A Secretaria de Saúde de Petrolina segue desenvolvendo inúmeras ações que possam garantir o bem-estar e saúde de toda população. Nessa quarta-feira (12) a equipe técnica da Vigilância em Saúde esteve em campo para avaliar a água de 11 estabelecimentos, incluindo escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Convivência Social, localizados nos bairros Gercino Coelho e Jardim Maravilha. A iniciativa faz parte do programa VIGIAGUA, que realiza o monitorando e a qualidade da água de estabelecimentos públicos do município.
O monitoramento visa garantir a prevenção de doenças como diarreia, hepatite A e febre tifoide. As coletas são realizadas diariamente em locais de grande circulação de pessoas, bem como em águas armazenadas em caixas d’água (pós-reservação). Em caso de suspeita ou confirmação de surtos de diarreia, a equipe técnica intensifica a fiscalização. Durante o processo são retiradas amostras para medir os níveis de cloro e a turbidez da água, em seguida, essas amostras são enviadas ao laboratório da VIII Geres para análise microbiológica, onde são verificadas a presença de coliformes totais e o “E. coli”, bactéria que indica contaminação fecal.
Se a água não estiver em conformidade com os padrões de potabilidade, o órgão competente é notificado para que as providências necessárias sejam tomadas. No caso da água armazenada, é exigida a limpeza e desinfecção do reservatório pelo responsável, garantindo assim um abastecimento seguro, de qualidade e próprio para o consumo humano.
VIGIAGUA é um programa do Ministério da Saúde que reúne um conjunto contínuo de ações adotadas pelas autoridades de saúde pública em diferentes níveis de atuação. Seu objetivo é assegurar que a população tenha acesso a água em quantidade adequada e com qualidade compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos na legislação.
Ascom




Foi realizada nesta segunda-feira (02), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal (CSIM) que teve como pauta a posse do novo presidente e organização do calendário de reuniões para 2020. Na ocasião foi empossado o novo presidente do Conselho, o médico veterinário da ADEAP Rodrigo Sá Pereira.










A Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), deu início na segunda-feira (2) à primeira inspeção obrigatória de transporte escolar de 2017, que visa verificar se o veículo e o condutor preenchem todos os requisitos para prestar esse serviço e consequentemente, receber um selo de qualidade válido até a próxima inspeção, que ocorre em julho.


