Inauguração de Posto de Saúde inicia as festividades dos 139 anos de Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Neste sábado (8) foi inaugurado no distrito de Mandacaru II um novo Posto de Saúde. O evento contou com a presença do governador Rui Costa (PT) e do prefeito Paulo Bomfim (PC do B) e marca o início da programação do aniversário de Juazeiro.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) deve atender uma demanda de aproximadamente 3 mil habitantes. “É uma alegria estar trazendo para uma comunidade distante da zona central, uma unidade própria, com uma equipe completa, incluindo o atendimento odontológico, que é uma novidade neste Posto”, afirmou.

O evento também contou com uma Feira da Saúde, realizada pelos alunos da Escola 25 de Julho, onde eles apresentaram a culminância do que aprenderam no primeiro semestre. Além disso, também foram realizadas apresentações de capoeira, da fanfarra e da quadrilha Luar do Sertão.

A obra foi construída como parte do programa ‘Requalifica UBS’, do Ministério da Saúde. O investimento total foi orçado em aproximadamente R$ 302 mil, contando com recursos do Governo Federal e da gestão municipal.

Paulo Bomfim e Rui Costa anunciam investimento de R$ 19 milhões para implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

O prefeito de juazeiro Paulo Bomfim (PC do B) e o governador da Bahia Rui Costa (PT) anunciaram, neste sábado (8), o investimento de R$ 19 milhões para implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.

O anuncio foi feito durante a entrega de um novo Posto de Saúde para a comunidade de Mandacaru II. O governador da Bahia ainda revelou que está dialogando com a gestão municipal, sobre a construção de uma policlínica regional no município, que contará com 19 especialidades.

“Ao inaugurar um Posto de Saúde, Juazeiro chega a 98% de cobertura, significa que quase 100% da população está sendo atendida. Uma realidade diferente da nossa capital, por exemplo. Salvador tem 3 milhões de habitantes e apenas 31% cobertura de PSF. Por isso, tenho que aplaudir e reconhecer tanto o trabalho do ex-prefeito Isaac Carvalho, quanto o de Paulo Bomfim que continua priorizando a saúde”, afirma Rui Costa.

Para o prefeito de Juazeiro, com essas ações Rui Costa se consolida como o maior governador da Bahia dos últimos 40 anos. “Nós, que já temos UPA, Maternidade, Hospital da Criança e 56 Postos de Saúde, com 62 equipes, ficamos muito felizes em receber o governador aqui, entregando a quarta Unidade de Saúde do nosso mandato, e recebendo novos investimentos na área de saúde, que é a nossa prioridade”, destaca.

Programa ‘Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura’ atende 70 mulheres em Petrolina

O programa ‘Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura’ iniciou, neste sábado (8) a capacitação de 3 mil mulheres em Petrolina, Lagos Grande e Santa Maria da Boa Vista. Cada trabalhadora que participar da formação recebe uma bolsa de R$ 246,45 durante quatro meses.

A iniciativa conta com 100 turmas, 70 em Petrolina, 29 em Lagoa Grande e uma em Santa Maria da Boa Vista. Cada turma atende 30 mulheres. O curso é formado por dois módulos. O primeiro deles é de ‘Formação Sociopolítica e Produção de Alimentos’. Enquanto que o segundo é de ‘Formação Sociopolítica e Artesanato’.

As aulas seguem até 6 de agosto e acontecem em escolas municipais, estaduais e associações definidas pela Secretaria Estadual de Planejamento. Os horários variam de acordo com cada localidade. Durante a capacitação, as mães vão contar com uma turma de recreação e poderão levar os filhos para o curso.

Com informações do G1

Governador entrega três tratores durante visita a Casa Nova

(Foto: Divulgação)

O governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), durante visita a Casa Nova, nesta sexta-feira (7), entregou três tratores. Um deles ficará na Prefeitura Municipal de Sento-Sé e os outros dois com as Associações de Pescadores e Agricultores das comunidades de Brejo de Fora e Riacho do Paes.

Na sequência, o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB) e a prefeita de Sento Sé Ana Passos (PSD), estiveram em reunião para discutir, com os Prefeitos que compõem o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), para discutir a implantação de uma Policlínica por meio de parceria dos municípios do Consórcio e Estado. Também foram apresentados os problemas de cada município pelos seus prefeitos, além de projetos para novos convênios na área de infraestrutura.

A prefeita de Sento Sé, pediu mais uma vez ao governador a obra de reconstrução da BA-210, que liga o distrito de Piçarrão à sede do município de Sento-Sé e solicitou verba para equipamentos da saúde no município.

“precisamos destravar nossa estrada, a finalização dessa rodovia é fundamental para o desenvolvimento de Sento-Sé. Pedi verba para estruturar o Hospital e Maternidade Dr. Heitor Sento-Sé e equipamentos para melhorar a qualidade do atendimento no município”, disse Ana Passos.

Além da Prefeita, Governador e assessores, estiveram no encontro o Prefeito de Campo Alegre de Lourdes – Enilson Rodrigues, Prefeito de Canudos e o Presidente do Constesf – Genário Rabelo, Juazeiro – Paulo Bonfim, Pilão Arcado – Afonso Mangueira, Remanso –  Zé Filho, Sobradinho – Luiz Vicente Berti e o Prefeito de Uauá – Lindomar Dantas.

Prefeito Miguel Coelho é homenageado pelo Exército

(Foto: Ivaldo Reges)

Em solenidade pelo aniversário do 72° Batalhão de Infantaria  Motorizado, o prefeito Miguel Coelho recebeu a comenda e o diploma de “Amigo do Batalhão”. A cerimônia foi realizada na manhã deste sábado (07) na sede do exército em Petrolina.

A distinção é entregue a personalidades civis e militares com relevantes serviços prestados à entidade de defesa nacional. “É uma honra receber este tipo de reconhecimento de uma das mais importantes instituições do Brasil. Ao mesmo esse título aumenta nossa responsabilidade com o 72° BIMtz e com os preceitos defendidos pelo Exército Brasileiro”, agradeceu o prefeito durante a solenidade.

Trump elogiou economia do Brasil, diz Temer no Twitter

(Foto: Internet)

Em duas publicações feitas na manhã de hoje (8) em sua conta oficial no Twitter, o presidente Michel Temer escreveu sobre o encontro que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na cúpula do G20, encontro que reúne líderes mundiais em Hamburgo, na Alemanha.

O tuíte do presidente diz que Trump “elogiou o desempenho da economia brasileira”, que, para o presidente norte-americano, “está indo muito bem”, segundo a publicação de Temer.

Em uma segunda publicação no Twitter, Temer disse ter sugerido a Trump a aproximação entre empresários de ambos os países. “Ele gostou da ideia”, escreveu o brasileiro.

Michel Temer participou na manhã deste sábado da terceira sessão de trabalhos no G20, que teve como tema a migração mundial. Após a reunião, ele embarcou no avião presidencial para voltar ao Brasil. O presidente deve chegar ao país em torno das 18h.

Fonte Agência Brasil

Acordos no âmbito da Lava Jato restituem cerca de R$ 1 bi aos cofres públicos

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Nas últimas duas semanas os acordos de leniência e de colaboração firmados no âmbito da Operação Lava Jato restituíram aos cofres públicos quase R$ 1 bilhão. De acordo com Ministério Público Federal (MPF), entre os dias 26 de junho e quinta-feira (6), o empresário Marcelo Odebrecht e as empresas Braskem e Andrade Gutierrez devolveram aos cofres públicos R$ 903,9 milhões em cumprimento às obrigações assumidas nos acordos feitos com o MPF.

“A expressiva e inédita quantia de quase R$ 1 bilhão efetivamente recuperada em dez dias revela que essa técnica especial de investigação também permite, em tempo recorde, o adiantamento do ressarcimento de prejuízos causados aos cofres públicos”, disse, em nota, a Procuradoria da República no Paraná.

