
O Ministério da Saúde anuncia nesta sexta-feira (1º), em Araripina (PE), a habilitação de novos serviços especializados que irão fortalecer o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas, reduzindo filas e o tempo de espera da população.
A cerimônia está marcada para às 11h no Hospital e Maternidade Santa Maria – Instituto Social Medianeiras da Paz. Na ocasião, o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, anunciará a habilitação da unidade de assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. A medida permitirá que o hospital realize cirurgias cardíacas e procedimentos de cardiologia intervencionista com suporte do SUS.
Já no sábado (2), às 9h, em Gravatá (PE), o secretário participará de outro evento para oficializar o credenciamento do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC) como Centro Especializado em Reabilitação (CER) Tipo II. A unidade passará a oferecer, com apoio federal, serviços voltados à reabilitação física e intelectual, reforçando o atendimento às crianças da região.
As ações integram uma estratégia nacional de fortalecimento da média e alta complexidade, com foco na descentralização dos atendimentos e na garantia do acesso igualitário à saúde especializada. A expectativa do Ministério da Saúde é que essas medidas tragam impactos positivos imediatos na rede de atenção dos municípios beneficiados.



