Universitários de Cabrobó cobram transporte para Belém do São Francisco

Vários estudantes estiveram na prefeitura da cidade para cobrar medidas do prefeito. (Foto: Blog Didi Galvão)

Na noite dessa quinta-feira (16), estudantes universitários de Cabrobó (PE), que estudam em faculdades de Belém do São Francisco (PE), foram à prefeitura da cidade cobrar o transporte oferecido pelo município.

De acordo com os proprietários dos veículos que prestam serviço para a prefeitura, as viagens foram suspensas por falta de pagamentos. Um dos motoristas informou que estaria há seis meses sem receber salário.

O prefeito Marcílio Cavalcanti não estava na prefeitura no momento do protesto. Contudo, o vice-prefeito, Pedro Caldas, informou que buscaria a melhor forma para resolver a situação.

Pernambuco registra alta do emprego formal; Profissões técnicas garantem melhores salários

A tendência é que as profissões técnicas passem a ser a escolha mais frequente entre os estudantes do Ensino Médio.

O emprego formal voltou a registrar números positivos em Pernambuco. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o estado contratou mais trabalhadores do que demitiu, no mês de setembro. Ao todo, mais de 42 mil pessoas foram admitidas contra 28 mil demissões registradas no período.

As profissões técnicas são as ocupações que mais valorizam o trabalhador nordestino. De acordo com o Senai, os profissionais técnicos da região ganham salários de até 21% maiores quando comparados com os rendimentos dos trabalhadores que cursaram o ensino médio regular.

Além disso, o Diretor Regional do Senai, em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio, explica que o profissional técnico não encontra no mercado as dificuldades comuns impostas aos trabalhadores formados no ensino tradicional.

“Além de um melhor salário, ele vai ter a facilidade de emprego. Porque, por ser uma estrutura piramidal, por exemplo, para cada nível superior eu precisaria de três ou quatro pessoas de nível técnico para poder montar uma estrutura de trabalho dentro de uma indústria, eu vou ter uma empregabilidade maior em virtude disso.”

LEIA MAIS

Casa Nova: prefeito garante que vai pagar complemento do salário a quem trabalhou e manda recado aos insatisfeitos

Prefeito Wilker Torrres afirma que vai pagar salários a quem trabalha e que os que comem miando não interessam ao governo

No início da tarde deste domingo (10), o prefeito de Casa Nova-BA, Wilker Torres (PSB), contestou, ao participar do programa Alerta Geral, transmitido em cadeia pelas rádios Grande Rio AM e Emissora Rural, uma denúncia postada em alguns blogs da região informando de forma distorcida que os contratados que começaram receber seus pagamentos na última sexta-feira (08), estavam recebendo abaixo do salário mínimo, o que não é permitido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT em vigor.

“Sexta-feira passada foi paga a folha dos 15 dias antes do decreto e quem trabalhou o mês, que foi autorizado a trabalhar, o município vai pagar os outros 15 dias”, ressaltou Wilker, referindo-se ao Decreto Municipal nº 260/2017, que “estabelece medidas à contenção de despesas com pessoal pelo Município de Casa Nova/BA, no presente exercício financeiro, bem como medidas administrativas voltadas à revisão de sistema remuneratório dos servidores municipais e dá outras providência.

Wilker disse que como cidadão casanovense nunca deu calote em ninguém e que não seria agora como prefeito que daria. Ele atribuiu o fato a boatos criados por setores da oposição que querem a todo custo desestabilizar o seu trabalho. “Por que fica esse grupinho de mentirosos, que o povo já sabe, que excluiu nas urnas, que teve uma insignificância de votos como o candidato a prefeito e um ex-vereador que não teve voto, todo mundo viu, a resposta já deram a ele e acho que ele não entendeu ainda, mas fica esse pessoal inventando calúnias”, assegurou.

