Com espaço para novo auxílio, PEC Emergencial é aprovada e vai à Câmara

O Plenário do Senado concluiu nesta quinta-feira (4) a votação da PEC Emergencial (PEC 186/2019), que permite ao governo federal pagar o auxílio emergencial em 2021 por fora do teto de gastos do Orçamento e do limite de endividamento do governo federal. Aprovada em segundo turno, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. O valor, a duração e a abrangência do novo auxílio ainda serão definidos pelo Executivo.

Foram 62 votos a favor do texto-base no segundo turno, mesmo número de votos da primeira etapa de votação. O texto passou pelo primeiro turno nesta quarta-feira (3). A aprovação da PEC foi possível após acordo entre governo e oposição para a quebra de interstício (prazo). Sem o acordo, o segundo turno ficaria para a próxima semana.

A PEC permite que o auxílio emergencial seja financiado com créditos extraordinários, que não são limitados pelo teto de gastos. As despesas com o programa não serão contabilizadas para a meta de resultado fiscal primário e também não serão afetadas pela chamada regra de ouro — mecanismo que proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas correntes, de custeio da máquina pública.

O programa ficará limitado a um custo total de R$ 44 bilhões. Durante a votação, senadores rejeitaram destaque do PT que pedia a supressão do limite. Foram 55 votos contra o destaque. Eram necessários 49 votos.

LEIA MAIS

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juazeiro também decide pela realização das sessões remotas através do YouTube

Em razão dos novos decretos e orientações do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, de intensificar as medidas de combate ao contágio do Covid 19, a Câmara de Vereadores de Juazeiro acatou o Requerimento proposto pelo Vereador Dr. Salvador e a partir de segunda (08) realizará as sessões remotamente. O vereador solicitou já que nesse período pandêmico do Covid 19 é cada vez mais crescente o número de infectados pelo vírus em nossa região.

A proposição foi aprovada por unanimidade pelos colegas da Casa, e por isso, as próximas sessões ocorrerão normalmente às segundas e terças-feiras a partir das 9 horas remotamente e serão exibidas pelo canal do YouTube TV Câmara Juazeiro BA.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 113 casos de covid e um novo óbito na quarta-feira

O boletim de quarta-feira (3), divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina nesta quinta-feira (4) registra mais 113 casos positivos de covid-19. O município chegou a 16.928 infectados, dos quais 14.381 já estão recuperados. Também foi registrado mais um óbito, elevando para 206 as mortes.

A vítima fatal mais recente é um idoso de 78 anos. Ele tinha outras doenças e morreu na rede particular, na quarta-feira (3). Já os novos casos positivos são 42 pessoas do sexo masculino e 71 do feminino. Os novos pacientes têm entre três e 81 anos.

Ocupação dos leitos

Ontem Petrolina alcançou a marca de 95,45% da ocupação dos leitos. Ou seja, dos 44 disponíveis, 42 estão com pacientes. Desse total, 26 são de Petrolina e 16 pacientes são de outras cidades da região.

LEIA MAIS

Projeto que autoriza Prefeitura a comprar vacinas contra covid será votado com urgência, afirma Aero Cruz

(Foto: Ascom/PMJ)

Além de anunciar a retomada das sessões remotas e a redução dos trabalhos administrativos na Câmara de Petrolina, o presidente Aero Cruz (MDB) também informou que a Prefeitura já está articulando o projeto de lei para aquisição de vacinas por parte do município.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Petrolina voltará a ter sessões remotas; atendimento ao público será suspenso na próxima semana

“O prefeito me colocou ontem que elaborando um projeto para mandar. Projeto esse que pede autorização [do Poder Legislativo] para compra de vacinas. A gente precisa agilizar, porque um projeto desse é de urgência urgentíssima. A gente precisa agilizar, para que passe nas Comissões e bote em pauta nas sessões remotas, para que aprove e dê condições do prefeito comprar essas vacinas”, destacou.

