Hospital Dom Malan realiza mais de 25 mil e 200 exames em pacientes somente no mês de julho

O Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, pertencente a rede estadual de saúde, realizou mais de 20 mil exames durante o mês de julho, de acordo com o relatório divulgado nesta terça-feira(12).

Foram 25.227 exames de imagens e de laboratório. Esse número é 25% maior se comparado ao mês anterior.

LEIA MAIS

Na tribuna do Senado, Simão Durando anuncia início da construção do Hospital de Olhos Altino Ventura

Um novo marco para a saúde pública do Sertão do São Francisco está prestes a se concretizar.

Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, nesta terça-feira (12), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou o início da construção do Hospital de Olhos Altino Ventura, que será referência em oftalmologia para todo o interior do estado.

O lançamento da pedra fundamental está previsto para setembro, durante o aniversário da cidade.

LEIA MAIS

HU-Univasf alerta população sobre golpes envolvendo cobrança indevida por atendimentos

(Foto: Ascom)

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), antigo Hospital de Traumas, reforçou que todos os atendimentos oferecidos pela instituição são totalmente gratuitos, realizados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A direção do hospital alerta que nenhum profissional ou representante está autorizado a solicitar pagamentos por telefone, WhatsApp ou qualquer outro canal. Tentativas de cobrança via Pix, transferências ou pedidos para compra de medicamentos devem ser tratadas como suspeitas.

LEIA MAIS

Mutirão de Pequenas Cirurgias garante agilidade e esperança a pacientes de Juazeiro

O sábado (9) foi de alívio e expectativas renovadas para os moradores de Juazeiro que participaram da triagem do II Mutirão de Pequenas Cirurgias, realizado na Policlínica Municipal. Os pacientes não só receberam atendimento médico como também saíram com a data marcada para a realização dos procedimentos, previstos para o mês de setembro.

Para Ivani Dantas, moradora do Residencial Praia do Rodeadouro, a triagem encerrou uma espera de quatro anos para retirar um sinal no olho. “Achei ótimo, foi um bom atendimento. Fui encaminhada para fazer o procedimento no dia 10 de setembro, na própria Policlínica. Estou muito feliz por finalmente conseguir.”

Do bairro Piranga I, Telma Paula também celebrou a oportunidade. “Eu achei ótimo porque, na necessidade urgente da gente, esse mutirão valeu demais. Fui bem atendida, foi rápido, e já saí com a data marcada.”

Moradora do Piranga II, Maria Edileuza Pereira se emocionou ao contar que agora poderá resolver um problema que a incomodava há muito tempo. “Achei ótimo, não poderia ser melhor. O atendimento foi bom, o médico é ótimo. Já estou com a guia para a cirurgia que será realizada no dia 10 de setembro. Vou retirar o nódulo e ficar tranquila.”

De acordo com a diretora da Policlínica, Tamara Salles de Souza, a iniciativa é resultado de uma parceria com as Unidades Básicas de Saúde e atendeu mais de 100 pacientes previamente agendados.

“O mutirão vem justamente para acelerar o atendimento e resolver problemas que muitas vezes atrapalham o dia a dia do paciente. É uma ação feita com carinho e respeito, principalmente para quem está esperando. E o melhor é que eles já saem daqui com o procedimento marcado.”

As cirurgias serão realizadas ao longo de setembro, sempre às quartas-feiras, na própria Policlínica Municipal, localizada na Orla I. Entre os procedimentos estão a retirada de sinais, remoção de cistos, cirurgias de hérnia, colecistectomia e biópsia de pele.

Ascom

Mutirão de Combate às Arboviroses chega ao Nova Esperança neste fim de semana

As ações contra o Aedes aegypti seguem com a rotina de cuidados para eliminar os focos do mosquito. No próximo fim de semana, sábado (9) e domingo (10) de agosto, a partir das 8h, as equipes de combate às endemias realizarão um mutirão no bairro Nova Esperança para sensibilizar os moradores sobre a importância do cuidado diário com as residências.

LEIA MAIS

Ação social oferece serviços gratuitos de saúde e bem-estar em Petrolina neste sábado

No sábado (9)  será realizada mais uma edição do programa Caminhos para a Saúde em Petrolina.

A iniciativa, promovida pelo Aeroporto de Petrolina (PNZ) em parceria com o Instituto da Motiva, acontecerá na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro São Gonçalo, das 9h às 13h.

LEIA MAIS

Hospital Municipal de Petrolina atenderá cerca de 1.500 pessoas na primeira quinzena de agosto

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, inicia o mês de agosto com uma ampla programação de atendimentos no Hospital Municipal Dr. Alírio Brandão, reforçando seu compromisso com uma saúde pública resolutiva e acessível.

Nesta primeira quinzena, estão previstos 1.542 atendimentos previamente agendados, contemplando consultas médicas, procedimentos especializados e ações multiprofissionais.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina segue com atendimentos noturno na Policlínica

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o atendimento médico clínico à noite na Policlínica Municipal. O serviço está disponível de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h.

Para ser atendido o paciente deve comparecer à unidade, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, com um documento oficial com foto e o cartão do SUS.

