“Armando é candidato”, afirma deputado Sílvio Costa

O deputado revelou confiança na renovação da aliança com o ex-presidente Lula e o PT no estado.

Durante encontro de lideranças políticas realizado pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), no município de Surubim, no Agreste de Pernambuco, o pré-candidato ao senado, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) afirmou que Armando será candidato ao governo do estado.

Em seu pronunciamento, Sílvio Costa ressaltou a liderança política de Armando Monteiro – que se colocou à disposição de uma convocação das oposições para o governo estadual – e revelou sua confiança na condução do senador à frente do governo estadual.

“O senador Armando foi ministro da Indústria e Comércio, é reconhecido em todo o Brasil por esse trabalho e lutou contra o impeachment da presidente Dilma. Tenho grande admiração pelo presidente Lula e vou lutar, até o último segundo, para que o PT vote em Armando em 2018. O PT diz que não vota em golpista e o partido golpista no Brasil é o PSB”, destacou Sílvio.

O deputado revelou, ainda, confiança na renovação da aliança com o ex-presidente Lula e o PT, nacional e em Pernambuco, para as eleições do próximo ano. “Acredito que Lula e o PT estarão com Armando e que iremos construir um novo caminho para o Estado”, concluiu sob entusiasmo das lideranças presentes.

Vereadores de Juazeiro não devem receber 13º salário

O presidente da Câmara confirmou a decisão. (Foto: ASCOM)

Juazeiro será uma das cidades da Bahia que não devem pagar 13º salário aos vereadores no final deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa Legislativa. Em 2018, a capital do estado deve aderir à medida. O pagamento do 13º para agentes políticos não está incluído na constituição, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os vereadores de Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié e Barreiras ainda não se posicionaram. O presidente da Câmara de Conquista, Hermínio Oliveira (PPS), disse que o tema será debatido, mas acha difícil pagar este ano. “É uma questão orçamentária”, alegou. Já o de Camaçari, Oziel Araújo (PSDB), afirmou que o assunto não está na pauta.

Lava Jato só aceita delação com mentiras sobre Lula, diz defesa

Defesa de Lula volta a criticar operação Lava Jato.

Nota publicada nas redes sociais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (26) que a Lava Jato só aceita delação premiada de empresas se houver mentiras contra ele ou sua família.

A declaração foi divulgada após reportagem da Folha de S.Paulo afirmar que procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba pressionam o grupo Andrade Gutierrez a delatar Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, o filho mais velho de Lula.

“Reportagem da Folha fornece novos elementos para demonstrar que os membros da Lava Jato criam versões para tentar prejudicar o ex-presidente Lula e seus familiares e condiciona acordos de delação premiada à confirmação das narrativas mentirosas”, diz trecho da nota.

De acordo com o comunicado, a Lava Jato faz pressão para que os réus e os investigados na operação confirmem “narrativas acusatórias formuladas por seus membros contra Lula e seus familiares”.

Ainda segundo a nota, situações idênticas envolvendo o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o ex-ministro petista Antonio Palocci foram levadas à PGR (Procuradoria-Geral da República) pela defesa de Lula com pedidos de apuração, mas que foram arquivados sem nenhuma investigação do Ministério Público.

LEIA MAIS

Temer passa bem e médicos confirmam que poderá ter alta nesta segunda

O presidente Michel Temer recupera-se bem da cirurgia a que foi submetido, na noite da última sexta-feira (24), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o último boletim médico, divulgado às 11h40 de hoje (26), ele passou bem a noite e o quadro de saúde é estável. Foi mantida a previsão de alta nesta segunda-feira (27).

Temer passou pelo procedimento de desobstrução de três artérias do coração, seguido da implantação de stents em duas delas. Apesar dessa extensão, a técnica médica não foi invasiva, ou seja, não houve a necessidade de cortes na região do tórax. Para corrigir o fluxo sanguíneo, os médicos recorreram ao uso de uma sonda colocada por meio da artéria femural, na altura da virilha.

LEIA MAIS

Mendonça Filho recebe o prêmio de educador do ano no Rio de Janeiro

(Foto: Reprodução)

O ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) recebeu, nesta sexta (24), no Rio de Janeiro, o Prêmio Fernando de Azevedo – Educador do Ano. O prêmio é um reconhecimento da Academia Brasileira de Educação para valorizar os educadores.

