disse perseguido.

“Foi aprovado por todos os vereadores lá presente com o aval de todos que essa eleição ela acontecesse na segunda-feira. Infelizmente mais uma vez se atropela o processo”, disse o edil que atua na comissão de Finanças e na de Redação e Justiça.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Petrolina presta homenagem a servidor assassinado no final de semana

Quarteto confessou crime cometido no sábado passado, em Petrolina (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

Momentos antes da coletiva de imprensa da Polícia Civil de Petrolina que apresentou informações sobre os suspeitos de matar Marcos César Zefino de Souza morto no último sábado (2), a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem ao servidor da Prefeitura Municipal na primeira sessão de 2019.

“Venho aqui por motivo de revolta como toda Petrolina pelo acontecido do último sábado e venho de forma verbal fazer esse Requerimento, dar essa Moção de Pesar a toda família do meu amigo Marcos César que foi brutalmente assassinado. Ele era um homem íntegro, que desde a minha chegada na igreja ele me ajudou muito, me deu muitas palavras de fé e foi uma das pessoas que me incentivou a chegar onde estou”, destacou o vereador Alex de Jesus (PRB), autor da homenagem.

LEIA TAMBÉM:

Presos, suspeitos de matar servidor da Prefeitura não demonstraram arrependimento segundo polícia

De acordo com o edil, a prisão dá um sentimento de justiça aos familiares e amigos do motorista. O Requerimento verbal foi aprovado por 16 votos a zero, juntamente com as Indicações e Requerimentos escritos que constavam na pauta de ontem (5).

Marcos Cesar foi brutalmente assassinado no Park Jatobá enquanto fazia suas caminhadas matinais. Os criminosos confessaram o crime, entretanto não mostraram arrependimento, segundo o delegado da Delegacia de Homicídios, Gabriel Sapucaia. Os quatro acusados de cometer o latrocínios tiveram suas prisões em flagrante convertidas em preventiva, após audiência de custódia.

Audiência pública sobre cartel do combustível deve acontecer ainda em fevereiro, afirma Ronaldo Cancão

(Foto: Arquivo)

Um dos destaques na sessão de terça-feira (5) na Câmara de Vereadores de Petrolina foi o Requerimento nº 001/2019 apresentando por Ronaldo Cancão (PTB). O edil que agora ocupa o cargo de 1º vice-presidente na Mesa Diretora solicitou a realização de uma audiência pública para discutir o preço do combustível na cidade.

No pedido apresentando ontem cita a existência de um cartel nos postos de combustíveis comercializados em Petrolina e se faz necessário discutir o tema com as autoridades municipais e estaduais. “É o combustível mais caro de Pernambuco e pautado nisso vamos realizar a audiência pública. Estamos convidando várias autoridades como o Ministério Público Federal para tratar de um assunto de suma importância”, ressaltou o edil.

LEIA TAMBÉM:

Ronaldo Cancão solicita audiência pública sobre preço de combustíveis e cartel de postos em Petrolina

Para Cancão é importante que a Casa Plínio Amorim não se cale diante do tema, pois não é justo a população pagar caro. “A Casa está preocupada, irá debater o tema e mostrar à sociedade qual a razão [para o preço da gasolina ser cara]”, afirmou.

A audiência a princípio está marcada para o dia 27 de fevereiro, na Câmara de Vereadores. O horário ainda será confirmado pela presidência. Foram convidadas entidades como o Procon, representante dos postos de combustíveis e políticos estaduais e federais eleitos por Petrolina.

Primeira sessão de 2019 é marcada por discursos apaziguadores em Petrolina

Após recesso vereadores voltaram aos trabalhos em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ano Novo, vida nova. Esse foi o sentimento expresso nas palavras dos vereadores de Petrolina na primeira sessão de 2019, realizada na terça-feira (5). Oposição e situação voltaram aos trabalhos legislativos pedindo paz, depois de um 2018 marcado por discussões, embates pessoais e até idas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Mensagem do prefeito

Conforme manda o figurino a abertura dos trabalhos legislativos na Casa Plínio Amorim contou com a leitura da mensagem do prefeito de Petrolina. Sem estar presente, as palavras de Miguel Coelho foram transmitidas por Osinaldo Souza (PTB), 1º secretário da Mesa Diretora.

