Após gafe de Lula, governo emite nota dizendo que não tolera o tráfico

A Secretaria de Comunicação Social do governo Lula (PT) emitiu uma nota na noite desta sexta-feira, 24, afirmando que não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência contra o crime organizado. O posicionamento vem após o presidente virar alvo de uma enxurrada de críticas depois de dizer que traficantes de drogas são “vítimas dos usuários”. A declaração aconteceu enquanto o presidente falava sobre o combate ao tráfico em uma coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia.

No comunicado, o governo citou operações policiais que causaram prejuízos ao crime organizado, como a ação de agosto que atingiu o cérebro financeiro de uma rede mafiosa em São Paulo e a que foi realizada hoje contra uma quadrilha, sediada em Passo Fundo (RS), que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

“Com investimento em ações de inteligência, integração entre as diferentes forças de segurança, além da repressão à lavagem de dinheiro, o Governo do Brasil está impondo perdas nunca vistas ao crime organizado”, diz a nota. Ainda segundo a equipe de comunicação de Lula, em dois anos, o governo praticamente dobrou o número de operações de combate ao crime organizado, que passaram de 1.875 em 2022 para 3.393 em 2024. “Esse trabalho histórico poderá avançar ainda mais com as inovações do Governo do Brasil na PEC da Segurança Pública e outros textos enviados ao Congresso Nacional. O objetivo é somar as forças de todo o país para desmantelar as estruturas que alimentam o crime”.

Veja a nota na íntegra:
O Governo do Brasil não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos contra a espinha dorsal das organizações criminosas. Em agosto deste ano, a maior operação da história contra o crime organizado atingiu o cérebro financeiro de uma rede mafiosa que, entre outras ações, falsificava combustíveis e realizava a lavagem do dinheiro proveniente de atividades ilícitas.

Os dados de 2025 mostram que o balanço final deste ano trará números também positivos. No dia de hoje, uma nova operação da Polícia Federal foi deflagrada contra uma quadrilha, sediada em Passo Fundo/RS, que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Com investimento em ações de inteligência, integração entre as diferentes forças de segurança, além da repressão à lavagem de dinheiro, o Governo do Brasil está impondo perdas nunca vistas ao crime organizado.

Ações da Polícia Federal retiraram cerca de R$ 7 bilhões em bens dos criminosos apenas em 2024. O valor mais do que dobrou em relação ao ano anterior, representando mais um recorde histórico. Ainda em 2024, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 850 toneladas de drogas nas rodovias federais – um recorde histórico, que representa crescimento significativo em relação a 2023.

Em dois anos, o Governo do Brasil praticamente dobrou o número de operações de combate ao crime organizado, que passaram de 1.875 em 2022 para 3.393 em 2024. Esse trabalho histórico poderá avançar ainda mais com as inovações do Governo do Brasil na PEC da Segurança Pública e outros textos enviados ao Congresso Nacional. O objetivo é somar as forças de todo o país para desmantelar as estruturas que alimentam o crime. Ações efetivas e resultados históricos contra as organizações criminosas reafirmam o compromisso do Governo do Brasil com a segurança das famílias do país. O Governo do Brasil segue firme contra o crime organizado e do lado do povo brasileiro.

Lula se retrata
Após a polêmica declaração, o petista voltou atrás e tentou se redimir. “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, iniciou o petista, em publicação no X.

Lula prosseguiu, destacando as medidas do governo no combate ao crime organizado. “Mais importante é que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os registros na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, finalizou.

A Tarde

Lula: “Este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação”

Ex-presidente Lula discursa sobre educação –  reprodução/Reprodução

O ex-presidente Lula cometeu uma gafe que está fazendo a festa dos bolsonaristas nas redes sociais. Em comício em São Bernardo do Campo nesta quinta-feira, 6, o ex-presidente fez uma observação sobre o analfabetismo.

“As pessoas que são analfabetas ficaram analfabetas porque este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação”, afirmou Lula. Ele foi presidente do Brasil entre 2003 e 2010. Durante o discurso, Lula estava acompanhado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, que já foi ministro da Educação do governo petista.

Lula tentava capitalizar sobre uma recente polêmica envolvendo Bolsonaro, que após ter conseguido chegar ao segundo turno, contrariando o prognóstico de pesquisas de intenção de votos, insinuou que a larga vantagem que o petista teve no Nordeste durante o primeiro turno deveu-se às altas taxas de analfabetismo da região.

“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são os estados? No nosso Nordeste.” A fala de Bolsonaro também foi muito criticada pelos petistas, que atribuíram ao atual mandatário postura xenófoba. É exatamente no Nordeste onde o ex-capitão tem maior dificuldade para cabalar votos.

A declaração de Lula foi imediatamente repercutida nas redes sociais. O ministro Fabio Faria foi um dos que repercutiram o discurso de Lula. “Deixa o Lula falar…”, provocou ele.

Temer divulga vídeo afirmando que seu governo tem feito ‘voltar o desemprego’

Através do Twitter, o presidente Michel Temer (PMDB) cometeu uma gafe ao divulgar, nesta sexta-feira (7), um vídeo no qual afirma que o governo tem feito “voltar o desemprego”.

O vídeo foi gravado durante sua viagem à Alemanha, onde participa da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. Na gravação, o presidente explica o que fez durante o dia.

“Em outra sessão [do G20], também se discutiu a questão dos negócios internacionais, das relações internacionais. E cada país fez um relato daquilo que está fazendo no seu país, como eu pude fazer um relato do que estamos fazendo no Brasil, gerando, exatamente, inflação baixa, reduzindo os juros, fazendo voltar o desemprego e combatendo a recessão”, diz o presidente no vídeo.

Veja vídeo: