Vereadores analisam cinco projetos de lei na sessão de hoje, em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Cinco projetos de Lei constam na pauta da sessão que iniciou agora na Câmara de Vereadores de Petrolina. Todas as matérias para análise dos edis são de autoria do Poder Legislativo e dividem-se entre Medalha de Honra ao Mérito e Título de Cidadão.

Outras duas, o PL n° 021/2019 instituto no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Petrolina a Semana de Educação Física e, proposta por Ruy Wanderley (PSC); e o PL n° 03/2019 o qual denomina diversos logradouros públicos, situados no Loteamento Nova Petrolina I, de José Batista da Gama (PSB).

Os edis discutem nesse momento suas Indicações e Requerimentos. Outros quatro PLs do Legislativo deram entrada hoje nas comissões competentes e deverão ser analisados nas próximas sessões.

“Votem não!”, diz Gonzaga Patriota ao se declarar contrário à Reforma da Previdência

(Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) discursou no Grande Expediente da sessão plenária da Câmara dos Deputados na tarde desta segunda-feira (15).  O parlamentar levou para a tribuna um tema que vem sendo bastante debatido: Reforma da Previdência. Na opinião do socialista, a Reforma fere a Constituição Cidadã, ele ainda afirmou que o governo e seus aliados não discutiram a proposta adequadamente.

“Após analisar cuidadosamente esta proposta e, constatar que o governo, seus seguidores e aliados não aceitam discutir democraticamente este importante assunto, acatando emendas supressivas e modificativas, vou declarar o porquê voto contrário à PEC. Não podemos aprovar um projeto desse às pressas”, explicou.

Patriota ainda criticou as mudanças que estão propostas para as aposentadorias rurais. “Trago aqui um exemplo de retrocesso inexplicável que é a tentativa de mudança nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas aposentadorias rurais, conquistadas por uma Emenda de minha autoria, na Assembleia Nacional Constituinte, que está contida na proposta da Reforma da Previdência do governo Temer, (PEC 06/19), dentre muitos outros itens maléficos ao povo brasileiro”, disse.

LEIA MAIS

Autores de projeto da manta caprina e ovina rebatem críticas sobre “roubo” de autoria

Após votação, vereadores posaram com pesquisadores (Foto: Ascom/CMP)

A votação do projeto que transforma a manta caprina e ovina patrimônio cultural-imaterial de Petrolina não foi das mais tranquilas. Os vereadores José Batista da Gama (PSB), Maria Elena de Alencar (PRTBT), Ronaldo Souza (PTB) e Ronaldo Silva (PSDB) se envolveram em uma discussão que acabou tirando o foco da matéria.

Elena foi uma das autoras do projeto, ao lado de Aero Cruz (PSB) e Ronaldo Souza (PTB). E não ficou contente quando alguns colegas – Zé Batista e Ronaldo Silva – quiseram o mérito do PL. Zé, que foi ex-secretário de Agricultura chegou a expor publicamente durante a votação seu descontentamento.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisadores celebram aprovação de projeto que torna manta caprina patrimônio de Petrolina

Vereadores aprovam projeto que torna manta caprina e ovina patrimônio cultural-imaterial de Petrolina

“Fiquei surpreso quando vi esse projeto no meu gabinete, subscrito pela vereadora Maria Elena, pelos vereadores Aero Cruz e Ronaldo Cancão, sem nunca me consultar sobre o assunto”, criticou o vereador.

LEIA MAIS

Um dia após eleição, novo presidente do Jardim Petrópolis fala em lutar pelo interesse coletivo

Hailton Vidal (dir.) foi eleito novo presidente (Foto: Blog Waldiney Passos)

Foi uma votação apertada no domingo (14), quando os moradores do bairro Jardim Petrópolis foram às urnas para decidir quem assumiria a presidência do bairro. Com 241 votos a Chapa 2, encabeçada por Hailton Vidal derrotou o atual presidente do bairro, Flávio Romário que teve 215 votos.

Um dia após o resultado o novo mandatário do bairro destacou que seu compromisso é com a comunidade. “Agradeço a toda comunidade, aos que votaram em mim ou não. Hoje sou presidente de todos eles, sou presidente do bairro Jardim Petrópolis”, destacou o novo presidente em entrevista ao Blog Waldiney Passos.

Antes mesmo de tomar posse, Hailton sabe as principais demandas da comunidade para lutar. “A gente precisa muito de aterrar as ruas, principalmente do saneamento que nunca foi entregue. Nós estamos aqui para lutar pela comunidade que é muito carente. Na Rua 22 tem uma lagoa que recebe todas as águas do saneamento e a gente precisa que seja feita a limpeza ali”, afirmou o novo presidente.

