Defesa Civil de Petrolina divulga alerta para chuvas intensas

A Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil de Petrolina, reforça o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para ocorrência de chuvas intensas, com volumes previstos entre 50 e 100 mm por dia. O aviso é para esta quinta (19) e sexta-feira (20). Ainda de acordo com o alerta, há possibilidade de acumulados que podem ocasionar alagamentos, descargas elétricas e transtornos em áreas urbanas e rurais. A população deve redobrar a atenção, especialmente em locais com histórico de pontos críticos durante períodos chuvosos.

Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) informou que pancadas de chuva com intensidade moderada a potencialmente forte ao longo da quinta-feira (19).  Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo WhatsApp (87) 98134-1838, ou Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Guarda Civil Municipal, pelo número 153, com atendimento 24 horas. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. Em casos de queda de energia, o contato deve ser feito com a concessionária pelo 116 ou com o Programa Mais Luz, da Prefeitura, pelo Call Center 0800 608 1022.

Ascom

Sem transporte: suspensão de ônibus interestadual gera transtornos e indignação

(Foto: Ilustração/Internet)

Passageiros consideram um retrocesso a suspensão da linha de transporte coletivo entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Os usuários da linha de ônibus entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) continuam reclamando que os veículos que faziam o transporte público entre as duas cidades pararam de circular.

Quem estuda ou trabalha em uma cidade e mora na outra relata que está tendo que gastar mais com transporte por aplicativo para cumprir os compromissos.

Com a situação, existe muita incerteza entre os estudantes sobre a permanência nas escolas na volta às aulas.

No início de dezembro de 2023, a empresa Atlântico Transportes anunciou uma parceria com a Joafra, atual detentora da concessão, para operar a linha interestadual entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com a mudança, também houve um reajuste da tarifa, que passou a custar cinco reais.

Em nota, a ANTT informou que a linha se encontra regularmente autorizada para a operação pela empresa Joafra. E que não existe autorização concedida pela agência para a Atlântico Transportes. A ANTT disse ainda que identificou a ocorrência de uma transferência irregular entre as duas empresas sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à agência, em desacordo com a legislação vigente, e que adotou providências para a apuração das responsabilidades.

As empresas Atlântico e Joafra até agora não se posicionarem sobre a transferência irregular citada pela ANTT.

A gestão municipal de Juazeiro alega que a responsabilidade sobre a linha é da ANTT, mas uma internauta questiona o fato da gestão ser aliada do Estado em do governo federal: “Omissão é a desculpa dos fracos”.

Retrocesso

A Empresa de ônibus Joalina surgiu entre as décadas de 1960 e 1970, linha Interestadual “Petrolina/Juazeiro”, circulando Bairro Areia Branca até o Mercado do Produtor de Juazeiro. Depois, virou Joafra, meio século servindo o Vale do São Francisco. Polo Juazeiro – Petrolina é o maior aglomerado urbano do interior do Nordeste e o maior Polo da fruticultura irrigada do país. A falta dessa linha traz transtornos, prejuízos de tempo e dinheiro ao trabalhador.

Texto: Marcelo Damasceno
Rádio PONTE FM
Petrolina PE

Wanderley Alves sinaliza pré-candidatura com apoio do grupo, mas reforça compromisso com Carlos Britto

O vereador Wanderley Alves (PDT) foi o convidado do programa Espaço Aberto, da Rádio Rural FM, nesta Quarta-feira de Cinzas, e falou sobre a possibilidade de disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2026.

Durante a entrevista, Wanderley confirmou que tem sido incentivado por parte da população a colocar seu nome como pré-candidato. Segundo ele, a provocação popular tem aumentado nos últimos dias, principalmente após a repercussão de sua expressiva votação nas eleições municipais de 2024, quando ficou entre os mais votados da história de Petrolina.

Apesar de admitir a possibilidade, o vereador deixou claro que a decisão não será isolada.

“Não é uma decisão que vai ser tomada apenas por mim. Precisa ser discutida com o grupo. Vou conversar com Miguel, com Simão e com as lideranças para avaliar essa viabilidade”, afirmou.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina reforça proteção e apoio às mulheres no Carnaval

Durante o Carnaval de Petrolina, a segurança e o respeito também ganharam espaço. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, esteve presente com um stand no Centro de Atendimento na Orla da cidade, oferecendo orientações, panfletos educativos e divulgando canais de denúncia e serviços de apoio às mulheres.

