Ação Solidária: Moradora de Petrolina precisa de cirurgia em caráter de urgência

Terezinha Galdino dos Santos, residente do Projeto N3, em Petrolina (PE), enfrenta uma dupla batalha pela saúde. Já em tratamento oncológico, exames recentes diagnosticaram um quadro de otite crônica média e mastoidite crônica à direita.  (VEJA O VÍDEO)

Diante do risco de agravamento e da impossibilidade de aguardar o tempo de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), médicos recomendaram a realização imediata de uma cirurgia particular no ouvido, cujo custo total estimado é de aproximadamente R$ 18.000,00.

Atualmente afastada do trabalho para o tratamento do câncer, Terezinha necessita do apoio da comunidade para viabilizar o procedimento. Qualquer contribuição financeira é de extrema importância.

Como ajudar:

  • Chave Pix (Celular): 87991796416
  • Beneficiária: Terezinha Galdino dos Santos
  • Contato para informações: (87) 99179-6416

Idosa cai de maca durante transferência para ambulância em Cabo de Santo Agostinho

Idosa estava sendo levada para ambulância quando caiu de maca (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma idosa de 88 anos caiu no chão após uma maca apresentar problemas durante uma transferência na Policlínica Dr. Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. O caso ocorreu na tarde da terça-feira (2) e foi registrado por familiares da paciente.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a mulher é conduzida para uma ambulância. Enquanto a maca é posicionada para o embarque, uma das estruturas do equipamento cede, provocando a queda da paciente.

Nas imagens, a idosa aparece deitada quando o equipamento se desmonta de um dos lados. Logo após a queda, dois profissionais que participavam do atendimento prestam auxílio à paciente. Durante a gravação, uma familiar questiona se a avó sofreu algum ferimento no braço, mas um dos funcionários responde que não.

LEIA MAIS

Mais de 224 mil crianças em Pernambuco estão acima do peso, aponta Ministério da Saúde

Levantamento mostra que 36% das crianças de até 9 anos apresentam excesso de peso no estado; especialistas alertam para a importância da atividade física e de hábitos saudáveis

Pernambuco registrou 224.332 crianças entre 0 e 9 anos com excesso de peso em 2025, segundo dados do Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, divulgado pelo Ministério da Saúde. O número representa 36% do total de crianças acompanhadas nessa faixa etária pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

O levantamento revela um aumento em relação ao ano anterior. Em 2024, o percentual de crianças acima do peso ideal era de 34%, o que demonstra uma elevação de dois pontos percentuais em apenas um ano.

LEIA MAIS

PRF inicia Operação Corpus Christi 2026 com reforço na fiscalização das rodovias federais em Pernambuco

Ações seguem até domingo (7) com foco no combate à embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e prevenção de acidentes durante o feriado prolongado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início nesta quarta-feira (3) à Operação Corpus Christi 2026 em Pernambuco. As ações seguem até o próximo domingo (7) com reforço na fiscalização, atividades de educação para o trânsito e combate à criminalidade nas rodovias federais que cortam o estado.

A expectativa é de aumento significativo no fluxo de veículos durante o feriado prolongado, especialmente nas BRs 101 Norte e Sul e na BR-232, principais corredores de acesso ao litoral, interior e regiões turísticas de Pernambuco.

LEIA MAIS

Implantação do SEI nos municípios pernambucanos gera economia de R$ 23,24 milhões e preserva mais de 58 mil árvores

Sistema Eletrônico de Informações moderniza a gestão pública, reduz custos com papel e amplia a sustentabilidade nas prefeituras do Estado

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos municípios pernambucanos tem proporcionado resultados expressivos em economia e sustentabilidade. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), as cidades que adotaram a plataforma em 2025 economizaram cerca de R$ 23,24 milhões, valor que seria destinado à compra de papel para a tramitação de processos administrativos.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Administração, por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), e busca modernizar a gestão pública municipal por meio da digitalização dos processos administrativos.

LEIA MAIS

Linha de crédito exclusiva para ambulantes fortalece pequenos negócios durante São João de Petrolina

A menos de 20 dias para o início dos festejos juninos em Petrolina, a gestão municipal, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina), anunciou o lançamento de uma linha de crédito voltada para o comércio informal. O financiamento é exclusivo para ambulantes e barraqueiros vinculados à Associação de Barraqueiros, Ambulantes e Eventos do Vale do São Francisco (ABAEV).

