Diocese de Juazeiro (BA) convoca imprensa e paróquias para lançamento da Campanha da Fraternidade e Abertura da Quaresma

A Diocese de Juazeiro promoverá no dia 18 de fevereiro, às 10h, uma coletiva de imprensa para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2026 e Abertura da Quaresma. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O momento realizado diretamente da Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas.

Todos os padres deverão motivar os fiéis de suas paróquias e o povo de Deus de todo o território diocesano a acompanharem a coletiva que será transmitida pelo YouTube da Diocese de Juazeiro e a imprensa é convidada a comparecer de forma presencial na Catedral, assim como também os sacerdotes e as pastorais sociais e demais grupos e movimentos.

A Campanha da Fraternidade 2026 propõe uma reflexão profunda sobre a realidade habitacional no Brasil, marcada por desigualdades, insegurança fundiária e exclusão social. A iniciativa convida toda a sociedade a promover o cuidado com a vida, a solidariedade e a construção de espaços onde a dignidade humana seja respeitada e assegurada.

Ascom

Em tempo de quaresma, Hospital Dom Malan em Petrolina realiza via sacra e destaca a Campanha da Fraternidade de 2024

Vivenciando o período da quaresma, fiéis católicos realizaram na sexta-feira (23) no Hospital Dom Malan em Petrolina, a Via Sacra. Também conhecida como Via Crucis, é celebrada pela Igreja para retratar os últimos passos de Jesus desde a sua condenação até a morte de cruz e sepultamento. É um momento de reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Na maior unidade de saúde do Sertão, uma mãe usando vestes semelhantes às de Jesus, carregou uma cruz pelos corredores e alas do HDM Ismep, em preces e liturgia como forma de lembrar o sacrifício pela humanidade. A Via-Sacra consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação. São as estações que se resumem em alguns momentos da via crucis de Jesus, como, por exemplo, na primeira estação, medita-se a condenação de Jesus à morte, e assim é feito o percurso até a décima quarta estação em que Jesus é colocado no sepulcro.

Para a coordenadora de contratos do HDM Ismep, Maria Eugência Sá, católica, a via sacra traz ainda lembranças da infância. “Minha avó materna era muito católica e eu cresci vivenciando esses momentos de fé. Quando a via sacra passou pelo meu setor eu acompanhei porque me traz paz ao meu coração, ” ressaltou.

“Nós realizamos a via sacra aqui no HDM Ismep dentro da Campanha da Fraternidade de 2024 que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’. Estamos sobretudo na quaresma que é um tempo de revisão e de conversão. Por isso, aqui no hospital chamamos funcionários, mães, acompanhantes, membros da Legião de Maria. Rezamos e fizemos as paradas e as citações. É muito importante para nós como cristãos católicos refletirmos sobre toda a trajetória de Jesus e estarmos em comunhão com os irmãos que carregam também sua cruz,  sobretudo no contexto do Hospital Dom Malan, com solidariedade e compaixão principalmente os que estão mais vulneráveis, ” destacou a Irmã Lucia Barbosa de Oliveira, Medianeira da Paz.

Quaresma

Quaresma período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência, jejum e preparação que antecede a Páscoa. Tradicionalmente, a Quaresma possuía 40 dias, mas desde Paulo VI tem duração de 44 dias.

Ascom/Hospital Dom Malan – Ismep