Câmara de Petrolina voltará a ter sessões remotas; atendimento ao público será suspenso na próxima semana

Presidente justificou decisões (Foto: Blog Waldiney Passos)

As sessões ordinárias na Casa Plínio Amorim voltarão a acontecer de forma remota a partir da próxima semana. Além disso, os trabalhos administrativos presenciais serão reduzidos na Câmara de Petrolina. Ou seja, o atendimento ao público ficará suspenso por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo presidente Aero Cruz (MDB), em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (4).

LEIA TAMBÉM

Câmara de Juazeiro voltará a ter sessões remotas a partir da próxima segunda-feira

A decisão vem pelo contexto da pandemia, que avança diariamente no município. “A partir de segunda-feira a gente vai fechar o expediente na Câmara, deixando apenas parte da administração e os demais [servidores] de aviso para quando precisar. As sessões vão voltar a ser remotas. É por tempo indeterminado“, anunciou. Com os encontros virtuais, optou-se pela realização de apenas uma sessão por semana.

LEIA MAIS

Atendimentos do Detran aos sábados estão suspensos em Pernambuco

(Foto: Reprodução/Internet)

Não haverá atendimento ao público aos sábados no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) já a partir deste sábado (6). O órgão informou em nota que a decisão visa cumprir as novas medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado no combate a covid-19, as quais entraram em vigor ontem (3) e seguem até 17 de março.

Dessa forma, não será possível buscar atendimento nos DETRANs, CIRETRANs, unidades do Expresso Cidadão e clínicas médicas. “O DETRAN informa que, os usuários que estavam com agendamentos para o sábado serão cancelados, podendo ser reagendado no site sem ônus“, esclarece o órgão.

O que mais vai parar

Além dos atendimentos presenciais no órgão estadual, a medida afeta ainda as atividades nas lojas de placas, Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV’s) e Centros de Formação de Condutores (CFC’s). “Os CFC’S deverão encerrar suas aulas, durante a semana, pontualmente às 20h, a partir de amanhã (03), em todo o Estado“, orienta o DETRAN.

Mulheres com filhos deverão receber auxílio emergencial de R$ 375

O governo estuda considerar a composição familiar na hora de conceder o novo auxílio emergencial, segundo técnicos que participam das discussões. O valor do auxílio será de R$ 250, mas mulheres com filhos teriam direito a uma cota maior, de R$ 375. Famílias compostas apenas por uma pessoa, receberão R$ 150. As informações são dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

Os recursos serão pagos em quatro parcelas a apenas um membro da família, não podendo ser acumulados. A ideia do governo é alcançar um maior número de beneficiários, possivelmente 46 milhões de famílias. O gasto foi estimado entre R$ 35 bilhões e R$ 36 bilhões.

O Executivo pretende começar a pagar o benefício no próximo dia 18 para quem recebe o Bolsa Família. O restante dos trabalhadores deve receber a partir dos últimos dias do mês. Deverão ser mantidos os critérios de renda para acessar o auxílio, de meio salário mínimo por pessoa da família (R$ 550) e até três salários mínimos (R$ 3,3 mil).

Covid-19: Brasil registra 1.910 mortes em 24h e bate novo recorde

O Brasil registrou o segundo recorde consecutivo de mortes por coronavírus nesta quarta-feira (3), com 1.910 falecimentos em 24 horas, somando 259.271 óbitos, no momento em que a pandemia atravessa sua fase mais letal no país, informou o Ministério da Saúde.

O balanço diário também registrou 71.704 novos casos em 24 horas, o segundo pior registro desde o primeiro caso de covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020, elevando o número total de infecções para 10,7 milhões.

O país, de 212 milhões de habitantes, já havia registrado na terça-feira um recorde de 1.641 mortes porCovid-19.

LEIA MAIS

Com mais de 95% dos leitos de UTI ocupados em Petrolina a hora é de reflexão

Essa minha fala de hoje é em solidariedade com os profissionais de saúde do Brasil que estão exaustos de tanto trabalhar, cansados, esgotados, um ano sem parar, lidando diuturnamente com pacientes em estado grave, entubados, com dificuldades de respirar, muitas vezes, apesar da dedicação, ele têm que se deparar com o pior, a perda de vidas.