Em seu discurso, Mendonça ressaltou sua trajetória desde quando sua família, natural de Belo Jardim, buscou sempre a educação como um valor para a superação. “Da união do meu pai com minha mãe formou-se uma família grande, privilegiada por compartilhar o amor e a dedicação de pais formidáveis, que repassaram princípios e valores fundamentais como a ética, o respeito ao próximo e às diferenças”.

Mendonça Filho finalizou o discurso enfatizando o trabalho que tem feito no MEC, com as grandes mudanças que a equipe do ministério tem feito desde que o pernambucano assumiu o cargo, em maio de 2016. “É uma honra e um orgulho trabalhar ao lado de educadores e educadoras do nível e com o comprometimento dos que temos hoje no Ministério da Educação. Divido este prêmio com essa equipe maravilhosa”, finalizou.

Com informações do JC

Temer passa bem após ser submetido a angioplastia para desobstruir artérias

De acordo com o médico, também foi feita uma reavaliação urológica no presidente. (Foto: Internet)

Na noite de sexta-feira (24) o presidente Michel Temer (PMDB) foi submetido a uma cirurgia, para desobstruir três artérias, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi um sucesso e o presidente está bem.

Em nota, a assessoria do Palácio do Planalto informou que Temer foi submetido a uma angioplastia de três artérias coronárias com implante de stent, um tubo minúsculo, expansível, colocado na artéria para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração.

“Ele foi bem, fez o cateterismo e foram detectadas obstruções em três artérias passíveis de serem tratadas. Foram colocados stents e ele está bem”, disse médico cardiologista Kalil Filho.

De acordo com o médico, também foi feita uma reavaliação urológica no presidente por causa da cirurgia na próstata a qual ele foi submetido no dia 27 de outubro e o resultado foi bom. Temer deu entrada no hospital às 19h04 e deve ficar mais dois dias em recuperação no Sírio Libanês.

Contra a reforma da previdência, centrais sindicais anunciam greve geral para dezembro

(Foto: Internet)

Nesta sexta-feira (24) a Central dos Sindicatos Brasileiros e as demais entidades sindicais decidiram por uma greve nacional no dia 5 de dezembro. O grupo vai protestar contra a reforma da previdência e a nova legislação trabalhista.

“Se colocar para votar o Brasil vai parar” esse foi o tema da reunião das Centrais Sindicais (CTB, CUT, Nova Central, Força Sindical, CSB, UGT, Intersindical, CSPConlutas e CGTB) ocorrida na sede da Força Sindical. Além do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, participaram o secretáriogeral da central, Wagner Gomes; e o secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana.

As Centrais definiram que a orientação será de mobilização total nas bases para a construção de uma greve nacional. Além disso, reforçaram a pressão junto aos parlamentares em Brasília, já que o clima no Congresso é de “constrangimento dos deputados e senadores para votar a proposta às vésperas de um ano eleitoral”.

Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo e Ernesto Rodrigues devem pagar R$ 4 milhões por danos materiais

(Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a senadora Gleisi Hoffmann (PT), o ex-ministro Paulo Bernardo e o empresário Ernesto Rodrigues paguem, juntos, R$ 4 milhões a título de danos materiais e morais por lesão à administração pública.

O parecer, assinado pela procuradora-geral, Raquel Dodge, foi enviado ao ministro Edson Fachin nesta quinta-feira (23), mas a informação foi divulgada pela PGR nesta sexta (24). No documento, a PGR também pediu a condenação de Gleisi, Paulo Bernardo e Ernesto Rodrigues pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A procuradoria pediu, ainda, a perda da função pública para quem for condenado e estiver ocupando cargo público, “principalmente por ter agido com evidente violação de seus deveres para com o Poder Público e a sociedade”.

Fonte G1

Miguel Coelho participa da 72ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos em Recife

O G100 conta com 16 municípios pernambucanos onde residem 3,26 milhões de pessoas. (Foto: Ilustração/Arquivo)

Nos dias 27 a 29 de novembro, prefeitos e gestores de todo o país participam da 72ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no Sebrae, em Recife. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho confirmou presença no evento.

