Prefeitura de Petrolina executa inspeção para garantir a qualidade de água consumida pela população

A Secretaria de Saúde de Petrolina segue desenvolvendo inúmeras ações que possam garantir o bem-estar e saúde de toda população. Nessa quarta-feira (12) a equipe técnica da Vigilância em Saúde esteve em campo para avaliar a água de 11 estabelecimentos, incluindo escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Convivência Social, localizados nos bairros Gercino Coelho e Jardim Maravilha. A iniciativa faz parte do programa VIGIAGUA, que realiza o monitorando e a qualidade da água de estabelecimentos públicos do município.

O monitoramento visa garantir a prevenção de doenças como diarreia, hepatite A e febre tifoide. As coletas são realizadas diariamente em locais de grande circulação de pessoas, bem como em águas armazenadas em caixas d’água (pós-reservação). Em caso de suspeita ou confirmação de surtos de diarreia, a equipe técnica intensifica a fiscalização. Durante o processo são retiradas amostras para medir os níveis de cloro e a turbidez da água, em seguida, essas amostras são enviadas ao laboratório da VIII Geres para análise microbiológica, onde são verificadas a presença de coliformes totais e o “E. coli”, bactéria que indica contaminação fecal.

Se a água não estiver em conformidade com os padrões de potabilidade, o órgão competente é notificado para que as providências necessárias sejam tomadas. No caso da água armazenada, é exigida a limpeza e desinfecção do reservatório pelo responsável, garantindo assim um abastecimento seguro, de qualidade e próprio para o consumo humano.

VIGIAGUA é um programa do Ministério da Saúde que reúne um conjunto contínuo de ações adotadas pelas autoridades de saúde pública em diferentes níveis de atuação. Seu objetivo é assegurar que a população tenha acesso a água em quantidade adequada e com qualidade compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos na legislação.

Ascom

Comunidades da Zona Rural recebem ações de limpeza em Petrolina

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, desenvolveu um cronograma de atividades e serviços que serão levados para a zona rural do município. Desde o mês de fevereiro as ações de melhorias de limpeza, roçado e capina em diversas comunidades nas áreas ribeirinha, irrigada e sequeiro foram intensificadas.

Na área irrigada as primeiras comunidades a receberem os serviços foram o Núcleos 7 e 9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, onde foram feitas a limpeza dos prédios públicos municipais, como escolas, creches, unidades de saúde, além do capina nas ruas das localidades.

Na área de sequeiro, a equipe esteve no povoado de Caititu, realizando a limpeza no cemitério local e ruas, prédios públicos, pintura de meios fios e poda de árvores. Seguindo o cronograma definido, até o final de março as equipes de limpeza da atuarão no N-3, N-5 e no povoado de Atalho.

Ascom

Professora de Petrolina ganha prêmio nacional com projeto inovador sobre tecnologia

A rede municipal de ensino de Petrolina continua sendo um celeiro de boas notícias. Desta vez, o destaque é para a professora Willmara Marques Monteiro, da Escola Municipal Professor Paulo Freire, que foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir. A premiação reconhece práticas inovadoras na educação básica brasileira, destacando iniciativas conectadas com a realidade dos estudantes e das escolas. Ao todo, o Porvir recebeu 951 projetos de educadores de todos os estados do Brasil. Destes, 30 finalistas foram selecionados e tiveram suas práticas publicadas no site da iniciativa, concorrendo em 10 categorias. Willmara foi a grande vencedora na Categoria de Melhor Projeto de Tecnologia do Brasil.

O projeto que garantiu a vitória da professora é intitulado Hackers da Caatinga, desenvolvido na Escola Paulo Freire. O objetivo da iniciativa é fomentar o pensamento matemático e computacional dos alunos, promovendo o senso de pertencimento à região e incentivando a preservação da Caatinga. Para isso, o projeto busca integrar a matemática com outras disciplinas, como história, geografia e ciências, através de desafios interdisciplinares. Além disso, amplia o acesso dos estudantes à tecnologia e à programação, preparando-os para os desafios do futuro.

Sobre a conquista, a professora Willmara destacou a importância do reconhecimento para a valorização da educação inovadora. “Esse prêmio representa a força dos professores que acreditam no poder transformador da educação. Nosso projeto nasceu da necessidade de conectar os alunos à sua própria realidade e mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada na preservação ambiental e no desenvolvimento da nossa região. Estou muito feliz por ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente e espero que ele possa inspirar outros educadores a inovarem em sala de aula”, ressaltou Wilmara.

