Diocese de Juazeiro (BA) convoca imprensa e paróquias para lançamento da Campanha da Fraternidade e Abertura da Quaresma

A Diocese de Juazeiro promoverá no dia 18 de fevereiro, às 10h, uma coletiva de imprensa para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2026 e Abertura da Quaresma. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O momento realizado diretamente da Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas.

Todos os padres deverão motivar os fiéis de suas paróquias e o povo de Deus de todo o território diocesano a acompanharem a coletiva que será transmitida pelo YouTube da Diocese de Juazeiro e a imprensa é convidada a comparecer de forma presencial na Catedral, assim como também os sacerdotes e as pastorais sociais e demais grupos e movimentos.

A Campanha da Fraternidade 2026 propõe uma reflexão profunda sobre a realidade habitacional no Brasil, marcada por desigualdades, insegurança fundiária e exclusão social. A iniciativa convida toda a sociedade a promover o cuidado com a vida, a solidariedade e a construção de espaços onde a dignidade humana seja respeitada e assegurada.

Ascom

Trump convida Lula para ‘Conselho de Paz’ para Faixa de Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o “Conselho de Paz”, organismo internacional proposto pelo governo americano para discutir uma saída política para o conflito na Faixa de Gaza. A carta chegou para Lula na sexta-feira(16) via Embaixada brasileira em Washington. A informação foi noticiada pelo ICL Notícias e confirmada pela reportagem. Ainda não há informações se o presidente brasileiro aceitará o convite.

O anúncio da criação do conselho foi feito por Trump nesta quinta-feira (15), como um elemento chave da fase dois de um plano apoiado por Washington para pôr fim à guerra no território palestino. “É para mim uma grande honra anunciar que o Conselho de Paz foi formado”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social, e adicionou que os membros do órgão serão anunciados “em breve”.

A Casa Branca anunciou ontem a composição do conselho executivo do organismo, que será presidido por Trump e contará com o secretário de Estado Marco Rubio, o enviado especial para o Oriente Médio Steve Witkoff, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o genro de Trump Jared Kushner, o presidente do Banco Mundial Ajay Banga, o diretor-executivo da Apollo Global Management Marc Rowan e o vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA Robert Gabriel.

O diplomata búlgaro Nickolay Mladenov, ex-alto funcionário das Nações Unidas, atuará como Alto Representante para Gaza. Os detalhes operacionais e o alcance efetivo da atuação do conselho ainda deverão ser definidos, segundo informou a Casa Branca. Trump também convidou a Argentina para integrar como membro fundador o “Conselho da Paz”. O convite foi confirmado pelo presidente argentino, Javier Milei, que divulgou no sábado (17), em suas redes sociais a carta enviada por Trump com o convite formal.

Na mensagem, Trump afirmou que a iniciativa baseia-se em um plano de 20 pontos para a região e prevê a criação de um novo organismo internacional com funções ampliadas. “No centro do plano está o Conselho da Paz, que será estabelecido como uma nova organização internacional e uma administração de governo de transição”, escreveu o presidente americano. Trump destacou que o grupo reunirá países dispostos a assumir a responsabilidade de construir uma “paz duradoura” e que cada integrante poderá designar um representante para participar das reuniões.

Milei agradeceu o convite e sinalizou convergência com a proposta americana. “É uma honra para nós fazer parte de uma organização criada para promover uma paz duradoura em regiões afetadas por conflitos, começando pela Faixa de Gaza”, escreveu o presidente argentino em publicação na rede social X. “A Argentina sempre estará ao lado das nações que combatem o terrorismo, defendem a vida, a propriedade e promovem a paz e a liberdade”, acrescentou.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também publicou em rede social sobre o convite. “Aceitamos com orgulho a responsabilidade de trabalhar ao lado dos Estados Unidos por uma paz duradoura para todos”, disse, também ao publicar a carta de Trump.