LEIA MAIS

Reforma da Previdência cria trava para liberação de remédio no SUS

(Foto: Internet)

A reforma da Previdência, se aprovada com o texto original apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), poderá reduzir a distribuição de remédios a pacientes da rede pública de saúde obtidos com decisão judicial. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com novas regras para aposentadorias e pensões deverá limitar a judicialização da saúde.

A pressão das sentenças sobre os orçamentos de municípios, estados e União aumenta ano após ano. Esse custo extra desafia o equilíbrio das contas públicas. Apenas em 2018, segundo dados do Ministério da Saúde, foi gasto R$ 1,4 bilhão pela União com medicamentos e tratamentos por determinação da Justiça.

A proposta de Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, altera o parágrafo 5° do artigo 195 da Constituição. O trecho trata do orçamento da seguridade social, que abrange saúde, Previdência e assistência social. “Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido por ato administrativo, lei ou decisão judicial, sem a correspondente fonte de custeio total”, diz a PEC.

A nova redação inclui na Constituição os termos “por ato administrativo, lei ou decisão judicial”. Esse arranjo, segundo especialistas, poderá dificultar o acesso a remédios e tratamentos. “Embora tenha o apelido de ‘PEC da Previdência’, o texto abarca a judicialização da saúde”, afirma Roberto Dias, professor de direito constitucional da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas de São Paulo).

Para ele, esse trecho é inconstitucional. Porém, o relator da reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Marcelo Freitas (PSL-MG), já deu aval ao texto. “Ao se dizer que uma decisão judicial não pode ser proferida sem fonte de custeio, está se violando a possibilidade de acesso à Justiça. Essa é uma cláusula pétrea [que não poderia ser alterada]”, afirma Dias.

Segundo o professor, a PEC tenta conter o aumento de despesas. “A intenção é louvável, mas não dá para desconsiderar as reiteradas violações de direitos praticadas pelo próprio poder público”, diz. O professor de direito previdenciário da USP (Universidade de São Paulo) Marcus Orione também vê entraves no acesso à Justiça.

Atualmente, a PEC está em debate na CCJ da Câmara. Após a análise no colegiado, o texto segue para uma comissão especial. De lá, será encaminhado ao plenário. São necessários 308 votos dos 513 deputados em duas sessões. A proposta, então, irá para o Senado. São necessários 49 votos, também em dois turnos.

Outro lado

A Secretaria de Previdência e Trabalho nega, em nota, que a alteração do parágrafo 5º do artigo 195 da Constituição tenha o objetivo de “impedir que demandas sejam submetidas ao Poder Judiciário e por ele apreciadas”.

De acordo com o órgão do Ministério da Economia responsável pela reforma da Previdência, o acesso à Justiça é direito fundamental previsto no artigo 5º da Constituição.

“[A PEC] Tem, no entanto, o objetivo de estabelecer que o Poder Judiciário não pode, por meio de suas decisões, criar novo benefício ou ampliar a abrangência de um determinado benefício sem existir a fonte de custeio”, diz.

Com informações da Folha de Pernambuco

Articulação do deputado estadual Tum garante R$ 1,4 milhão para a saúde de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A parceria firmada entre o deputado estadual Tum (PSC) e o ex-deputado federal e líder sindical, Bebeto Galvão, resultou na destinação de emenda parlamentar para o município de Juazeiro (BA). Da cota a que Bebeto tinha direito, em 2018, foram assegurados R$ 1.413.680,00 para custear serviços e equipamentos na área da saúde.

Durante sua participação na Marcha dos Prefeitos, Tum se reuniu com representantes do Ministério da Saúde para tratar da liberação dos recursos. Na oportunidade, foi informado que a tramitação que permite o depósito da verba nas contas do município se encontra em estado avançado, o que logo permitirá à população usufruir das melhorias que o recurso proporcionará a Juazeiro.

LEIA MAIS

Ministra da Agricultura visita SENAR de Juazeiro na segunda-feira

(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Na próxima segunda-feira (15) a ministra da Agricultura, Tereza Cristina desembarca na região para uma extensa agenda de compromissos. Além de sua passagem por Petrolina, ela visitará também a cidade de Juazeiro (BA). No lado baiano do rio, Cristina realiza uma visita técnica ao Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/FAEB/SENAR.

