Prefeitura inicia curso para profissionais de saúde com foco na vacinação contra COVID -19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (17), ao curso “COVID Combate”, iniciativa voltada à capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com foco na imunização infantil contra a COVID-19.

A abertura oficial ocorreu no auditório do Transforma Petrolina e reuniu médicos, enfermeiros e gestores da rede municipal.

O evento contou ainda com a participação do representante do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), Thiago Lavras Trapé; do gerente de Parcerias em Acesso Público da Pfizer, Ângelo Pinto; além da presença do mascote da vacinação, o Zé Gotinha.

LEIA MAIS

Simão Durando investe na construção de sete novos postos de saúde para reforçar atenção básica

Ate o final deste ano, o prefeito Simão Durando dará ordem de serviço para a construção de sete novos postos de saúde. Cinco dessas unidades já estão em construção.

Os investimentos fazem parte do programa “Pra Cima, Petrolina”, que marca mais um momento significativo para a saúde pública do município, ampliando a capacidade de atendimento e aproximando os serviços das comunidades.

LEIA MAIS

Unidades Básicas de Saúde recebem homens para atendimento em Petrolina

Os serviços de saúde de Petrolina foram movimentados ao longo da última semana com as ações do Novembro Azul, campanha dedicada à promoção da saúde do homem.

Embora o cuidado deva acontecer durante todo o ano, o mês de novembro reforça a importância da prevenção, do autocuidado e da busca por atendimento regular.

Com o objetivo de facilitar o acesso do público masculino, algumas Unidades Básicas de Saúde funcionaram em horários estendidos, oferecendo consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, orientações, solicitações de exames e acompanhamento individualizado.

LEIA MAIS

Porta a porta: Vacinação antirrábica segue em bairros de Petrolina

Nesta segunda-feira (17), a Prefeitura de Petrolina, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), leva vacinação antirrábica para o bairro Areia Branca.

Ao longo dos próximos dias a ação seguirá em outras oito localidades. A iniciativa tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva. A vacinação acontece por meio dos Agentes de Combate às Endemias, sempre a partir das 14h.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina reforça combate ao mosquito da dengue e cidade permanece fora da zona de risco

Em meio ao esforço permanente de prevenção às arboviroses, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (14) uma nova mobilização de combate à dengue, zika e chikungunya nos bairros Pedra Linda e Jardim Petrópolis.

A ação teve como objetivo reforçar a busca ativa de focos do Aedes aegypti, intensificar as orientações aos moradores e manter o município fora da zona de risco, condição já confirmada pelo último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti.

LEIA MAIS

Otorrino alerta para riscos da automedicação e aumento de casos de alergias e sinusite

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, nesta quinta-feira (13), o otorrinolaringologista Dr. Márcio Feitosa destacou o aumento dos casos de alergias respiratórias e sinusite em Petrolina e outras regiões do país.

O médico apontou fatores como clima seco, mudanças bruscas de temperatura, uso frequente de ar-condicionado e poluição como responsáveis pelo cenário.

LEIA MAIS

Secretário João Luís apresenta relatório quadrimestral da Saúde na Câmara de Petrolina

Além da pauta de projetos legislativos, a sessão desta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Petrolina, contará com uma audiência pública de grande relevância, voltada à área da saúde municipal.

Atendendo ao Ofício nº 2.305/2025 – GAB/SMS, encaminhado pelo secretário municipal de Saúde, João Luís Nogueira Barreto, será apresentada aos vereadores e à população a prestação de contas referente ao 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), que compreende os meses de maio a agosto de 2025.

LEIA MAIS

HU-Univasf realiza 1º Simpósio de Enfermagem em Urgência e Emergência e destaca valorização da profissão

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Ebserh, promoveu nesta sexta-feira (7) o 1º Simpósio de Enfermagem em Urgência e Emergência.

O evento, realizado no auditório da Biblioteca da Univasf, reuniu profissionais, residentes e estudantes em um dia voltado ao compartilhamento de experiências, aprimoramento técnico e valorização da prática assistencial.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan em Petrolina ganha equipamento de ultrassom de alta tecnologia

O Hospital Dom Malan em Petrolina, pertencente a rede estadual de saúde, ganhou do Governo de Pernambuco um novo aparelho de ultrassonografia.

O equipamento que melhora a qualidade dos exames que auxiliam nos diagnósticos dos pacientes custou cerca de R$ 238.500,00 (duzentos e trinta e oito mil e quinhentos reais).

Os médicos ginecologistas e obstetras que fazem ultrassonografia comemoram a aquisição, principalmente pela qualidade da imagem obtida com o novo equipamento.

LEIA MAIS

Sesab oferece 20 mil vagas para consultas e exames durante o Novembro Azul em Salvador

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu 20 mil vagas para consultas e exames voltados à saúde masculina em Salvador, dentro da programação do Novembro Azul, campanha de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. As ações contemplam pessoas com próstata a partir dos 40 anos.

Os interessados devem realizar agendamento prévio pelo site ou aplicativo www.ba.gov.br. Os atendimentos ocorrerão ao longo do mês no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Centro Estadual de Oncologia (Cican) e nas policlínicas de Narandiba e Escada.

LEIA MAIS

HU-Univasf se destaca em seminário nacional sobre sustentabilidade hospitalar e recebe menção honrosa

Profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Ebserh, participaram da 18ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2025), realizada de 28 a 30 de outubro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).

O evento teve como tema “Clima é Saúde, Saúde é Clima” e integrou as atividades Pré-COP30, que antecedem a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

LEIA MAIS

Sesau encerra Outubro Rosa e Verde com resultados expressivos e inicia Novembro Azul com novas ações de prevenção em Juazeiro

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), encerrou com sucesso as atividades do Outubro Rosa, campanha voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Durante o mês, foram ampliados os atendimentos e as ações de promoção à saúde da mulher em toda a rede municipal.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), foram realizados 19.137 atendimentos individuais de mulheres, 846 coletas de preventivos e 94 ações educativas.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro encerra programação do Outubro Rosa com o evento Flores do SerTão

Com o objetivo de promover informação, cuidado e apoio emocional a mulheres em tratamento oncológico, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao governo estadual e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou nesta quinta-feira (30) o encontro “Flores do SerTão”.

O evento reuniu pacientes, profissionais e convidados em um momento de celebração, empatia e troca de experiências, com apresentação musical do cantor Rodrigo Leal, além de doação de lenços e próteses capilares feitas por uma das pacientes, gesto que simbolizou solidariedade e esperança.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina realiza ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado (1º)

A Prefeitura de Petrolina, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove neste sábado (1º/11) o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica.

A ação tem como objetivo imunizar cães e gatos sadios com idade a partir de três meses, em seis pontos estratégicos da zona urbana, das 9h às 17h.

LEIA MAIS

Pernambuco registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol em Ouricuri

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) notificou, nesta quinta-feira (30), um novo caso suspeito de intoxicação por metanol, possivelmente ligado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

O paciente é do município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, e está internado sob investigação.

Com a nova notificação, o número total de casos relacionados à contaminação por metanol chegou a 96, sendo 92 em Pernambuco e quatro em outros estados.

LEIA MAIS