Gestantes de Juazeiro começam a receber vacina inédita contra a bronquiolite e celebram proteção antecipada para os bebês

O clima no Centro de Saúde III de Juazeiro, nesta terça-feira (9), foi de cuidado, acolhimento e responsabilidade das gestantes que chegaram cheias de expectativa para garantir mais proteção aos seus bebês.

O primeiro dia de disponibilização da nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um imunizante inédito no calendário vacinal nacional, alcançou a adesão de cerca de 60 gestantes no município.

LEIA MAIS

Simão Durando anuncia pacote da saúde com mais de 210 mil consultas, exames e cirurgias em Petrolina

Com um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, a gestão municipal intensificará, durante o mês de dezembro, a oferta de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para reduzir a demanda reprimida e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

No total, serão mais de 210 mil procedimentos. As ações abrangem áreas como oftalmologia, exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, com atendimentos realizados durante a semana e reforço aos finais de semana.

LEIA MAIS

Petrolina leva vacinação antirrábica para cinco bairros e reforça alerta sobre os riscos da raiva

A Prefeitura de Petrolina, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, segue com a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em cinco bairros da cidade.

A ação, que ocorre até sexta-feira (12), integra o conjunto de medidas preventivas adotadas pelo município para impedir a circulação do vírus da raiva, uma doença grave que pode acometer animais e seres humanos.

LEIA MAIS

Evento gratuito em Petrolina oferta serviços de saúde, cidadania e lazer neste sábado (6)

A Prefeitura de Petrolina promove, neste sábado (6), a partir das 17h, a primeira edição do ‘Pra Cima, Juventude!’. O evento gratuito acontece no Parque do Povo Rafael Coelho e tem como objetivo reunir diversas ações de lazer, cuidado, aprendizado e oportunidades para a população.

A programação contará com várias atividades, divididas nas áreas da saúde, cidadania, cultura, esporte, empreendesdorismo e emprego. Serão oferecidos serviços como vacinação, testagem rápida para ISTs, aferição de pressão e glicemia, estética e bem-estar, orientações nutricionais, além de atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos.

A comunidade do município também vai contar com oficinas de graffiti e hip hop, aulas esportivas, Feira Pet e vacinação para os animais. Além da exibição da exposição fotográfica ‘Petrolina: Um Novo Olhar’, que celebra os 130 anos da cidade, com 20 imagens de fotógrafos amadores e profissionais. Jovens em busca do primeiro emprego terão acesso a orientações e oportunidades. Além disso, a Feira do Empreendedorismo Jovem será um espaço para incentivar a geração de renda e fortalecer a economia local.

G1 Petrolina

 

Blitz da prevenção: Prefeitura inicia ações do Dezembro Vermelho com mobilização educativa em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina deu início, nessa terça-feira (02), a programação do Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização, prevenção e combate ao HIV/AIDS e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A primeira ação foi realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que promoveu uma blitz educativa no Centro da cidade.

LEIA MAIS

Brasil atinge critérios para eliminar transmissão vertical do HIV, aponta Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou que o Brasil alcançou os parâmetros internacionais para eliminar a transmissão vertical do HIV — quando a infecção é repassada da mãe para o bebê.

Os dados constam no novo boletim epidemiológico de HIV e Aids, divulgado na segunda-feira. A certificação oficial ainda depende de avaliação final da Organização Mundial da Saúde (OMS).

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan inaugura novo ambulatório com estrutura ampliada e atendimento climatizado

O Hospital Dom Malan (HDM) Ismep, em Petrolina, iniciou nesta segunda-feira (1º) o funcionamento do novo ambulatório da unidade, inaugurado na última quinta-feira de novembro pela governadora Raquel Lyra. O espaço deve atender mais de 3 mil usuários por mês.

A nova estrutura conta com sala de espera, recepção e oito consultórios equipados com mesas, cadeiras, macas e armários, além de climatização em todas as salas.

LEIA MAIS

Juazeiro recebe Unidade Móvel Saúde da Mulher do Programa “Agora Tem Especialistas”

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Sesab, Ministério da Saúde e Governo Federal, realizará na próxima segunda-feira (1º), às 9h, a cerimônia de chegada da Unidade Móvel Saúde da Mulher, dentro do programa Agora Tem Especialistas.

A apresentação ocorrerá na Policlínica Regional, na Av. Raul Alves, nº 67, bairro Jardim Vitória.