A visita está prevista para 11h. O objetivo é conhecer o Centro de Referência, momento no qual a ministra conhecerá mais sobre as potencialidades do Vale do São Francisco na agricultura.

Essa será a segunda visita de ministros do governo de Jair Bolsonaro (PSL) à região. Ontem (11) o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto esteve em Petrolina.

Vítimas de violência doméstica poderão pedir indenização

(Foto: Ilustração)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quinta-feira (11) uma mudança na Lei Maria da Penha. Através do Projeto de Lei nº 1.380/2019 mulheres vítimas de violência doméstica ficam mais perto de ser indenizadas por danos morais.

Pela matéria, a vítima não terá necessidade de mais uma nova fase de provas depois que der entrada no pedido. O juiz também poderá determinar como medida protetiva que o agressor deposite a quantia em juízo, como caução por perdas e danos morais e materiais decorrentes da prática de violência doméstica.

Relatora do projeto, Maria do Rosário (PT-RS) optou por retirar a definição de valores, para não prejudicar o processo de indenização. “Não considero adequada a fixação de um valor máximo em 100 salários mínimos, pois há casos gravíssimos como feminicídio ou prática de lesões graves que podem implicar a condenação ao pagamento de dano moral bastante superior”, justificou.

O projeto segue para o Senado Federal, onde será novamente discutido e se aprovado, deve seguir para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL). (Com informações de A Tarde).

Vereadores aprovam projeto que torna manta caprina e ovina patrimônio cultural-imaterial de Petrolina

Com status de patrimônio cultural-imaterial, comercialização da manta ganha benefícios (Foto: Blog Waldiney Passos)

Único projeto colocado em votação nessa quinta-feira (11), o PL que torna a manta caprina e ovina de Petrolina patrimônio cultural-imaterial foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão de hoje. A matéria tem autoria de Aero Cruz (PSB), Maria Elena de Alencar (PRTB) e Ronaldo Souza (PTB).

A votação foi acompanhada por pesquisadores da Embrapa Semiárido, responsáveis pela iniciativa de elevar a manta ao status de patrimônio. Desde o ano passado eles buscam apoio dos edis para concretizar o projeto de lei n° 135/2018.

Primeiro passo

Com o projeto, inicia-se um novo processo para consolidar a manta conhecida nacionalmente. “Os próximos passos são agregar mais valor a esse produto e consolidar a marca, um nome associado a uma carne com qualidade. A partir de agora a manta ganha status de patrimônio cultural e a gente entende que vai abrir portar ao turismo”, destaca o pesquisador da Embrapa, Tadeu Voltolini.

Em junho passado a Embrapa promoveu um seminário, trazendo a manta caprina e ovina como um dos destaques e a partir desse momento a iniciativa do projeto de lei ganhou força. Agora com aprovação da Câmara de Vereadores, cabe ao prefeito Miguel Coelho (PSB) sancionar a matéria para torná-la lei municipal.

Projeto que torna manta caprina e ovina patrimônio de Petrolina será votado nessa quinta-feira

Blog já mostrou importância da manta no ano passado (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina se reunirão logo mais, às 9h, para analisar o projeto de Lei nº 135/2018 proposto por Aero Cruz (PSB), Maria Elena de Alencar (PRTB) e Ronaldo Souza (PTB) que propõe declarar a Manta Caprina e Ovina de Petrolina patrimônio cultural-imaterial.

LEIA TAMBÉM:

Iniciativa de tornar Manta de Petrolina patrimônio cultural é discutida na Câmara de Vereadores

Petrolina sedia simpósio sobre qualidade da carne produzida na região

A matéria é a única colocada em pauta e precisa de aprovação em dois turnos. A manta já foi tema de um evento promovido pela Embrapa Semiárido em junho passado e chegou à Câmara de Vereadores no mesmo ano, tendo sido inclusive tema de um debate aberto ao público.

Promoção pessoal de imagem em outdoor é julgada como ato de propaganda eleitoral antecipada pelo TSE

(Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na sessão plenária desta terça-feira (9), o julgamento do Recurso Especial Eleitoral (Respe) referente à campanha de Manoel Jerônimo de Melo Neto à Assembleia Legislativa de Pernambuco, nas Eleições de 2018. Por maioria, a Corte considerou propaganda eleitoral antecipada a publicação de outdoors em apoio ao pré-candidato, ainda que sem pedido expresso de voto, com aplicação de multa de R$ 5 mil.