Os vencedores do Prêmio Professor Porvir participarão da cerimônia de premiação em São Paulo no mês de maio e terão suas experiências registradas na publicação de um livro. Além disso, os professores premiados passarão a atuar como embaixadores do Porvir, contribuindo para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras em todo o país. Essa conquista reforça o potencial dos educadores da rede municipal de Petrolina e destaca a importância de projetos que conectam a educação à realidade local, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizado significativas e transformadoras.

Ascom

Semana do Consumidor PRODECON orienta e fiscaliza lojas no centro de Petrolina

A Semana do Consumidor é um momento para destacar os direitos dos cidadãos enquanto consumidores e reforçar a importância de garantir sua proteção. Em comemoração a essa data, celebrada no dia 15 de março, a Prefeitura de Petrolina, por meio do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON), realizou nesta quarta-feira (12) uma fiscalização educativa e preventiva nas lojas do centro da cidade.

Diversas lojas de diferentes segmentos foram visitadas com o objetivo de verificar e alertar os lojistas sobre práticas que podem lesar o direito do consumidor. Entre as irregularidades mais recorrentes está a ausência de preços visíveis nos produtos e vitrines, o que pode gerar confusão para o consumidor. Além da fiscalização, também foram distribuídos panfletos à população com orientações sobre seus direitos e sobre como agir caso se deparem com práticas comerciais abusivas. A ação teve como objetivo não apenas fiscalizar, mas também educar tanto os consumidores quanto os lojistas sobre a importância de garantir um ambiente de consumo transparente e justo.

Em caso de dúvidas ou denúncias, os consumidores podem procurar o PRODECON, que funciona no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes (Atrás da Banca), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para mais informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (87) 3983-6435.

Ascom

Hospitalizado, Francisco completa 12 anos como papa com futuro incerto

Jorge Bergoglio completa 12 anos como papa Francisco nesta quinta-feira (13) ainda em um hospital de Roma, onde está internado há quase quatro semanas, um momento simbólico, quando seu estado de saúde frágil – embora o pontífice esteja fora de perigo – provoca dúvidas sobre seu futuro.

Quando Francisco sairá do Hospital Gemelli de Roma? Em que estado? Poderá continuar sua missão? As perguntas aumentam à medida que a hospitalização do jesuíta argentino de 88 anos se prolonga. “Esta manhã, o papa prosseguiu com a fisioterapia e o tratamento farmacológico”, informou a Santa Sé, que não anunciou nenhum evento especial por ocasião do aniversário da eleição do “Santo Padre” dos católicos.

Além de rezar e de acompanhar à distância os exercícios espirituais celebrados no Vaticano por ocasião da Quaresma, também recebeu desenhos enviados por crianças de todo o mundo.

O estado de saúde deixou de ser considerado “crítico”, mas o bispo de Roma ainda precisa de assistência respiratória, com uma cânula nasal durante o dia e e uma máscara à noite. O prognóstico deixou de ser reservado na segunda-feira e uma radiografia do tórax, realizada na terça-feira, confirmou “as melhoras registradas nos dias anteriores”, segundo o boletim médico mais recente, publicado na quarta-feira.

A hospitalização é a quarta e mais longa desde sua eleição em 13 de março de 2013. A internação representa uma interrupção considerável ao ritmo frenético que havia marcado seu pontificado até então, apesar das recomendações para uma diminuição das atividades. Segundo os médicos, são necessárias duas semanas para a recuperação, mas sem dúvida um período maior para Francisco, que teve parte de um pulmão removido aos 21 anos e sofreu outros problemas de saúde nos últimos anos.

 “Incógnita”

“O restante do pontificado continua sendo uma incógnita no momento, inclusive para o próprio Francisco”, declarou à AFP o padre Michel Kubler, ex-chefe de redação do jornal católico francês La Croix.  Segundo Kubler, o primeiro papa latino-americano “não sabe como será sua vida quando retornar ao Vaticano e, sem dúvida, se reserva a possibilidade de renunciar caso não consiga mais”.

A recente convocação de um consistório de cardeais reacendeu as especulações, em particular quando este foi o formato escolhido por seu antecessor, Bento XVI, para anunciar sua renúncia inesperada. Mas Francisco não estabeleceu uma data e, nos últimos meses, rejeitou a ideia de deixar a cátedra de São Pedro, por considerar que isto não deve virar “moda”.