Segundo o MPF, no dia 26 de junho, o ex-presidente da construtora Norberto Odebrecht Marcelo Odebrecht depositou judicialmente, à vista, R$ 73.399.314,07. O montante refere-se ao total da multa que foi atribuída ao executivo em decorrência do acordo de colaboração, que corresponde a 70% dos rendimentos auferidos por ele no período em que participou atos criminosos, limitado a dez anos.

LEIA MAIS

Casa Nova: Prefeito Wilker recebe Governador e cobra estrada

(Foto: ASCOM)

O prefeito Wilker Torres recebeu na manhã desta sexta-feira (07), o Governador da Bahia, Ruy Costa, que veio acompanhado dos deputados federais Paulo Magalhães, Afonso Florence e Bebeto Galvão, dos deputados estaduais Zó, Paulo Rangel e Roberto Carlos, secretários de estado e os prefeitos das cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) (Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá).

O Governador está em Casa Nova para inaugurar o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e para assinatura de convênios, entre eles autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) celebrar convênios do programa Bahia Produtiva, nas áreas de Apicultura e Caprinovinocultura, e outros quatro convênios do Programa Pró-Semiárido com Associações de Produtores do Município.

Na ocasião, foram entregues dez tratores, com implementos agrícolas, para agricultores das cidades da região. O governador Ruy Costa fez ainda a entrega simbólica do Certificado de Cadastro Ambiental Rural. Foram entregues 3.566 cadastros rurais para os produtores de Casa Nova, Sobradinho e Uauá. 

LEIA MAIS

‘Não existe crise econômica no Brasil’, afirma Temer durante evento na Alemanha

(Foto: Friedemann Vogel/EFE)

O presidente Michel Temer negou que exista crise econômica no País nesta sexta-feira (7) ao chegar ao hotel Le Meridien, em Hamburgo, para participar da reunião da cúpula de líderes das 20 maiores economias do mundo, o G-20. “Crise econômica no Brasil não existe. Vocês têm visto os últimos dados”, disse.

Quando os jornalistas que o aguardavam na frente do hotel às 6 horas da manhã no horário local (1 hora de Brasília) reforçaram a pergunta sobre o desempenho da atividade, questionando se não existia realmente uma crise econômica no País, Temer enfatizou:

“Não, não. Pode levantar os dados e você verá que estamos crescendo no emprego, estamos crescendo na indústria, estamos crescendo no agronegócio. Lá não existe crise econômica”, disse.

Quando perguntado sobre se a crise política atrapalhava o andamento da economia, o presidente já estava se dirigindo para dentro do hotel, mas virou o rosto para os jornalistas e disse “não”, reforçando a negativa com o dedo.

Com informações do Estadão

Operação Lava Jato recuperou R$ 1 bilhão em 10 dias, segundo o MPF

(Foto: Arquivo)

Em 10 dias, duas empresas investigadas pela Operação Lava Jato e o empreiteiro Marcelo Odebrecht devolveram aos cofres públicos quase R$ 1 bilhão, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Os valores foram restituídos entre 26 de junho e 6 de julho deste ano.

Conforme divulgado pelo Ministério Público Federal nesta sexta-feira (7), Marcelo Odebrecht devolveu R$ 73,4 milhões; a Braskem, que pertence ao Grupo Odebrecht, devolveu R$ 736,5 milhões, e a Andrade Gutierrez R$ 94 milhões.

A restituição faz parte dos acordos de leniência e de colaboração feitos entre a força-tarefa da Operação Lava Jato e os investigados. As empresas e Marcelo Odebrecht foram acusados de envolvimento no esquema de corrupção descoberto na Petrobras para direcionamento de licitações e pagamento de propina para servidores e agentes políticos.

Nos acordos de leniência e de colaboração, as empresas e as pessoas envolvidas assumem a participação em um determinado crime e se comprometem a colaborar com as investigações, além de pagar multas, em troca de redução de punições.

“Além disso, por meio dos acordos de leniência, as empresas colaboradoras assumiram o compromisso de implementar e aperfeiçoar programas de conformidade, em linha com modernos instrumentos de combate e prevenção à corrupção”, diz a força-tarefa da Lava Jato.

