Encontro reúne novos contratados para discutir serviço social da prefeitura

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (29) o grupo com os cem novos contratados da Prefeitura de Petrolina, participaram de um encontro com o prefeito Miguel Coelho (PSB) e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Durante o encontro, os novos colaboradores puderam conhecer a estrutura da secretaria onde irão atuar, além de participar de uma palestra motivacional para a nova empreitada. Já na abertura do evento, o prefeito Miguel Coelho destacou o papel dos novos servidores na missão de construir uma gestão forte na área social.

“Vocês vão ajudar na nossa caminhada. Nossa gestão é muito ampla e para ser ainda mais forte precisamos estar todos unidos. A área social é muito importante porque Petrolina exige da gente um olhar diferenciado, afinal são mais de 100 mil pessoas inscritas em programas sociais que precisam do esforço cotidiano de todos nós.”

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, a intenção é que a equipe esteja engajada nos novos desafios. “Os contratados puderam ter uma noção de como funciona a nossa estrutura, mas o objetivo maior aqui é despertar neles o espírito de equipe para desenvolver um trabalho de muita dedicação”, lembrou a secretária.

Os cem novos contratados irão atuar nos diversos equipamentos públicos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entre eles, Restaurante Popular, Casa Bolsa, Centro de Atenção à Pessoa Idosa e Centro POP. O processo seletivo foi realizado em março de 2017 e ofertou vagas para auxiliar administrativo, cozinheiro, auxiliar de limpeza, motorista, digitador/entrevistador, educador social, advogado, assistente social, psicólogo, nutricionista e coordenador.

Guilherme Coelho solicita recursos para Missa do Vaqueiro de Serrita

(Foto: Divulgação)

Na última semana, aproveitando a visita do Ministro do Turismo, Marx Beltrão, na cidade de Petrolina, a presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, juntamente com o Deputado Guilherme Coelho (PSDB), solicitaram recursos federais para apoiar a Missa do Vaqueiro de Serrita, uma das maiores do Sertão Pernambucano.

A presidente destacou que a situação econômica da região é delicada, e os recursos para o evento estão cada vez menores. “O sertanejo está vivendo um momento difícil, especialmente por conta da escassez de chuvas. Enquanto Instituição, ficamos sensibilizados e queremos ajudar, estimulando o turismo cultural para movimentar a economia”, reforçou.

O Deputado Guilherme Coelho reconhece a importância regional do evento. “A Missa de Serrita é um bem imaterial de Pernambuco e precisa ser preservada”, defendeu o parlamentar. O ministro Marx Beltrão recebeu a solicitação positivamente e articula com o Deputado Guilherme Coelho para atuar junto ao Ministério para dar celeridade à liberação dos recursos.

Temer recebe notificação sobre denúncia da PGR por corrupção passiva

(Foto: G1)

O presidente Michel Temer (PMDB) foi notificado oficialmente durante a tarde desta quinta-feira (29) pela Câmara dos Deputados sobre a denúncia da Procuradoria Geral da República pelo crime de corrupção passiva.

O documento foi levado pelo primeiro-secretário da Câmara, Giacobo (PR-PR), e entregue ao subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha. O presidente tem se defendido das acusações da PGR e afirmado não há provas concretas contra ele. Temer já disse, também, que a denúncia é uma “infâmia de natureza política” e uma “peça de ficção”.

Com a notificação desta quinta, a defesa de Temer terá o prazo de até 10 sessões do plenário da Câmara para se manifestar.

Com informações do G1

Antônio de Pádua é o novo secretário de Defesa Social de Pernambuco

(Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Nesta quarta-feira (28) Angelo Gioia anunciou sua saída do cargo de secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS). O novo secretário, Antônio de Pádua Cavalcanti, que é delegado da Polícia Federal tomará posse nesta sexta-feira (30).

O novo secretário afirma que vai melhorar a atuação das polícias, durante reunião de avaliação do Programa Pacto Pela Vida, nesta quinta-feira (29). “Vamos reforçar as operações qualificadas na Civil e garantir que a PM tenha condições de combater a violência”.

A troca de comando na SDS ocorre no momento em que Pernambuco registra uma média de mais de 17 assassinatos por dia. Segundo as estatísticas oficiais, de janeiro a maio de 2017, foram 2.495 homicídios. Isso significa um aumento de 44,4% em relação ao mesmo período de 2016.