O objetivo da medida é fornecer capital de giro para a compra de mercadorias, aquisição de equipamentos ou estruturação dos pontos de venda durante o evento.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina vai intensificar as fiscalizações para combater o descarte irregular de lixo

Cidadãos podem denunciar as situações que envolvam o descarte irregular para o Programa Petrolina + Limpa – Fotos: Prefeitura de Petrolina.

A Prefeitura de Petrolina vai intensificar as fiscalizações e autuações contra o descarte irregular de lixo no município. A iniciativa faz parte do programa Petrolina + Limpa, coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, e tem como objetivo combater práticas que comprometem a limpeza urbana, causam transtornos à população e provocam danos ao meio ambiente.

Mesmo com as campanhas educativas, fiscalizações e penalidades já aplicadas, algumas pessoas ainda insistem em descartar resíduos de forma inadequada em terrenos, vias públicas e áreas urbanas. Somente em uma semana, o programa registrou cerca de 60 terrenos com acúmulo de mato, entulho e lixo doméstico, além de calçadas notificadas por obstrução e disposição irregular de resíduos.

LEIA MAIS

Através de parceria, projeto “Fã Solidário” do Transforma Petrolina sorteará ingressos para  o camarote do São João

O Transforma Petrolina realizará  mais uma edição do projeto “Fã Solidário” com sorteio de ingressos para o camarote do São João de Petrolina 2026.   A iniciativa tem como objetivo incentivar a solidariedade durante os festejos juninos com a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados para garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade.

Os  ingressos para o Camarote  serão doados pela concessionária parceira como forma de fortalecer a campanha. Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais, doar uma cesta básica  na sede do Transforma Petrolina, que fica no Parque Josepha Coelho, seguir o perfil @transformapetrolina no Instagram, curtir o card oficial da campanha e marcar um amigo. Para cada cesta básica doada, o participante recebe um cupom que deve ser depositado na urna disponível no local  para concorrer aos ingressos.

LEIA MAIS

Moradora de Afrânio protesta contra falta de abastecimento de água da Compesa

Foto: Google Street/Reprodução

Em um ato de indignação, uma moradora de Afrânio (PE) utilizou as redes sociais para cobrar o reabastecimento de água por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Nas imagens, ela aparece na calçada lavando o cabelo com água de um balde para ilustrar a falta de fornecimento regular em sua casa. (VEJA O VÍDEO)

De acordo com o relato, a moradora adquiriu água de forma independente após dias sem o serviço na torneira, mesmo estando com as faturas da concessionária em dia. No desabafo, ela ressalta que o fornecimento de água é um direito pago pela população e faz um apelo para que a classe política local atue de forma mais firme na resolução dos problemas de saneamento do município.

Curso de Design Digital amplia conhecimentos e abre novas perspectivas profissionais para jovens de Petrolina

Foto: Deivid Menezes

Transformar criatividade em oportunidade de futuro. Essa tem sido a experiência vivenciada pelos participantes do curso de Design Digital, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva das Juventudes, e o Instituto Opará, responsável pela execução do projeto Sertão Qualificado. Ao longo da formação, realizada na Estação Juventude, os alunos mergulham no universo da comunicação visual e das ferramentas digitais, desenvolvendo habilidades que podem abrir portas para o mercado de trabalho, o empreendedorismo e novas possibilidades profissionais.

Durante as aulas, os participantes aprendem sobre criação de peças gráficas para redes sociais, identidade visual, edição de imagens, composição visual, uso de plataformas de design e conceitos de comunicação digital. Para a aluna Brenda Beatriz da Silva Santos, de 30 anos, o curso tem ampliado seus conhecimentos e contribuído diretamente para sua atuação profissional. “Aprendi a desenvolver um olhar mais estratégico para o design, entender conceitos como CTA (chamada para ação) e analisar perfis de empresas para identificar melhorias que possam atrair mais clientes. Tem sido um aprendizado muito valioso”, destacou.