O stand ofereceu orientação sobre canais de denúncia, atendimento psicológico e informações sobre direitos das mulheres. Durante os quatro dias de festa, foram distribuídos mais de 10 mil leques, quatro mil panfletos e cartilhas, mil tatuagens temporárias e 30 cartazes, alcançando o público com informações importantes sobre prevenção à violência. Além disso, 30 selos foram entregues aos participantes do treinamento voltado a bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos, reforçando o compromisso da rede de proteção em promover ambientes mais seguros e respeitosos.

Para a foliã Mariana Silva, participar da ação fez toda a diferença. “É muito importante saber que existe um espaço para buscar ajuda e orientação. Campanhas como essa mostram que nossa segurança e respeito são prioridades, mesmo em momentos de festa”, destacou.

Além da atuação no Carnaval, a Secretaria mantém o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), referência no acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência. O CEAM oferece atendimento psicológico, jurídico e socioassistencial de forma humanizada e sigilosa, atua em parceria com a rede de proteção, incluindo Patrulha da Mulher, CRAS e CREAS, e promove ações de fortalecimento da autoestima, autonomia e independência econômica das mulheres. O equipamento está localizado na Rua Projetada, 111 – Vila Mocó, Petrolina, garantindo atendimento contínuo e seguro à população feminina.

Segundo a Secretaria, a ação do stand e o trabalho permanente do CEAM reforçam o compromisso da gestão municipal com a proteção das mulheres e a promoção de políticas públicas de conscientização. A equipe destacou que as estratégias serão mantidas e ampliadas em outros eventos da cidade, garantindo sempre um atendimento contínuo, seguro e inclusivo à população.

Ascom

Blocos carnavalesco mantém a tradição no carnaval de Petrolina

O carnaval de Petrolina ano a ano mantém a sua essência de preservação da cultural trazendo, com as escolas de samba e o colorido dos blocos de frevo independentes. São quatro dias de festa, alegria, com desfiles de fantasias, diversidade de ritmos e preservação de uma tradição que representa a história carnavalesca.

Durante os dias de folia, diversos os blocos carnavalescos percorrem as ruas da cidade até o Polo Colombina, na Praça 21 de Setembro. Formados, em sua maioria, por amigos, familiares e vizinhos, as agremiações levam o momento de confraternização e o simbolismo de festejar a festa de momo sempre com muita alegria,  acompanhados por uma orquestra de frevo. Entre as escolas de samba que puxam o ritmo na avenida, com 46 anos de fundação, a Império do São Francisco se mantém firme com seu legado histórico e tradicional no carnaval da cidade.

“É interessante o quanto a cultura ainda está presente  no carnaval daqui. Esses bloquinhos são muito legais, existe uma interação de família, jovens, crianças, pais, amigos, todos brincando e se divertindo de uma forma bem descontraída. É a primeira vez que passo a  festa na cidade e isso enriquece o carnaval, fica mais alegre”, destacou o professor e folião, José Carlos.

Ascom

Cerca de 12 toneladas de resíduos foram recolhidos nos polos do Carnaval de Petrolina

Cerca de 200 agentes de limpeza pública da Prefeitura de Petrolina participaram, na manhã desta quarta-feira (18), de um café da manhã de confraternização após o término da limpeza do circuito do Carnaval de Petrolina. O momento foi marcado pelo reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos profissionais que, ao longo dos quatro dias de festa, garantiram um ambiente limpo e organizado para foliões e visitantes.

Durante os dias da Operação Especial, cerca de 12 toneladas de resíduos foram recolhidas nos três polos da folia. Ao todo, 80 agentes atuaram diretamente no circuito carnavalesco, executando serviços de varrição, recolhimento de resíduos e lavagem das áreas onde ocorreram as programações, incluindo os espaços destinados aos banheiros químicos, além de ruas e avenidas do entorno.

Para o agente de limpeza Edmilson Evangelista dos Santos, o sentimento é de dever cumprido. “Fizemos o nosso melhor durante todos os dias de Carnaval e fico feliz em deixar a cidade limpa e organizada depois da festa”, afirmou.

Com cinco anos de atuação na limpeza pública, Francinete Monteiro dos Santos Silva destacou a satisfação em participar da operação. “Trabalhamos para deixar a cidade limpa antes e depois das programações. Foi gratificante participar de mais um ano desse trabalho e finalizar com esse café da manhã nos emociona pelo carinho e reconhecimento. Esperamos que a população tenha aprovado nosso serviço”, ressaltou.

Ascom

Prefeito Simão Durando celebra sucesso e força do Carnaval de Petrolina

Frevo, axé, fantasias e famílias circulando entre os polos marcaram os dias de Carnaval em Petrolina, transformando a cidade em um grande palco de celebração popular. Da Praça 21 de Setembro à Orla, passando pelo Polo Multicultural Matingueiros, o que se viveu na capital do Sertão foi uma folia marcada por tradição, segurança e diversidade cultural.

