PT diz que recorrerá a órgãos internacionais por candidatura de Lula

(Foto: Eliaria Andrade/Estadão)

Recém-empossada presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta quinta-feira (6) a intenção do partido de procurar órgãos internacionais caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja impossibilitado de disputar as eleições de 2018. O petista é réu em processo na Justiça Federal do Paraná e, caso haja uma condenação em segunda instância, ele será declarado ficha suja.

Segundo Gleisi, uma eventual condenação pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso do ex-presidente, seria uma decisão política e, por isso, o partido não reconhecerá.

“Não vamos aceitar uma condenação sem fazer questionamento político. Vamos fazer denúncia internacional, mobilização, não vamos reconhecer. Esperamos que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) tenha com Lula o mesmo tratamento que teve com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Não há nenhuma prova que incrimine o ex-presidente Lula. A decisão do juiz Sérgio Moro é uma decisão política”, disse Gleisi em entrevista durante encontro do partido em Brasília.

Lula é réu em cinco ações, duas delas na Operação Lava Jato, sob responsabilidade de Moro. Na primeira delas, é acusado de omitir a posse de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. O imóvel, segundo sustenta o Ministério Público, foi doado como forma de propina.

LEIA MAIS

Maia diz que é preciso votar rapidamente denúncia contra Temer

(Foto: Internet)

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta quinta-feira (6) que o Congresso defina rapidamente se aceita ou não a denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

“Minha vontade pessoal é que a gente deva encerrar este assunto assim que sair da Comissão de Constituição e Justiça – o Brasil não pode ficar parado com o parecer da Comissão de Constituição e Justiça até o mês de agosto”, disse, em entrevista à imprensa brasileira, em Buenos Aires.

Maia desembarcou na capital argentina, na quinta-feira (6), junto com mais quatro deputados brasileiros, para participar do Primeiro Fórum Parlamentar sobre Relações Internacionais e Diplomacia Parlamentar.

Ele negou que tenha saído do Brasil para evitar ter que assumir o lugar de Temer, durante a sua viagem à Alemanha, onde participará da reunião do G-20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia). Segundo Maia, a participação dele no evento na Argentina já tinha sido acertada há mais de um mês.

LEIA MAIS

Eunício assume Presidência durante viagem de Temer e Maia

(Foto: Internet)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), anunciou, nesta quinta-feira (6), no plenário que vai se afastar do cargo por três dias para assumir interinamente a Presidência da República, enquanto o presidente Michel Temer vai à Alemanha para o encontro do G-20.

O primeiro na linha sucessória, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também embarca nesta quinta-feira – para a Argentina e retornará ao Brasil somente no sábado (8) quando Temer já deve estar de volta da sua viagem a Hamburgo.

Maia tem se descolado de Temer desde que a denúncia contra o presidente chegou à Câmara na semana passada. Caso os deputados votem a favor do seguimento do processo, o peemedebista pode ser afastado por até 180 dias, o que faria com que o presidente da Casa assumisse o cargo.

Com informações do ME

Grupo da Polícia Federal que atuava exclusivamente com a Operação Lava Jato é encerrado em Curitiba

(Foto: Internet)

Foi confirmado, nesta quinta-feira (6) que a Polícia Federal (PF) encerrou o grupo de trabalho exclusivo da Operação Lava Jato em Curitiba. Agora, a equipe fará parte da Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas (Delecor).

A PF afirmou que a mudança pretende “priorizar ainda mais as investigações de maior potencial de dano ao erário, uma vez que permite o aumento do efetivo especializado no combate à corrupção e lavagem de dinheiro e facilita o intercâmbio de informações”.

De acordo com a PF, essas investigações passam a ter 70 policiais. A Polícia Federal afirmou que, nestes mais de três anos de Operação Lava Jato, a equipe chegou a ter 50 policiais. A iniciativa, conforme divulgado, partiu do delegado Igor Romário de Paula, que é o coordenador da Operação Lava Jato no Paraná, e foi acatada pelo Superintendente Regional da Polícia Federal, delegado Rosalvo Franco.

LEIA MAIS

Novo Fies terá desconto automático no salário do estudante após formatura

(Foto: Internet)

Estudantes que fecharem contratos com o Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 2018 terão que pagar o dinheiro do empréstimo com desconto automático na folha de pagamento após conclusão do curso. As mudanças foram anunciadas nesta quinta-feira (6).