LEIA MAIS

Nosso secretário de Defesa Social deseja convocar 500 PM’s por ano em Pernambuco

(Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

O novo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, declarou durante entrevista, nesta sexta-feira (7), que o nível de criminalidade ao final de 2017 estará controlado em Pernambuco. O novo gestor da pasta, afirmou ainda que tem o objetivo de chamar pelo menos 500 profissionais, da Polícia Militar, todo ano.

Pádua foi entrevistado do programa Resenha Política, onde revelou os planos da sua gestão para o estado e dados sobre o número de homicídios. “A gente vai ampliar as ações com investimentos, capacitação de pessoa, retomada do ingresso de novos policiais. A curva de homicídios tem diminuído ao longo dos últimos cinco meses. O resultado de junho vem melhor do que veio o de maio”, destacou.

“Apesar dos meus 40 anos, é bom enfatizar minha experiência policial porque foi a partir dela que consegui alcançar os objetivos da minha vida. Essa minha jovialidade eu uso como energia para enfrentar as batalhas”, afirmou.

O novo secretário garantiu ainda, que 1,3 mil aprovados no último concurso da Polícia Militar vão entrar no curso de formação no próximo semestre e lembrou que em setembro será concluída a capacitação de outros 1,5 mil.

Com informações do JC e Jamildo

Representantes da prefeitura de Petrolina participam de encontro sobre trabalho infantil, em Olinda

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil, a Prefeitura de Petrolina, através da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho e pela secretária executiva, Dori Secchi, estiveram no Encontro Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realizado nesta quinta-feira (6) no Centro de Convenções, em Olinda.

O encontro foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e destinado a gestores e profissionais dos sessenta e oito municípios pernambucanos com Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETIs).

O encontro teve como principal objetivo discutir os entraves e avanços na execução das ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil em Pernambuco, inclusive a necessidade da intersetorialidade na realização dessas ações.

Na ocasião, foram prestadas orientações técnicas aos municípios e capacitação para os profissionais participantes, através de oficinas temáticas facilitadas pela equipe da Coordenação Nacional e Estadual do PETI.

Temer divulga vídeo afirmando que seu governo tem feito ‘voltar o desemprego’

Através do Twitter, o presidente Michel Temer (PMDB) cometeu uma gafe ao divulgar, nesta sexta-feira (7), um vídeo no qual afirma que o governo tem feito “voltar o desemprego”.

O vídeo foi gravado durante sua viagem à Alemanha, onde participa da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. Na gravação, o presidente explica o que fez durante o dia.

“Em outra sessão [do G20], também se discutiu a questão dos negócios internacionais, das relações internacionais. E cada país fez um relato daquilo que está fazendo no seu país, como eu pude fazer um relato do que estamos fazendo no Brasil, gerando, exatamente, inflação baixa, reduzindo os juros, fazendo voltar o desemprego e combatendo a recessão”, diz o presidente no vídeo.

Veja vídeo:

Em Casa Nova, Rui Costa inaugura obras de agricultura e segurança

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a manhã de hoje (7) o governador da Bahia Rui Costa (PT) esteve em Casa Nova, para entrega de obras nas áreas da agricultura familiar e segurança, formalizou consórcios de saúde e infraestrutura, além de autorizar convênios do Programa Bahia Produtiva.

O primeiro compromisso do governador foi a entrega de uma Unidade Modular de Beneficiamento de Pescado. Em seguida, Rui inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) para abrigar a Polícia Civil, localizada na Avenida Agrotécnica, no bairro Borges.

Na região, serão entregues 3.566 cadastros rurais, para os produtores de Casa Nova, Sobradinho e Uauá. Ainda no local, o governador assinou autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) celebrar convênios do programa Bahia Produtiva, nas áreas de Apicultura e Caprinovinocultura e outros quatro convênios do Programa Pró-Semiárido com Associações de Produtores do Município.

Durante a tarde, será assinado consórcios de saúde e infraestrutura com os prefeitos da região.

