Pesos de academia podem ter até 362 vezes mais bactérias que assento de banheiro, aponta estudo

Um levantamento realizado em grandes redes de academias revelou que equipamentos de musculação acumulam quantidades significativas de bactérias, superando até mesmo assentos de vasos sanitários.

Pesos livres se destacaram, apresentando até 362 vezes mais microrganismos do que superfícies comuns de banheiros. Esteiras e bicicletas ergométricas também registraram altos níveis de germes, com 74 e 39 vezes mais, respectivamente.

LEIA MAIS

Prefeitura organiza programação do Setembro Amarelo com rodas de conversa para estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, dará início, na proima segunda-feira (15), à programação do projeto “Setembro Amarelo – Valorização da Vida e Cuidado com a Saúde Mental”, voltado para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede municipal.

LEIA MAIS

HU-Univasf conclui segunda fase do Projeto Lean nas Emergências e amplia eficiência no atendimento hospitalar

Na manhã desta quarta-feira (3), o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Ebserh, apresentou os resultados da segunda fase do Projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde realizada por meio do PROADI-SUS em parceria com hospitais de referência do país.

O programa tem como meta reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, aumentando a eficiência e a segurança dos atendimentos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina alerta para mudança no dia de atendimento do Ambulatório para Surdos

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que houve uma alteração no cronograma de funcionamento do ambulatório exclusivo para pessoas surdas, localizado no Centro Auditivo do município.

A partir de agora, o atendimento será realizado às quartas-feiras, substituindo o antigo dia de funcionamento, que era às quintas-feiras.

LEIA MAIS

Parceria com a Univasf vai levar programa de saúde digital para escolas da rede municipal de Juazeiro

Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc, a Secretaria Municipal de Saúde/Sesau e a Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf vai levar para as escolas da rede municipal um programa que visa discutir a saúde digital no ambiente escolar.

A iniciativa foi pauta de uma reunião, nesta quinta-feira (28), que contou com a participação da gestora de Políticas Públicas da Seduc, Mary Adriana dos Santos Evangelista, da diretora de Intersetorialidade, Altamira Moreira, e da professora Dra. Mônica Tomé e da enfermeira Paula Magalhães.

LEIA MAIS

Relatório quadrimestral da Saúde será apresentado pelo secretário João Luís em audiência pública na Câmara de Petrolina

Plenário da Câmara Municipal de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina realizará, nesta terça-feira (26), a partir das 10h da manhã, uma audiência pública para apresentação do relatório quadrimestral da Saúde. O encontro contará com a participação do secretário municipal de Saúde, João Luís, que levará aos vereadores e à população os principais indicadores e ações realizadas pela pasta nos últimos meses.

Durante a audiência, serão expostos dados referentes à aplicação dos recursos públicos, investimentos em programas e serviços, além de informações sobre o funcionamento das unidades de saúde do município. O relatório também deverá destacar avanços, desafios e metas estabelecidas para o próximo período.

A apresentação faz parte das exigências legais de transparência e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo que a sociedade acompanhe de forma clara a utilização dos recursos e a execução das políticas públicas no setor.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelos canais oficiais da Câmara de Petrolina, garantindo maior acesso da população às informações apresentadas.

Juazeiro realizará a 11ª Conferência Municipal de Saúde com foco em equidade e participação social nesta segunda-feira (25)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde/CMS, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo o SUS com equidade e participação social: Mais saúde na vida da gente”. O evento que é um instrumento fundamental de planejamento local reunirá gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS para debater propostas e fortalecer as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços municipais.

Durante a Conferência, os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:

EIXO I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde: voltado para a redução e prevenção de riscos e agravos à saúde da população, considerando os determinantes sociais e priorizando ações de vigilância, promoção e proteção, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, acidentes e violências, controle de doenças transmissíveis e promoção do envelhecimento saudável.

EIXO II – Atenção Integral à Saúde: discutirá estratégias para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, com ênfase na humanização, equidade e atendimento das necessidades de saúde, fortalecendo a atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar, com cuidado integral em todas as fases da vida.

EIXO III – Saúde Mental: abordará o fortalecimento e a garantia das políticas públicas voltadas para o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos, gestão, financiamento, formação e participação social, além dos desafios para o cuidado psicossocial diante dos impactos na saúde mental da população.

EIXO IV – Assistência Farmacêutica: tratará sobre logística, provisão e distribuição de medicamentos, planejamento alinhado ao perfil epidemiológico da população e incentivo a práticas terapêuticas complementares, garantindo que o medicamento seja parte, mas não o centro, da atenção em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesau e do CMS em promover a participação social como eixo central da gestão em saúde, garantindo que todos os segmentos envolvidos no SUS tenham voz ativa na definição de estratégias e prioridades. Além de ampliar a integração entre gestores, profissionais e comunidade, a programação é essencial para o funcionamento efetivo e humanizado dos serviços de saúde no município, consolidando o SUS como um sistema acessível, inclusivo e de qualidade para toda a população.