Durante sua ausência, ele delegou as missas a dirigentes da Santa Sé, mas prosseguiu com algumas atividades profissionais, como assinar documentos ou receber seus colaboradores mais próximos. Contudo, desde sua hospitalização ele não aparece em público e o Vaticano não divulgou fotos de Francisco, em um período repleto de eventos do Jubileu, o “ano santo” católico durante o qual o Vaticano espera receber 30 milhões de peregrinos.

Com a aproximação da Semana Santa e da Páscoa, o período mais importante para os católicos, é difícil imaginar que o papa retome o ritmo de atividades de antes da internação.

Reformas inacabadas

A principal questão que se apresenta é se a Santa Sé prosseguirá com as reformas empreendidas nos últimos 12 anos pelo papa argentino. Com sua aposta pela proximidade, o pontífice estabeleceu uma mudança de estilo no Vaticano. Suas reformas também modificaram profundamente a vida da Igreja.

Colocar as finanças em ordem, dar espaço aos laicos e às mulheres, descentralizar, abrir as portas aos divorciados que se casaram novamente e aos fiéis LGBTQIA+ ou lutar contra a pedofilia foram algumas de suas decisões. A política de Francisco rendeu uma ferrenha oposição interna, que se acentuou nos últimos anos. Seu aval à bênção de casais homoafetivos no final de 2023 provocou, por exemplo, um forte protesto na África.

“Gostemos ou não, ele mudou as coisas, mas muitas continuam pendentes”, disse uma fonte vaticana, que pediu anonimato. Seu projeto mais recente, o sínodo sobre o futuro da Igreja, mudou as regras do jogo. Pela primeira vez, o papa convidou laicos e mulheres para esta grande reunião mundial de bispos. Mas a questão da ordenação de mulheres como diaconisas ficou em suspenso e os temas mais sensíveis foram atribuídos a 10 grupos de trabalho, que deverão entregar suas conclusões em junho.

AFP

CPRH promove consultas públicas para discutir estudo voltado ao Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) vai realizar, entre os dias 2 a 4 de abril, consultas públicas no Sertão de Pernambuco. Os municípios de Petrolina e Lagoa Grande vão receber o evento, por fazerem parte da área de abrangência da unidade de conservação estadual.

O objetivo é discutir o estudo técnico sobre os conflitos socioambientais no Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola, buscando a construção de estratégias sustentáveis para garantir a preservação da fauna e flora local. O evento é aberto a órgãos ambientais, entidades públicas, organizações não governamentais, proprietários de terras, representantes do setor empresarial, comunidade acadêmica e a população em geral. O estudo técnico está disponível para consulta no site da CPRH.

Cronograma:
2 de abril (às 15h) – sede da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Baixa Alegre, zona rural de Petrolina.
3 de abril (às 9h) – quadra poliesportiva da Comunidade de Jutaí, zona rural de Lagoa Grande.
4 de abril ( às 9h) – quadra poliesportiva da Comunidade Açude Saco II, zona rural de Lagoa Grande, na divisa com Santa Maria da Boa Vista.

G1 Pettrolina

Prefeitura de Petrolina reforça atendimento para pacientes com sintomas respiratórios leves

A Secretaria de Saúde de Petrolina está intensificando as ações para enfrentar o período de sazonalidade das doenças respiratórias para garantir a prevenção de complicações, especialmente em crianças. O período crítico vai de março a junho.

O investimento em qualificação profissional para médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde é uma das principais estratégias adotadas pela gestão municipal, garantindo que as equipes da Atenção Básica estejam preparadas para identificar e tratar rapidamente os sintomas respiratórios. Desde janeiro, uma equipe técnica da Secretaria elabora o Plano Municipal de Contingenciamento das Doenças Respiratórias Sazonais.

Com a expectativa de aumento na demanda por atendimentos nos próximos meses, o município busca evitar a sobrecarga da rede hospitalar, prevenindo a necessidade de internações e tratamento em unidades de média e alta complexidade. Para isso, as ações visam fortalecer a assistência primária, estimulando a população a procurar uma das 57 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espelhadas pela cidade ao perceber sintomas respiratórios mesmo que leves. Os pacientes devem ir até as Unidades para que os quadros gripais não evoluam para situações mais graves.