Lara Secchi, primeira dama de Petrolina, recebe título de cidadã casanovense

Autoridades da região estiveram presentes para a entrega do título para Lara.

A primeira dama de Petrolina (PE), Lara Secchi, recebeu nessa quinta-feira (6) o título de cidadã casanovense. O evento para a entrega da honraria aconteceu no clube santana, localizado no distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova (BA). O prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, esteve presente na cerimônia, assim como os ex-prefeitos, Wilson Cota e Dagmar Nogueira, além do ex-prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho e alguns vereadores de Petrolina, entre outras autoridades.

Lara, que é filha do casal Taís e Gilberto Secchi, forte empresário da região, falou sobre a alegria de receber a mais alta comenda do município, que é o título de cidadã, e a responsabilidade que terá daqui para a frente com o município e principalmente com o distrito de Santana do Sobrado, onde a empresa de sua família está inserida.

“Eu fico muito honrada. Fiquei muito feliz de estar recebendo esse título de cidadã casanovense com a pouca idade que considero ter, apenas 28 anos. Aqui é a minha segunda casa, meu trabalho. Desde que nasci, praticamente minha vida foi toda aqui. Eu torço muito e espero realmente que essa cidade cresça, que venha desenvolvimento para cá, que os políticos olhem com carinho, que venham realmente a trazer políticas públicas boas para o crescimento dessa comunidade inteira. Casa Nova é um município grande, especialmente falando da comunidade a qual a nossa empresa está inserida que é em Santana do Sobrado. Agradeço e fico muito honrada com esse título. Agora a minha responsabilidade aumenta ainda mais, porque eu me sinto, de certa forma, parte, mais do que nunca, dessa comunidade e vou fazer sempre o meu máximo para passar o meu melhor para essa cidade”, disse Lara Secchi.

O vereador Willian Pereira dos Santos, autor do projeto que previu a entrega da honraria para Lara, também falou na alegria de vê-la como a força da juventude da região e da contribuição da jovem para o crescimento econômico do distrito de Santana do Sobrado.

“É de uma importância muito grande. Lara hoje representa o segmento de jovens que alavancaram o destino econômico de Santana do Sobrado. Ela teve o seu pai que foi um dos pioneiros na agricultura irrigada aqui no Vale do São Francisco, em especial em Santana do Sobrado e, em continuação aos seus estudos, ela deu continuidade a isso de forma exemplar e triplicou tudo aquilo que o pai iniciou. Então Lara hoje é sinônimo de que a juventude nordestina, franciscana, casanovense tem a seguir. E a agora com o título de cidadã casanovense”, disse o vereador Willian, autor da proposição.

O prefeito de Petrolina e noivo de Lara, Miguel Coelho, também esteve presente no evento. Miguel falou sobre o comprometimento de sua noiva com o trabalho realizado em Santana do Sobrado e da responsabilidade da sua noiva com o município de Casa Nova. O prefeito ainda brincou afirmando que o quadro não iria só enfeitar a casa do casal, mas que traria obrigações de Lara para a cidade.

“Hoje não estou incumbido de falar como prefeito da minha cidade, mas como admirador e companheiro de Lara que sou nos últimos cinco anos e que daqui a quinze dias, com fé em Deus, para o resto da vida. Quero dizer a todos que aqui estão que a alegria hoje não é só sua, Lara, você está compartilhando isso com a sua família, com seus amigos, que vieram compartilhar desse momento. A gente sabe a pessoa que você é e principalmente da sua determinação com o seu trabalho. Estamos vendo Lara receber a mais alta comenda de qualquer cidade e você receber isso, Lara, lhe traz muita responsabilidade. Não ache que esse quadro vai apenas decorar a nossa casa. Esse quadro lhe traz obrigações sociais com Casa Nova e principalmente com Santana de Sobrado que é onde você vive diariamente. Saiba que hoje é um dia de festa, mas também um dia de comprometimento seu com esse lugar. Agora a sua raiz está fincada em Casa Nova”, disse o prefeito de Petrolina e noivo de Lara, Miguel Coelho.