Neste momento em que Petrolina atinge 95% de ocupação dos leitos de UTI, é preciso mais consciência das pessoas, mais amor, mais seriedade. Infelizmente chegamos ao momento tão temido, a hora agora é de reflexão!

 

lockdown de faz de contas na Bahia?

O questionamento é de um leitor do Blog. Ao percorrer algumas ruas da cidade de Juazeiro ele flagrou diversos segmentos não essenciais funcionando normalmente, após às 20h, sem nenhuma intervenção dos órgãos de fiscalização.

“Isso aí é politicagem, isso é pura politicagem, eu tive agora rodando em Juazeiro muitos lugares estão abertos, são bares, espetinhos e a polícia faz vista grossa em muitos lugares, não são todos os lugares que eles estão mandando fechar”, comentou o leitor que preferiu não se identificar.

O governador da Bahia, Rui Costa, estendeu o toque recolher no estado até o dia 31 de março. A decisão tem como objetivo conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e foi anunciada na última terça-feira (2). As medidas estabelecidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (3).

O toque de recolher vale das 20h às 5h, em todo o território baiano, de 3 de março até o dia 1º de abril.

Sinal vermelho: ocupação dos leitos de UTI em Petrolina atinge 95%

Pela primeira vez, desde o começo da pandemia do novo coronavírus em Petrolina, a taxa de ocupação dos leitos atinge a marca de 95,45%. Há cerca de duas semanas a Secretaria de Saúde de Petrolina vem alertando sobre o aumento da ocupação no município sertanejo.

Esse dado indica que dos 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) – destinados aos pacientes adultos com a Covid-19 que estão disponíveis na rede – 42 estão ocupados; restando apenas duas vagas, uma no hospital Memorial, contratado pela prefeitura, e outra na policlínica do Hospital Universitário. Do número total de ocupação, 26 são pacientes de Petrolina e 16 pacientes são de outras cidades da região.

LEIA MAIS

A Grande Ilusão Vacinal – artigo do Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas

secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Fábio Vilas-Boas Pinto, nasceu em Salvador (BA), em 25 de março de 1967. É médico cardiologista, formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente recuperado da Covid-19, ocupao cargo de Secretário da Saúde do Estado da Bahia.

Hoje, ele divulgou um artigo de sua autoria com o título: A Grande Ilusão Vacinal. Vale a pena conferir.

LEIA MAIS

Governo federal decide comprar vacinas dos laboratórios Pfizer e Janssen

(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde decidiu, nesta quarta-feira (3), assinar contrato para compra de vacinas dos laboratórios Pfizer e Janssen, segundo informações divulgadas pelo portal G1. Os contratos estão em fase de elaboração e devem ser assinados até o início da próxima semana, com determinação da quantidade de doses a serem entregues.

A vacina da Pfizer é a única que tem registro definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A da Janssen recebeu aprovação de autoridades sanitárias de outros países. Outras vacinas avaliadas pela Anvisa receberam somente a autorização para uso emergencial.

LEIA MAIS

Covid-19: Governo de Pernambuco impõe novas restrições a partir desta quarta-feira (3); confira o que pode e o que não pode funcionar

A partir desta quarta-feira (3) o governo de Pernambuco coloca em prática novas restrições para tentar conter a onda de contaminação pelo novo coronavírus, por causa da alta taxa de ocupação de leitos dedicados à Covid-19 e o avanço da doença no Estado.

O decreto já publicado, informa que atividades não essenciais estão proibidas entre 20h e 5h, de segunda a sexta. Aos finais de semana, apenas serviços essenciais podem funcionar. As medidas permanecem em vigor até, pelo menos, 17 de março.

LEIA MAIS

Decreto do governo de Pernambuco não altera funcionamento das feiras livres de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

O decreto publicado pelo o governador Paulo Câmara, que decreta toque de recolher a partir das 20h até às 5h da manhã durante a semana e fechamento das atividades não essenciais no fim de semana, não altera a rotina das feiras livres de Petrolina.

A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs) que garante as feiras livres do município seguem funcionando normalmente aos finais de semana.

LEIA MAIS