Com mais de 60 atrações distribuídas na programação, sendo cerca de 95% formadas por artistas locais, o Carnaval reforçou o compromisso com a valorização da cultura da terra e movimentou a economia do município, consolidando o evento como um dos que mais crescem no interior pernambucano.

“O que a gente viu foi uma Petrolina viva e alegre, com as famílias ocupando os espaços públicos, artistas locais sendo protagonistas e a população brincando com segurança. Nosso carnaval cresce a cada ano porque é feito com planejamento e com a participação das pessoas. Estamos nos tornando o melhor carnaval do interior de Pernambuco”, afirmou o prefeito de Petrolina, Simão Durando.

De acordo com o gestor , o evento injetou cerca de R$ 40 milhões na economia local, impulsionando setores como cultura, hotelaria, restaurantes, comércio e serviços de estética. Ele ressaltou que o impacto positivo foi sentido por empreendedores formais e informais, fortalecendo a cadeia produtiva ligada ao turismo e ao entretenimento.

Simão também destacou o planejamento da segurança como um dos pontos altos da festa. Aproximadamente 300 agentes atuaram ao longo dos dias de programação, entre forças policiais, guardas municipais e equipes de apoio, garantindo tranquilidade aos foliões. Não houve registro de ocorrências graves, resultado que, segundo ele, reflete a integração e o trabalho preventivo das equipes envolvidas.

O prefeito fez questão de agradecer à população, aos visitantes, artistas, comerciantes e servidores que contribuíram para a realização do evento, enfatizando o caráter coletivo da festa. “Nada disso seria possível sem o envolvimento das pessoas. Quero agradecer a cada morador e a cada turista que escolheu Petrolina para viver esse momento. A cidade mostrou sua força, sua organização e sua cultura. E já estamos trabalhando para fazer um carnaval ainda maior e melhor no próximo ano”, completou.

O sucesso do Carnaval também foi percebido pelos foliões. A dona de casa Josefa do Socorro Santos, moradora do bairro São Gonçalo, participou da festa ao lado do marido e dos netos e destacou a organização e o clima familiar. “A gente se sente tranquilo aqui. Tem organização, tem cultura e dá para aproveitar com a família toda. É bonito ver como o carnaval da nossa cidade evoluiu”, afirmou.

Ascom

Polícia Militar apreende quase meio quilo de maconha e conduz suspeito por tráfico interestadual em Petrolina

Policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) abordaram um home na terça-feira (17), na rodoviária de Petrolina e, durante a revista, os policiais encontraram 472 gramas de maconha em sua posse. Ainda segundo a corporação, a droga teria como destino a cidade de Jacobina, no norte da Bahia, onde seria comercializada.

Os policiais conduziram o homem por suspeita de tráfico interestadual de entorpecentes. A ação ocorreu por volta das 21h, durante a Operação Sentinela, quando equipes da RONDESC, com apoio do GATI e da GT 112 do 5º BPM, realizavam abordagens no terminal rodoviário da cidade. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas legais cabíveis.

 

Carnaval de Petrolina encanta público e fortalece identidade cultural do município

Petrolina abriu as ruas, os palcos, os sorrisos para viver uma das maiores e mais vibrantes edições do seu Carnaval. Na última noite de festa, a cidade se despediu da folia com a mesma energia contagiante que marcou cada dia da programação, transformando os três polos em verdadeiros espetáculos de alegria, cultura e diversidade.

No Polo Pierrot, na Orla, a brisa do Rio São Francisco serviu de trilha natural para uma noite de grandes encontros musicais. Davi Pimenta e Super Banda levantaram o público logo nas primeiras notas, seguidos pelo ritmo de Tarcisio Black e pela potência de Wallas Arrais. Fabiana Santiago e Greici de Calli completaram a programação com apresentações marcadas por animação e muita interação com os foliões.

No Polo Colombina, na Praça 21 de Setembro, o frevo e a tradição foram destaque. A banda Pôr do Samba fez o público cantar e dançar ao som de clássicos de grandes sambistas. A Orquestra Fernando Júnior resgatou a essência do Carnaval pernambucano, enquanto Natália Magno e Mauro Lima e Banda mantiveram o ritmo da festa, embalando famílias inteiras. A foliã Maria Clara Santos resumiu o clima da noite. “Eu venho todos os anos, mas esse é especial para mim, porque vou ingressar na faculdade de Direito e vim comemorar com meus amigos aqui. A cidade estava linda, organizada e segura”, afirmou.

