Rodrigo Maia fala sobre “novo projeto” durante visita a Pernambuco

(Foto: Internet)

Durante sua segunda vinda a Pernambuco em 11 dias, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) reforçou algumas suspeitas de que ele e o seu correligionário, o ministro Mendonça Filho (DEM), discutem com o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e 15 insatisfeitos do PSB na Câmara criar uma nova sigla.

A especulação, daria sentido a conversas do senador e seu filho, o ministro Fernando Filho, Maia e Mendonça. Todos negam uma migração de insatisfeitos do PSB para o DEM. Mas o racha socialista passa pelo fundo eleitoral que deve vir na reforma política. Uma nova sigla traria recursos e tempo de TV.

Nesta sexta (30) Maia pareceu explícito, a depender de quem interpreta: “A questão prática é que temos trabalhado juntos no Congresso. Como temos convergência nos temas que estão em pauta, nosso diagnóstico da crise do Brasil é parecido e a solução é parecida, a gente tem trabalhado em conjunto. É um conjunto de uns 30 deputados do DEM e 15 do PSB. Não necessariamente eles vêm para o DEM. Mas o que se quer construir é um novo projeto”. Na verdade, são 31 deputados do DEM e 15 do PSB: 46 ao todo. Seria a terceira bancada da Câmara, ao lado do PSDB, com recurso no caixa e tempo de TV em 2018. Se fala muito nisso em Brasília.

Fonte Pinga-Fogo

Mutirão da prefeitura de Juazeiro realiza manutenção na Ponte Presidente Dutra

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), iniciou nesta sexta-feira (30), os serviços de manutenção do lado baiano da Ponte Presidente Dutra.  Os serviços devem se estender até a próxima segunda-feira (03).

O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, destaca que mesmo não sendo competência da Prefeitura realizar a manutenção na ponte, o governo municipal está atuando de forma decisiva para garantir a conservação e melhoria das vias públicas.

“A Prefeitura trabalha permanentemente com ações de melhoria na cidade e zona rural. Essas medidas visam aprimorar a visibilidade dos motoristas e pedestres, melhorando também a segurança pública”, destaca. Celso lembra ainda que a SESP realizou também a manutenção da iluminação na ponte.

Ao todo 30 homens foram destacados para a execução do trabalho. Eles contam com a ajuda de trator MF, caminhão e caçamba.

Temer usa rede social para pronunciamento sobre manifestações no Brasil; veja vídeo

Um grande número de pessoas, percorreram as suas nesta sexta-feira (30) para protestar contra as reformas e contra o presidente Michel Temer (PMDB). Através de rede social, Temer divulgou mensagem com ‘destaques’ do seu governo.

“O Brasil está caminhando, apesar de alguns pretenderem parar nosso país. Não conseguirão”, disse Temer, após listar as “boas novas” desta semana que passou. Entre elas, a estimativa menor da meta de inflação para 4,25% em 2019 e 4% em 2020, a aprovação do parecer sobre a reforma trabalhista na CCJ do Senado e da MP da regularização fundiária, na Câmara dos Deputados.

Veja vídeo:

Michel Temer suspende reajuste do Bolsa Família

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer (PMDB) suspendeu o reajuste do Bolsa Família que seria anunciado este mês. O aumento seria de 4,6%, mas a área econômica avaliou que, em meio à crise financeira, não há espaço no Orçamento para isso.

Temer se reuniu na noite de quinta-feira (29) com o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que comanda a pasta responsável pelo programa. No encontro, ficou definido que não seria possível anunciar o reajuste neste momento, como planejado.

Segundo assessores do presidente, a decisão sobre o aumento do benefício foi adiada, sem data para que a discussão seja retomada. O Ministério do Desenvolvimento Social já comunicou à Caixa que não haverá mudança no valor dos pagamentos.

Nos últimos meses, as contas do governo pioraram, principalmente por dificuldades de arrecadação. As receitas ficaram abaixo do esperado e a equipe econômica de Temer passou a cobrar um controle maior de gastos para evitar que a meta fiscal do ano seja descumprida.

Com informações do FolhaPE

PMDB busca nova liderança no Senado para unir bancada

(Foto: Internet)

Com a saída de Renan Calheiros da liderança do PMDB no Senado, parlamentares peemedebistas buscam um nome capaz de “unificar” a maior bancada da Casa, que tem 22 senadores. Reunião na próxima terça-feira (4) pode decidir o nome do novo líder.