Comendo e miado

O prefeito foi sincero ao relatar que o objetivo do decreto é valorizar que trabalha e está do lado da gestão. “Tem pessoas que ficam por baixo, de forma rasteira, e até às vezes do próprio governo, aquelas pessoas que ficam comendo e miando, essas pessoas nós não queremos com a agente, eu agora vou fazer uma Reforma Política, quem quer está no governo tem que está no governo, agora não pode está no lado bom e metendo o pau no governo”, alertou.

De acordo com Wilker, ainda essa semana os partidos que estão na base do governo sejam convocados para uma conversa e quem estiver insatisfeito tem que ir para oposição mesmo. “E vai ficar lá com os desqualificados que já estão lá”, alfinetou.

Despesa média com juiz chega a R$ 47,7 mil por mês no Brasil

No Mato Grosso do Sul, onde juízes e desembargadores receberam R$ 95,895 mil por mês em 2016.(Foto: Internet)

Dados divulgados pelo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta segunda-feira (4) informou que a despesa média do poder público com um magistrado no Brasil é de R$ 47,7 mil por mês. Há atualmente 118.011 magistrados no país.

De acordo com o conselho, o gasto mensal, relativo ao ano de 2016, contempla o salário e adicionais como benefícios, gratificações, diárias, passagens aéreas, auxílio moradia, entre outros. Pela Constituição, a remuneração de um magistrado não pode ultrapassar R$ 33,7 mil, equivalente ao salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte do país.

LEIA MAIS

Dados do IBGE revelam que a desigualdade salarial entre homens e mulheres pode chegar a quase R$ 1 mil no país

As mulheres gastam 10,5 h a mais que os homens em trabalhos domésticos. Por conta disso, a jornada total feminina por semana fica mais alta que a masculina, geralmente. (Foto: Ilustração)

Neste sábado (26), é comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, entretanto dados divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que mulheres trabalham mais, com nível de escolaridade maior, mas a média salarial é menor que a dos homens.

Segundo os dados divulgados pelo o G1, as mulheres brasileiras enfrentam desigualdades em casa e, principalmente, no trabalho. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2015, a mais recente e completa, o rendimento médio dos brasileiros era de R$ 1.808, mas a média masculina era mais alta (R$ 2.012), e a feminina, mais baixa (R$ 1.522).

Apesar de a diferença nacional entre os sexos já ser alta (R$ 490), a situação fica ainda mais desigual a depender da região ou estado do país. A maior diferença é encontrada no Distrito Federal. Os homens ganham, em média, R$ 3.965, contra R$ 2.968 das mulheres – uma diferença de R$ 997.

Já o estado com os valores mais próximos é Roraima: R$ 1.684 para os homens e R$ 1.646 para as mulheres, uma diferença de R$ 38. Em nenhum estado, porém, o rendimento médio feminino é mais alto que o masculino.

“Norte e Nordeste têm salários menores e, com isso, a desigualdade é pequena, mas continua sendo desigualdade. Em regiões com salários mais altos e em centros urbanos, que têm maior concentração de empresa, a disparidade aumenta”, diz a pesquisadora da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Cristiane Soares.

Tarefas de casa

De fato, os homens trabalham mais no trabalho principal que as mulheres – uma média de quase seis horas a mais por semana. Mas, na contrapartida, as mulheres gastam 10,5 horas a mais que os homens em trabalhos domésticos (lavando pratos, arrumando a casa, cuidando dos filhos, entre outros afazeres). Por conta disso, a jornada total feminina por semana fica mais alta que a masculina, geralmente.

Prefeitura de Juazeiro atualiza gratificação de produtividade para servidores municipais

(Foto: ASCOM)

Publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (21), a Lei n° 2.698/2017, de autoria do executivo, garante a atualização da gratificação de produtividade em 6,3% para diversos cargos do serviço público municipal. O reajuste, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, já será concedido na folha de pagamento do mês de agosto.