Entre os crimes contra o patrimônio, os números da SDS revelam que houve 41.346 ocorrências entre janeiro e abril deste ano. Isso representa, em média, 344 crimes cometidos por dia e 14 ocorrências registradas a cada hora. Entre os crimes contabilizados nessa modalidade, estão assaltos a ônibus, casas, condomínios, empresas, transeuntes, roubos a bancos e sequestros.

O secretário mostrou otimismo ao falar sobre o trabalho que deverá ser realizado para reduzir os índices de violência. “As curvas descendentes mostram o que fizemos. Estou no grupo desde janeiro e pretendo dar continuidade ao trabalho de Gioia”, afirmou.

Ele também falou sobre a expectativa de atuação nos demais órgãos operativos da SDS. “Queremos assegurar que a Polícia Científica tenha condições de fazer laudos e perícias. Vamos garantir equipamentos para o desempenho do Corpo de Bombeiros, essa organização que tanto nos orgulha”, disse.

Ele destacou que o trabalho desenvolvido por Angelo Gioia, desde outubro de 2016, foi marcado pela luta para unir as polícias. “Acredito que o secretário Goia devolveu o comando às polícias. Ele fez com que passassem a comandar as Polícia Civil, Militar e Científica e os bombeiros quem deveria ter esses comandos”, acrescentou.

Fonte G1

Prefeitura de Casa Nova emite nota sobre valor de salário oferecido em concurso

(Foto: Arquivo)

A prefeitura de Casa Nova, em nota assinada pelo Secretário de Governo, Carlos Alves Costa (Carlos do Tigre), rebateu nesta quinta-feira (29) as críticas sobre os diversos salários colocados no anexo do projeto de lei que autoriza a realização de concurso público.

Para a prefeitura “uns poucos, que não querem se juntar à grande aliança”, criticam indevidamente por não querer entender que “os valores fazem referência há 20 horas para professor e 40 horas para as outras qualificações”.

Ainda na nota uma crítica aos que não perceberam que as eleições passaram e os palanques foram desarmados. Na nota a prefeitura deixa claro que “uns poucos”, “fizeram um estardalhaço pensando que o Povo de Casa Nova não entende quais objetivos eles perseguem. O povo entende tanto que já deu a resposta em outubro de 2016, nas urnas”.

Veja a nota na íntegra:

No início da semana (26/06), enviamos, com pedido de urgência, para apreciação e votação na Câmara de Vereadores um projeto de lei solicitando autorização para a realização de concurso público nas mais diversas áreas do funcionalismo municipal, que o prefeito ainda não sancionou.

Contemplamos a Educação, a Saúde e a Segurança. Queremos e vamos profissionalizar os serviços públicos oferecidos à população de Casa Nova e vamos exigir de nossos colaboradores o máximo de empenho para que estes serviços sejam cada vez melhores e no tamanho da demanda da população.

Ao mesmo tempo que a população de Casa Nova demonstra entender nossos propósitos; uns poucos, que não querem se juntar à grande aliança que promove a mudança, nos criticam por imaginária desvalorização do professor.

Não entendem ou não querem entender que os valores fazem referência há 20 horas para professor e 40 horas para as outras qualificações. Disso fizeram um estardalhaço, pensando que o Povo de Casa Nova não entende quais objetivos eles perseguem. O povo entende tanto que já deu a resposta em outubro de 2016, nas urnas”.

Carlos Alves Costa (Carlos do Tigre)

Secretário de Governo Prefeitura Municipal de Casa Nova

Temer será notificado ainda hoje sobre denúncia da PGR

(Foto: Bernardo Caram / G1)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, enviou nesta quinta-feira (29) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer pela acusação de corrupção passiva.

O documento chegou à Câmara às 9h26, e foi entregue pelo diretor do STF, Eduardo Toledo. A denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente Michel Temer foi lida na tarde desta quinta-feira (29) no plenário da Câmara, pela segunda secretária da mesa, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) na presença de 61 deputados no plenário.

Por se tratar do presidente da República, para que o Supremo Tribunal Federal (STF) siga com a análise da acusação, é preciso que a Câmara autorize a denúncia. Após a leitura, o primeiro-secretário da Câmara, deputado Giacobo (PR-PR), vai ao Palácio do Planalto levar a notificação para Temer.

Com informações do G1

Prefeitura divulga critérios de isenção do IPTU e prazo de solicitação segue até agosto em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Os petrolinenses que se encaixam nos critérios de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) têm até o dia 31 de agosto para requerer o benefício ainda para este ano.  A iniciativa beneficia os contribuintes aposentados; pensionistas; pessoas com deficiência; quem tem renda mensal que não ultrapasse um salário mínimo e quem reside em imóvel com até 50 metros quadrados (m²).