O clínico geral é responsável por realizar a avaliação inicial do paciente, diagnosticando doenças e, quando necessário, encaminhando para atendimento especializado. A iniciativa busca garantir cuidado integral e mais comodidade para a população que não consegue ir ao médico durante o dia.

Farmácia da Família no Interior atenderá nove localidades rurais em agosto

Reforçando o compromisso da gestão com a descentralização dos serviços de saúde e o cuidado com quem vive nas áreas mais afastadas da sede urbana, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, dará continuidade ao programa Farmácia da Família no Interior durante o mês de agosto.

Ao todo, nove comunidades rurais serão beneficiadas com a iniciativa, que garante a entrega de medicamentos de forma gratuita e diretamente nas localidades.

LEIA MAIS

Alerta em Pernambuco: Casos de picadas por escorpiões aumentam em agosto

Com a chegada de agosto, a presença de escorpiões tende a crescer em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta que este período marca o aumento da reprodução desses animais, favorecida pela alternância entre dias chuvosos e ensolarados — condição que também estimula a movimentação de baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões.

LEIA MAIS

Governo Federal amplia serviços especializados do SUS em Araripina e Gravatá

O Ministério da Saúde anuncia nesta sexta-feira (1º), em Araripina (PE), a habilitação de novos serviços especializados que irão fortalecer o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas, reduzindo filas e o tempo de espera da população.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina encerra programação do Julho Amarelo com ação na Praça do Bambuzinho


Finalizando a programação do Julho Amarelo, mês voltado à conscientização, prevenção e combate às hepatites virais, a Prefeitura de Petrolina realizou nesta segunda-feira (28), uma ação de saúde na Praça do Bambuzinho.

A iniciativa levou ao público serviços como testagem rápida, orientações sobre os diferentes tipos de hepatites e a distribuição de materiais informativos, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da informação como forma de proteção.

LEIA MAIS

Sesau divulga o novo cronograma de atendimento da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/Sesau, segue reforçando o compromisso com o acesso à saúde bucal e a ampliação dos atendimentos em todas as regiões do município.

Nesta semana, de 28 de julho a 1º de agosto, a Unidade Móvel de Atendimento Odontológico estará presente em cinco localidades diferentes, facilitando o cuidado com a saúde bucal para quem mais precisa.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza ação de prevenção às hepatites virais no dia D da campanha Julho Amarelo

Como parte das ações da campanha nacional Julho Amarelo, voltada à prevenção e combate às hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio da Vigilância em Saúde, realizará a partir das 8h, desta segunda-feira (28), uma ação especial no Paço Municipal, em alusão ao Dia D de Combate às Hepatites Virais, celebrado nacionalmente no dia 28 de Julho, com o objetivo de reforçar a importância da conscientização, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento adequado das hepatites B e C.

Durante a mobilização, serão ofertadas gratuitamente vacina contra a hepatite B, Influenza e testagens rápidas, facilitando o acesso da população aos serviços de prevenção e cuidado com a saúde hepática. A ação é aberta ao público e busca ampliar a detecção de casos silenciosos, uma vez que muitos pacientes convivem com o vírus sem apresentar sintomas por longos períodos.

A campanha Julho Amarelo chama a atenção da sociedade para a importância do acompanhamento regular e da vacinação como forma eficaz de prevenção. A Sesau reforça que cuidar do fígado é fundamental para a saúde e que medidas simples, como testagem e imunização, podem salvar vidas.

Ascom

Tarifaço de Trump pode aumentar em 30% preço de insumos de saúde no Brasil

A sanção econômica aplicada ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, com a imposição de uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros exportados, pode aumentar drasticamente o valor dos insumos de saúde no país. Caso o Brasil adote a Lei da Reciprocidade, é estimado que o valor dos insumos sofra uma alta de pelo menos 30%, já que o país importa quase US$ 2 bilhões de produtos para o setor de saúde dos Estados Unidos.

Atualmente, o Brasil importa US$ 9 bilhões em insumos de saúde por ano e destina esses produtos principalmente para a rede pública, como hospitais estaduais e Santas Casas, o que deve impactar fortemente no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo reportagem da CNN, uma busca de fornecedores alternativos poderia levar até dois anos, já que o processo de importação precisa de registros junto às autoridades sanitárias, processos de validação, certificação em laboratórios e treinamento de usuários.

Entenda o tarifaço
No dia 9 de julho, Trump anunciou a imposição de uma sobretaxa de 50% nos produtos brasileiros exportados para o país. A medida, segundo o chefe da Casa Branca, que também trava uma guerra comercial com o Brics, bloco econômico do qual o Brasil faz parte, é uma retaliação ao que ele considerada uma perseguição judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos —, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente”, afirmou Trump na carta endereçada ao Brasil.

O Brasil é um dos principais parceiros comerciais o qual se destaca pelas exportações de commodities a países considerados subdesenvolvidos como a China e até mesmo o país norte-americano que implica medidas econômicas reprovadas até mesmo para os seus patriotas. Mas ainda mais prejudicial pode ser a taxação para os exportadores baianos.

A Tarde