Suspeito de tentar matar policial militar da Bahia é preso em Santa Maria da Boa Vista

Suspeito foi preso durante operação integrada entre PE e BA

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, nesta segunda-feira (25), um homem suspeito de participação na tentativa de homicídio contra um policial militar da Bahia. O suspeito, que estava foragido, foi localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano.

A operação foi resultado de uma ação integrada entre a 211ª Delegacia de Polícia de Cabrobó, a 210ª Circunscrição Policial e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado da Bahia.

LEIA MAIS

Anvisa aprova primeira caneta de semaglutida sintética do Brasil

Novo medicamento será usado no tratamento do diabetes tipo 2

A Anvisa aprovou, nesta terça-feira (26), o registro do Ozivy, primeira caneta de semaglutida sintética autorizada para comercialização no Brasil. O medicamento utiliza o mesmo princípio ativo do Ozempic, amplamente conhecido pelo tratamento do diabetes tipo 2 e também pelo uso associado ao emagrecimento.

O pedido de registro foi apresentado pelo laboratório EMS ainda em 2023 e passou por avaliação técnica da Anvisa, que analisou critérios de eficácia, segurança e qualidade do produto.

LEIA MAIS

Ministério dos Povos Indígenas entrega equipamentos ao território Truká em Cabrobó

Ministro Eloy Terena durante visita ao território Truká em Cabrobó

O Ministério dos Povos Indígenas realizou, neste domingo (24), a entrega de equipamentos para a comunidade indígena do Território Truká, localizado na Ilha de Assunção, em Cabrobó, no Sertão pernambucano.

A ação contou com a presença do ministro Eloy Terena, da presidente da Funai, Luciana Baré, além de representantes do IF Sertão PE.

Durante a visita, foram entregues tratores, carroças, drone, câmera, caixas de som e diversos outros equipamentos destinados ao fortalecimento das atividades produtivas, educacionais e estruturais da comunidade indígena.

LEIA MAIS

Bahia concentra seis das 10 cidades mais violentas do Brasil, aponta Atlas da Violência 2026

Juazeiro aparece entre as cidades mais violentas do Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgaram nesta terça-feira (26) o Atlas da Violência 2026, estudo que revela um cenário preocupante para a segurança pública na Bahia. Segundo o levantamento, seis das dez cidades mais violentas do Brasil estão no estado baiano.

O estudo, baseado em dados de 2024, aponta que o Brasil registrou 42.590 homicídios no período, com taxa nacional de 20,1 mortes por 100 mil habitantes. Na Bahia, municípios aparecem com índices muito superiores à média nacional.

LEIA MAIS

Leilão do Governo de Pernambuco terá motos a partir de R$ 1.900 e veículos com lances iniciais de R$ 5 mil

Motocicletas, caminhões e automóveis estarão disponíveis em leilão estadual

A Secretaria de Administração de Pernambuco realizará nesta sexta-feira (29) o 5º Leilão de Bens Móveis de 2026, oferecendo motocicletas, automóveis, caminhões e sucatas com preços iniciais acessíveis. O certame acontecerá de forma online através do site Aragão Leilões.

Ao todo, serão disponibilizados 56 lotes, com expectativa de arrecadação estimada em cerca de R$ 229,2 mil. Entre os destaques estão motocicletas com lance inicial a partir de R$ 1.900, além de carros e caminhões com valores mínimos de R$ 5 mil. Também serão leiloados itens classificados como sucatas de móveis, eletrodomésticos e materiais diversos.

LEIA MAIS

Petrolina amplia vacinação contra HPV e inclui novo público prioritário

Secretaria de Saúde fortalece políticas de prevenção no município

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a ampliação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no município. A partir de agora, mulheres diagnosticadas e tratadas contra lesões relacionadas ao câncer do colo do útero passam a integrar o grupo prioritário para receber o imunizante na rede pública de saúde.

A medida segue diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção ao câncer do colo uterino, uma das doenças mais comuns entre as mulheres e diretamente associada à infecção persistente pelo HPV.

LEIA MAIS

Em entrevista, Rosarinha destaca combate à violência e valorização da dignidade humana

Vereadora Rosarinho Coelho falou sobre educação, segurança pública e políticas sociais

A vereadora Rosarinha Coelho participou de entrevista na Rural FM e abordou temas ligados à educação, segurança pública, transformação social, respeito às pessoas e o cenário político de Pernambuco. Durante a conversa, a parlamentar defendeu a importância da dignidade humana, do diálogo e da construção de políticas públicas voltadas principalmente para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade.