Todos os contribuintes que solicitarem a isenção precisam ter renda mensal que não ultrapasse um salário mínimo, ser proprietário de somente um imóvel; ser este exclusivamente residencial; e residir no imóvel em questão; e não ter qualquer tipo de débito referente ao imóvel, como IPTU atrasado, por exemplo. Em relação as pessoas que possuem doenças crônicas graves, estas precisam comprovar que estejam impedidas de exercer atividade profissional remunerada, ter um único imóvel, utilizado para residência própria, cuja renda familiar seja inferior a três salários.

Os documentos necessários para pleitear o benefício são: comprovante dos rendimentos, CPF e RG, cópia do óbito, no caso do proprietário ser falecido e o requerente ser pensionista, e o carnê de IPTU 2016. Aqueles que solicitarão pelo fato de ter imóvel inferior a 50m², os documentos necessários são apenas CPF, RG e cópia do carnê de IPTU 2016. Os interessados devem procurar o setor de Tributos, no térreo da Prefeitura de Petrolina, na Av. Guararapes, 2114 – Centro.

Comissão do Senado aprova reforma trabalhista; projeto vai ao plenário

(Foto: Arquivo)

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou o parecer favorável à reforma trabalhista do senador Romero Jucá (PMDB-RR), em sessão que durou mais de 13 horas nesta quarta-feira (28). Foram 16 votos a favor, 9 contrários e uma abstenção.

Com o resultado, a reforma trabalhista termina sua passagem pelas comissões do Senado e segue para análise em plenário, que dará a palavra final da Casa sobre o projeto.

Ao final da sessão, os senadores também aprovaram a urgência do projeto, o que significa que ele poderá ser votado em plenário após duas sessões.

Duas comissões favoráveis e uma contrária A CCJ é a terceira comissão do Senado a analisar a proposta de reforma trabalhista. Ela passou primeiro pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o parecer do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), favorável à reforma, foi aprovado.

Ferraço também foi relator na segunda comissão, a de Assuntos Sociais (CAS). Lá, porém, seu relatório foi rejeitado por 10 votos a 9, levando o governo a sua primeira derrota desde que o projeto foi apresentado, no final do ano passado. 

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota declara apoio à abertura de processo contra Michel Temer

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) declarou esta semana ser favorável à admissibilidade da denúncia feita pela Procuradoria Geral da República (PGR) para a abertura de processo contra o presidente Michel Temer (PMDB). Gonzaga foi um dos poucos parlamentares pernambucanos a se posicionar a favor da denúncia.

“Tanto o Congresso Nacional, como as casas dos poderes Executivo e Judiciário, são do povo. E elas não podem se sujar por ações nefastas dos seus membros. Comprovado o crime de quem quer que seja, esse elemento tem que ser afastado, não importa se vereador, deputado, senador, prefeito, governador, presidente da República, juiz, desembargador ou ministro de qualquer tribunal”, disse.

Temer e o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures foram denunciados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva. Os dois foram acusados do recebimento de propinas da JBS para favorecer a empresa.

Reforma trabalhista passa na CCJ e segue para o Plenário

 

Os senadores também rejeitaram todas as sugestões de emendas que foram destacadas para serem analisadas separadamente

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (28) o projeto da reforma trabalhista (PLC 38/2017). Foram 16 votos a favor e 9 contra o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Houve uma abstenção. A CCJ aprovou ainda um requerimento de urgência para a votação da matéria no Plenário do Senado.

A reunião durou quase 14 horas. A oposição apresentou um requerimento para tentar adiar a decisão para o dia 5 de julho, mas a comissão rejeitou o pedido. A CCJ também derrubou três destaques, que pretendiam retirar do texto principal artigos sobre trabalho intermitente; afastamento de gestantes e lactantes de locais insalubres; e a prevalência do negociado sobre o legislado.

Antes da votação, Romero Jucá, que também é líder do Governo, leu uma carta em que o presidente Michel Temer pede a aprovação da matéria. Para tentar convencer os parlamentares, Temer diz que “haveria a possibilidade” de vetar pontos da reforma trabalhista e editar uma medida provisória para atender às sugestões dos senadores.

Jucá listou os pontos que poderiam ser alterados pelo Palácio do Planalto: critérios mais claros para o trabalho intermitente; novas regras para o pagamento de indenizações; jornada de 12 horas de trabalho por 36 de descanso apenas por acordo coletivo; participação dos sindicatos em negociações; proibição de trabalho insalubre para gestantes e lactantes; impedimento de cláusulas de exclusividade para trabalhadores autônomos; e extinção gradual da contribuição sindical.