As medidas são para garantir uma resposta rápida e eficaz na rede básica de saúde, contribuindo para que os casos sejam controlados e não precisem de internações hospitalares. As Unidades Básicas de Saúde da zona urbana funcionam das 7h às 17h e na zona rural das 7h às 13h, exceto em Rajada, que funciona 24h.

Ascom

Projeto de Lei propõe mudança de nome da Guarda Municipal para Polícia Municipal em Petrolina

 

O vereador Gaturiano Cigano apresenta à Câmara Municipal de Petrolina, nesta quinta-feira (13), o Projeto de Lei nº 0015/2025, que propõe a alteração da nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal. A iniciativa segue uma tendência nacional de fortalecimento e reconhecimento do papel das guardas municipais na segurança pública.

A proposta visa valorizar o trabalho dos agentes da Guarda Municipal, ampliando o reconhecimento da população sobre suas funções no patrulhamento preventivo e ostensivo. Segundo Gaturiano Cigano, a mudança reforça a identidade da corporação e alinha Petrolina a outros municípios que já adotaram a nova nomenclatura.

A Guarda Municipal já desempenha um papel essencial na segurança de Petrolina. A mudança para Polícia Municipal é um passo importante para fortalecer a categoria e dar mais respaldo à atuação desses profissionais”, afirmou o vereador.

LEIA MAIS

Faculdade de Petrolina homenageia mulheres do Vale do São Francisco

A UNINASSAU Petrolina realiza, pela primeira vez, o evento Ser Mulher Destaque. A celebração homenageia figuras femininas que, com trabalho e dedicação, transformaram a sociedade do Vale do São Francisco. O evento acontece no dia 13 de março, a partir das 18h, no auditório da Instituição.

A programação é composta por momentos de homenagens e premiação às mulheres escolhidas, destacando suas trajetórias e impactos na comunidade. Além disso, há uma apresentação cultural do grupo de dança regional Mandala. O evento conta, ainda, com a presença de autoridades da região.

As mulheres homenageadas são Gabi Paiva, fundadora da ONG de animais Proteger; Patrícia Bonfim, fundadora do Grupo Raros; a vereadora de Petrolina ⁠Rosarinha Coelho; Vanda Torres, editora e apresentadora de televisão; a radialista Neya Gonçalves; a professora e escritora Anete Ferraz, professora; ⁠Dra. Michelle Viana, médica oncologista pediatra; ⁠a advogada e atleta Ana Augusta, advogada; ⁠Carla Rocha, digital influencer, artista; Andreia Henrique, empresária ne confeiteira; Nanny Venceslau, atleta paralímpica.

“A nossa Instituição valoriza e incentiva o protagonismo feminino, especialmente dentro do Vale do São Francisco. Temos satisfação em promover um evento que exalta e celebra o impacto positivo de diversas mulheres responsáveis por fazer a diferença na história da nossa região”, afirma Victória Carvalho, coordenadora acadêmica da UNINASSAU Petrolina.

A Instituição de Ensino Superior fica localizada na Av. Cardoso de Sá, 950, Vila Eduardo. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

Ascom

No dia do Bibliotecário, Prefeitura de Petrolina celebra a contribuição desses profissionais à educação e cultura

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, a Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina, destaca nesta quarta-feira (12), a importância desse profissional na formação cultural e educacional da comunidade. A data é uma oportunidade para reconhecer o trabalho desses profissionais que desempenham um papel crucial no incentivo à leitura e ao aprendizado, como também convidar a população para conhecer a Biblioteca Municipal Cid Carvalho, um verdadeiro ponto de acesso ao conhecimento que oferece um vasto acervo.

A atuação dos bibliotecários vai além da organização de livros e documentos. Eles são responsáveis por proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para que a população se aproprie da informação e da cultura. “Nosso papel como Bibliotecário é auxiliar a todos que procuram o nosso apoio, seja na orientação sobre o uso do acervo, seja na busca por informações específicas ou até mesmo no auxílio em pesquisas acadêmicas e profissionais” destaca a Bibliotecária, Amy Almeida. A biblioteca municipal se destaca com um acervo diversificado e atualizado, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Também é possível encontrar na biblioteca um espaço especial para as crianças, proporcionando um ambiente lúdico e educativo. Esse setor conta com um acervo diversificado de livros e contos infantis, cuidadosamente selecionados para estimular o gosto pela leitura desde pequeno. O espaço foi planejado para oferecer conforto e segurança, com mesas e cadeiras adaptadas ao tamanho do público, criando um ambiente acolhedor e propício para a exploração literária. “Esse espaço é pensado para fortalecer desde cedo o interesse das crianças pela leitura como ferramenta essencial para formação e aprendizado” explica Amy Almeida.

