Profissionais de Saúde de Lagoa Grande são capacitados para ampliar combate às hepatites virais

Profissionais das Equipes de Saúde da Família de Lagoa Grande participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das coordenações de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica.

A formação, mediada pela VIII Regional de Saúde (GERES), integra as ações da campanha “Julho Amarelo”, voltada à prevenção e ao enfrentamento das hepatites virais.

LEIA MAIS

Prefeitura avança na descentralização da saúde com entrega de medicamentos nas comunidades rurais de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o compromisso de fortalecer o cuidado com a população da zona rural.

Nesta quarta-feira (23), os moradores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 8 receberem atendimentos do programa Farmácia da Família no Interior, uma iniciativa que leva medicamentos essenciais até comunidades rurais, facilitando o acesso e garantindo mais dignidade para quem vive no interior.

LEIA MAIS

HOSPITAL DOM TOMÁS – Um Hospital Chamado Esperança na cidade de Petrolina

No coração árido e resiliente do sertão pernambucano, onde o sol castiga com intensidade e a vida floresce na resistência, nasceu uma obra que carrega mais do que paredes, leitos e aparelhos — carrega esperança.

O Hospital Dom Tomás, mais que um prédio de tijolos e concreto, é uma declaração de amor à vida. É um suspiro de alívio no deserto da dor. É, sobretudo, um milagre forjado pela coragem de quem decidiu não esperar pelo acaso.

LEIA MAIS

Mutirão de Saúde atenderá hipertensos, diabéticos e fará preventivo neste sábado em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) promove neste sábado (26) um Mutirão de Atendimentos voltado para moradores dos bairros João Paulo II e Brisa da Serra. A ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do João Paulo II, das 7h30 às 13h.

Serão ofertados atendimentos específicos para pessoas com hipertensão e diabetes, além da coleta do exame preventivo, importante ferramenta de prevenção ao câncer do colo do útero.

LEIA MAIS

Simão cobra ao Governo implantação do Hospital Regional do São Francisco: “Petrolina não pode ser a única região do estado sem um hospital do Estado”

Durante a Conferência Municipal de Saúde, realizada na última sexta-feira (18), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, fez um apelo contundente pela construção de um hospital estadual na cidade, uma demanda histórica da região.

O evento, que reuniu profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil, serviu como palco para que o gestor municipal reforçasse o fortalecimento da saúde pública.

O prefeito ressaltou que, entre todas as regiões do estado, apenas o Vale do São Francisco segue desassistido por uma unidade hospitalar estadual. Para ele, a ausência do equipamento representa uma desigualdade inaceitável no acesso à saúde pública.

LEIA MAIS

Feira de Saúde Mais Perto já ultrapassa 9 mil atendimentos em Juazeiro com o programa “Agora Tem Especialistas”

A Feira de Saúde Mais Perto segue sendo um grande sucesso em Juazeiro, proporcionando diversos atendimentos especializados gratuitos à população, por meio do programa Agora Tem Especialistas.

Realizada na Policlínica Regional, a iniciativa já contabilizou mais de 9 mil atendimentos em apenas dois dias.

Somente na quarta-feira (16), foram registrados 3.975 atendimentos, número que saltou para 5.040 na quinta-feira (17), refletindo a grande adesão e procura pelos serviços oferecidos.

LEIA MAIS

HU-Univasf recebe visita do presidente do Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região e reforça compromisso com valorização da Nutrição no Sertão

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, na última terça-feira (15), a visita institucional do presidente do Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN-6), Rafael Azeredo.

Em sua primeira ida à unidade, Azeredo se reuniu com representantes da gestão hospitalar e conheceu de perto a atuação das nutricionistas da instituição.

LEIA MAIS

Bora Petrolina: população dos Perímetro Irrigados receberá orientação na área de segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Petrolina também estará presente na 16ª edição do maior programa de serviços do município, o Bora Petrolina, implantado pela Prefeitura de Petrolina.

Os atendimentos acontecerão nesse sábado (19), no Perímetro Irrigado N7 atendendo também a população do N6, C 3, N8 e N9. Os atendimentos serão realizados na Escola Municipal Bruna Negreiro Leite, Rua B, no N7, das 8h às 12h.

LEIA MAIS

Mutirão de Cranioplastias no HU-Univasf transforma vidas e reduz fila de espera no SUS

Nos dias 12 e 13 de julho, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Ebserh, realizou um mutirão de cranioplastias, beneficiando seis pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação integra o programa nacional “Ebserh em Ação”, que visa ampliar atendimentos e reduzir o tempo de espera por cirurgias e procedimentos especializados.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina intensifica visitas domiciliares do Cadastro Único e enfrenta desafios no atendimento às famílias

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realizou na última semana, uma força-tarefa para intensificar as visitas domiciliares do Cadastro Único.