LEIA MAIS

Artigo: “O Sertão precisa de voz forte no Senado”, afirma Henrique Rosa

Henrique Rosa

Em artigo enviado à redação do Blog Waldiney Passos, o articulista Henrique Rosa defende o nome do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, para uma das vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. No texto, o autor faz críticas ao que considera uma falta de representatividade do Sertão pernambucano no Congresso Nacional e afirma que a região precisa de uma voz mais forte para defender investimentos, obras estruturadoras e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do interior do Estado.

Henrique Rosa sustenta que Miguel Coelho reúne qualidades políticas e administrativas para representar Pernambuco no Senado, destacando sua atuação política, capacidade de articulação e o apoio que, segundo ele, o ex-prefeito possui em diversas regiões do Estado.

O articulista também faz uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos municípios sertanejos, apontando problemas relacionados ao desenvolvimento regional e à necessidade de maior atenção do poder público federal às demandas do interior.

LEIA MAIS

Acidente grave na BR-316, em Floresta (PE), deixa uma vítima fatal e vereador de Orocó ferido

Vereador Ricardo Amando

Um grave acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (3) na BR-316, no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O veículo era conduzido pelo vereador de Orocó, Ricardo Amando.

De acordo com informações preliminares, o parlamentar teria perdido o controle do veículo após um animal atravessar a rodovia. Com a manobra, o automóvel desceu uma ribanceira e capotou em seguida.

Infelizmente, um dos ocupantes, identificado inicialmente apenas como Isidório, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

O vereador Ricardo Amando também ficou ferido e recebeu os primeiros atendimentos. Segundo informações extraoficiais, ele foi transferido para uma unidade hospitalar na cidade de Serra Talhada para avaliação e acompanhamento médico.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. A notícia causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores de Orocó.

Didi Galvão

Governo de Pernambuco retoma monitoramento de tubarões no litoral pernambucano após 11 anos

Com a proposta de integrar ciência, tecnologia e políticas públicas para compreensão dos padrões de deslocamento dos tubarões na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Governo de Pernambuco retoma o monitoramento de tubarões após 11 anos. Com investimento de R$ 1.052.000,00 o projeto Ecotuba vai avaliar, a partir de junho, a distribuição dos tubarões, os padrões de deslocamento e de comportamento das espécies relacionadas aos incidentes no litoral pernambucano. A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em uma ação demandada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha e fomentada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

LEIA MAIS

Neoenergia Pernambuco investe R$ 2,5 milhões para garantir fornecimento de energia durante o São João 2026

 

Distribuidora reforça equipes, amplia ações preventivas e lança campanha de segurança com participação de Alceu Valença

A Neoenergia Pernambuco anunciou um pacote de investimentos superior a R$ 2,5 milhões para reforçar a operação do São João 2026 em todo o estado. O valor representa um aumento de 60% em relação ao ano passado e será destinado a ações preventivas voltadas à segurança e à confiabilidade do fornecimento de energia durante um dos períodos de maior movimentação econômica e turística de Pernambuco.

Além dos investimentos operacionais, a distribuidora lançou uma campanha educativa sobre segurança elétrica com a participação do cantor Alceu Valença. A iniciativa utiliza a música como ferramenta de conscientização para orientar a população sobre os cuidados necessários durante os festejos juninos.

LEIA MAIS

Força e Fé no Sertão: Lucas Ramos e Marcelo Pereira marcam presença na histórica Cavalgada à Pedra do Reino

Lucas Ramos e Marcelo Pereira participaram da tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte.

A tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, um dos maiores e mais expressivos patrimônios culturais do interior de Pernambuco, reuniu uma multidão de cavaleiros, devotos e diversos políticos. O evento contou com a presença marcante do deputado federal Lucas Ramos, que acompanhou de perto as festividades ao lado do ex-prefeito e forte liderança local, Marcelo Pereira.

O cortejo, que une fé, história e a mística da literatura de Ariano Suassuna, transformou as ruas de São José do Belmonte em um cenário de celebração e identidade. Lucas Ramos destacou a emoção de retornar ao município para vivenciar a festividade e reforçar seus laços com a região.

“A cultura é a alma do nosso povo, e a Cavalgada à Pedra do Reino é o símbolo vivo da tradição”, afirmou Ramos, enaltecendo a importância de preservar a memória sertaneja.

LEIA MAIS
56789