A Biblioteca Cid Carvalho está localizada na Avenida Tancredo Neves, S/N, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados de 8h às 18h, e domingos das 8h às 13h. Os leitores que quiserem estender suas pesquisas para além das instalações, podem realizar a locação de livros gratuitamente. Para isso, os visitantes precisam fazer um cadastro de identificação no local.

Ascom

Serviços sociais, de saúde e beleza serão ofertados para mulheres na sexta-feira (14) em Petrolina

No dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em alusão à data, será realizado o ‘Dia da Transformação’, nesta sexta-feira (14), das 8h às 13h, na Fundação Nilo Coelho, Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O evento gratuito vai oferecer diversos serviços sociais, de beleza e saúde para as mulheres.A ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e parceiros também conta com atrações culturais, sorteio de brindes e exposição de produtos orgânicos.

Confira os serviços que serão ofertados:
– Serviços nas áreas de Beleza (corte, penteados, higienização de pele,  maquiagem);
– Saúde (testagem rápida; ventosaterapia, auriculoterapia; Vacinas: hepatite b, antitetânica, febre amarela e tríplice viral – levar cartão de vacinação; Orientação nutricional);
– Atendimento Psicossocial e Jurídico;
– Feira de Empreendedorismo;
– Oficinas (orientação para elaboração de currículo, saúde mental e redes sociais);
– Terapias integrativas (reiki; massagem relaxante; quick massage; massagem podal);
– Agricultura familiar (exposição e venda de produtos orgânicos);
– Cadastro único (novos cadastros, atualização cadastral, emissão de folha resumo);
– Orientações empresariais;
– Emissão carteira de autismo e fibromialgia;
– Orientação sobre passe livre municipal, intermunicipal e interestadual;
– Atendimento à comunidade surda – com intérprete de libras para auxiliar nos serviços ofertados;
– Emissão de carteira do idoso;
– Recreação e exercícios;
– Doação de mudas de plantas;
– Panfletagem de conscientização sobre violência contra a mulher;
– Distribuição de preservativos;
– Sorteios de brindes e muito mais.

G1 Petrolina

Prefeitura de Petrolina apresenta plano de gestão da Procuradoria-Geral do Município para 2025

A Procuradoria-Geral de Petrolina apresentou no Auditório do Transforma Petrolina o Plano de Gestão para 2025, que servirá como modelo de atuação para os próximos anos. O evento reuniu autoridades locais, secretários municipais e servidores, consolidando um marco para a advocacia pública municipal na terça-feira (11). O plano reafirma o compromisso da gestão com a segurança jurídica, a eficiência da administração e a humanização dos serviços prestados à população.

Durante o evento foram detalhados os setores que compõem a Procuradoria-Geral do Município, reforçando a reestruturação da Procuradoria para garantir maior eficiência na administração e proximidade com a população. A pasta passa a contar com uma organização mais estratégica, visando a agilidade nos processos e a qualificação dos serviços jurídicos prestados. A estrutura conta com o Gabinete da Procuradoria-Geral, Procuradoria da Fazenda, Procuradoria do Contencioso e Administrativo Funcional, Prodecon, Assistência Judiciária e Junta Militar.

O Plano de Gestão da Procuradoria- Geral do Município está fundamentado em princípios essenciais para fortalecer a advocacia pública e modernizar a administração municipal. Entre eles, destacam-se a eficiência e agilidade na tomada de decisões, garantindo que os processos jurídicos sejam soluções e não entraves; a humanização da atuação jurídica e administrativa, assegurando que as demandas da população sejam tratadas com sensibilidade e respeito; a proteção do interesse público e da responsabilidade fiscal, garantindo que os recursos sejam bem aplicados e geridos com transparência; e o compromisso com a boa governança, para que a administração pública seja mais acessível, transparente e integrada.

Mais do que um plano para fortalecer a segurança jurídica do município, essa iniciativa busca garantir que as políticas públicas cheguem de forma mais eficiente, ágil e humanizada à população.

