Empresas de Pernambuco são alvos de megaoperação da PF em 12 estados do país

Ação conjunta mira organização criminosa suspeita de contrabando, lavagem de dinheiro, corrupção e falsificação de documentos

Empresas de Pernambuco estão entre os alvos de uma megaoperação deflagrada pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal do Brasil, nesta terça-feira (9). Batizada de Operações Sicarius I e Sicarius II, a ação ocorre simultaneamente em diversos estados brasileiros e tem como objetivo desarticular uma organização criminosa transnacional envolvida em uma série de crimes.

LEIA MAIS

Governadora Raquel Lyra comanda formatura e entrega 182 novos oficiais da PMPE para reforçar segurança pública de Pernambuco

Hesíodo Góes/Secom

Em mais um passo importante para o fortalecimento da segurança pública de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (8), a formatura de 182 novos oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A turma, composta de 142 homens e 40 mulheres, passa a reforçar os batalhões em toda a Região Metropolitana do Recife, a partir de 15 junho. A formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcou um avanço no recompletamento do efetivo da corporação, garantindo a segurança da população pernambucana.

“Hoje entregamos, após 12 meses de formação, 182 novos oficiais para a Polícia Militar de Pernambuco. Eles se somam aos mais de 6.500 profissionais das forças de segurança já nomeados desde janeiro de 2023. Vivemos o melhor momento da nossa história na redução dos crimes violentos, das mortes e dos roubos, mas sabemos que ainda há muito a avançar. Por isso, estamos fazendo o maior investimento da história da segurança pública de Pernambuco, com mais de R$ 2 bilhões aplicados em equipamentos, estrutura e na formação de novos policiais, bombeiros e policiais civis”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Derby, no Recife. Agora aspirantes a oficial, eles deverão alcançar o posto de 2º tenente em seis meses, assumindo funções de comando e gestão em áreas operacionais e administrativas.

LEIA MAIS

Unidades escolares representam Petrolina na fase regional dos Jogos Escolares e buscam uma vaga para etapa estadual

A 53ª edição dos Jogos Escolares de Petrolina chegou ao fim, mas os campeões municipais já estão disputando a fase regional da competição. Agora, além de levar o nome de suas escolas, os estudantes também representam o município de Petrolina, em busca de uma vaga na etapa estadual dos jogos. As competições regionais começaram nesta segunda-feira (8), e Petrolina foi escolhida para sediar as disputas, que seguem ao longo da semana reunindo equipes de diversos municípios do Sertão do São Francisco.

A etapa municipal dos Jogos Escolares de Petrolina já foram encerradas e envolveram escolas municipais, estaduais, federais e privadas em diferentes modalidades esportivas, trazendo assim diversos vencedores. No futsal masculino, a Escola Ana Nery conquistou o título nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. No feminino, o destaque foi o Colégio Sorriso, campeão nas duas faixas etárias. O handebol protagonizou disputas acirradas. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, a campeã foi a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Juarez Clemente Canejo. Já entre os estudantes de 15 a 17 anos, o título ficou com a EREM Otacílio Nunes. No feminino, a EREF Eduardo Coelho venceu na categoria de 12 a 14 anos, enquanto o CPM Petrolina conquistou o primeiro lugar entre as atletas de 15 a 17 anos.

LEIA MAIS

‘Fico receosa pelo meu futuro’, diz jovem que perdeu perna após ser mordida por tubarão no Recife

Marcela Vitória, de 19 anos, foi mordida por tubarão na praia de Boa Viagem — Foto: Reprodução/TV Globo

Marcela Vitória de Lima Santos, de 19 anos, está internada no Hospital da Restauração desde 1º de junho, quando foi mordida pelo animal na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

A jovem de 19 anos que perdeu a perna direita após ser mordida por um tubarão na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, contou o que a preocupa após o incidente ocorrido no dia 1º de junho (1º). Desde esse dia, Marcela Vitória de Lima Santos está internada no Hospital da Restauração (HR), na área central da cidade, com quadro clínico estável.

“Ao mesmo tempo que estou muito feliz por estar viva, eu ainda fico receosa pelo meu futuro. Eu não sei se vou receber uma perna, fiquei muito preocupada com minha mãe”, disse Marcela Vitória de Lima Santos.

LEIA MAIS

Em Petrolina, Josimara Cavalcanti prestigia a Jecana do Capim e destaca a importância da valorização da tradição e da cultura sertaneja

A pré-candidata a deputada estadual Josimara Cavalcanti celebrou os 53 anos da tradicional Jecana do Capim durante visita à comunidade neste domingo (07). Ao lado de um grande grupo formado por lideranças comunitárias dos quatro cantos de Petrolina, Josimara foi abraçada por todos àqueles que encontrou, ouviu incontáveis palavras de incentivo e apoio à sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e se divertiu ao ver de perto a tradicional ‘Corrida de Jegue’, vivenciando o melhor de um dos grandes exemplos de tradição e da riqueza cultural do sertão pernambucano.