Ascom

Petrolina: São Gonçalo vai receber maior programa de serviços da gestão municipal

O programa Bora Petrolina é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com várias instituições e empresas privadas e tem levado mais do que serviços, as pessoas recebem cuidado, atenção e acolhimento. A cada edição, o mutirão transforma comunidades inteiras em verdadeiros espaços de cidadania, onde cada pessoa encontra a oportunidade de resolver pendências, cuidar da saúde e até viver momentos de lazer com a família. A 17ª edição já tem data marcada e acontecerá no dia 30 de agosto, no São Gonçalo, das 8h às 13h, na Escola Municipal Paulo Freire, Rua 5, nº 111. Desde a sua criação, o programa Bora Petrolina já realizou cerca de 230 mil atendimentos em diversas localidades do município.

No espaço da saúde, os cidadãos vão colocar a caderneta de vacina em dia, realizar consultas médicas e odontológicas, aferir a pressão e outros serviços. No setor social, as famílias podem atualizar o Cadastro Único, buscar informações sobre programas assistenciais, emitir documentos e contar com o suporte dos serviços do CRAS. A população também pode contar com serviços de orientação jurídica referentes ao direito do consumidor, pensão alimentícia e processos de divórcio.

Além de resolver as demandas, o cidadão também tem acesso a serviços de beleza, como corte de cabelo e cuidados estéticos, que ajudam a elevar a autoestima de quem participa. Para os pequenos, o programa realiza diversas atividades recreativas e esportivas, além de oficinas culturais e digitais. O Programa já realizou mais de 230 mil atendimentos para população. É a escuta, acolhimento e serviços que atendem e oferecem diversas soluções para as demandas do dia a dia.

Ascom

Carreta da Mulher Pernambucana chega a Salgueiro com serviços gratuitos de saúde

Depois de passar por Petrolina, a Carreta da Mulher Pernambucana chegou ao município de Salgueiro. A iniciativa do Governo do Estado está percorrendo diversos municípios oferecendo atendimentos voltados à saúde da mulher.

Entre os serviços disponíveis estão exames como ultrassonografia de mama, mamografia e biópsia de lesão de colo de útero, além de consultas com mastologista e ginecologista. A carreta está estacionada na Rua Otávio Leitinho, no Centro de Salgueiro, e funciona até o próximo sábado (23), das 8h às 17h.

A Carreta da Mulher é uma ação do Governo de Pernambuco, por meio do Programa Cuida PE Mulher, que está levando saúde e prevenção para todas as regiões do Estado.  Com a oferta de exames e consultas, o serviço garante que as mulheres tenham acesso mais fácil, rápido e próximo de casa aos cuidados que precisam.

G1 Petrolina

Movimento que transforma: A força da fisioterapia no cuidado com as vidas em Petrolina

A cada sessão de fisioterapia, Antônio Adão Rodrigues reencontra o movimento e, com ele, a esperança. Agricultor da zona rural de Petrolina, ele vive no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 3, e há cinco anos viu sua rotina ser interrompida por uma dor intensa na coluna que o afastou da roça. Logo depois, veio o diagnóstico de Parkinson, doença neurológica progressiva que afeta os movimentos e exige acompanhamento contínuo.

“Estava trabalhando quando senti uma dor muito forte. Minha coluna travou e precisei ficar internado. Depois disso, também descobri o Parkinson. Mas graças a Deus e a fisioterapia que faço no postinho, venho melhorando. A fisioterapia tem me ajudado muito”, conta seu Antônio. Ele é um dos muitos pacientes que recebem atendimento gratuito de fisioterapia oferecido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Equipe Multiprofissional (E-MULTI) da Atenção Básica. Os serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Hospital Municipal e em clínicas conveniadas. O acesso se dá por encaminhamento médico, com marcação feita pela Secretaria de Saúde.

Um sistema que cuida de pessoas
Além de seu Antônio, a rede também acolhe pessoas como o aposentado José Valdomiro Lacerda, morador do bairro Fernando Idalino. Há dois anos, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que deixou sequelas nos movimentos. Desde então, tem feito fisioterapia regularmente, antes na rede conveniada e, agora, no ginásio de fisioterapia do Hospital Municipal.

Quem acompanha cada passo de sua recuperação é a esposa, Maria Neuzita Cavalcanti da Silva. “Sem dúvida alguma, vemos a evolução do Valdomiro. Em casa, ele já anda segurando o bastão. Eu fico sempre ao lado, claro, mas é um avanço. Ele já ganhou força nas pernas. Só o braço ainda precisa melhorar. A fisioterapia tem mudado a vida dele”, diz, emocionada.

Reabilitação com dignidade
Com atendimentos em fisioterapia ortopédica, neurológica (adultos e infantil) e pélvica, o município tem investido em estrutura e equipe multiprofissional para garantir o cuidado integral. O objetivo vai além da recuperação física, trata-se de devolver autonomia, dignidade e bem-estar a cada paciente.