De acordo com parlamentares, Raimundo Lira (PB), que presidiu a comissão especial do impeachment de Dilma Rousseff, desponta como favorito para assumir a função. Nesta sexta-feira (30), ele foi recebido por Temer no Palácio do Planalto.

Outro senador cotado para assumir a função, Garibaldi Alves (RN), mas afirma que não quer assumir a função, porque neste momento está mais dedicado ao estado. Investigado na Operação Lava Jato, o parlamentar enfrenta um momento delicado na carreira política.

Para Garibaldi, Raimundo Lira reúne as condições para assumir a função e possui bom relacionamento com o líder do governo, Romero Jucá (RR), um dos principais aliados e articuladores junto ao Palácio do Planalto.

LEIA MAIS

Odacy Amorim participa de Greve Geral em Petrolina e cobra transparência dos governos com os gastos públicos

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT), participou na manhã desta sexta-feira (30), do protesto e greve contra as reformas trabalhista e da previdência e por eleições diretas já, em Petrolina.

Para o deputado, o debate sobre a realidade do país e as mobilizações nas ruas é importante para a conquistar a igualdade social. O parlamentar ressaltou que o Brasil precisa ser mais transparente e o povo deve saber quais os valores dos recursos arrecadados pelas prefeituras, governo do estado e governo federal.

“Ninguém consegue entender como é que o Brasil, uma das maiores potências do mundo que tem o recurso natural que nós temos e agente ainda vê a pobreza em nosso país porque a riqueza não é bem distribuída”,

Odacy Amorim sugere que a alternativa para resgatar a imagem do país e o retorno dos projetos sociais, é preciso que o povo entenda que o voto não tem preço, mas sim consequências e que nas próximas eleições.

“Nós vamos combater a compra do voto, porque o dinheiro fácil na campanha é o dinheiro difícil para o povo ao longo do mandato. Toda conta das grandes campanhas respingam nas costas do povo, é ele que paga, é o povo que vai ter que desembolsar em até 10 vezes aquele gasto de campanha de forma desordenada”, enumerou o deputado estadual Odacy Amorim, que frisou ainda que o presidente Lula vai voltar para construir um novo Brasil.

Ministro do STF devolve mandato de Aécio e nega prisão do senador

(Foto: Internet)

O ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), devolveu nesta sexta (30) o mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e negou pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, o ministro retirou as medidas cautelares que haviam sido impostas ao tucano, tais como restrição de contatar investigados ou proibição de deixar o país, assim como a retenção de seu passaporte.

“Provejo o agravo para afastar as medidas consubstanciadas na suspensão do exercício de funções parlamentares ou de qualquer outra função pública, na proibição de contatar outro investigado ou réu no processo e na de ausentar-se do país, devolvendo ao agravante a situação jurídica que lhe foi proporcionada pelos eleitores no sufrágio universal”, escreveu o ministro.

Ao negar o pedido de prisão, Marco Aurélio afirmou que o voto do eleitor deve ser respeitado. “A liminar de afastamento é, de regra, incabível, sobretudo se considerado o fato de o desempenho parlamentar estar vinculado a mandato que se exaure no tempo”, disse ele.

Manifestantes protestam contra Michel Temer e reformas em Petrolina

(Foto: Juliane Peixinho)

A manhã desta sexta-feira (30) foi marcada por diversos protestos em todo o Brasil. Em Petrolina, manifestantes iniciaram o protesto na Praça do Bambuzinho, no Centro, contra o presidente Michel Temer (PMDB) e contra as reformas.

A Frente Brasil Popular, coordenou a manifestação e contou com o apoio de diversos sindicatos. A manifestação começou na braça do Bambuzinho, seguiu para a Prefeitura de Petrolina e um grupo seguiu para a Câmara de Vereadores, continuando com o protesto durante a sessão. O protesto encerrou por volta de 12h e contou com 3.500 participantes, segundo os organizadores.

 

Temer recebe notificação oficial da Câmara sobre denúncia da PGR

(Foto: Arquivo)

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Fernando Lucio Giacobo (PR-PR), compareceu na tarde de hoje (29) ao Palácio do Planalto para notificar o presidente Michel Temer sobre a denúncia oferecida contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O documento foi entregue às 16h05 ao subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha. Ao entrar no anexo do prédio, acompanhado por grande parte da imprensa, Giacobo disse que cumpre o papel que o cabe com “tristeza” pelo momento que o país está passando. “Espero que tudo se resolva o mais rapidamente possível”, afirmou.