A Lei vai beneficiar fiscais de tributos, auditores internos, agentes de tributos, cadastradores imobiliários, fiscais de obras, fiscais de postura, fiscais sanitários e fiscais de transportes. “A atualização da gratificação é fruto de uma decisão consensual da gestão municipal e dos sindicatos, através de um diálogo permanente, além de ser consequência da nossa política de valorização do servidor municipal”, disse a secretária de Gestão de Pessoas, Angelita Carvalho.

Para o auditor interno Jailson Gomes de Araújo Junior, a iniciativa serve de estímulo para que os servidores municipais continuem desempenhando as suas funções com zelo e cuidado. “Eu percebo que a prefeitura vem trabalhando muito pela valorização do servidor, tanto no que diz respeito à capacitação, quanto à valorização financeira, que também é muito importante. Isso serve de base para que o servidor se sinta bem no seu local de trabalho e possa investir em outros objetivos de vida”, frisou o servidor.

Governo corta 60 mil cargos vagos, reduz salário inicial e congela aumentos

O governo anunciou ontem (15) que vai eliminar 60 mil cargos no Executivo que atualmente estão vagos. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, ressaltou que não haverá demissões.

Além disso, o ministro anunciou o congelamento dos salários dos funcionários públicos federais (excluindo os militares) por 12 meses e a redução dos salários iniciais da categoria, mudando a estrutura de carreiras públicas. Essas mudanças dependem de aprovação do Congresso.

Um exemplo de redução de salário inicial é na carreira de gestão governamental, que será baixado a menos de um terço. Hoje, o salário de um iniciante é R$ 16.933,64. Pela proposta, passaria a R$ 5.000. O valor máximo no fim da carreira ficaria o mesmo: R$ 24.142,66.

O governo diz que os funcionários públicos recebem, em média, o triplo de um profissional do mercado privado em ocupações de níveis fundamental e médio. No caso de cargos de nível superior, a média é mais que o dobro.

Com a redução dos salários iniciais, espera-se baixar o custo médio dos funcionários públicos em 70%, segundo Oliveira. Nos próximos dez anos, a medida deve representar uma economia de R$ 70 bilhões, disse o ministro.

Essas medidas fazem parte dos esforços do governo para cortar gastos. Também foi anunciado nesta terça-feira o aumento na previsão de rombo das contas públicas deste ano e de 2018 para R$ 159 bilhões. Até então, as metas eram de deficit de R$ 139 bilhões em 2017 e de R$ 129 bilhões no ano que vem

SINDSEMP realiza assembleia com Servidores das Categorias de Leis Específicas

(Foto: ASCOM)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), realizou na manhã dessa sexta-feira (5), no auditório do Hotel Grande Rio, a Assembleia Extraordinária Setorial com os servidores das categorias de Leis específicas. O objetivo da assembleia foi repassar aos servidores o teor da última reunião com a secretária de Gestão Administrativa de Petrolina, ocorrida em 26 de abril na sede do IGEPREV.

Na oportunidade, a secretária Luiza leão informou que o município estaria sem viabilidade econômica para efetuar o reajuste das categorias de Leis específicas neste primeiro semestre, alegando que a dificuldade da negociação é referente ao impacto na folha, com o pagamento retroativo do reajuste dado aos 75% dos servidores das categorias de base elementar, superior e médio.

Para o presidente do SINDSEMP, Walber Lins, a mesa de negociação, que o Executivo afirma estar aberta, não está tendo resultado, uma vez que não existe proposta para o reajuste do servidor. “Pena que o Executivo Municipal não nos trouxe nenhuma proposta, pena que não avançou na negociação, pena que ele diz que a negociação está aberta, mas sem proposição, sem nenhum avanço, isso pra mim e para as categorias não é negociação, isso pra mim é travar a negociação”, afirmou.

Diante da situação, os servidores participaram positivamente, aderindo às mobilizações programadas em pleito, na busca pelos seus direitos.