“O Sertão nos ensina que a riqueza vem do simples! O que surgiu de uma brincadeira ainda lá nos anos 70 através do inesquecível Carlos Augusto se transformou numa das maiores manifestações culturais de Petrolina, ganhando fama nacional, tornando essa grande gincana de jegues Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. É um grande evento que não só valoriza um animal que é símbolo do nordeste, como também gera emprego e renda. É por isso que quero lutar na Assembleia pela implantação de mais políticas públicas voltadas para fortalecimento e valorização da nossa cultura e preservação da tradição do nosso sertão”, destacou a pré-candidata a deputada estadual Josimara Cavalcanti.

Moradores dos bairros Mandacaru, Parque Mandacaru e Terras do Sul cobram melhorias na infraestrutura urbana de Petrolina

Moradores de três bairros de Petrolina, sendo eles: Mandacaru, Parque Mandacaru e Terras do Sul, reivindicam melhorias nos serviços de manutenção e infraestrutura urbana.

As principais demandas apresentadas pelas comunidades envolvem os seguintes pontos:

Relatos apontam a necessidade de varrição e capina em vias públicas e nos corredores de transporte coletivo.

Pedestres e motoristas sinalizam o desgaste da sinalização horizontal, com destaque para faixas de segurança apagadas, e solicitam o reforço da sinalização viária.

Há pedidos para a instalação de contêineres e coletores de resíduos em pontos estratégicos para otimizar o descarte correto do lixo.

A demanda foi encaminhada aos setores responsáveis pela gestão de serviços públicos e mobilidade urbana do município para análise e providências.

Petrolina sedia audiência pública sobre as obras do Canal do Sertão

Uma audiência pública para debater o andamento e a execução das obras do Canal do Sertão será realizada no próximo dia 22 de junho, em Petrolina. O evento ocorrerá das 9h às 13h, no auditório da biblioteca do Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Promovido pelo Comitê Pró-Canal do Sertão, o encontro tem como objetivo deliberar sobre o projeto e reunir demandas das regiões que serão impactadas pelo empreendimento.

A expectativa da organização é que o evento conte com a presença de representantes políticos de Pernambuco, além de lideranças e comitivas dos municípios do Sertão do Araripe e do Sertão do São Francisco, principais áreas de abrangência do canal.

  • Resumo do Evento:
  • O quê: Audiência pública sobre o Canal do Sertão.
  • Quando: 22 de junho, das 9h às 13h.
  • Onde: Auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf, Petrolina (PE).
  • Organização: Comitê Pró-Canal do Sertão.

Tragédia em Salgueiro: colisão entre motos deixa dois mortos no Centro da cidade

Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste domingo (7) resultou na morte de dois motociclistas no Centro de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A colisão aconteceu na Rua Otávio Leitinho, no cruzamento com a Rua Antônio Caboclo, e mobilizou equipes de resgate e autoridades de segurança.

De acordo com as primeiras informações, duas motocicletas colidiram frontalmente por circunstâncias ainda não esclarecidas. As vítimas foram identificadas como Fabian Sobreira e Ernandes Santos, mais conhecido como “Nanan”.

Um dos motociclistas morreu ainda no local do acidente, antes da chegada do socorro. A segunda vítima foi atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada com urgência para o Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu após dar entrada na unidade hospitalar.

LEIA MAIS

Assaltantes de casa de jogos trocam tiros com policiais em perseguição no Recife; dois homens são presos

Central de Plantões da Capital (Ceplanc) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Crime aconteceu no bairro de Afogados, na Zona Oeste da cidade. Outros bandidos conseguiram fugir, e um deles roubou uma moto para conseguir escapar da PM.

Dois homens, um de 18 e outro de 31 anos, foram presos no Recife após assaltarem uma casa de jogos e serem perseguidos por policiais militares que flagraram o momento em que o roubo acontecia. O caso ocorreu na noite do sábado (6), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, e foi divulgado pela Polícia Militar (PM) no domingo (7).

Enquanto faziam uma ronda no bairro, policiais do 12º Batalhão escutaram disparos de arma de fogo. Com a chegada dos agentes à casa de jogos, os bandidos tentaram fugir em um carro e atiraram contra a viatura e os policiais revidaram, de acordo com a PM.

LEIA MAIS

Jiboia de 1,5 metro é encontrada dentro do motor de caminhonete em Caruaru

A jiboia foi encontrada pelo motorista da caminhonete e retirado do motor com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM)

Uma jiboia com cerca de 1,5 metro foi encontrada dentro do motor de uma caminhonete, na manhã deste sábado (6), na BR-104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O animal foi encontrado pelo motorista do veículo e retirado do motor com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

De acordo com a PRF, o motorista de uma caminhonete parou no posto da PRF localizado no Km 57 da BR-104, por volta das 8h, para pedir que a equipe o ajudasse a remover o animal. O homem descobriu o animal enquanto colocava água no veículo.