Agora que o Planalto recebeu o documento, Temer estará oficialmente notificado da acusação de que teria cometido o crime de corrupção passiva. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, está reunido com Temer em seu gabinete no Palácio do Planalto.

Rito

A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira pelo diretor-geral do STF. Na tarde de hoje, o comunicado da denúncia, com 64 páginas, foi lido no plenário da Câmara pela segunda-secretária da Casa, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO). Logo após o término da leitura em plenário, a Presidência da República foi notificada para manifestar sua defesa.

LEIA MAIS

Casa Nova: IV CMAS discute garantias de direitos e elege delegados à CEAS

(Foto: ASCOM)

A IV Conferência Municipal de Assistência Social – CMAS, realizada nesta quarta-feira em Casa Nova “alcançou plenamente” os objetivos propostos foi o que garantiu o Secretário de Ação Social, José Carlos Borges: “O Conselho Municipal de Assistência Social e a nossa secretaria, com apoio de todos os órgãos da prefeitura e do prefeito Wilker Torres, realizou uma conferência histórica”, comemorou José Carlos Borges.

“Discutimos, com participação efetiva e ampla da sociedade a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social. Elegemos delegados comprometidos com as políticas públicas de assistência social e antenados com as propostas que Casa Nova vai defender na Conferência Estadual”, afirmou  o secretário.

A Conferência com o tema central “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, foi realizada no auditório da Escola Alano Viana, estendeu-se por todo o dia, dividindo a plenária para discussão de temas específicos e terminou por aprovar 8 propostas que serão encaminhadas e defendidas pelos delegados eleitos em Casa Nova na Conferência Estadual.

Para o vice-prefeito de Casa Nova, Carlos Gomes, que esteve presente à Conferência, representando o prefeito Wilker Torres, “a Conferencia mostra o comprometimento desta administração com políticas públicas capazes de melhorar a vida das pessoas”.

LEIA MAIS

Prefeito Miguel Coelho afirma que Nova Semente não vai acabar em Petrolina e lamenta boataria

O prefeito de Petrolina Miguel lamentou os comentários que reputou de mentirosos sobre os boatos de fechamento das unidades do programa Nova Semente na cidade. “A gente viu isso na campanha e foi extremamente rechaçado e a população falou que não aceitava mais esse tipo de mentira e muito menos de fazer do Nova Semente uma moeda de política, uma moeda de troca, e agora a gente está vendo novamente essa especulação voltar”.

O prefeito reafirmou que ao contrário do que andam espalhando o  programa não vai acabar na cidade, muito pelo contrário, será ampliado. “Estamos reformulando é para ampliar o Nova Semente, para trazer a secretaria de Saúde para dentro, a secretaria de Desenvolvimento Social também para dentro, para que a gente possa fazer um programa do leite interconectado, para que a gente possa ter um programa de maternidade para as mães também, até mesmo que o Nova Semente, repito, é destinado para aquelas famílias que estão em estado vulnerável , social, então aquelas pessoas que precisam de fato da creche, não é para quem tem condições de pagar”, salientou Miguel.

O gestor apelou para que as pessoas acabem com este tipo de boato. “Petrolina já está cansada e já deu esse recado nas eleições e não vai cair mais nesse tipo de provocação, muito menos a gente”, disse.

Nova sede da Alepe entrará em funcionamento a partir de agosto

Após o recesso parlamentar, as atividades serão realizadas no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar. Foto: Rinaldo Marques

“O possível, a gente faz. O impossível, o povo nos ajuda a fazer”. Frases emblemáticas como essa, ditas por Miguel Arraes, pontuaram discursos feitos durante a inauguração do novo prédio-sede da Assembleia Legislativa, que recebeu o nome do ex-governador. A partir de 1° de agosto, as atividades parlamentares da Casa serão realizadas no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, inaugurado na tarde de ontem (29).

Após o desenlace da fita inaugural, ao discursar em nome da família do homenageado, Luiz Cláudio Arraes, filho do ex-governador, rememorou a atuação do pai em duas legislaturas na Alepe e as posses para o comando do Poder Executivo, perante o Poder Legislativo, em 1963, 1987 e 1995. Para ele, ao escolher o nome de Miguel Arraes para denominar a sede do Poder, os deputados tornaram permanente a relação do político com o Legislativo pernambucano.

“A luta de Arraes é a luta de todos os homens de boa vontade, de todos os democratas, de todos os progressistas, de todos os inconformados com a desigualdade e a injustiça. E esta Casa é um palco de crucial importância para que essa luta seja levada adiante e afinal, tão brevemente quanto seja possível, seja vencida”, expressou.

LEIA MAIS

Adalberto Cavalcanti prestigia solenidade na Alepe

Primeiro secretário Diogo Moraes, deputado Adalberto Cavalcanti e o presidente da Alepe Guilherme Uchoa

Ontem foi um dia histórico para a política pernambucana, muitas autoridades do Estado participaram da solenidade que marcou o encerramento das discussões políticas no Palácio Joaquim Nabuco que agora será convertido exclusivamente em museu.

Deputado estadual no período de 2010/2014, o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB), compareceu à solenidade. “Aqui realizei um grande trabalho ao lado de tantos colegas, esse momento é muito importante para todos nós pernambucanos, por isso não poderia deixar de comparecer”, comentou.

A partir de 1° de agosto, as atividades parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) serão realizadas no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, inaugurado ontem.

Autoridades participam de solenidade de encerramento das atividades na Alepe

A cerimônia contou com a presença do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, entre outras personalidades. Foto: Roberto Soares

Após sediar por 142 anos as principais discussões políticas de Pernambuco, o Palácio Joaquim Nabuco recebeu autoridades do Estado nesta quinta (29) para uma última solenidade antes de ser convertido exclusivamente em museu. A partir de 1° de agosto, as atividades parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) serão realizadas no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, inaugurado também na tarde de ontem.

Durante a cerimônia, o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), enfatizou o caráter histórico da ocasião, citando, nominalmente, parlamentares que marcaram a história recente da instituição. “Da tribuna deste palácio, discursaram homens e mulheres de elevado espírito público. As portas da Casa sempre estiveram abertas para o povo pernambucano, verdadeiro e único detentor do poder”, disse. “Nos despedimos deste Plenário com a sensação de dever cumprido, de que honramos a sua história e aqueles que a construíram”, acrescentou.

O governador Paulo Câmara, por sua vez, enalteceu a escolha dos nomes dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos para denominar, respectivamente, a nova sede e o futuro Plenário da instituição. De acordo com ele, a iniciativa demonstra “não apenas o reconhecimento a dois grandes líderes, como também, acima de tudo, a políticos de expressão nacional que honraram as mais caras tradições do povo do nosso Estado”.

Também compuseram a Mesa o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, o vice-governador Raul Henry e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Porto. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) representaram, respectivamente, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

 

Miguel Coelho avalia relação com o Legislativo e afirma que 95% da população aprova o São João

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB)

Ao participar de um encontro promovido pelo presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira, no início da tarde desta quinta-feira (29), reunindo vereadores e imprensa para celebrar o trabalho realizado no primeiro semestre do ano, o prefeito Miguel Coelho afirmou que desde a posse preza por uma relação transparente com todos os vereadores de Petrolina, independentemente do partido. “O que a gente conseguiu avançar em trabalho foi isso, as pautas de Petrolina de interesse da população se sobressaíram das questões partidárias”.

O chefe do executivo reconheceu que ainda existe muito o que fazer, até mesmo por que no primeiro semestre a gestão focou mais na organização da casa. “Recebemos uma casa com mais de R$ 240 milhões de débitos, uma casa com a estrutura muito precária da prefeitura com débitos no Igeprev, a prefeitura no Cauc, então agora que a gente conseguiu, a partir de março, começar a fazer as nossas licitações e nossos contratos”, enfatizou

Como resultado positivo da gestão municipal neste primeiro semestre do ano, Miguel destacou o resgate do carnaval de Petrolina e a festa de São João, antecipando inclusive os números de uma pesquisa apontando que 86% das pessoas que frequentaram, consideram a festa esse ano melhor que a do ano passado e 95% dos que foram, aprovaram como ótimo e bom o São João este ano. “Foi uma festa fruto de muito esforço da nossa equipe, da secretária Maria Elena e todo corpo da prefeitura e o melhor reconhecimento é esse número aí de 95% de aprovação da população, é óbvio que ainda dá para melhorar, mas a gente melhora no ano que vem”, garantiu.