Rosarinha afirmou que o respeito ao próximo deve ser um princípio fundamental da sociedade e destacou que nenhuma forma de violência pode ser aceita. Segundo a vereadora, o amor, a solidariedade e a empatia são valores essenciais para uma convivência mais humana. “Quem ama respeita. Quem ama não pratica violência. Precisamos olhar para as pessoas com mais humanidade e construir uma sociedade baseada no respeito e na dignidade”, destacou.

LEIA MAIS

Náutico segue em viés de alta e se consolida no G6 da Série B

Jogadores do Náutico em comemoração de gol nos Aflitos (Rafael Vieira / CNC)

Vindo de três vitórias consecutivas e cinco jogos de invencibilidade, o Náutico segue em viés de alta na Série B do Campeonato Brasileiro. O Timbu se consolidou na parte de cima da tabela, na 2ª posição, e abriu vantagem de duas rodadas dentro do G6, grupo classificatório para os playoffs.

Com 19 pontos conquistados após 10 rodadas, o clube alvirrubro não pode ser ultrapassado pelo 7º colocado Novorizontino, que precisaria de duas rodadas para superar o Náutico por ter três pontos e duas vitórias a menos.

Já possuindo uma das melhores campanhas como visitante e um dos melhores ataques da competição, o Timbu agora também figura entre os melhores mandantes. Com a vitória sobre o Cuiabá na última sexta-feira (22), a equipe pernambucana chegou ao terceiro triunfo em cinco jogos em casa, alcançando 60% de aproveitamento, o 5º melhor da Série B.

LEIA MAIS

Aproveitando a boa fase, Sport busca “revanche” contra o Fortaleza após frustrações recentes

Elenco do Sport em partida na Ilha do Retiro (Rafael Vieira/DP Foto)

Vindo de resultados importantes na temporada sob o comando de Márcio Goiano, o Sport tenta aproveitar a boa fase para encarar o Fortaleza pela Copa do Nordeste, em um clima de “revanche” da torcida leonina. O clube rubro-negro recebe o Leão do Pici nesta quarta-feira (27), às 21h30, pela partida de volta da semifinal, após vencer por 2 a 1 o primeiro jogo.

O jogo e uma possível classificação têm lugar especial para a torcida do Sport pela coleção de frustrações recentes contra o adversário cearense. Antes de vencer a ida da classificatória, o Leão da Ilha acumulava expressivas 10 partidas seguidas sem vitória contra o Fortaleza, mantendo o adversário engasgado para os rubro-negros.

Neste recorte de dominância do tricolor cearense no confronto, o torcedor rubro-negro acompanhou uma amarga derrota na final da própria Copa do Nordeste, ocorrida em 2022, além de uma goleada sofrida na semifinal da competição regional de 2024.

LEIA MAIS

Irã estabelecerá base para Copa no México após mudança do Arizona

O Irã vai sediar sua base de treinamentos na cidade mexicana de Tijuana durante a Copa do Mundo deste ano. A decisão foi tomada após a Fifa aprovar o pedido de alteração do local original, que seria no estado do Arizona, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo presidente da federação de futebol do Irã, Mehdi Taj.

“Estaremos baseados em Tijuana, na fronteira entre o México e os Estados Unidos”, anunciou Taj em vídeo publicado em seu canal no Telegram.

Segundo o dirigente, a mudança estratégica visa evitar complicações burocráticas relacionadas a vistos. Além disso, facilitará a logística, permitindo que a delegação viaje diretamente para o México em voos da Iran Air. Procurada, a Fifa ainda não se pronunciou sobre o caso.

LEIA MAIS

Caixa antecipa saque-aniversário do FGTS para demitidos

Aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (Joédson Alves/Agência Brasil)

Cerca de 10,5 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa de 2020 a 2025 recebem nesta segunda-feira (25) o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal antecipou o pagamento de valores desbloqueados.

Ao todo, o banco liberou cerca de R$ 8,5 bilhões. Os depósitos seriam feitos inicialmente na terça-feira (26), mas o calendário foi adiantado em um dia.

Quem recebe
Têm direito ao pagamento os trabalhadores que:

Aderiram ao saque-aniversário
Tiveram contrato suspenso ou encerrado entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025
Possuem saldo disponível nas contas do FGTS

LEIA MAIS

Prefeito Simão acompanha obra de abastecimento que melhora a qualidade de vida de 140 famílias do Porto de Palha

Garantir água na torneira para quem vive no interior segue como uma das prioridades da gestão do prefeito Simão Durando. Nesta segunda-feira (25), o gestor acompanhou o andamento das obras do programa ‘Água na Torneira’ na comunidade de Porto de Palha, zona rural de Petrolina.