“Acho que isso atende a 90% das sugestões dos senadores. Elas serão levadas em conta para dar melhores condições de empregabilidade para o trabalhador e mais segurança jurídica para o empregador”, disse Jucá.

A oposição criticou a proposta de Michel Temer. O líder do PT, senador Lindbergh Farias (RJ), disse que a Casa deveria aprovar as mudanças que julgasse necessárias.

“Todos os 81 senadores querem modificar o projeto. Quando deixamos de cumprir nosso papel, nos enfraquecemos ainda mais. Por que não podemos fazer modificações? Qual o problema de a reforma trabalhista voltar para a Câmara? Nenhum”, disse Lindbergh.

O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou que Michel Temer foi denunciado esta semana pela Procuradoria-Geral da República pelo crime de corrupção passiva. Para o petista, Temer não teria como honrar o compromisso de vetar pontos da reforma trabalhista.

“Quem vai vetar essa matéria? Quem de nós tem a certeza de que este presidente da República vai estar exercendo a Presidência daqui a 30 dias? Não sabemos”, afirmou Humberto.

Além da CCJ, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deu parecer favorável ao texto. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) decidiu pela rejeição do projeto.

Fachin vai enviar denúncia contra Temer direto para Câmara dos Deputados

(Foto: Internet)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu que vai enviar direto para a Câmara dos Deputados a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. O teor da decisão ainda não foi divulgado. A formalidade deve ser cumprida pela presidente do STF, Cármen Lúcia. Não há prazo para o envio.

Mesmo com o envio da denúncia, o STF não poderá analisar a questão antes de uma decisão prévia da Câmara dos Deputados. De acordo com a Constituição, a denúncia apresentada contra um presidente da República somente poderá ser analisada após a aprovação por pelo menos 342 deputados, o equivalente a dois terços do número de membros da Câmara.

Antes da decisão de Fachin, havia a expectativa de que o ministro abrisse prazo de 15 dias para que os advogados de Temer, conforme foi solicitado pela PGR, pudessem se manifestar antes da remessa à Câmara. No entanto, ao analisar o caso, Fachin entendeu que a primeira etapa para manifestação das partes não deve ser feita no STF porque a tramitação da denúncia depende de autorização prévia dos deputados.

LEIA MAIS

Educador usa rede social para lamentar conduta do prefeito de Afrânio

Repercute em rede social, um texto do educador e militar Enos André, que em seu relato lamenta atitude do prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcante (PMDB). Segundo a publicação, durante um evento, a cozinha de uma escola foi utilizada para o preparo de uma feijoada, entretanto a falta de limpeza incomodou o educador.

(Foto: Ilustração/Facebook)

Confira:

O Prefeito de Afrânio pode até estar com um pensamento progressista, mas as ações de um dos seus secretários parece que não estão em sintonia com esse pensamento.
Vejam a situação:

Idealizaram uma cavalgada, não sei se com recursos próprios ou públicos, e nesse evento foi servido uma grande feijoada para os cavaleiros. Nisso, a preparação dos alimentos ocorreu em uma escola pública da área urbana, com a utilização dos utensílios das cozinhas de várias outras escolas da rede pública municipal.
Alguma novidade nisso? Nenhuma. 
Mas, na segunda-feira, expediente normal naquela escola, a situação da cozinha estava um caos.
Quem iria lavar tudo aquilo? Foi o questionamento geral.
As merendeiras da escola? Era obrigação delas? O evento foi da escola ou particular? Por que a equipe contratada para fazer o almoço não deixou tudo limpo?
Questionamentos a parte, o resultado meus amigos, foi a imposição para que as mesmas organizassem tudo. Toda a bagunça gerada com o evento anterior. Literalmente, na base do medo.
Daí ponho-me a indagar: “Nova gestão velhas práticas?”
Não é de longe relembrar que durante todo o período da campanha em outubro passado, lutamos para quebrar o estigma do medo imposto, convencendo o povo a apostar na mudança.
Dizíamos que professor teria voz e vez, que servidores públicos seriam valorizados. Que práticas impositivas não seriam aceitas, haja vista que ao longo de anos funcionários efetivos se calaram ou omitiram-se por medo de serem perseguidos.
Achávamos que uma nova gestão daria fim a tais imposições, mas parece que não. O poder cega e ludibria os homens.
Sabe qual foi o resultado disso tudo? As mesmas estão cumprindo horário nas suas escolas em pleno recesso?
É justo? Ou é o resultado que esperávamos quando elegemos a gestão “tempos de cuidar das pessoas? ”

Educador e militar Enos André.