A pauta do FNP é voltada para a discussão do cenário econômico e para debates sobre ações para desenvolvimento das cidades do G100, aquelas com mais de 80 mil habitantes, as menores rendas per capita do país e altavulnerabilidade socioeconômica. Pernambuco é o estado com maior número de cidades dentro do grupo.

Miguel cumpre agenda em diversas regiões e participa do FNP, que colocou Petrolina no grupo G100. “O Grupo G100 está reunido as 100 maiores cidades, onde Petrolina faz parte também. Onde será possível discutir parcerias e formas para poder ter Petrolina sempre em desenvolvimento e crescimento”, explicou Miguel Coelho.

O G100 conta com 16 municípios pernambucanos: Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Paulista, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe, Abreu e Lima, Serra Talhada, Araripina, Gravatá e Carpina.

Os 16 municípios representam regiões nas quais residem 3,26 milhões de pessoas (35% da população estadual) e funcionam mais de 135 mil empresas optantes do Simples Nacional, o que representa 43% do total.

Quero disputar a Presidência com alguém com logotipo da Globo na testa, diz Lula

Lula classificou o atual governo como “fraco”. (Foto: Arquivo)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta quinta-feira, 23, que não vê possibilidade de não disputar a Presidência da República nas eleições gerais de 2018. E provocou o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), destacando que tudo o que mais deseja na vida é “disputar (a cadeira presidencial) com alguém com o logotipo da Globo na testa”.

Em entrevista à Rádio 730 AM de Goiás, na manhã desta quinta, Lula disse não acreditar em candidaturas outsiders e que gostaria de ver “o que eles querem para o Brasil”. “Ainda não discutimos candidatura, mas a minha disposição é ser candidato e fazer o povo voltar a andar de cabeça erguida. Quem salvou o Brasil uma vez, pode salvar o Brasil de novo”, emendou.

A edição desta quinta-feira do Estadão mostra o apresentador Luciano Huck, provável presidenciável, com uma melhora significativa de imagem nos últimos dois meses. A aprovação ao nome de Huck registrou salto de 17 pontos porcentuais desde setembro, passando de 43% para 60%.

Já a desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período. Entre os presidenciáveis, o primeiro a aparecer no ranking de aprovação do Barômetro Político, depois de Huck, é Lula, com 43% de avaliação positiva e 56% de negativa, seguido do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa com 42% de avaliação positiva e 41% negativa; Marina Silva (Rede) com 35% positiva e 56% negativa e Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSC) com avaliação positiva de 24%. O governador tucano tem avaliação negativa de 67% e Bolsonaro 60%. 

LEIA MAIS

Adalberto Cavalcanti busca investimentos para Salgueiro durante reunião com Fernando Coelho Filho

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti esteve em uma audiência no Ministério das Minas e Energia nesta quarta-feira (22), acompanhado dos prefeitos de Salgueiro e de Serra Talhada, Clebel Cordeiro e Luciano Duque,

Durante a reunião o deputado solicitou ao Ministro Fernando Coelho Filho recursos e ações daquela pasta para a realização de projetos que viabilizem o crescimento e desenvolvimento dos municípios.

A audiência também serviu para Adalberto esclarecer as dificuldades encontradas nos municípios, referente a conquista de recursos, dentre elas para viabilizar o Carnaval da Cidade de Salgueiro. O Ministro Fernando Coelho Filho foi acolhedor com as propostas, inclusive se propôs a pleitear os recursos necessários, junto ao Ministério da Cultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Polícia Federal prende ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral

Prisão aconteceu na manhã desta quinta. (Foto: Internet)

A Polícia Federal (PF) faz, desde as primeiras horas da manhã de hoje (23), a Operação C’est fini (É o fim, em francês), no Rio de Janeiro. É uma nova fase da Lava Jato, que resultou até agora na prisão do ex-chefe da Casa Civil do governo Sérgio Cabral, Régis Fichtner, além do empresário Georges Sadala, suspeito de ser o operador financeiro do esquema montado pelo ex-governador.

