Petrolina ampliará controle populacional e cuidado com cães e gatos

O município de Petrolina está reestruturando as políticas de cuidado com cães e gatos, estabelecendo uma divisão técnica entre saúde pública e bem-estar animal. Quem irá conduzir as ações de manejo populacional e proteção dos animais é a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), enquanto o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua responsável pelo monitoramento e prevenção de doenças transmissíveis aos humanos, campanhas de vacinação antirrábica, acompanhamento de matilhas urbanas e investigação de doenças como a Leishmaniose Visceral Canina, além do protocolo de observação de animais envolvidos em casos de agressão para prevenção da Raiva.

À AMMA cabe a tarefa de implantação do Centro de Acolhimento Temporário (CAT), no projeto da Clínica Veterinária Municipal e no Credenciamento de Médicos Veterinários e Clínicas Veterinárias para ampliação dos atendimentos. Entre as ações previstas está o início das atividades do Castra-móvel, que começará a atender nesta terça-feira (17) no estacionamento da Faculdade de Petrolina (Facape), Cidade Universitária com serviço oferecido todas as terças, quartas e quintas-feiras, até o dia 2 de abril, das 9h às 17h, com castrações de cães e gatos machos e fêmeas.

Os procedimentos serão realizados exclusivamente mediante agendamento prévio, organizado pela Coordenação de Bem-Estar Animal da AMMA. Neste primeiro momento, o programa será direcionado apenas aos animais de rua. A rede de proteção animal terá prioridade, sendo responsável pelo lar temporário e acompanhamento pós-cirúrgico. Os cuidadores serão informados antecipadamente sobre data, horário e orientações como o jejum pré-operatório, necessário para a realização segura das cirurgias. Os agendamentos serão feitos na AMMA, que fica na Rua Antônio Padilha, n° 55, Centro, todas as segundas-feiras das 10h às 12h.

Ascom

Prefeitura amplia coleta de lixo na zona rural de Petrolina

A partir da primeira semana de março de 2026, as rotas de coleta de lixo na zona rural de Petrolina serão ampliadas. A medida tem como objetivo aumentar a cobertura do serviço e garantir maior regularidade no recolhimento de resíduos nas comunidades do interior. De acordo com a prefeitura de Petrolina, a ampliação das rotas tem o objetivo de fortalecer os serviços essenciais nas áreas rurais e melhorar as condições sanitárias das comunidades atendidas.

Com a mudança, o cronograma de atendimento ficará definido da seguinte forma:
1 – Área 21: segundas, quartas e sextas-feiras, no turno da manhã;
2 – Assentamento José Almeida: quartas-feiras e sábados, pela manhã;
3 – Vila Lagoa: quintas-feiras e sábados, pela manhã;
4 – Vila 12: quintas-feiras e sábados, pela manhã (localidade incluída na expansão do serviço);
5 – Nova Descoberta: expansão do atendimento para ruas que ainda não eram contempladas, mantendo o cronograma já existente para a comunidade;
6 – Sítio Mirador: quartas-feiras, pela manhã;
7 – Sítio Porteira: sextas-feiras, pela manhã.

G1 Petrolina

Prefeitura amplia as rotas de coleta de lixo na área ribeirinha de Petrolina

A oferta de serviços públicos está, cada vez mais, presente na rotina da população de Petrolina. Neste mês de agosto, a Prefeitura Municipal ampliou a rota de coleta de lixo para melhor atender localidades nas regiões ribeirinhas de Pedrinhas, Nova Descoberta e Tapera. Uma medida que vai garantir mais organização nas ruas e mais segurança e saúde à população.

Uma vez por semana, todas às quartas-feiras, a partir de 7h45, o caminhão de coleta de lixo percorre as seguintes localidades: Pico 1, Pico 2 e Pico 3; Poço da Cruz, Vila São Luiz, além de coletar o lixo domiciliar de propriedade à margem da via asfáltica. Já na região da Tapera, a rota foi ampliada em um dia. Agora, o caminhão circula nas quartas-feiras e aos sábados, a partir das 7h.

Essa iniciativa da Prefeitura é reflexo dos investimentos na área de limpeza urbana desde janeiro deste ano. Ao passo em que o município tem se desenvolvido, a gestão tem estudado novas estratégias para garantir a oferta de serviços básicos seja na área urbana, irrigada, de sequeiro ou ribeirinha.

Ascom

Trump amplia tarifas sobre aço e alumínio e mais de 400 itens derivados

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos ampliou, nesta terça-feira (19), as tarifas comerciais para o aço e o alumínio, incluindo mais 400 itens derivados desses produtos que estarão sujeitos à taxa de 50%. De acordo com o professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Feldmann, por se tratar de uma medida geral o impacto não será direto para o Brasil. Contudo, isso pode fazer com que empresas brasileiras desses setores migrem para os EUA, gerando desemprego no país.