Além do desconto no salário, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Fies, passará a oferecer três tipos diferentes de contrato. Em um deles, o governo prevê 100 mil vagas a juro zero para alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Para que tenham validade, o governo enviará uma medida provisória (MP) para o Congresso. A seleção do segundo semestre, no entanto, continua sob as regras antigas. Serão oferecidas mais 75 mil novas vagas de contratos de financiamento. O cronograma com as datas será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (7), segundo o MEC.

Com informações do G1

Miguel Coelho apresenta balanço do São João de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante coletiva, nesta quinta-feira (6), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) apresentou números e pesquisas feitas durante o São João de Petrolina 2017. Entre os pontos apresentados estavam os gastos e a qualidade do evento, de acordo com pesquisa do Instituto Alfa.

A programação do São João de Petrolina, começou com o São João nos Bairros no dia 19 de maio, no bairro José e Maria, e foi encerrado no último domingo (2), com a tradicional Jecana do Capim. Movimentando ao longo de quase 40 dias mais de R$ 200 milhões, segundo a prefeitura.

Durante todos os dias de festa o público (em todos os eventos) chegou a 820 mil pessoas, segundo dados divulgados. A programação contou com 80 shows e 7 concursos: Corrida dos namorados, Carroças, Quadrilhas, Ruas, Sanfoneiros, Violeiros e Jecanas. Foram investidos, R$ 147 mil em premiações.

“Atingimos a aprovação de mais de 90% na segurança do nosso São João. Isso, sem dúvidas, era algo que me deixava muito aflito, por que para fazer esse São João, não é só colocar a banda lá encima, é preciso dar conforto, comodidade e segurança para quem ali está. Conseguimos entregar isso em todos os dias de festa”, afirmou Miguel.

Economia

Segundo Miguel Coelho, a economia este ano (comparativo com 2016) chegou a uma redução de 30%, com arrecadação de patrocínio de R$ 1,5 milhão. Movimentando mais de R$ 200 milhões.

“A prefeitura passa por um momento muito delicado de suas contas, mas não poderíamos sacrificar a nossa principal festa. Este investimento de R$ 3,5 milhões, que a prefeitura está fazendo, vale a pena por que conseguimos um retorno através do investimento de dinheiro que é circulado na nossa cidade”.

São João Solidário

A campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas de enchentes, conseguiu 6 toneladas de alimentos e 3 mil peças de agasalhos, que serão doados para moradores em situação de rua em Petrolina.

“As peças da Campanha do Agasalho, vão ficar aqui, até por que lá eles já têm o suficiente e só pediram os alimentos. Então vamos guardar estes agasalhos para distribuir, em especial nesta semana que fez muito frio”, declarou o prefeito.

Pesquisa

Durante o evento, o Instituto Alfa realizou uma pesquisa com os frequentadores das festas, onde foi possível traçar um perfil do público, revelando que do público 73,98 % são da região e 26,02% turistas.

A pesquisa ainda revelou que a maior parte do público contou com homens, chegando a 55,04% e mulheres com 44,06%. A faixa etária de 25 a 34 anos, chegaram a 33,22% do público.

“A pesquisa foi realizada entre os dias 16 ao 24, pelo o Instituto Alfa, uma empresa conhecida e respeitada na região da Paraíba e do Ceará. A primeira pesquisa foi feita com o público interno do pátio e a segunda com o comércio e setor de serviços.

Nosso interesse não foi só de fazer a festa, a gente quis ver como a população reagiu a festa e o quê, que isso nitidamente deixou para a cidade de Petrolina”.

Pernambuco: Deputado Adalberto Cavalcanti participa de reunião para viabilizar a permanência da HEMOBRÁS no estado

(Foto: ASCOM)

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti esteve, nessa quarta-feira (5), reunido com a bancada de Pernambuco para buscar a viabilização da permanência da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (HEMOBRÁS), estatal vinculada ao Ministério da Saúde, no estado.

A empresa trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais a vida de milhares de pessoas com hemofilia, além de pacientes de imunodeficiências, genética, cirrose, câncer, aids, queimaduras, entre outras doenças.

O deputado chamou a atenção para uma possível mudança da fábrica, que hoje é instalada em Goiana, localizada na Mata Norte de Pernambuco, para o Estado do Paraná, de acordo com as intenções do atual Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O ministro, durante audiência, não demonstrou vontade na permanência da fábrica em Pernambuco, colocando ponderações que não convenceram a Bancada Pernambucana. Continuando na busca de uma solução para o caso, a bancada marcará nova Audiência para próxima semana na Câmara dos Deputados.