Estadão Conteúdo

Alckmin se encontra com Papa Leão XIV e entrega convite

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi ao Vaticano neste domingo, 18, e se encontrou com o Papa Leão XIV. Católico, o brasileiro beijou a mão do Pontífice ao cumprimentá-lo e entregou uma carta. O documento em questão é um convite, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que o Papa Leão XIV compareça à Cúpula das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30, a ser realizada em novembro na cidade de Belém do Pará.

Alckmin também entregou ao Pontífice uma camisa do Santos Futebol Clube, time do coração do vice-presidente. “Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão”, brincou ele nas redes sociais, em relação ao mascote santista. Em Roma, Alckmin chegou acompanhado de sua esposa, Lu Alckmin, e do embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas. Ele também se encontrou com cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, que cuida das relações internacionais da Santa Sé.

Missa inaugural
Durante a missa inaugural, realizada na Praça de São Pedro, o Papa Leão XIV fez um discurso que condenou o sistema econômico que, segundo ele, explora os recursos da Terra e marginaliza os pobres.

“Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”, apontou o Pontífice.“Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”, acrescentou o Papa Leão XIV.

A Tarde

Lula convida Fernanda Torres e Walter Salles para comemorar o Oscar

A atriz Fernanda Torres e o diretor de ‘Ainda Estou Aqui’, Walter Salles, foram convidados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um encontro em celebração ao primeiro Oscar conquistado pelo Brasil, que concorreu na categoria de melhor filme internacional. Ainda sem data definida, a comemoração deve ser realizada em Brasília e está sendo ajustada entre auxiliares do presidente da República e os representantes do longa premiado.

Além da dupla, demais integrantes da equipe do filme também são aguardados. Ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, Lula promoveu uma sessão cinematográfica de Ainda estou aqui na semana passada, na sala de projeção do Palácio da Alvorada. O longa foi exibido para uma lista de convidados. O presidente também comemorou a conquista do Oscar nas redes sociais.

Correio Braziliense

Coldplay aceita convite de Lula e está confirmado para show na COP 30, em Belém

A banda britânica está confirmada para a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025. O vocalista se encontrou com o presidente Lula em sua última passagem pelo Brasil, e o Governo do estado estaria em negociação com a banda desde o ano passado, segundo o jornal O Liberal.

Segundo informações obtidas pelo Liberal, o anúncio oficial será feito pelo governador Helder Barbalho, juntamente com os integrantes da banda, durante uma viagem à Nova York. O show será no Estádio Mangueirão e deverá ocorrer dias antes do início da COP 30, que acontece de 10 a 21 de novembro.

O convite oficial à banda foi feito em março de 2023 pelo presidente Lula, durante um encontro com o vocalista Chris Martin. Chris também se encontrou com o governador Helder Barbalho após o show realizado pela banda no Rio de Janeiro.

Caso seja confirmado, será a primeira vez que um show de uma grande banda internacional vai abrir alas para a COP. O evento ocorre anualmente desde o primeiro acordo climático da ONU, em 1992.

Agência O Globo

Após recusa de Ludhmila Hajjar para assumir o Ministério da Saúde, Bolsonaro conversa com o cardiologista Marcelo Queiroga

(Foto: Reprodução)

Depois da recusa da médica Ludhmila Hajjar para assumir o Ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conversa, na tarde desta segunda-feira (15) no Palácio do Planalto, com Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e outro cotado para o cargo.

Além de Queiroga, hoje considerado favorito para o posto, o outro nome levado ao presidente para substituir o general Eduardo Pazuello é o do deputado federal Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), o “Doutor Luizinho”.

LEIA TAMBÉM

Médica diz que sofreu ameaças de morte após ser convidada para assumir Ministério da Saúde

LEIA MAIS

SEDES convoca povos de terreiro, artistas LGBTQIA+, capoeiras e manifestações culturais de matriz africana para reunião sobre Lei Aldir Blanc

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de discutir a efetivação da Lei Aldir Blanc junto à comunidade cultural negra, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) de Juazeiro convoca integrantes e representações de povos de terreiro, artistas LGBTQIA+, capoeiras e manifestações culturais de matriz africana do município para encontro online. A ação é uma parceria com o Conselho Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e será realizada na próxima quinta-feira (06), às 16h,  através da plataforma Zoom.

Durante a reunião, serão discutidas orientações diretas e práticas sobre a lei Aldir Blanc, a exemplo dos pré-requisitos para recebimento do benefício, bem como as medidas necessárias para solicitá-lo. “Além disso, vamos discutir de que forma as comunidades tradicionais, quilombolas, povos de terreiros e demais agentes de cultura serão contemplados pela lei e de que maneira esse recurso vai chegar a essa população”, explica o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marcos Velasch.

Direcionado aos povos de terreiro, artistas LGBTQIA+, capoeiras e manifestações culturais de matriz africana, os interessados em participar deverão preencher o seguinte formulário: https://bityli.com/FLwwE. De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Márcia Guena, esta é uma maneira de oferecer um suporte à comunidade cultural. “Essa reunião é uma forma de permitir a quem desenvolve cultura saber como acessar a lei. Trata-se de populações tradicionais e que possuem um grande valor para a memória do município”, afirma.

A Lei Aldir Blanc foi sancionada em junho pelo Governo Federal e prevê o repasse de recursos aos estados, Distrito Federal e municípios, para pagamento emergencial aos trabalhadores de cultura que tenham suas atividades paralisadas durante a pandemia da Covid-19.

“É uma lei que também reconhece o valor cultural dos grupos historicamente marginalizados, como as manifestações culturais de origem negra, em sua maioria. Por isso, não poderíamos deixar de promover essas ações de orientação às culturas de matriz africana”, afirma a diretora de Diversidade de Juazeiro, Luana Rodrigues.

Miguel Coelho afirma ter recebido convite para filiar-se ao PSL e pode atrapalhar planos de Gabriel Menezes

(Foto: Arquivo/Blog Waldiney Passos)

Em entrevista a Waldiney Passos, no programa “Super Manhã”, da Rádio Jornal, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, foi questionado sobre o ingresso em um novo partido político, já que se desfiliou do PSB em abril deste ano.

De acordo com o gestor municipal, vários partidos enviaram convites de filiação. “Ficamos felizes com esse reconhecimento, seja para ir para o PSL, PSDB, PR, ou outros partidos que abriram as portas. Mas essa decisão precisa ter calma”, disse.

A revelação do prefeito em relação ao convite do PSL mostra que o vereador Gabriel Menezes poderá encontrar empecilhos em sua candidatura a prefeito, pois teria que buscar outro partido, já que Miguel disputará a reeleição.

Em abril deste ano, o presidente estadual do partido, Marcos Amaral, confirmou o nome de Gabriel como candidato da legenda. O vereador se disse lisonjeado em ser apontado como pré-candidato, mas não confirmou que se candidataria pelo partido.

LEIA MAIS

Com aval da bancada Fernando Bezerra topa ser líder de Bolsonaro

O senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB) confirmou que está cotado para assumir a liderança do governo Bolsonaro no Senado

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) está sendo convidado por integrantes próximos da presidência da República para ser o líder do governo Jair Bolsonaro no Senado. As negociações estariam bastante avançadas e na próxima segunda-feira ele terá uma reunião com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Nos bastidores do governo, Fernando é visto como bom articulador e com capacidade de liderar a base aliada do governo em votações importantes que estão por vir, como, por exemplo, a Reforma da Previdência e o Pacote Anticriminalidade, apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, no início da semana.

O movimento pró-FBC se trata, ainda, de uma tentativa do governo de aproximação com a bancada do MDB, a maior do Senado, com 13 parlamentares.

O senador petrolinense disse que topa ser líder do governo Jair Bolsonaro na Casa, se o convite for formalizado. “Se houver convite, a gente vai aceitar sim”, afirmou FBC, ressaltando ter o aval da bancada para assumir o posto.

Se confirmado no posto, Fernando ganha a posição de principal interlocutor do estado com o governo federal, o que poderá trazer desdobramentos fortes em 2020 e 2022.