Justiça suspende reajustes dados por câmaras municipais

Para exigir maior moralidade do poder público, população protestou contra reajuste proposto em Juazeiro do Norte. O MP impediu a ação/Foto: Arquivo

O juiz da 2ª Vara da comarca de Santa Quitéria-CE, Elison Pacheco Oliveira Teixeira, suspendeu a majoração, em torno de 32%, dos subsídios do prefeito, dos secretários municipais e dos membros do Poder Legislativo daquele Município, divulgou ontem (12) o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Outras tentativas de aumento dos próprios salários, que causaram protestos da população, foram impedidas pelo Ministério Público logo após as eleições municipais do ano passado.

A determinação judicial atendeu a uma Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo MPCE, por meio do promotor de Justiça de Santa Quitéria, Déric Funck Leite. Segundo o representante do Ministério Público, o referido aumento salarial dos vereadores, prefeito e secretários, impactaria em R$ 2,5 milhões aos cofres públicos. Déric Funck Leite argumentou que a aprovação e sanção da Lei aconteceram fora do período previsto em Lei, além de haver a ausência de justificativa nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quase no apagar das luzes de 2016, não foi incomum câmaras municipais se reunirem para aprovar aumento de vencimentos dos seus integrantes. Como houve uma reação imediata do Ministério Público, as ações foram inibidas na maioria das cidades, embora houvesse como defesa, por parte dos legisladores, o argumento de que se ganha pouco e o aumento é estabelecido para o período dos próximos quatro anos.

Equipe do Santa Cruz cria plano de pagamento para funcionários

(Foto: Internet)

Com boa parte dos salários atrasados no clube, o Santa Cruz criou um plano para pagar os funcionários do time. Atualmente, os jogadores estão há quatro meses sem receber. Os funcionários, que chegaram a ficar sete, tiveram dois meses pagos na segunda semana de dezembro. Agora com as cotas de televisionamento desbloqueadas, a direção Tricolor traçou um plano de pagamento para os seus empregados.

“Vai funcionar da seguinte forma: no mês de janeiro, vamos pagar o mês vigente, que é janeiro, mais o primeiro atrasado, que é agosto. Em fevereiro, pagamos o vigente mais o segundo atrasado, que é setembro, e assim por diante. Até que se normalize”, disse Inácio França, assessor da presidência do Santa Cruz.

De acordo com esses cálculos, a expectativa é que todas as dívidas com os funcionários estejam sanadas entre maio e junho de 2017. Com os jogadores, as negociações são diferentes.

Justiça suspende aumento de salário de vereadores de São Paulo

Os vereadores haviam reajustado seus salários em 26,3%, para R$ 18.991,68, a partir de 2017

A Justiça paulista suspendeu o aumento dos salários dos vereadores da capital. A decisão do juiz Alberto Alonso Muñoz, do Tribunal de Justiça de São Paulo, deferiu liminar (decisão provisória) pedida em uma ação popular ajuizada contra a Câmara Municipal de São Paulo. Cabe recurso. Na terça-feira, dia 20, os vereadores haviam reajustado seus salários em 26,3%, para R$ 18.991,68, a partir de 2017, quando começa a nova legislatura.

Até este mês, os parlamentares recebiam R$ 15.031,76. O juiz determinou a manutenção deste valor. Com a decisão, o magistrado suspende os efeitos da Resolução 03-000012/2016 da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Muñoz acata o argumento de que o reajuste dos salários dos vereadores fere o artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo o qual “também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder”. O magistrado argumenta que “o risco na demora é evidente, na medida em que, se o aumento for pago, haverá lesão ao erário, dado o caráter irrepetível da verba”.

Pernambuco ainda não tem data para pagar 13º dos servidores. Prazo legal é 20 de dezembro

pauloc1

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara. (Foto: Internet)

O governo pernambucano ainda não tem data definida para pagar o 13º salário dos servidores estaduais. Por lei, o valor deve ser pago até o dia 20 de dezembro de cada ano. O secretário estadual de Administração, Milton Coelho (PSB), nesta quarta (16) afirmou que, “no momento em que o governo tiver uma data”, vai fazer um comunicado público. De acordo com o secretário, o governador Paulo Câmara (PSB) assumiu pessoalmente a questão do 13º.

