SESI-PE leva o projeto “Saúde no Parque” a Petrolina com ações gratuitas de promoção do bem-estar

No dia 8 de novembro, o Serviço Social da Indústria (SESI-PE) realiza em Petrolina o projeto “SESI Saúde no Parque”, uma iniciativa que une arte, ciência e cidadania para incentivar o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis de forma leve e acessível.

O evento será gratuito e aberto ao público, acontecendo das 15h às 19h, no Parque Municipal Josepha Coelho.

A programação inclui atividades voltadas ao bem-estar, à prática de exercícios físicos e à informação em saúde, com foco na conscientização e na promoção da qualidade de vida.

LEIA MAIS

Juazeiro e Petrolina promovem ação conjunta de saúde em alusão ao Outubro Verde

As Secretarias de Saúde de Juazeiro e Petrolina, por meio das Vigilâncias em Saúde dos dois municípios, realizam nesta sexta-feira (31) mais uma edição da ação “Saúde que Conecta: Uma ponte de cuidado entre pessoas e territórios”, em referência à campanha Outubro Verde, voltada ao combate à sífilis.

A atividade ocorrerá das 13h às 17h, simultaneamente na Orla I de Juazeiro e na Orla de Petrolina, nos pontos de embarque e desembarque das barquinhas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina amplia serviço de visita guiada no Centro de Parto Normal

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, continua com a ampliação dos serviços oferecidos nos diversos equipamentos de assistência à saúde do município.

A partir desta semana, o Centro de Parto Normal passa a realizar as visitas guiadas também às quartas-feiras. Antes, a atividade ocorria apenas às terças e quintas-feiras.

LEIA MAIS

Prefeitura programa mutirão de exames laboratoriais no José e Maria e Cacheado em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizará um mutirão de exames de laboratoriais no sábado (25) para atender às demandas de exames laboratoriais dos bairros José e Maria e Cacheado.

A medida tem como objetivo zerar as demandas reprimidas nas duas Unidades Básicas de Saúde, e ao todo, cerca de mil pessoas serão beneficiadas com a ação. As coletas irão acontecer no posto de saúde de cada bairro, a partir das 7h.

LEIA MAIS

Câmara aprova projeto que permite vacinação sem documento ou caderneta em situações emergenciais

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza a aplicação de vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) mesmo quando o paciente não apresentar documentos de identificação ou caderneta de vacinação.

A medida é voltada especialmente a situações de emergência, desastres naturais ou vulnerabilidade social.

O texto também prevê que, em casos de perda ou deterioração do documento, uma nova caderneta de vacinação seja emitida no momento da aplicação da dose.

LEIA MAIS

Dia D do Outubro Verde movimenta Orla de Petrolina com ações de saúde e bem-estar

A Orla de Petrolina foi tomada por um clima de cuidado, movimento e consciência na noite deste sábado (18), durante a realização do Dia D de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita.

A ação promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, chamou a atenção de quem passava pelo local e ofereceu diversos serviços gratuitos para a população.

A iniciativa de cuidado e bem-estar, aconteceu em um cenário vibrante e acolhedor, um dos cartões postais da cidade, e atraiu   pessoas e grupo de jovens que praticam exercícios físicos, caminhadas e passeios ao ar livre no local.

LEIA MAIS

1800 doses de imunizantes foram aplicadas no Dia D de Multivacinação em Petrolina

O sábado (18) foi de grande movimento nos pontos de imunização em Petrolina durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

Ao todo, 19 polos foram abertos entre a zona urbana e rural para garantir a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ao longo do Dia D, 1800 doses foram aplicadas, reforçando o compromisso do município com a prevenção e o cuidado à saúde da população infantojuvenil.

LEIA MAIS

Sesau divulga novo cronograma de atendimento da Unidade Odontológica Móvel de Juazeiro

A Unidade de Atendimento Odontológico Móvel/UOM segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde /Sesau está oferecendo, entre os dias 20 e 24 de outubro, 15 atendimentos diários a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:

20/10 – Segunda-feira – UBS João XXIII. 15 pacientes por demanda livre;
21/10 – Terça-feira – Residencial Mairi. 15 pacientes por demanda livre;
22/10 – Quarta-feira – Residencial Brisa da Serra (Programa Sorrir Residenciais). 15 pacientes por demanda livre;
23/10 – Quinta-feira – CRAS Argemiro (Pacientes do Piranga I e II). 15 pacientes por demanda livre;
24/10 – Sexta-feira – CRAS Argemiro (Pacientes da Codevasf). 15 pacientes por demanda livre.

Dia D da Multivacinação atualiza cadernetas e reforça proteção de crianças e adolescentes em Juazeiro

O sábado (18) foi marcado por um clima de alegria e conscientização em Juazeiro (BA) com a realização do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O evento contou com a presença do simpático Zé Gotinha, símbolo das campanhas de imunização, e mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural, além da Farmácia Central, localizada no Camelódromo.

LEIA MAIS

Pernambuco registra mais de 8 mil internações por doenças ligadas ao saneamento em 2024

Pernambuco contabilizou, em 2024, 8.179 internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) — uma média de 22,3 casos por dia.

O número coloca o estado entre os quatro com mais registros do Nordeste, atrás apenas de Maranhão, Bahia e Ceará, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil.

LEIA MAIS

Ação da Prefeitura de Petrolina reforça combate à sífilis e leva serviço de saúde para Orla

A prevenção é uma das principais ferramentas no combate às doenças que ainda desafiam a saúde pública.

Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, na Orla da cidade, uma grande ação de saúde em alusão ao mês de Combate à Sífilis.

A iniciativa busca reforçar a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da prevenção, aproximando os serviços de saúde da população e incentivando a população a passar pela testagem.

LEIA MAIS

Deputado Antonio Coelho defende construção de hospital estadual regional em Petrolina

A necessidade de um hospital estadual regional em Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi o principal tema do pronunciamento do deputado estadual Antonio Coelho (UB), nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O parlamentar destacou que a proposta busca atender a uma demanda urgente e legítima da população sertaneja, garantindo acesso a serviços de saúde mais próximos e eficientes, sem a necessidade de longos deslocamentos até a capital.

LEIA MAIS

Outubro Rosa: Academia da Saúde de Juazeiro promove noite de cuidado e bem-estar

Na noite desta segunda-feira (13), a Orla II de Juazeiro se iluminou de rosa em uma ação especial da Academia da Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em homenagem ao Outubro Rosa. O evento reuniu dezenas de mulheres em uma noite voltada ao autocuidado, prevenção e bem-estar.

Entre as participantes, estava Daiane Virgínia, frequentadora da Academia há oito anos, que compartilhou como os exercícios recomendados por uma médica ajudaram no controle da ansiedade e depressão.

LEIA MAIS

Laudo confirma intoxicação por metanol em caso investigado em Salgueiro

Foi confirmada a presença de metanol no organismo da jovem internada após a morte da irmã, em Salgueiro (PE).

O resultado do exame definitivo, realizado em laboratório de referência fora do município, foi obtido com exclusividade pelo Pauta de Hoje e reforça a suspeita de intoxicação por bebida adulterada.

De acordo com informações, o exame segue o protocolo nacional de investigação de intoxicações por metanol e deve ser incluído no próximo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

LEIA MAIS

MPPE articula ações para combater venda de bebidas adulteradas com metanol em Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu uma reunião com órgãos de fiscalização e vigilância sanitária para alinhar estratégias no combate à comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.

O encontro ocorreu após a confirmação dos três primeiros casos de intoxicação no estado, dois deles fatais, registrados no município de Lajedo, no Agreste.

LEIA MAIS