Na mensagem o prefeito destacou o avanço da cidade nos dois primeiros anos de seu mandato: “Nossa gestão administrativa avançou nos últimos dois anos no âmbito de serviços de obras estruturadoras no campo da educação, na saúde, no esporte, na assistência social, na mobilidade e na urbanização”. Citando o comprometimento com a “coisa pública”, Miguel conclui pedindo harmonia no legislativo e solicitou a manutenção da parceria entre os dois poderes.

“Feira livre”

Os edis se revezaram no uso do microfone, mas um discurso foi padrão: o pedido de mais compromisso com o interesse da população e mais trabalho no Poder Legislativo. De volta à Casa Plínio Amorim, José Batista da Gama (PSB) fez uma avaliação sob a ótica de quem estava por fora e cobrou uma mudança de postura dos colegas. “É uma verdadeira feira popular a Casa Plínio Amorim. Ou a gente impõe respeito ou vai continuar sempre a ser uma feira”, disparou.

Ministro de Turismo é exonerado, mas ele afirma que voltará ao cargo na quinta

Ministro afirmou que exoneração é temporária (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Envolvido em uma polêmica, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio foi exonerado do seu cargo nessa quarta-feira (6). O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi publicado no Diário Oficial de hoje, mas segundo Marcelo sua exoneração é temporária.

Ele afirmou em suas redes sociais que foi exonerado apenas para tomar posse como deputado federal, já que não pôde fazê-lo anteriormente por problemas de saúde. Marcelo Antônio viu seu nome envolvido em um desvio de verbas do Fundo Partidário durante sua campanha.

Segundo o jornal Folha de São Paulo o ministro usou laranjas para desviar verbas do Fundo. Ele negou as acusações e disse estar sendo vítima de perseguição. Hoje o ministro escreveu que “Em tempos de fake news, importante avisar: Hoje tomo posse na Câmara dos Deputados e amanhã retorno às atividades frente ao Ministério do Turismo”.

Governo projeta economia de R$ 1 trilhão com reforma da Previdência

(Foto: Arquivo/ Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nessa terça-feira (5), em Brasília, que a proposta de reforma da Previdência do governo projeta uma economia de pelo menos um R$ 1 trilhão, em um período de 10 anos.

A afirmação foi feita em entrevista coletiva ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Os dois se reuniram no gabinete de Guedes para tratar da tramitação da reforma e Maia chegou a dizer que o tema poderá ser votado pelos deputados até maio.

“A ideia é que ela [a reforma] chegue pelo menos a R$ 1 trilhão [de economia de gastos]. Simulamos com 15 anos, com 20, com 10. O valor de R$ 1 trilhão é para 10 anos, mas há simulações em que é R$ 1 trilhão em 15 anos também, de valor presente. Isso é o que está sendo calibrado”, afirmou o ministro. Ele voltou a criticar o atual sistema previdenciário que, segundo ele, aprofunda desigualdades sociais e contribui para o desemprego. 

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Serra Talhada retoma sessões parlamentares

(Foto: Ascom)

Na noite de ontem (4), a Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada (PE), retornou às atividades para a primeira sessão ordinária de 2019. Durante a sessão, que contou com a participação de 16 vereadores, foram homenageadas com moções de pesar a senhora Severina Maria do Nascimento e a professora da Escola Imaculada Conceição, de Caiçarinha da Penha, Emília Barros, solicitadas pela vereadora Alice Conrado (PMB) e Sinézio Rodrigues (PT), respectivamente.

Ainda na pauta, foram destaques a indicação de pavimentação das Ruas José Dantas do Nascimento, e AABB, além da construção de um cemitério na comunidade Malhada do Juá, feitas pelo vereador Antônio de Lima (PTC). Já o vereador Francisco Pinheiro (PTB), indicou a pavimentação das Ruas Afonso Kerhle e AABB.

O vereador Jaime Inácio do PHS fez um requerimento da construção de um sistema de abastecimento de água por meio da barragem da Fazenda Jurema.

LEIA MAIS