Isso quer dizer que os R$ 256,6 milhões já embolsados em recursos da repatriação ainda não fecham as contas do 13º salário – que por lei deve ter a primeira parcela paga no dia 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro. Pernambuco ainda briga no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma outra fatia, igualmente de R$ 256,6 milhões, também do repatriamento.

LEIA MAIS

STF decide descontar em folha de servidor que fizer greve

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

Por 6 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que servidores públicos em greve deverão ter descontados em suas folhas de pagamento os dias decorrentes da paralisação.

O STF, no entanto, abriu brecha para a compensação do corte em caso de acordo, além de determinar que o desconto será incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do próprio poder público.

O caso em discussão pelo plenário do STF girou em torno de um recurso apresentado pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) contra decisão do Tribunal de Justiça fluminense, que impediu a efetuação do desconto em folha de pagamento de trabalhadores que aderiram a uma greve entre março e maio de 2006.

“O administrador público não apenas pode, mas tem o dever de cortar o ponto. O corte de ponto é necessário para a adequada distribuição dos ônus inerentes à instauração da greve e para que a paralisação, que gera sacrifício à população, não seja adotada pelos servidores sem maiores consequências”, disse o ministro Luís Roberto Barroso.

LEIA MAIS

Prefeito Isaac decreta corte nos vencimentos dos servidores diante da crise

isaacO Prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, baixou decreto determinando corte de 30% nos vencimentos de todos os ocupantes de cargos de confiança e cargos políticos (incluindo o Prefeito e o Vice) nos meses de novembro e dezembro. A medida também inclui corte de horas extras e revisão de contratos de fornecedores.

De acordo com o Prefeito, houve grande queda de receita nos últimos meses, “o que tem levado Estados e municípios a adequarem suas contas a este cenário de grave crise econômica”. Os serviços essenciais como saúde, educação e limpeza urbana não sofrerão nenhum corte. O ajuste visa também garantir o pagamento dos salários dos servidores do município.

Prefeitura na Bahia oferece 470 vagas e salário de até R$ 3.450,00

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

A Prefeitura Municipal de Iaçu (a 281 quilômetros de Salvador) anunciou a realização de novo concurso público para o preenchimento de 470 vagas. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 3.450,00. A taxa de inscrição varia de R$ 55 a R$ 85.

Segundo o edital, as chances do nível fundamental são destinadas para auxiliar de serviços gerais (150), eletricista (5), gari (60), motorista – categoria “D” e “E” (10), motorista – categoria “D” (20), pedreiro (8), vigia (34), agente comunitário de saúde (1), operador de máquinas pesadas (5), lavadeira – Secretaria da Saúde (5), e jardineiro (5).

Já para o nível médio/ técnico, as vagas são: agente administrativo (17), digitador (10), fiscal de tributos (4), fiscal de obras públicas (1), auxiliar de laboratório (1), auxiliar odontológico (4), auxiliar de classe (40), recepcionista (8), técnico em enfermagem (20), técnico em laboratório (1) e técnico em agropecuária (1).

Os candidatos de nível superior poderão concorrer as oportunidades para enfermeiro (10), pedagogo (1), nutricionista (2), psicólogo (2), assistente social (4), educador físico (1), engenheiro agrônomo (1), farmacêutico bioquímico (1), advogado (3), controlador interno (1), fisioterapeuta (2) e professor nas disciplinas de história (3), geografia (3), português (5), matemática (4), educação física (2), biologia (3), além coordenador pedagógico (10) e pregoeiro (2).

Os interessados devem acessar o site www.concursos.msconc.com.br e se inscrever até o 31 de outubro. Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, de títulos e sanidade física e mental. As avaliações serão aplicadas de acordo com o método adotado para o cargo pretendido. Outras informações estão no edital de abertura disponível no site para consulta.

1234