Sérgio Cabral está preso atualmente em uma penitenciária da zona norte do Rio, responde a vários inquéritos e já foi condenado em primeira instância a vários anos de prisão. A C’est fini é um desdobramento da Operação Calicute, que no fim do ano passado prendeu o ex-governador.

Na operação de hoje também estão sendo cumpridos mais três mandados de prisão, de condução coercitiva, além de busca e apreensão. Fichtner foi preso em sua casa na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, por volta das 6h. Ele é suspeito de ter recebido propina no valor de R$ 1,6 milhão.

LEIA MAIS

Aero Cruz questiona contrato de R$ 70 milhões com empresa de advocacia na gestão de Lossio

Vereador Aero Cruz apresentou contrato firmado por Lossio com empresa de advocacia. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Aero Cruz (PSB) questionou um contrato firmado na gestão de Júlio Lossio com uma empresa de advocacia no valor de R$ 70 milhões. De acordo com o parlamentar, o grupo prestou serviço à prefeitura e agora tem cobrado os valores na justiça.

O assunto veio à tona após a oposição questionar um contrato firmado pela atual gestão no valor de R$ 40 milhões com uma sociedade de advogados. Aero lembrou que o contrato foi encerrado antes mesmo de entrar em vigência. Para Aero o contrato firmado pela gestão atual não trouxe prejuízo à prefeitura.

“Foi levantado pela oposição um contrato firmado da prefeitura municipal com um escritório de advocacia no valor de R$ 40 milhões. E esse contrato, firmado pelo município não teve a prestação de serviço e foi recomendado pelo Tribunal de Contas e pela CGU que esse contrato fosse encerrado, como foi feito. Portanto, não houve prejuízo para o município”, afirmou o edil.

Sobre o contrato de R$ 70 milhões durante o governo de Lossio, Aero afirmou que a empresa de advogados tem cobrado os valores da prefeitura. “Ao contrário do que aconteceu no mandato passado com a empresa de advocacia Monteiro e Monteiro advogados associados, esse contrato, firmado no governo de Lossio, de R$ 70 milhões, só que esse contrato tem um agravante, o serviço foi prestado mas a empresa não recebeu e agora está questionando na justiça. Precisamos aclarar essa situação e passar para a população. A empresa está cobrando e quem vai pagar?”, finalizou Aero.

Odacy Amorim propõe debate sobre preço da gasolina em Petrolina

Deputado não está satisfeito com valores cobrados na cidade. (Foto: ASCOM)

O deputado Odacy Amorim (PT) voltou a questionar, na Reunião Plenária desta quarta-feira (22), o valor elevado da gasolina nos postos de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Segundo ele, o litro do combustível custa cerca de R$ 4,50, um dos preços mais caros do País. O petista pediu à Comissão de Finanças da Casa que debata o assunto com a Petrobras, a BR Distribuidora, a Secretaria Estadual da Fazenda, o Ministério Público e empresários do setor.

De acordo com Amorim, na cidade vizinha de Juazeiro, na Bahia, o litro de gasolina custa R$ 0,25 a menos. Ele afirmou, ainda, que muitos motoristas estão deixando o carro na garagem e utilizando motos para se deslocar, o que aumenta o risco de acidentes graves.

“A gente precisa discutir se isso tem a ver com o imposto, apenas, ou se há um abuso da BR e das outras distribuidoras. Não é justo o povo de Petrolina pagar a gasolina mais cara do Brasil”, disse o deputado, que indicou a possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar informações sobre os preços dos combustíveis.

Aero Cruz afirma que gestão passada firmou contrato de R$ 70 milhões com empresa de advocacia

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O clima promete esquentar na sessão desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Petrolina.

Em entrevista ao radialista Wimston Monteclaro, na Rádio Jornal, na manhã de hoje, o vereador Aero Cruz adiantou que vai levar à tribuna da Casa os documentos que atestam o contrato firmado entre o ex-prefeito Júlio Lossio e uma empresa de advocacia no valor de R$ 70 milhões.

O parlamentar informou ainda que ao contrário do que aconteceu com o contrato feito pela atual gestão, em que o serviço não foi prestado e por isso foi reincidido, a empresa contratada por Lossio prestou serviço e não recebeu o valor acordado e agora estaria cobrando do município.