Angelo Gioia deixa Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (28), Angelo Gioia deixou o comando da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), ele foi substituído pelo o corregedor-geral da pasta, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti. O governador Paulo Câmara empossa o novo secretário na próxima sexta (30), no Palácio do Campo das Princesas.

Ao anunciar a troca, o Paulo Câmara disse que Gioia “deixa o cargo a pedido, por questões pessoais. “No seu lugar ficará um profissional da equipe que ele montou nos últimos meses. Pádua dará continuidade ao trabalho incansável das nossas polícias, em sintonia com as diretrizes do Pacto Pela Vida”, disse.

Assim como Gioia, Pádua é delegado da Polícia Federal e, até então, comandava a corregedoria desde outubro do ano passado. “Angelo mostrou determinação, firmeza e uma imensa capacidade de trabalho, nesse pouco tempo em que esteve à frente da Defesa Social. Só tenho a agradecer sua contribuição à Segurança Pública”, completou o governador.

Gioia agradeceu o convite do Governo de Pernambuco e o apoio que recebeu durante os oito meses em que esteve à frente da Defesa Social (ele assumiu o cargo em outubro de 2016). “Saio por motivos pessoais, do meu desejo de estar com a família, e com a absoluta tranquilidade e satisfação do dever cumprido. Fizemos mudanças importantes que ajudarão Pernambuco a reduzir a violência, restabelecendo princípios básicos de disciplina e hierarquia nas policias, sem os quais não se faz segurança. Excluímos maus servidores e fortalecemos os comandos. Ao meu amigo Antônio de Pádua, que fez um excelente trabalho na corregedoria, desejo sucesso na jornada, que esta no caminho certo”, afirmou Angelo Gioia.

Fonte FolhaPE

Petrolina: Ronaldo Silva analisará documentos para julgamento das contas do ex-prefeito Júlio Lossio

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Silva, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Petrolina (PE), falou, na manhã desta quarta-feira (28), sobre a análise das contas do ex-prefeito Júlio Lossio. A comissão conta ainda com a relatoria do vereador Aero Cruz (PSB) e o secretário Osinaldo Souza.

De acordo com Ronaldo, a comissão apreciará as contas de 2009, 2010 e 2013 de Lossio. Ainda segundo o vereador, já no segundo semestre deste ano uma das contas será levada para o plenário da Casa para votação. O vereador afirmou ainda que há cerca de 42 duas caixas de documentos para serem analisadas.

“Fizemos uma reunião nessa segunda-feira junto com todos os integrantes da comissão e oficializamos o pedido ao presidente da Casa, Osório Siqueira, de todas as contas, 2009, 2010 e 2013, para que nesse recesso a gente possa sentar e avaliar alguma dessas contas. Não há tempo hábil para analisar as três, mas vamos trabalhar muito para, na volta do recesso, a gente poder votar uma dessas contas”.

Ainda segundo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, toda a documentação deve ser analisada, já que todas as contas do ex-prefeito de Petrolina foram “analisadas com ressalvas”.

“A gente tem que pegar toda a documentação porque todas as contas foram analisadas com ressalvas e nós temos que analisar minunciosamente. Não vamos politizar, não vamos fazer politicagem, porque a responsabilidade é grande, o que vamos é buscar o motivo das ressalvas para que a gente possa fazer um relatório para apresentar aos vereadores e levar para o plenário”.

A Câmara Municipal de Petrolina entra em recesso a partir desta sexta-feira (30), mas, segundo Ronaldo, o trabalho continuará ainda assim. “Vamos continuar trabalhando. Temos uma reunião marcada para o período de recesso e ir ao tribunal de contas para que tirem nossas dúvidas”.

Projeto de Concurso Público é aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Casa Nova; veja os cargos

(Foto: Divulgação)

Conforme anunciamos aqui no blog, durante sessão extraordinária nesta quarta-feira (28) na Câmara de Vereadores de Casa Nova (BA), o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, foi votado e com unanimidade aprovado antes do recesso.

O concurso oferece 411 vagas, para cargos nas áreas de saúde, administrativa, educacional, trânsito, segurança, engenharia, limpeza e técnico. No nível elementar, médio e superior, com salários de R$ 937,00 a R$4.344,00.

Veja lista com cargos e salários: