Terceiro dia do Carnaval de Petrolina leva folia para um público diversificado

A terceira noite do Carnaval de Petrolina 2026 começou com chuva, o que não atrapalhou a animação dos foliões. Os três polos da festa, já são consolidados por trazerem diversão para diferentes públicos, reunindo as raízes, cultura pernambucana e valorizando artistas regionais. Os foliões marcaram presença na penúltima noite da festa que já começa a deixar saudades.

No palco do Polo Colombina, localizado na praça 21 de Setembro, a noite começou com o retorno de Tio Diego e Andréia Vitória, que se apresentaram novamente após o sucesso com a criançada no dia anterior. A Orquestra Aquarela, a banda Novo Skema e a banda Swing & Samba também foram atrações da noite. O polo também recebeu bloquinhos, a exemplo do Via COHAB e o bloco Herói ou Malandro.

Para Osilene Nunes Gomes, o polo da praça da 21 de Setembro é um bom lugar para curtir com a família. “Esse é meu polo preferido porque tem idosos, crianças, jovens… e também tem axé. Estou amando a festa”, comentou a petrolinense.

Já para Marivalda Martins, o polo da 21 de Setembro é um ótimo espaço para ir com a família, mas é no polo Orla que ela se encontra. “Quando eu venho com meus netos eu gosto do Polo da 21, mas pra curtir sozinha ou com as amigas eu gosto da Orla. É meu preferido. Adoro as bandas”. No polo Pierrot, localizado na Orla, a festa ficou por conta de Mateus Torres, Pagodança, Ana Costa e Dj Tama. Uma das maiores expectativas da noite foi a do cantor Xexéu, que também embalou o público com clássicos do Timbalada.

Já o polo Arlequim, localizado no Matingueiros, trouxe o Samba de Véio da Ilha do Massangano direto para o palco do Carnaval de Petrolina 2026, celebrando a ancestralidade. Além deles, o Dj N4nd, Libório e a Combustão Espontânea e Sambayó também fizeram a folia da noite. O espaço é reconhecido por ser alternativo e reunir a juventude.

“Eu gosto muito desse polo. Ele é importante que abraça a diversidade e a juventude”, afirmou a jovem de 23 anos, Liriel Miranda.

Programação Terça-feira (17)

No Polo Colombina – Praça 21 de Setembro

Pôr do Samba
Orquestra Fernando Júnior
Natália Magno
Mauro Lima e Banda

No Polo Pierrot – Orla

Grace di Calli
Davi Pimenta e Super Banda
Tarcísio Black
Wallas Arrais
Fabiana Santiago

No Polo Arlequim- Matingueiros

Rikelmy T2
Banda Cão Sem Rumo
Dj Tama
Esquenta Hip Hop com GG e convidados
Matingueiros
Luana Alcântara Canta Pitty

Ascom

Polo Orla reúne público jovem e celebra diversidade musical no Carnaval de Petrolina

Com o tema “Abram alas pra folia”, o Carnaval de Petrolina tem levado alegria, música e diversidade para públicos de todas as idades em 3 polos espalhados pela cidade. Entre eles, o Polo Pierrot, na Orla, se destaca pela energia contagiante e pela forte presença do público jovem, sem deixar de manter o clima familiar que marca a festa petrolinense.

Na terceira noite de festa, o Polo Orla reuniu estilos musicais variados, proporcionando uma programação plural que agrada diferentes gostos. Nomes como Matheus Torres, Pagodança, DJ Tama, Ana Costa e Xexéu passaram pelo palco. O momento mais aguardado foi a apresentação do cantor baiano Xexéu, que levantou o público com sucessos que marcaram gerações e reforçaram o espírito festivo da folia.

Entre os foliões, o sentimento era de entusiasmo, e nem a chuva fina diminuiu a animação. A engenheira agrônoma Jaqueline Alves, que é de Recife, destacou o carinho pelo polo. “Gosto de todos, mas o da Orla é sempre o meu preferido. Venho todos os anos e aqui encontro tudo que espero de um grande Carnaval”, afirmou. A zootecnista Laiuticia do Nascimento também aproveitou a noite com muita dança. Segundo ela, a programação foi decisiva para marcar presença no polo. “Prefiro a orla porque gosto de ver os shows maiores. Hoje, queria muito ver o Pagodança e o Xexéu. A energia está incrível e a chuva só melhorou”, comentou.

O Carnaval de Petrolina segue como uma festa democrática, segura e acolhedora, reunindo famílias, jovens e visitantes em uma celebração que valoriza o artista local, fortalece o turismo e movimenta a cidade com alegria e atrações multiculturais. A última noite de carnaval no polo orla, trará os shows de Davi Pimenta e Super Banda, Tarcísio Black, Wallas Arrais e Fabiana Santiago.