Feldmann explica que as empresas americanas produtoras de aço e de alumínio serão as grandes beneficiadas pela medida adotada pelo presidente norte-americano. “O que Trump está fazendo agora é uma reserva de mercado para as empresas americanas. As empresas que estão nos EUA não vão pagar essa tarifa. Porém, o lado ruim é que algumas empresas brasileiras dessas áreas vão migrar para os Estados Unidos para abrir fábricas lá. Nós vamos perder as empresas e os empregos”, destaca o economista.

O professor reforça ainda que algumas das empresas brasileiras mais fortes no setor do aço, como a Gerdau, por exemplo, já atua nos Estados Unidos. Segundo ele, outra empresa brasileira que não será afetada é a Embraer, já que possui fábricas nos EUA e poderá comprar o aço produzido nos EUA.

A nova lista confirmada nesta terça pela decisão norte-americana foi publicada pela agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras na última sexta-feira (15). Entre os principais derivados de aço e alumínio, incluídos na medida, estão vagões de trens, turbinas eólicas e suas peças e componentes; tratores, móveis, compressores e bombas, partes automotivas, ferramentas, artefatos de cutelaria e talheres e químicos especiais, além de inseticidas. Com a medida, os importadores desses produtos terão que pagar uma tarifa de 50%. Ainda não se sabe se as tarifas serão acumuladas sobre as taxas que já estão aplicadas para cada país.

Brasil na mira de Trump

O economista destaca também que o Brasil continua na mira das barreiras tarifárias do presidente norte-americano e isso significa que novas estratégias comerciais podem surgir no futuro. “Quem pensou que o Trump ia parar naquele primeiro pacote, está muito enganado. Vai vir muita coisa ainda porque ele está furioso com o Brasil. Na hora que o Supremo Tribunal Federal condenar Bolsonaro, qual não será o pacote que virá contra nós?”, aponta Feldmann. Para ele, é necessário que o país se prepare urgentemente com uma nova política econômica.

Diario de Pernambuco

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta sexta-feira (11) que quer universalizar o programa federal Pé-de-Meia a todos estudantes do ensino médio público, a partir de 2026. A declaração foi dada durante a divulgação do Indicador Criança Alfabetizada no Brasil de 2024.

Pelos cálculos do MEC, a universalização do Pé-de-Meia precisará de mais R$ 5 bilhões dos cofres públicos. Para viabilizar a ampliação orçamentária, o ministro tem conversado com representantes do Congresso Nacional. “Eu tenho debatido muito isso com os próprios presidentes das Casas [Câmera e Senado], com a própria Comissão de Educação sobre a importância de a gente garantir, no orçamento do ano que vem, a possibilidade de ampliar os recursos para universalizar o Pé-de-Meia no Brasil.”

O ministro relata que, ao ser lançado em janeiro de 2024, o Pé-de-Meia foi, inicialmente, destinado aos beneficiários do programa Bolsa Família. No segundo semestre, a chamada “poupança do ensino médio” foi ampliada aos estudantes da rede pública com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (Cadúnico), o que possibilitou o crescimento do número de beneficiários de 2,5 milhões para mais de 4 milhões de jovens do ensino médio público, em um ano.

Camilo Santana explica que, atualmente, a renda familiar por pessoa é o critério para ter inscrição ativa no CadÚnico e, portanto, delimita quem tem direito às parcelas do benefício do programa de incentivo financeiro-educacional, que somadas podem chegar a R$ 9,2 mil nos três anos letivos do ensino médio. “Às vezes, a diferença entre um aluno e outro, dentro da sala de aula, é tão pequena na questão do CadÚnico, na renda per capita, que não justificaria que ele também não tenha recebido o Pé-de-Meia”, exemplificou.

Pé-de-Meia
O programa federal tem o objetivo de promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público e, desta forma, democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens.

Agência Brasil

Ministério da Saúde amplia capacidade de diagnóstico pelo SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou neste sábado (31) a entrega de um tomógrafo computadorizado e um mamógrafo com capacidade de realizar biópsia durante a inauguração da nova Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI), do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB).

“São equipamentos importantes para reduzir o tempo de espera. Só esse tomógrafo, tem a capacidade de a gente realizar, por ano, o atendimento de metade da população que está na fila esperando uma tomografia aqui no DF”, afirma o ministro
O Tomógrafo Computadorizado Multislice é um equipamento capaz de realizar 1,2 mil exames ao mês podendo atingir cerca de 15 mil tomografias ao ano. Possui 80 canais de captação de imagens em 160 cortes, o que permite cobrir mais detalhes da anatomia de uma pessoa, além de necessitar de menos movimentação durante o exame.