LEIA MAIS

Homem que matou companheira ao atear fogo no corpo dela com acetona é condenado a 33 anos de prisão no Recife

Fórum Des. Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley, no Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)

O Tribunal do Júri do Recife condenou, nesta sexta-feira (5), Alex Lima Tomaz da Silva a 33 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão pelo assassinato de sua companheira, Danielle Priscila Melo da Silva. A pena aplicada deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado. O julgamento foi realizado no Fórum Thomaz de Aquino, localizado no bairro de Joana Bezerra, sob a presidência da juíza Maria Segunda Gomes de Lima, da 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital.

Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o réu foi condenado por homicídio qualificado. O corpo de jurados reconheceu as qualificadoras de uso de meio cruel, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio, uma vez que o crime foi praticado no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Alex Lima Tomaz da Silva, que já se encontrava preso preventivamente, permanecerá detido para o cumprimento imediato da sentença. A defesa do condenado ainda pode recorrer da decisão judicial.

LEIA MAIS

Mãe e filho são assassinados a tiros dentro de casa no Grande Recife

Duplo homicídio aconteceu na Rua 175, em Caetés I, em Abreu e Lima — Foto: Reprodução/Google Street View

Vítimas foram identificadas como Cleonice Maria de Santana, de 48 anos, e Wesley José Kayk, de 20.

Uma mulher de 48 anos e o filho dela, de 20, foram mortos a tiros dentro de casa na madrugada desta quinta-feira (4). O duplo homicídio aconteceu na Rua 175, no bairro de Caetés I, em Abreu e Lima, no Grande Recife.

A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência e constatou que as vítimas morreram no local, antes mesmo do socorro. Conforme informações apuradas pelos policiais, indivíduos armados invadiram a residência para matar a mulher e o jovem.

Ainda segundo a corporação, os atiradores efetuaram diversos disparos contra as vítimas e fugiram do local em seguida. A mulher e o filho moravam na residência.

As vítimas foram identificadas como Cleonice Maria de Santana e Wesley José Kayk Santana Jacinto. Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito do crime foi preso. O local foi isolado pela PM para que a perícia fosse realizada.

A Polícia Civil informou que registrou o caso de duplo homicídio por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e deu início às investigações.

Procura-se Frederico: tutora oferece R$ 2 mil de recompensa por bode desaparecido

Bode de estimação desaparece perto da Estrada da Tapera em Petrolina — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um bode de estimação, criado há 8 meses pela autônoma Anna Izabel Coelho, desapareceu na madrugada da terça-feira (2) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo a tutora, o animal, batizado de Frederico, fugiu da Chácara onde mora, na estrada da Tapera, zona rural do município.

Branco, sem chifre, dócil e com coleira amarela. Essas são as características do bode desaparecido. Inconsolada, a tutora gravou um vídeo relatando o caso e fazendo um apelo para tentar localizar o animal. A recompensa para quem encontrar Frederico é de R$ 2 mil.

O bode foi comprado com um mês de vida. “Eu me apaixonei perdidamente por ele e ali eu vi uma maneira de realizar o sonho de infância da minha esposa, que tinha um bode branco, que se chamava Espelho, e o pai dela chegou a matar, aquela coisa de roça, para comer”, contou Anna.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco, TJPE e OAB-PE firmam convênio para ampliar acesso à Justiça com advocacia dativa

Autoridades estaduais, do Judiciário e da OAB-PE durante assinatura do convênio que institui a advocacia dativa em Pernambuco

O Governo de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a OAB-PE assinaram, nesta quinta-feira (4), um Convênio de Cooperação Institucional para implantação da advocacia dativa no Estado. A medida garante assistência jurídica gratuita à população de baixa renda por meio da atuação de advogados particulares nomeados pela Justiça.

Durante a solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra destacou que a iniciativa amplia o acesso à Justiça e fortalece as instituições pernambucanas.

LEIA MAIS

Pernambuco registra menor número de roubos e homicídios da série histórica nos cinco primeiros meses de 2026

Estado alcança resultado inédito com redução de 40,6% nos roubos e de 15% nos homicídios em comparação com o mesmo período do ano passado

Pernambuco alcançou um marco histórico na área da segurança pública. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, o Estado registrou, entre janeiro e maio de 2026, os menores índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio, os chamados roubos, e de Mortes Violentas Intencionais desde o início da série histórica.

Nos cinco primeiros meses do ano, foram contabilizados 8.070 casos de roubos, o melhor resultado dos últimos 16 anos. O número representa uma redução de 40,6% em comparação com o mesmo período de 2025, quando foram registradas 13.575 ocorrências. Em relação a 2022, a queda chega a 52,7%, o equivalente a nove mil roubos a menos em Pernambuco.

LEIA MAIS
45678