A ação consiste na substituição da antiga tubulação do sistema de abastecimento, que já não atendia adequadamente a localidade. A iniciativa vai beneficiar diretamente mais de 140 famílias, garantindo segurança hídrica, melhoria na distribuição e mais dignidade para a população.

“Não é só obra, é dignidade e qualidade de vida. Esse tipo de ação para levar água se traduz em dos maiores compromissos desde o nosso primeiro dia de mandato. Nossa missão é com o homem e com a mulher do interior. Quando a água chega, chega também saúde e dignidade para as famílias”, destacou o prefeito.

LEIA MAIS

Pesquisa Múltipla: Raquel tem 43% e João Campos, 39%

Pesquisa do Instituto Múltipla, contratada com exclusividade pelo blog do Nill Júnior, aponta que a governadora Raquel Lyra (PSD) lidera pela primeira vez, matematicamente, a disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Raquel aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) soma 39%.

O deputado estadual Ivan Moraes (PSOL) tem 2% das intenções de voto. Não opinaram 1% dos entrevistados, enquanto 8% disseram estar indecisos. Brancos e nulos somam 7%.

Apesar da liderança da governadora, o levantamento ainda aponta empate técnico dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Raquel Lyra varia entre 40% e 46%, enquanto João Campos oscila entre 36% e 42%.

Na comparação com a pesquisa divulgada em fevereiro, Raquel Lyra apresentou crescimento de 14 pontos percentuais. Naquele levantamento, João Campos tinha 42% das intenções de voto, contra 29% da governadora. O socialista chegou a registrar 47% em novembro de 2025, quando Raquel aparecia com 27%.

LEIA MAIS

Marília Arraes lidera disputa ao Senado com 26%, aponta Instituto Múltipla

Levantamento do Instituto Múltipla sobre a corrida ao Senado em Pernambuco mostra a ex-deputada Marília Arraes (PDT) na liderança da disputa. No cenário estimulado, em que os entrevistados podiam citar até dois nomes, Marília aparece com 26% das intenções de voto.

Na sequência aparecem Humberto Costa (PT), com 17%, e Eduardo da Fonte (PP) e Miguel Coelho (UB), ambos com 13%. Anderson Ferreira (PL) soma 11%.

A pesquisa foi feita antes da notícia de que Ferreira desistirá do pleito para o Senado e considera Dudu da Fonte e Miguel como pré-candidatos dada a indefinição pela segunda vaga na chapa de Raquel Lyra.

Também foram citados Túlio Gadêlha, com 5%, além de Jô Cavalcanti, Fernando Dueire e Paulo Rubem Santiago, todos com 2%.

Os que declararam voto em branco ou nulo para as duas vagas somam 21%, enquanto 24% disseram estar indecisos ou preferiram não opinar nas duas escolhas.

O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 20 de maio, com 1.070 entrevistas em Pernambuco. A margem de erro é de três pontos percentuais. Está registrada sob os números PE – 07611/2026 e BR – 00432/2026.

Caso Master: operação da PF mira ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro

Cláudio Castro é alvo de buscas da PF em operação contra aportes no Banco Master pelo Rioprevidência

O ex-governador Cláudio Castro (PL) é alvo, nesta terça-feira (26), da 8ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que investiga crimes financeiros envolvendo o Banco Master.

Nesta etapa, a PF apura aportes de R$ 3 bilhões de recursos públicos do Rio de Janeiro para o conglomerado do banqueiro Daniel Vorcaro, em diferentes ocasiões. O dinheiro, segundo a investigação, partiu do Rioprevidência, fundo que gere os benefícios de 235 mil aposentados e pensionistas do estado.

Agentes saíram para cumprir 10 mandados de busca e apreensão no RJ e no DF, expedidos pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O advogado Carlo Luchione, que faz a defesa de Cláudio Castro, informou que o ex-governador acompanhava as buscas “com serenidade”.

É a 2ª vez, em menos de 15 dias, que a PF bate na porta de Castro. Em 15 de maio, agentes cumpriram na casa dele um mandado de busca na Operação Sem Refino, contra supostas fraudes fiscais na Refit, a antiga Refinaria de Manguinhos.

LEIA MAIS