Foram investidos no tomógrafo R$ 5,45 milhões e no mamógrafo outros R$ 2,14 milhões, do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), do Ministério da Educação. De acordo com o Ministério da Saúde, com o investimento, a mamografia realizada na unidade também será mais ágil, já que o equipamento exibe a imagem instantaneamente, sem a necessidade de leitura de placa. O mamógrafo permite ainda a coleta de material para biópsia e diagnóstico de câncer de mama com mais conforto para a paciente.

O novo equipamento tem capacidade de realização de cerca de 200 exames ao mês, podendo atingir até 3,5 mil exames ao ano. As melhorias em salas de ultrassom, recepção e sanitários públicos também receberam investimentos de mais R$ 460 mil para revitalização da Unidade de Diagnóstico por Imagem do hospital.

Segundo o ministro, a medida além de reforçar a capacidade de diagnóstico do Sistema Único de Saúde, também é um investimento em educação e na melhoria da formação de profissionais do setor. “Isso aqui significa um esforço do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e da Ebserh que é a maior rede pública de hospitais universitários do Sul Global e envolve mais de 40 hospitais universitários em todo o Brasil”, diz Padilha.

Agência Brasil

Simao Durando acompanha ampliação de serviços no Hospital Municipal de Petrolina

A partir de agora, o Hospital Municipal de Petrolina Dr Alirio Brandão, passa a ofertar ultrassonografia obstétrica, ecocardiograma e consultas com cirurgião bucomaxilofacial. A expectativa é que, com essas novas especialidades, a unidade atenda, aproximadamente, 1.700 pessoas nesta semana. O início dos novos atendimentos foi acompanhado pelo prefeito Simão Durando, que visitou a unidade, conversou com pacientes e reforçou o compromisso da gestão com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

Além dos novos serviços, a unidade segue ofertando consultas com ginecologista, cardiologista, dermatologista, ortopedista, otorrinolaringologista, proctologista, urologista, cirurgião geral e vascular. A unidade também conta com consultas multiprofissionais com fisioterapia e psicologia, exames de ultrassom geral, eletrocardiograma, colposcopia e cirurgias de pequeno porte.

“Nosso objetivo é continuar ampliando os serviços de saúde, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, perto de casa e sem burocracia. Para se ter uma ideia, já zeramos as filas de algumas especialidades e reduzimos outras consideravelmente, como cirurgião e ginecologista. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a rede municipal de saúde e oferecer um serviço humanizado e preventivo para os petrolinenses”, afirmou o prefeito.

O Hospital Municipal de Petrolina está em funcionamento há pouco mais de seis meses e tem ampliado gradualmente a oferta de serviços especializados com a finalidade de atender, diariamente, centenas de pessoas. O HMP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para outras informações, a população pode ligar para o número (87) 2018-1818.

Ascom

Secretaria de Educação de Juazeiro garante ampliação de carga horária de professores da rede municipal de ensino

Em reunião com os professores da rede municipal de ensino de Juazeiro, novos concursados, nesta sexta-feira (21), a secretária de Educação, Maéve Melo, anunciou o resultado do parecer jurídico que garante a ampliação da carga horária dos educadores, de 20h para 40 horas. A conquista é resultado de uma luta antiga da categoria.

“Assim que assumimos a gestão da Secretaria de Educação (Seduc), ainda no mês de janeiro, nos reunimos com os professores, escutamos as suas demandas e prometemos encaminhar a solicitação para avaliação da Procuradoria Jurídica do Município, que encontrou o caminho jurídico para garantir essa conquista”, frisou a secretária Maéve Melo.

A professora Maria de Lourdes da Silva revela que a luta valeu a pena. “Sou servidora da rede Municipal de Ensino de Juazeiro desde 2021 e desde então eu tento ampliar o meu regime de carga horária. Esse pedido sempre foi negado, mas nós não paramos de lutar, pois sabemos que é um direito nosso. Agora, em 2025, nós conseguimos uma reunião com o novo governo, e eu expresso a minha gratidão, porque fomos bem recebidos, fomos acolhidos e eu, particularmente, me senti importante, me senti fazendo parte da rede”.

Membro da comissão que representa os novos concursados, a professora Emile Suene Dias Brandão também ressaltou a sua satisfação com a conquista. “Há quase três anos, estamos solicitando a ampliação de carga horária, que é direito nosso, e sempre tivemos negativas. Mas desde janeiro tudo mudou, fomos acolhidos e nos sentimos parte da rede. Estamos muito felizes com essa conquista”.

Ascom Seduc