Justiça encaminha a Temer perguntas da defesa de Cunha; Confira as perguntas

(Foto: Internet)

A Justiça Federal encaminhou ao presidente Michel Temer as 22 perguntas feitas pela defesa do ex-deputado Eduardo Cunha no processo sobre suspeitas de corrupção envolvendo o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS). Cunha é réu no processo sob acusação de recebimento de propina de empresas interessadas em recursos do fundo. Até o início da noite de hoje (5), no entanto, o Palácio do Planalto não havia registrado a entrada do documento no protocolo.

Nas perguntas, os advogados de Cunha perguntam se Temer teve conhecimento de vantagens indevidas para liberação de financiamento do FI-FGTS. O presidente também é questionado se indicou o sucessor de Moreira Franco, Joaquim Lima, em uma vice-presidência da Caixa; e se participou de alguma reunião para tratar de doação de campanha das eleições de 2010, 2012 ou 2014.

A defesa do ex-deputado perguntou ainda se Temer conhece os executivos Léo Pinheiro (ex-presidente da construtora OAS) e Benedicto Júnior (ex-presidente da Construtora Odebrecht). O ofício com as perguntas saiu da Justiça Federal no Distrito Federal ontem, nas mãos de um oficial de Justiça.

LEIA MAIS

Advogados de Temer entregam defesa à Comissão de Constituição e Justiça

(Foto: Ilustração)

Os advogados de Michel Temer (PMDB) entregaram hoje (5) a defesa do presidente à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) que irá analisar a denúncia apresentada pelo Procuradoria-Geral da República (PGR). A defesa foi entregue às 16h pelos advogados Antônio Mariz e Gustavo Guedes.

Caberá agora ao relator, deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), analisar a denúncia e os argumentos da defesa de Temer para elaborar o parecer sobre a admissibilidade ou não.

Pelo cronograma definido hoje na CCJ, o relator deverá entregar parecer e voto na próxima segunda-feira (10) para leitura e discussão. Após essa etapa, a defesa do presidente Temer poderá se manifestar. Também é possível ter pedido de vista coletivo por até duas sessões da Câmara, o qual será concedido pelo presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

Fonte EBC

Em nota, Frente Brasil Popular critica presidência da Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Na última sexta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Petrolina realizava uma Audiência Pública sobre o Rio São Francisco, quando manifestantes da Greve Geral entraram no plenário e interromperam os debates da Casa para reivindicar seus direitos. Após não haver entendimento entre a presidência da Casa e as lideranças do movimento, a audiência foi encerrada.

A Frente Brasil Popular emitiu uma nota criticando a atitude da Casa e afirmando que “a presidência da casa não possibilitou o registro da posição dos manifestantes na tribuna. Mais do que isso, resolveu encerrar a audiência pública sobre o Rio São Francisco, na tentativa de culpabilizar os homens e mulheres que ali estavam em um dia de greve geral”.

Confira a nota

Na última sexta-feira, 30 de junho, o Brasil viveu mais um grande dia de paralisações e greves. Assim como em 28 de abril, quando 35 milhões de trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços, nesta sexta outros tantos milhões se mobilizaram por direitos e pela democracia.

As duas datas marcaram a resistência do povo brasileiro contra os ataques do governo Temer aos direitos da classe trabalhadora. A tão falada “reforma” pode acabar, por exemplo, com o direito às férias, aposentadoria, entre tantos outros.

As manifestações pediram por democracia, “Fora Temer” e por eleições diretas já. O presidente, que além golpista encontra-se envolvido em diversos escândalos de corrupção e tem menos de 5% de aprovação da população, recentemente foi denunciado pelo Ministério Público Federal.

LEIA MAIS

Ao voltar ao Senado, Aécio admite “erro”, mas nega ter cometido crime

(Foto: Internet)

Depois de 48 dias longe do Congresso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reassumiu nesta terça-feira (4) a atividade parlamentar e fez um discurso negando as acusações contra ele na delação do grupo JBS.

“Não cometi crime algum. Não aceitei recursos de origem ilícita. Não prometi ou ofereci vantagem ilícita a ninguém”, disse. Aécio negou ainda ter atuado para obstruir a Justiça e se disse vítima de uma “armadilha” do empresário Joesley Batista, que o gravou em março pedindo R$ 2 milhões.

Em seu discurso, o senador disse ainda ter errado “por me deixar nessa trema ardilosa”, disse, sem detalhar qual seu erro. O tucano desferiu ataques a Joesley, a quem acusou de “falta de caráter”, mas evitou dirigir críticas ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelas acusações contra ele. “Errei também e por isso me desculpei vocabulário que não me é comum”, acrescentou.

