Jovem morre em Salgueiro com suspeita de intoxicação por metanol

Uma jovem identificada como Patrícia Barbosa Leite morreu, na madrugada desta segunda-feira (13), em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, com suspeita de intoxicação causada por bebida adulterada com metanol.

De acordo com as primeiras informações, Patrícia e sua irmã, que não teve o nome divulgado, teriam consumido a bebida durante um momento de lazer. Horas depois, as duas começaram a passar mal e foram socorridas para uma unidade hospitalar da região. Patrícia não resistiu e foi a óbito.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma três casos de intoxicação por metanol e prende suspeito de trazer bebidas adulteradas

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nesta segunda-feira (13) os três primeiros casos de intoxicação por metanol no estado.

As vítimas são dois homens mortos — Celso da Silva, de 43 anos, e Jonas da Silva Filho, 25 — e um paciente, Marcelo dos Santos Calado, de 32 anos, que perdeu a visão e segue internado em tratamento para minimizar os danos visuais.

Segundo a SES-PE, o estado recebeu até agora 48 notificações de casos suspeitos, sendo três de moradores de outros estados. Além dos três confirmados, 18 foram descartados e 24 permanecem em investigação.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para contratação de novos profissionais

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), anunciou nesta segunda-feira (13) a abertura de processo seletivo para os cargos de auxiliar de manutenção, eletricista e operador de máquina de lavar.

Os interessados devem enviar o currículo em formato PDF para o e-mail [email protected] até o dia 17 de outubro (sexta-feira). No campo “assunto” do e-mail, é necessário informar o nome da vaga desejada.

LEIA MAIS

Profissionais do SUS podem se inscrever em curso gratuito sobre detecção precoce do câncer

(Foto: Internet)

Estão abertas as inscrições para o curso “Estratégias de Detecção Precoce do Câncer e sua Aplicação na Atenção Primária à Saúde”, voltado a profissionais de nível superior que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

LEIA MAIS

Anvisa alerta sobre falsos anúncios de venda do medicamento Mounjaro na internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta sexta-feira (11) sobre falsos anúncios na internet e em redes sociais que oferecem o medicamento Mounjaro (Tirzepatida) por preços abaixo do mercado ou até gratuitamente, mediante um suposto cadastro.

Segundo o órgão, os anúncios são fraudulentos e utilizam páginas falsas que imitam o site oficial da Anvisa. Um dos domínios usados pelos golpistas é o “gov.anvisa.org”, que não pertence à Agência.

LEIA MAIS

Aeroporto de Petrolina ganha iluminação especial em apoio ao Outubro Rosa

O Aeroporto de Petrolina está iluminado de rosa durante todo o mês de outubro em apoio à campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iluminação especial do jardim frontal e estátuas convida quem passa pelo terminal a refletir sobre a importância do autocuidado e da atenção à saúde.

LEIA MAIS

José Dirceu diz que Bolsonaro ‘não tem condições de ir para a prisão comum’

José Dirceu já dividiu cela com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por liderar a trama golpista, “não tem condições de ir para a prisão comum”. Ele também avalia que Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, é “um dos quadros da direita brasileira mais qualificados”.

Em entrevista à BBC Brasil publicada nesta segunda-feira, 6, Dirceu disse que não acredita na possibilidade de Bolsonaro ser enviado a um presídio comum como o Complexo Penitenciário da Papuda.

“Acho muito improvável que se possa colocar presos vulneráveis no sistema penitenciário que é controlado pelo crime organizado. As condições são péssimas”, afirmou.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina reforça atenção com mulheres da zona rural

O cuidado com a saúde da mulher vai muito além de consultas e exames, é necessário ter acolhimento e atenção em cada detalhe.

Foi com esse olhar sensível que, nesse sábado (4), o Programa Cuida+ Mulher, promovido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição, dessa vez voltada às mulheres do KM 25 E C1. A ação foi realizada no Centro de Saúde de Referência da Mulher.

LEIA MAIS

Parceria entre UPAE Petrolina e UPE promove educação em saúde para pacientes com fibromialgia

Pacientes atendidos no ambulatório de fisioterapia da UPAE Petrolina com diagnóstico de fibromialgia participam de um projeto de Educação em Saúde desenvolvido em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE).

A iniciativa, iniciada no final de agosto, inclui quatro encontros semanais de 90 minutos, combinando momentos de educação em saúde e atendimento individual.

LEIA MAIS

Casos suspeitos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol chegam a 22 em Pernambuco

O número de casos suspeitos de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol em Pernambuco subiu para 22, segundo boletim divulgado neste domingo (5) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE) recebeu a notificação de dez novos pacientes, residentes em Recife (4), Olinda (2), Paudalho (1), João Alfredo (1), Mirandiba (1) e Jupi (1). As idades variam de 25 a 77 anos, sendo três mulheres e sete homens.

LEIA MAIS

Monumentos de Petrolina recebem iluminação rosa em apoio à campanha de prevenção ao câncer de mama

Durante o mês de outubro, diversos monumentos de Petrolina recebem iluminação especial em referência à campanha Outubro Rosa. A iniciativa da gestão municipal busca reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele, e também o que mais provoca mortes no país.

Na cidade, já podem ser vistos com a cor rosa a Ponte Presidente Dutra, o Monumento da Integração, a Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, a sede da Prefeitura de Petrolina, o Monumento do Centenário e outros pontos de destaque.

Sobe para 7 o número de casos suspeitos de intoxicação em Pernambuco

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco atualizou, nesta sexta-feira (3), o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. O balanço aponta sete ocorrências entre setembro e o início de outubro, sendo duas delas fatais.

Em Lajedo, no Agreste, foram registrados dois casos: um homem de 43 anos morreu no dia 9 de setembro e outro, de 32 anos, recebeu alta hospitalar, mas apresentou sequelas visuais permanentes. Já em João Alfredo, um homem de 30 anos morreu em 30 de setembro. Em Olinda, uma mulher de 35 anos também ficou com complicações oftalmológicas irreversíveis.

LEIA MAIS

Petrolina oferece capacitação em saúde sobre câncer do colo do útero

Como parte das ações voltadas à promoção da saúde da mulher, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nessa quinta-feira (2) uma capacitação para os enfermeiros da rede municipal de saúde.

A iniciativa teve como foco o rastreamento do câncer de colo do útero e abordou o tema “Coleta e análise do exame citopatológico”, exame microscópico de células obtidas de uma amostra do corpo, como do colo do útero, para identificar anormalidades, como lesões pré-cancerígenas, cancerígenas, inflamações ou infecções.

LEIA MAIS

Petrolina garante atendimento odontológico na zona rural em outubro

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, segue levando atendimento odontológico de qualidade às comunidades do interior através da Unidade Móvel Odontológica.

O serviço é fundamental para garantir que moradores da zona rural recebam assistência sem precisar se deslocar até a cidade.

LEIA MAIS

Durante construção de nova UBS, moradores do João de Deus serão atendidos na unidade Josefa Bispo

A Prefeitura de Petrolina dará início à construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro João de Deus. Dessa forma, a partir de segunda-feira (06), os atendimentos que antes eram realizados na UBS Álvaro Rocha passarão a ser concentrados na UBS Josefa Bispo, também no João de Deus, que passará a funcionar em horário estendido, das 7h às 19h.

A antiga UBS Álvaro Rocha será demolida para a construção de uma nova unidade, que vai contar com quatro Equipes de Saúde da Família (ESF), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, recepcionistas e até mesmo uma unidade de banco de leite.

LEIA MAIS