Ascom

Petrolina Desconto de 15% no IPTU 2025 termina nesta sexta-feira

Os contribuintes de Petrolina que ainda não aproveitaram o desconto de 15% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 têm até esta sexta-feira (14) para quitar o tributo. As guias para pagamento estão disponíveis no site da Prefeitura de Petrolina: https://petrolina.pe.gov.br/iptu. Para gerar a guia com o desconto, é necessário informar o número de inscrição do imóvel ou o CPF/CNPJ do titular. É importante destacar que o desconto de 15% não se aplica à Taxa de Coleta de Lixo, cobrada junto ao IPTU.

O IPTU é um imposto municipal obrigatório para proprietários de imóveis urbanos. O tributo é regulamentado pela Constituição Federal e o Código Tributário Nacional, que garantem aos municípios o direito à definição dos critérios de cobrança. Diferente de impostos como o ICMS e o IPVA, cuja arrecadação é compartilhada entre estados e municípios, o IPTU é exclusivamente municipal, ou seja, toda a arrecadação fica para a cidade onde o imóvel está localizado.

Cada prefeitura tem liberdade para decidir como usar o dinheiro arrecadado, mas deve ser investido em áreas essenciais: como educação, saúde, assistência social, infraestrutura, iluminação pública, coleta de lixo, segurança, manutenção de praças e parques, entre outros.

Ascom

Retorno da segunda operação diária de voo entre Recife e Petrolina reforça potencial do sertão pernambucano

O anúncio da retomada da segunda operação diária do voo da Azul entre as cidades de Petrolina e Recife a partir de abril foi recebida com entusiasmo pela administração do Aeroporto de Petrolina (PNZ). O terminal, que nos últimos três anos recebeu R$ 56 milhões em investimentos para modernizar sua infraestrutura, está preparado para oferecer uma experiência confortável e eficiente aos passageiros, bem como para atrair novas operações.

“A CCR Aeroportos, que administra nosso aeroporto, mantém um diálogo constante com as companhias aéreas, destacando o potencial econômico e turístico da região para ampliar a oferta de rotas. Atualmente, nosso terminal é atendido pelas companhias Gol, Latam e Azul, com voos ligando o sertão pernambucano a Recife e São Paulo, importantes polos de conexões para outros destinos nacionais e internacionais”, destaca Jamerson Vasconcelos, gerente do Aeroporto de Petrolina.

Segundo a companhia aérea Azul, a partir de 1º de abril de 2025, será retomada a operação que decola às 8h da capital pernambucana e chega a Petrolina às 9h50. No sentido contrário, o voo sai de PNZ às 10h20 e pousa às 12h10 no Aeroporto Internacional Guararapes. O outro voo da companhia com o mesmo destino, chega a PNZ às 14h50 e decola rumo Recife às 15h20. A empresa também opera um voo diário que chega em PNZ às 1h40 vindo do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, interior de São Paulo, e decola de volta à cidade paulista às 2h25.

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.

Ascom

 

Simao Durando acompanha ampliação de serviços no Hospital Municipal de Petrolina

A partir de agora, o Hospital Municipal de Petrolina Dr Alirio Brandão, passa a ofertar ultrassonografia obstétrica, ecocardiograma e consultas com cirurgião bucomaxilofacial. A expectativa é que, com essas novas especialidades, a unidade atenda, aproximadamente, 1.700 pessoas nesta semana. O início dos novos atendimentos foi acompanhado pelo prefeito Simão Durando, que visitou a unidade, conversou com pacientes e reforçou o compromisso da gestão com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

Além dos novos serviços, a unidade segue ofertando consultas com ginecologista, cardiologista, dermatologista, ortopedista, otorrinolaringologista, proctologista, urologista, cirurgião geral e vascular. A unidade também conta com consultas multiprofissionais com fisioterapia e psicologia, exames de ultrassom geral, eletrocardiograma, colposcopia e cirurgias de pequeno porte.

“Nosso objetivo é continuar ampliando os serviços de saúde, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, perto de casa e sem burocracia. Para se ter uma ideia, já zeramos as filas de algumas especialidades e reduzimos outras consideravelmente, como cirurgião e ginecologista. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a rede municipal de saúde e oferecer um serviço humanizado e preventivo para os petrolinenses”, afirmou o prefeito.

O Hospital Municipal de Petrolina está em funcionamento há pouco mais de seis meses e tem ampliado gradualmente a oferta de serviços especializados com a finalidade de atender, diariamente, centenas de pessoas. O HMP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para outras informações, a população pode ligar para o número (87) 2018-1818.

Ascom