Já no Polo Arlequim, Multicultural Matingueiros, a diversidade artística evidenciou a força da cultura local e urbana. Rikelmy T2 abriu a sequência de apresentações que mesclaram estilos e gerações. A Banda Cão Sem Rumo levou atitude ao palco, o DJ Tama manteve a vibração em alta, enquanto o Esquenta Hip Hop, com GG e convidados, reafirmou o espaço da cultura de rua na programação oficial. O grupo Matingueiros emocionou o público fiel, e a cantora Luana Alcântara encerrou a noite em grande estilo.

A última noite foi mais do que uma despedida temporária da folia. Representou a consolidação de um Carnaval marcado pela organização, segurança e valorização da cultura. Os três polos pulsaram em sintonia, cada um com sua identidade, mas unidos pelo mesmo propósito: fazer do Carnaval de Petrolina um espaço democrático, acolhedor e inesquecível.

Ascom

Mulher é morta a tiros no bairro Dom Avelar em Petrolina

Uma mulher de 32 anos foi morta na noite de terça-feira (17), na Rua do Fosfato, no bairro Dom Avelar, em Petrolina. Duas pessoas em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram vários disparos contra a vítima, identificada como Bruna Cândido. Ela foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em uma unidade hospitalar da cidade.A 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina informou que já iniciaram as investigações e seguem até a elucidação dos fatos relacionados ao crime.

Onda de Violência

Petrolina registrou uma sequência de cinco homicídios de domingo (15) a terça (17), em diferentes locais da cidade. Além do assassinato no Dom Avelar, no final da tarde da terça-feira (17), um homem foi morto no bairro Henrique Leite. Na segunda-feira (16), a Polícia Civil confirmou a morte de um jovem de 29 anos no bairro São Gonçalo. No domingo (15), um homem foi morto a tiros no bairro Vale do Grande Rio. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento do crime.

As imagens mostram a vítima acompanhada de um casal, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida pelos tiros e morreu no local. Também no domingo (15), um jovem de 20 anos foi morto no Projeto N-8, no perímetro irrigado Nilo Coelho, zona rural do município.

G1 Petrolina

Quarta-feira de cinzas: veja a programação de missas em Petrolina

Nesta quarta-feira (18), a Igreja Católica celebra a ‘Quarta-feira de Cinzas’, data que corresponde ao início do período da Quaresma, que antecede a Páscoa. Em Petrolina, os católicos poderão participar das missas organizadas pelas paróquias da cidade.

Programação de missas:
1 – Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos: 7h30
2 – Catedral do Sagrado Coração de Jesus: 9h / 17h
3 – Capela São José: 19h30

No distrito de Rajada, na zona rural, a paróquia Nossa Senhora das Dores também tem programação especial de missas. As celebrações serão realizadas às 9h e às 19h30, na Igreja Matriz da paróquia, localizada na Avenida Nilo.

Quarta-feira de Cinzas: É o primeiro dia da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. É celebrada sempre na quarta-feira seguinte pós Carnaval. As cinzas são ‘obtidas’ na queima dos ramos de palmeira abençoados no ‘Domingo de Ramos’ do ano anterior.
Segundo a igreja católica, o uso das cinzas na testa dos fiéis é acompanhada pela frase “Lembra-te que és pó e para o pó voltarás”, que simboliza a mortalidade humana e a necessidade de arrependimento e renovação espiritual durante a Quaresma.
Abstinência de carne

Como a quarta-feira de Cinzas marca o início dos 40 dias de penitência, reflexão e abstinência que antecede a páscoa, muitos fiéis são encorajados a praticar a abstinência de carne em certos dias da Quaresma, especialmente na Quarta de Cinzas e nas sextas-feiras.

G1 Petrolina

Mulher morre após ser baleada no bairro Dom Avelar, em Petrolina

Uma mulher identificada preliminarmente como Bruna morreu após ser baleada na noite desta terça-feira (17), no bairro Dom Avelar, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu na Rua Fosfato. Dois suspeitos em uma motocicleta teriam se aproximado e efetuado os disparos contra a vítima.

Bruna foi socorrida pelo próprio marido, que a levou às pressas para uma unidade hospitalar da cidade. No entanto, ao dar entrada no pronto-socorro, a equipe médica confirmou o óbito.

Em depoimento inicial, o companheiro afirmou que não sabe quem seriam os autores do crime nem qual teria sido a motivação do ataque.

Até o momento, ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, que deverá apurar autoria e circunstâncias do crime.