A decisão, que altera a jurisprudência do Tribunal em relação a casos semelhantes das Eleições de 2016, atendeu pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pleiteava a condenação de Manoel Jerônimo pela instalação de 23 outdoors, em diversos municípios do entorno de Recife (PE), com a imagem do pré-candidato a deputado estadual e a frase: “Manoel Jerônimo: o defensor do povo! Seus amigos se orgulham por sua luta pelos invisíveis”.

Ao apresentar seu voto na sessão plenária de 7 de fevereiro, o relator do processo, ministro Edson Fachin, propôs delimitar com mais clareza o que seria a conduta aceitável no período da pré-campanha eleitoral, bem como definir o alcance do que seria o pedido direto de voto como elemento que configura a campanha antecipada.

LEIA MAIS

Ministro do Desenvolvimento Regional visita Petrolina nesta quinta-feira

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Petrolina receberá nesta quinta-feira (11) o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Ele cumprirá agenda pela tarde, na zona urbana e rural do município. Canuto deverá ainda anunciar investimentos na região e lançar o plano nacional de segurança hídrica.

Às 14h30 Canuto e o prefeito Miguel Coelho (PSB) visitam o Projeto Pontal, no interior da cidade. Em seguida, serão vistoriadas obras de construção de 496 habitações populares. No final da tarde, às 17h, o ministro faz sua principal agenda.

Ele anunciará investimentos do plano nacional de segurança hídrica, na Fundação Nilo Coelho, Centro da cidade. Além do prefeito de Petrolina, o senador e líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal Fernando Filho (DEM) acompanharão Canuto.

Com informações da FolhaPE

Ronaldo Silva afirma que Gabriel Menezes quer fazer politicagem com requerimento negado

Matéria foi aprovada por 21 votos a zero (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Requerimento nº 086/2019 apresentado por Gabriel Menezes (PSL) foi alvo de críticas dos membros da Situação. O mais enfático foi Ronaldo Silva (PSDB) que havia pedido destaque no começo da sessão de terça-feira (9). Para Ronaldo, o colega de Câmara quer fazer politicagem em cima dos secretários da Prefeitura de Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Requerimento de Cristina é aprovado por unanimidade, mas Situação derruba pedido de Gabriel

“Eu acho que a bancada de Oposição está se batendo, porque o Requerimento da vereadora Cristina Costa pede uma coisa e o de vossa Excelência convoca o secretário para prestação de conta, é o mesmo objeto. Se você Excelência tá querendo fazer politicagem em cima dos secretários, não concordo com Vossa Excelência. Se o senhor acredita que tem esquema, faz uma denúncia no Ministério Público”, afirmou Ronaldo.

A fala de Silva veio após Gabriel pedir a palavra durante a votação do seu Requerimento. O oposicionista disse que existe um “esquema” envolvendo os gastos da Prefeitura de Petrolina com os gastos com a publicidade. O pedido de Menezes foi reprovado por 14 a 5, mas o Requerimento nº 079/2019 de Cristina Costa (PT) foi aprovado de forma unânime.

Segunda Turma do STF mantém condenação de Cunha na Lava Jato

(Foto: Internet)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (9) manter a condenação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que está preso desde outubro de 2016, no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em função das investigações da Operação Lava Jato.

O colegiado julgou um pedido de habeas corpus protocolado pela defesa de Cunha para que a condenação do ex-deputado na Lava Jato fosse revista. No entendimento dos advogados, os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro devem ser avaliados como única prática criminosa, fato que poderia baixar a pena e reduzir o tempo de condenação.

LEIA MAIS

Bem avaliado por eleitores, Moro descarta candidatura à presidência

(Foto: Ilustração)

Ministro mais bem avaliado nesse começo de Jair Bolsonaro (PSL), Sérgio Moro concedeu entrevista a Brasil Urgente, da Band e negou que tenha a intenção de se candidatar a presidente. A entrevista irá ao ar na edição de hoje (9).

“Eu nem penso nisso“, disse ao jornalista José Luiz Datena. Questionado sobre sua avaliação, ele afirmou estar feliz. “As pesquisas são relativas, mas de todo o modo, claro, me traz felicidade“, disse. No domingo (7) o Datafolha, divulgou o resultado de um levantamento feito com eleitores, avaliando o governo de Bolsonaro e seus ministros.

Moro atribui essa porcentagem de aprovação ao seu trabalho realizado em anos de Operação Lava Jato e que ele tenta levar para a Pasta. “É aprovação de um projeto, que é firme no combate contra a corrupção, ao crime organizado e crimes violentos”, concluiu. (Com informações de Band).