Casos como o de seu Antônio e o de Valdomiro mostram que, por trás de cada exercício há uma história de superação. Há um corpo que reaprende a se mover, uma mente que reencontra equilíbrio e uma vida que segue em frente, com apoio, respeito e cuidado. Em Petrolina, a fisioterapia é mais do que um serviço. É um instrumento de transformação e esperança, que prova, a cada atendimento, que saúde pública de qualidade é possível, e faz toda a diferença.

Ascom

Hospital Universitário, Univasf e Sebrae realizam a oficina Ideathon – Impact Health

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Univasf e o Sebrae Petrolina, realiza o evento Impact Health – Ideathon. A oficina é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, colaboradores do HU-Univasf, profissionais de saúde e das áreas de tecnologia e administração. Serão disponibilizadas 50 vagas.

Durante o evento, os participantes vão desenvolver soluções inovadoras para desafios reais na área de saúde, que serão apresentadas ao final da oficina. A iniciativa busca integrar a comunidade acadêmica e profissional, incentivando que pesquisas e tecnologias sejam levadas de forma mais ágil e efetiva ao mercado e à sociedade. Quer transformar suas ideias em soluções reais para a saúde do Vale do São Francisco? Traga sua criatividade e ajude a construir o futuro da saúde na região.

Com o propósito de favorecer soluções de inovação tecnológica, a oficina visa mobilizar diversos atores, incluindo discentes e docentes, pesquisadores, trabalhadores das áreas de saúde, tecnologia e administração, gestores e pessoas interessadas em inovação. De acordo com a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-Univasf, Emanuela Spinola, “a iniciativa do Impact Health demonstra a força das parcerias institucionais e do trabalho colaborativo entre Universidade, Governo e setor produtivo na promoção da inovação em saúde”.

Ao reunir diferentes atores em torno de problemas reais mapeados no HU-Univasf e no setor de medicamentos, a maratona de ideias inovadoras reforça o papel estratégico da ciência e da tecnologia na busca por soluções que impactem positivamente a sociedade. “A ação evidencia a importância de ambientes interdisciplinares e colaborativos para o desenvolvimento de propostas concretas e sustentáveis, que contribuem para a melhoria dos serviços de saúde e para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional”, ressaltou Emanuela.

Para a analista de Negócios do Sebrae/PE, Kátia Bezerra, o principal benefício dessa parceria é impulsionar o funcionamento do ecossistema de inovação, envolvendo vários atores para desenvolver inovação e tecnologia na área de saúde na região do Vale do São Francisco. “Está previsto no planejamento estratégico do Sebrae desenvolver as cadeias produtivas da região e contribuir com importantes instituições, como o HU-Univasf e a Univasf, para que possam colocar em prática as pesquisas e projetos desenvolvidos por alunos, desde a graduação à pós-graduação, e seus respectivos profissionais, servidores e pesquisadores”, disse Kátia.

Programação
O Ideathon será realizado no Sebrae Petrolina, com atividades no dia 22 de agosto das 13h às 17h e das 18h às 22h, e no dia 23, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom

Em Brasília, Simão Durando anuncia construção de três novas unidades de saúde e reestruturação de outras dez

Em agenda oficial nesta quarta-feira (13), em Brasília, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou um passo importante para fortalecer a rede municipal de saúde, a construção de três novas Unidades Básicas (UBS).

Os bairros beneficiados serão João de Deus, São Gonçalo e Idalino Bezerra, regiões periféricas que passarão a contar com equipamentos modernos e totalmente estruturados.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina assegura cuidado integral à saúde infantil

Com cuidado e atenção voltados para o desenvolvimento saudável das crianças, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, garante uma rede de atendimento infantil disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), abrangendo a zona rural e urbana do município.

Os pequenos recebem acompanhamento integral, passam por consulta médica e de enfermagem, avaliação do desenvolvimento, atualização do cartão de vacinas, orientações nutricionais e cuidados preventivos. O objetivo é assegurar uma vida saudável, prevenir doenças e promover o bem-estar das crianças e de suas famílias.

LEIA MAIS

HU-Univasf recebe novos respiradores pulmonares e aparelhos de ar condicionado

(Foto: Ascom)

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) recebeu, no início deste mês, dez ventiladores pulmonares de última geração e cem novos aparelhos de ar-condicionado.

O investimento, que ultrapassa R$ 1,7 milhão, foi viabilizado com recursos da Ebserh e por meio de emendas parlamentares do deputado federal Augusto Coutinho e do senador Humberto Costa.

LEIA MAIS

UBS do Tabuleiro realiza atendimento noturno na próxima terça-feira

A Secretaria de Saúde de Juazeiro anunciou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tabuleiro oferecerá atendimento noturno na próxima terça-feira (19), a partir das 18h.

A ação busca ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde, beneficiando especialmente quem não consegue comparecer durante o horário comercial.

LEIA MAIS