Homem é assassinado a tiros no bairro Henrique Leite, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um homem, ainda não identificado, foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira (17), no bairro Henrique Leite, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O crime ocorreu nas proximidades de uma escola evangélica localizada na comunidade, o que chamou a atenção de moradores da região e gerou apreensão entre populares.

De acordo com informações preliminares, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.

As circunstâncias do homicídio ainda são desconhecidas. A área foi isolada para os procedimentos de praxe e o caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.

Operação integrada garante segurança e organização no Carnaval de Petrolina

O Carnaval de Petrolina, uma das maiores e mais tradicionais festas do calendário cultural do município, mobiliza milhares de foliões e visitantes, movimenta a economia e fortalece a identidade cultural da cidade. Para que essa grande celebração aconteça com alegria, organização e tranquilidade, a atuação integrada das forças de segurança é fundamental.

A Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), a Polícia Militar e Civil, e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, desempenham papéis complementares e estratégicos durante todo o período festivo. A presença ostensiva nas ruas, o patrulhamento preventivo nos polos de animação e nas áreas adjacentes, o monitoramento das ocorrências e a pronta resposta a qualquer situação, garantem mais segurança e confiança para quem vai aproveitar a folia.

Ao longo dos dias da festa, as forças de segurança não registraram ocorrências graves. A tranquilidade é uma presença marcante nos polos. A parceria entre os órgãos demonstra que a segurança é construída de forma coletiva, com planejamento, integração e comprometimento. O objetivo comum é claro: garantir que o Carnaval de Petrolina seja marcado pela alegria, pela cultura e pela convivência pacífica, preservando vidas e assegurando que cada folião possa aproveitar a festa com tranquilidade.

Mais do que presença, a atuação conjunta desses três órgãos representa responsabilidade, preparo e compromisso com a população. É essa união de esforços que transforma uma grande festa em um evento seguro, organizado e à altura do Carnaval de Petrolina.

Ascom

Terceiro dia do Carnaval de Petrolina leva folia para um público diversificado

A terceira noite do Carnaval de Petrolina 2026 começou com chuva, o que não atrapalhou a animação dos foliões. Os três polos da festa, já são consolidados por trazerem diversão para diferentes públicos, reunindo as raízes, cultura pernambucana e valorizando artistas regionais. Os foliões marcaram presença na penúltima noite da festa que já começa a deixar saudades.

No palco do Polo Colombina, localizado na praça 21 de Setembro, a noite começou com o retorno de Tio Diego e Andréia Vitória, que se apresentaram novamente após o sucesso com a criançada no dia anterior. A Orquestra Aquarela, a banda Novo Skema e a banda Swing & Samba também foram atrações da noite. O polo também recebeu bloquinhos, a exemplo do Via COHAB e o bloco Herói ou Malandro.

Para Osilene Nunes Gomes, o polo da praça da 21 de Setembro é um bom lugar para curtir com a família. “Esse é meu polo preferido porque tem idosos, crianças, jovens… e também tem axé. Estou amando a festa”, comentou a petrolinense.

Já para Marivalda Martins, o polo da 21 de Setembro é um ótimo espaço para ir com a família, mas é no polo Orla que ela se encontra. “Quando eu venho com meus netos eu gosto do Polo da 21, mas pra curtir sozinha ou com as amigas eu gosto da Orla. É meu preferido. Adoro as bandas”. No polo Pierrot, localizado na Orla, a festa ficou por conta de Mateus Torres, Pagodança, Ana Costa e Dj Tama. Uma das maiores expectativas da noite foi a do cantor Xexéu, que também embalou o público com clássicos do Timbalada.

Já o polo Arlequim, localizado no Matingueiros, trouxe o Samba de Véio da Ilha do Massangano direto para o palco do Carnaval de Petrolina 2026, celebrando a ancestralidade. Além deles, o Dj N4nd, Libório e a Combustão Espontânea e Sambayó também fizeram a folia da noite. O espaço é reconhecido por ser alternativo e reunir a juventude.

“Eu gosto muito desse polo. Ele é importante que abraça a diversidade e a juventude”, afirmou a jovem de 23 anos, Liriel Miranda.

Programação Terça-feira (17)

No Polo Colombina – Praça 21 de Setembro

Pôr do Samba
Orquestra Fernando Júnior
Natália Magno
Mauro Lima e Banda

No Polo Pierrot – Orla

Grace di Calli
Davi Pimenta e Super Banda
Tarcísio Black
Wallas Arrais
Fabiana Santiago

No Polo Arlequim- Matingueiros

Rikelmy T2
Banda Cão Sem Rumo
Dj Tama
Esquenta Hip Hop com GG e convidados
Matingueiros
Luana Alcântara Canta Pitty

Ascom