Convite de Bolsonaro será objeto de ‘discussão e reflexão’, diz Moro

A interlocutores próximos, Moro tem dito que se, de fato, for convidado para o Ministério da Justiça, vai inicialmente conversar com Bolsonaro para identificar “convergências importantes” e “divergências irrelevantes”

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, sinalizou nesta terça-feira (30) ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre eventual convite para chefiar o Ministério da Justiça ou para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota oficial, o magistrado declarou que “caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”.

“Sobre a menção pública pelo sr. presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”, afirmou Moro.

 A interlocutores próximos, Moro tem dito que se, de fato, for convidado para o Ministério da Justiça, vai inicialmente conversar com Bolsonaro para identificar “convergências importantes” e “divergências irrelevantes”.

O juiz da Lava Jato acredita que no Ministério da Justiça poderia adotar “boas iniciativas”. Depois, eventualmente, seguiria para o Supremo, quando surgisse uma vaga na Corte máxima.

Confira a nota de Moro:

Sobre a menção pública pelo Sr. Presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão. Curitiba, 30 de outubro de 2018.

 Sergio Fernando Moro, Juiz Federal”

Bolsonaro grava vídeo convidando petrolinenses para evento em Petrolina

O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) fez um vídeo ao lado de Sílvio Nascimento, vice-presidente do PSL em Pernambuco e pré-candidato ao governo do estado, convidando os petrolinenses para o evento “encontro com os amigos de Bolsonaro” neste sábado (14), às 15h30.

No vídeo, Bolsonaro afirma que não poderá comparecer ao encontro, mas diz que será “um evento inesquecível”. Sílvio Nascimento reforçou o convite ao lado do presidenciável. “Você é nosso convidado. Forme uma caravana e todo mundo em Petrolina”, disse.

Mudança de local

Após ameaças por meio das redes sociais, os organizadores do evento decidiram mudar o local do encontro, já que crianças e idosos também estarão presentes. Previsto para acontecer na Orla, o evento será realizado na Associação de Moradores da Areia Branca, em frente ao Bodódromo.

Encontro

As despesas do evento serão cobertas com valores doados voluntariamente pelos participantes do grupo, assim como a organização do evento. Segundo os organizadores, esse tipo de apoio tem sido registrado em todo o país. Alguns pré-candidatos ao Congresso Nacional devem comparecer ao evento, além de algumas surpresas que só serão reveladas no dia 14.

Missas do 30º dia de falecimento de Edgar Granja serão celebradas nesta semana

(Foto: Reprodução)

A Família de Edgar Granja Bezerra, convida parentes e amigos para as Missas de 30º de seu falecimento.

A primeira celebração acontecerá nesta terça-feira (16), às 19h30min, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila Eduardo, em Petrolina.

No dia 18 de janeiro, próxima quinta-feira, será celebrada mais uma missa. Desta vez, na Igreja Matriz do Espinheiro, localizada na Rua Conselheiro Portela, em Recife, às 19h.

A família agradece o apoio, carinho e solidariedade.

Neymar convida petrolinenses para participarem da campanha ‘Natal sem Fome’

Em vídeo postado nas redes sociais, o atacante da seleção brasileira Neymar Jr. convocou a população petrolinense para participar da campanha ‘Natal sem Fome’, que busca doações de voluntários para distribuir no natal.

A sede da campanha será na Praça Dom Malan, Edifício Manain, Térreo, nª 27 no centro de Petrolina e que ficará aberta todos os dias recebendo doações.

Missa de 30º dia da morte de Geomarco Coelho acontece neste sábado

(Foto: Divulgação)

A missão de 30º dia do falecimento do ex-prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho, acontecerá neste sábado (21), na igreja São José de Dormentes. Os familiares convidam a todos para participar do momento de oração.

Morte Geomarco

Geomarco se submeteu a uma cirurgia cardíaca no dia 21 de setembro, em Recife. Contudo, o ex-prefeito não resistiu ao procedimento e veio a óbito.

12