LEIA MAIS

Simão Durando autoriza construção de nova UBS para atender mais de 12 mil moradores no KM-25

Uma obra aguardada há muitos anos começa a sair do papel na região irrigada de Petrolina. O prefeito Simão Durando assinou, nesta quinta-feira (27), a ordem de serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde do KM-25, que chega para fortalecer a Atenção Primária e ampliar o acesso aos serviços de saúde na zona rural de Petrolina.

O evento contou com a participação dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, além dos moradores da comunidade.

LEIA MAIS

Anvisa aprova vacina Butantan-DV, e governo prevê início da imunização contra dengue em 2026

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da Butantan-DV, vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan.

A previsão é de que as doses comecem a ser aplicadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.

LEIA MAIS

Petrolina firma termo para implantação do Hospital de Olhos da Fundação Altino Ventura

O prefeito Simão Durando assinou, no Recife, o termo de compromisso que formaliza a implantação dos serviços do Hospital de Olhos da Fundação Altino Ventura (FAV) em Petrolina.

O documento foi firmado ao lado da presidente da instituição, Liana Ventura, e do presidente do conselho da FAV, Marcelo Ventura, e estabelece o início das obras para janeiro.

LEIA MAIS

Prefeitura alerta sobre cuidados com a pele durante dias de forte sol de Petrolina

Com a chegada do período mais quente do ano no sertão pernambucano, a Prefeitura de Petrolina intensifica as orientações sobre como proteger a saúde e o bem-estar da população.

Até dezembro, o calor costuma ser ainda mais intenso e pequenos cuidados no dia a dia podem fazer toda a diferença. A Secretaria de Saúde reforça práticas simples, mas fundamentais, como beber bastante água, optar por roupas leves, manter uma alimentação equilibrada e evitar o sol forte entre 10h e 16h. E, claro, é importante fazer uso contínuo do protetor solar.

LEIA MAIS

Após uma semana internado, Galvão Bueno recebe alta: “Tô firme”

Ícone da locução esportiva nacional, Galvão Bueno deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira (21). O narrador ficou internado durante uma semana para tratar uma pneumonia viral, mas publicou um vídeo anunciando que recebeu alta e que estava retornando para casa.

No registro, Galvão aparece sorridente e agradeceu o carinho recebido. O narrador afirma que está recuperado e também explicou que a pneumonia “vem do coronavírus”.“Hoje eu quero falar de saúde e de agradecimento. Agradecer a Deus primeiro, acima de tudo. Estou saindo do hospital depois de uma semana de internação e tratamento. Quero agradecer a todos que mandaram mensagens, que deram apoio, que fizeram orações, que mentalizaram positivamente”, iniciou Galvão.“O que eu tive? Uma pneumonia viral. Vem de um vírus que é coronavírus. Não tem nada a ver com COVID. Existem centenas de outros coronavírus. Tive uma pneumonia nada grave, mas que precisava ser bem tratada. Tô firme, tô inteiro”, tranquilizou o narrador.

De volta ao trabalho
Com otimismo para voltar ao ritmo habitual de trabalho, Galvão Bueno já projetou sua próxima narração no streaming Amazon Prime Video, que transmite as retas finais do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. “Vem aí decisão de Campeonato Brasileiro, vem aí decisão de Copa do Brasil. Vamos estar juntos. Muito trabalho até o fim do ano e com muita saúde, graças a Deus. Obrigado a todos”, agradeceu.

A Tarde

Sesau divulga novo cronograma de atendimento da Unidade Odontológica Móvel de Juazeiro

A Unidade de Atendimento Odontológico Móvel (UOM) segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está oferecendo, entre os dias 24 e 28 de novembro, 15 atendimentos diários a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma

24/11 – Segunda-feira – Associação Alto do Alencar – Atendimento para pacientes do CSU. 15 pacientes por demanda livre;

25/11 – Terça-feira – Associação Alto do Alencar – Atendimento para pacientes do CSU. 15 pacientes por demanda livre;

26/11 – Quarta-feira – CRAS Argemiro – Atendimentos para pacientes da Codevasf. 15 pacientes por demanda livre;

27/11 – Quinta-feira – Residencial Mairi. 15 pacientes por demanda livre;

28/11 – Sexta-feira – Residencial Praia do Rodeadouro. 15 pacientes por demanda livre.