A ação ocorreu nos bairros João de Deus e Rio Corrente, e no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 7, com o objetivo de atualizar as informações das famílias e assegurar o acesso a programas sociais essenciais.

LEIA MAIS

MPPE cancela audiência pública sobre retenção de macas no SAMU após novas medidas da Secretaria de Saúde

As 11ª e 34ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Promoção e Defesa da Saúde) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciaram o cancelamento da audiência pública que discutiria a retenção de macas do SAMU Metropolitano do Recife nas unidades hospitalares da rede estadual.

O encontro estava marcado para o dia 15 de julho, às 13h, na sede da OAB-PE, em Santo Antônio, Recife.

LEIA MAIS

Paciente nos EUA morre com bactéria da ‘Grande Peste’ da Idade Média

Uma pessoa no norte do Arizona, Estados Unidos, morreu após contrair peste pneumônica, uma das doenças causadas por contração da bactéria Yersinia pestis. O paciente morreu menos de 24 horas depois de dar entrada no hospital Flagstaff Medical Center Emergency, situado no condado de Coconino. Esta foi a primeira morte causada pela doença no condado desde 2007.

Na nota divulgada pela imprensa norte-americana, o hospital disse que o paciente recebeu um tratamento inicial adequado, e esforços para realizar sua reanimação foram realizados, mas sem sucesso. As formas mais comuns da peste são a bubônica, a pneumônica e a septicêmica. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a peste pneumônica surge quando as bactérias se espalham para os pulmões de um paciente que não recebeu tratamento para a peste bubônica ou septicêmica, ou quando uma pessoa inala gotículas infectadas expelidas pela tosse de outra pessoa ou animal com peste pneumônica.

Embora rara nos dias de hoje, a peste bubônica — conhecida por ter matado entre 30% e 60% de toda a população da Europa na Idade Média — ainda é reportada em áreas rurais.

Sintomas, transmissão e prevenção

Os sintomas geralmente surgem entre dois e seis dias após a infecção e incluem febre e gânglios linfáticos inchados e doloridos, mais comumente encontrados nas axilas, virilha e pescoço. A bactéria Yersinia pestis é usualmente transmitida de um animal para o outro, por meio de pulgas infectadas. Normalmente atinge pequenos mamíferos, como ratos. Em humanos, a transmissão se dá de três formas:

-pela mordida de pulgas infectadas;
-por contato direto com materiais contaminados ou com fluidos corporais de alguém doente;
-pela inalação de gotículas respiratórias de pacientes contaminados com a peste pneumônica.
-quando a transmissão é feita pela pulga, normalmente a pessoa desenvolve a versão bubônica da doença. Já a transmissão entre humanos normalmente leva à forma pneumônica da infecção.

Para prevenir a doença, é recomendado evitar contato com roedores, tomar cuidados com mordidas de pulgas e não manusear carcaças de animais, além de evitar contato com tecidos e fluidos corporais contaminados.

G1

Dia E mobiliza HU-Univasf com 62 atendimentos pelo SUS

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) realizou, no sábado (05/07), o “Dia E”, esforço concentrado que resultou em 62 atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram realizadas 20 cirurgias, sendo 15 de ortopedia e cinco de bucomaxilofacial, além de 42 exames, entre eles, 19 ultrassonografias e 23 ecocardiogramas.

LEIA MAIS

Inscrições para a 13ª Conferência Municipal de Saúde em Petrolina abrem nessa quinta-feira

Com o objetivo de elencar propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos, a Prefeitura de Petrolina e o Conselho Municipal de Saúde abrem, nessa quinta-feira (10), as inscrições para a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado na próxima sexta-feira (18), das 7h30 às 17h30, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).
A Secretaria de Saúde informa que trabalhadores da área e usuários do SUS podem se inscrever gratuitamente pelo link https://www.even3.com.br/13cmspetrolina-597014/ ou presencialmente na sede do Conselho Municipal de Saúde, localizada na Avenida Fernando Góes, das 8h às 12h, até o dia 16. No dia da Conferência as inscrições podem ser feitas até às 9h para quem, por algum motivo, não conseguir pelo link ou pessoalmente na sede do Conselho Municipal de Saúde.
Com o tema central “Humanização das práticas em saúde: cuidar das pessoas, defender a vida e fortalecer o SUS”, a Conferência espera reunir cerca de 200 participantes, entre representantes de usuários do SUS, profissionais de saúde, prestadores de serviços, gestores e membros do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina.

Prefeitura de Petrolina reforça ações de prevenção às hepatites virais no Julho Amarelo

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover, durante o mês de julho, ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em referência à campanha Julho Amarelo, voltada à prevenção e combate às hepatites virais.

As equipes multidisciplinares iniciaram a programação com palestras, rodas de conversa e momentos de orientação com a população, abordando os tipos de hepatites, formas de prevenção e possibilidades de tratamento. As atividades seguem o cronograma de ações das equipes e-Multi de cada Unidade Básica.

LEIA MAIS