LEIA MAIS

Aécio Neves declara inocência em seu retorno ao Senado

(Foto: Internet)

Afastado do Senado por 45 dias, o senador Aécio Neves (PMDB-MG) discursou hoje (4) e voltou a declarar inocência das acusações de que tenha recebido propina do dono da JBS, Joesley Batista.

Ao falar para os colegas senadores, o presidente afastado do PSDB reiterou os argumentos que já tinha utilizado ao divulgar notas públicas, declarando ter sido vítima de uma armadilha de Batista com o intuito de obter vantagens em um acordo de delação premiada.

“Não me furtarei de reiterar aqui aquilo que venho afirmando ao longo das últimas semanas. Não cometi crime algum, não aceitei recursos de origem ilícita, não ofereci vantagens indevidas a quem quer que seja”, disse.

LEIA MAIS

Deputado Tiririca é acusado de abuso sexual por ex-empregada

(Foto: Internet)

O deputado Tiririca (PR-SP) está sendo acusado de abuso sexual, por uma ex-empregada doméstica. Ela alega que foi alvo de assédio de Tiririca durante viagens que fez com a família dele em 2016, primeiro para São Paulo e depois para o Ceará.

A defesa de Tiririca, por outro lado, afirma que o deputado e a família estão sendo vítimas de extorsão e que a empregada doméstica, após ter sido demitida, em junho do ano passado, exigiu R$ 100 mil reais para não prejudicar a reputação do parlamentar.

O caso foi para o Supremo Tribunal Federal (STF) no final de junho de 2017, já que a Corte é responsável por investigar políticos com foro privilegiado, como é o caso de Tiririca. No tribunal, o processo foi distribuído, no último dia 28, para o ministro Celso de Mello.

Na 10ª delegacia de polícia do Distrito Federal, que iniciou as apurações do caso, Maria Lúcia afirmou que o primeiro episódio de assédio sexual ocorreu em maio de 2016, quando ela viajou para São Paulo com Tiririca, a mulher dele, Nana Magalhães, a filha do casal, de 8 anos, e assessores do deputado. Na ocasião, Tiririca daria uma entrevista para o programa do Jô.

Maria Lúcia relatou que ficou no apartamento cuidando da filha do casal durante a entrevista. Ela disse que, quando Tiririca e os demais voltaram, o deputado exalava cheiro de álcool e a agarrou por trás. Tiririca, segundo Maria Lúcia, começou a dizer que faria sexo com ela, diante de todas as outras pessoas presentes, inclusive a menina de 8 anos.

A empregada relatou à polícia que conseguiu se desvencilhar, mas o deputado ficava correndo atrás dela. Maria Lúcia disse que pediu ajuda dos adultos, que, segundo ela, riam da situação. Ela afirmou que apenas a menina a defendeu, empurrando o pai e jogando-o no chão.

LEIA MAIS

Defesa de Temer será apresentada nesta quarta na CCJ

(Foto: Internet)

O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira afirmou que irá apresentar na tarde desta quarta-feira (5) a defesa do presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Responsável pela defesa do chefe do Executivo federal, o criminalista disse ainda que vai passar a tarde desta terça (4) fazendo ajustes finais na peça de cerca de 100 páginas que será entregue aos deputados.

O criminalista destacou que lançará na peça de defesa um desafio para que Janot apresente algum indício de que Michel Temer era o beneficiário dos R$ 500 mil entregues em uma pizzaria de São Paulo ao ex-deputado e ex-assessor especial do Planalto Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).

Com informações do G1

Governador Rui Costa garante a duplicação do trecho urbano da BA-210, em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim (PC do B) se reuniu nesta segunda-feira (3), em Salvador, com o Governador Rui Costa (PT), onde pôde tratar de demandas de infraestrutura e saúde de Juazeiro e região. Participaram da reunião o ex-prefeito e atual assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho e o deputado federal Daniel Almeida.

Durante o encontro foi confirmada a duplicação do trecho urbano da BA-210, entre o Mercado do Produtor e o contorno de Sobradinho, que já foi encaminhada para licitação. Outro assunto tratado durante a reunião foi a implantação de uma Policlínica Regional em Juazeiro.

“Ainda nesta semana devemos nos reunir com os prefeitos do Constesf para debater o tema. Agradeço ao governador pela atenção com Juazeiro e o Norte da Bahia e, juntos, vamos trabalhar para melhorar ainda mais a nossa Bahia”, afirmou o prefeito.