Ascom

Polo Multicultural Matingueiros reafirma seu espaço de tradição e diversidade cultural no Carnaval de Petrolina

A primeira noite de Carnaval em Petrolina começou em clima de celebração no Polo Arlequim, o tradicional Multicultural Matingueiros, que reuniu um grande público na região histórica da cidade neste sábado (14). Entre luzes, ritmos e encontros, o espaço reafirmou sua tradição como um dos polos mais autênticos da folia petrolinense.

Voltado para um público eclético, o polo destacou a força da cena musical independente do Vale do São Francisco. Ao longo da noite, passaram pelo palco os DJs Vondec e Lupê, além das apresentações de Andranjos, Mariano Carvalho & Tico Seixas e o grupo Pôr do Samba, garantindo a animação dos foliões e a diversidade de ritmos que marcam a identidade do polo.

Entre os foliões presentes, a psicóloga Géssica Esteves, natural de Queimadas (BA). Ela mora em Petrolina há quatro anos e contou que já mantém uma tradição pessoal com o polo. “Todos os anos eu estou aqui no Matingueiros, porque é onde estão as atrações que eu mais gosto, principalmente o samba. Eu adoro curtir os artistas da terra e amo o Carnaval. Fiquei muito feliz de estar aqui mais uma vez, especialmente para acompanhar o Pôr do Samba”, destacou.

A programação continua neste domingo (15), a partir das 17h, com Baque Opará, DJs Panzarini e Landim, o “Tributo ao Mangue Beat”, com Cabelo de Serpente e convidados, o show “Vem Me Reggar”, em que Camila Yasmine canta sucessos de Edson Gomes, além da cantora Laís, com o espetáculo “Do Samba ao Reggae”.

Ascom

Juazeiro se despede do Juá Literária celebrando a cultura e a diversidade artística

Ao final de 4 dias do maior, melhor e mais intenso festival de cultura, arte e literatura integradas do Nordeste, Juazeiro da Bahia se despediu da Juá Literária, na noite deste sábado (25), com show de Arnaldo Antunes e o balanço positivo de público, programação e comercialização de livros.

A Prefeitura do município estima que foram comercializados mais de R$ 6 milhões em livros nos 31 estandes de 600 editoras e cerca de 80 mil pessoas circularam pela cidade, conferindo 80 atrações em shows musicais, mesas redondas, lançamentos de livros, contação de histórias, apresentações teatrais, a Kombi do Zé Livrório, Cineteatro Busarte, Carreta Literária e oficinas.

No final da tarde do último dia, o prefeito  Andrei Gonçalves liderou um cortejo literário às margens do Rio São Francisco, distribuindo entre o público infantil mais de 400 livros.”Já avaliado como o maior evento do gênero em toda a região Nordeste, nossa preocupação agora é fazer, no ano que vem, um encontro maior ainda. Esse é o nosso compromisso em nome da história de Juazeiro que construímos juntos”, ressaltou.

Pontuado por momentos poéticos musicais memoráveis, a exemplo dos encontros entre  Xangai, Maciel Melo e Jessier Quirino; Quinteto Sanfônico do Brasil e Mariana Aydar e Xico Sá, Cida Pedrosa e Sidney Rocha, o festival, segundo a presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, já nasce grande. “Estou absolutamente encantada com o que eu estou vendo e fico muito feliz com a Bahia protagonizando a cultura como algo que nos confere identidade e singularidade”, revelou durante a participação de uma mesa sobre agenda, diversidade e políticas culturais.

Maria Marighella acrescentou ainda que a Juá Literária traduz os quatro eixos do Plano Nacional da Leitura, com a democratização do acesso, promoção da leitura, valorização do livro  e da literatura e desenvolvimento da economia do livro.
“Que a cultura seja sempre o caminho nosso, aqui e no mundo”, concluiu.

Além da promoção da Prefeitura de Juazeiro, o evento teve o apoio do Governo do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Editora IMEPH e Andelivros. A produção foi assinada pela Carranca Produções e pela Entre Versos e Canções Produções Artísticas, com a curadoria do poeta e cantador Maviael Melo.

Ascom

Juazeiro será o primeiro município do interior da Bahia a receber o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT/CPDD LGBT

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES de Juazeiro recebeu nesta sexta-feira (25) a comitiva da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia /SJDH e do Grupo de Apoio à Prevenção e Assistência a AIDS/GAPA, organização da sociedade civil responsável pela execução do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT/CPDD LGBT. O equipamento será implantado na cidade com um investimento estadual de quase R$ 2 milhões.

Nos dias 24 e 25 de julho, foram realizadas reuniões com a gestão municipal, secretarias, órgãos estaduais, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Executivo para apresentar o novo equipamento e construir fluxos de atendimento, além de fortalecer a integração da rede de proteção à comunidade LGBT de Juazeiro e região.

O CPDD LGBT funcionará como um serviço de portas abertas, com atendimento multiprofissional composto por psicólogos, assistentes sociais e assessoria jurídica. A coordenadora do CPDD LGBT, Keila Simpson, destaca a importância do equipamento: “O centro é um serviço meio, não um serviço fim, onde se interliga a rede e se faz a rede acontecer. Todas as pessoas que acessarem o CPDD LGBT, aqui em Juazeiro ou em Salvador, serão encaminhadas para a rede de proteção, garantindo acolhimento e atendimento adequado.”

O coordenador de políticas LGBT da SJDH, Augusto Oliveira, enfatizou o pioneirismo de Juazeiro: “Juazeiro será o primeiro município do interior da Bahia a receber o CPDD LGBT e será o ponto de estudo e observação para analisar o funcionamento do equipamento no interior do estado e nas regiões próximas, especialmente o território Sertão do São Francisco. A experiência servirá para aperfeiçoar e ampliar esse modelo para todos os territórios de identidade da Bahia”.

A previsão é que o Núcleo Regional do CPDD LGBT seja inaugurado ainda em 2025, oferecendo atendimento regionalizado que contemplará municípios vizinhos. O coordenador de Diversidade da SEDES, Alexandre Santos, reforça o compromisso da secretaria. “Receber o CPDD LGBT em Juazeiro representa um avanço significativo na garantia dos direitos da população LGBT no interior da Bahia. Estamos empenhados em fortalecer essa rede de proteção e acolhimento, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a serviços que respeitem suas identidades e promovam sua dignidade”.

Ascom

Polo Orla mantém sucesso com diversidade de ritmos no Carnaval de Petrolina

Homenageando o cantor e compositor petrolinense Geraldo Azevedo, que este ano completa 80 anos, o carnaval de Petrolina chegou a sua última noite demonstrando que é a festa dos ritmos, da paz e da alegria.

O maior polo da festa recebeu milhares de foliões durante os quatro dias. O Polo Táxi Lunar, montado às margens do Rio São Francisco, contou com inúmeras apresentações de artistas da terra, como Elisson Castro, Fabiana Santiago, Alan Cleber, Jhonatan Araújo, Edênio Lima, Super Banda, entre outros. O evento contou ainda com shows do cantor e sanfoneiro, Luan Estilizado e da banda Pagode do Segredo, que fizeram a festa de todo o público.

O espaço é o local muito procurado pelo público jovem, que gosta de dançar e reproduzir coreografias da internet. Pela primeira vez na cidade e curtindo o carnaval, o médico peruano José Herculano e a bancária Michele Uerta, aprovaram o circuito da festa de momo em Petrolina. “Viemos de Salvador e gostamos muito do carnaval de Petrolina. Muito animado, organizado, tranquilo, boas atrações, acolhedor. Infelizmente já chegamos no último dia, mas com certeza já pretendemos vir outras vezes curtir o carnaval de Petrolina”, destacou o casal.

Outras que se divertiram bastante no Polo Táxi Lunar, foram as jovens estudantes Adriely, Fernanda e Carol. “Estamos amando. É muito bom, maravilhoso, animado demais. Esse é o nosso primeiro dia aqui na Orla, mas estamos nos divertindo muito, brincando e dançando bastante” ressaltou Adriely. O Carnaval de Petrolina terminou nessa terça-feira (04) e deixou os foliões na expectativa da festa do próximo ano.

Marco Cerqueira/Ascom

Fotos: Erlan Alexandre

Presidente da Costa Rica demite ministra por apoiar marcha LGBTQIA+

O presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves, demitiu no sábado a ministra da Cultura e Juventude, Nayuribe Guadamuz, e o comissário de Inclusão Social, Ricardo Sosa, por apoiarem a marcha LGBTQIAP+ convocada para domingo na capital San José.

“A decisão foi tomada porque processaram uma declaração de interesse cultural para uma marcha do orgulho LGBTI sem a autorização do Presidente”, informou o governo da Costa Rica em comunicado.

Segundo a nota, Chaves “não tinha conhecimento dessa declaração”, portanto a sua demissão se deve ao fato de os responsáveis não o terem notificado da decisão. “A declaração de interesse cultural da atividade foi anulada pelo governo esta tarde (sábado)”, acrescenta o comunicado.

Neste domingo, está convocada uma marcha em San José em defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAP , que começará do Parque Sabana até a Plaza de la Democracia, em frente ao Congresso dos Deputados.

Segundo o comunicado da presidência da Costa Rica, a marcha não conta com autorização das autoridades, o que foi negado pelos organizadores do evento.

AFP