O Ceará é um dos estados nordestinos a adotar medidas restritivas durante o agravamento da pandemia do novo coronavírus. Diante do cenário onde muitos setores estão proibidos de atuar, o governador Camilo Santana (PT) anunciou um pacote de medidas para ajudar os cearenses.
As medidas buscam auxiliar o setor de bares e restaurantes, um dos mais afetados pelas restrições de março. No pacote, será concedido auxílio financeiro de R$ 1 mil a desempregados do setor. Também foi anunciada a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2021 a veículos registrados nos nomes das empresas.
Outra ajuda será a não cobrança das contas de água nos meses de março, abril e maio. E o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá ser parcelado em até 60 vezes.
Petrolina registrou mais 65 casos de covid-19 na quinta-feira (4). O município soma 16.996 infectados, 14.479 recuperados e 206 óbitos. De acordo com o boletim de ontem, divulgado no início da tarde de hoje (5), a taxa de ocupação dos leitos de UTI permanece em 95,45%.
Novos casos
Dos novos casos registrados ontem, 35 são do sexo masculino e 33 do feminino. Os novos pacientes têm entre três e 74 anos. A Prefeitura não forneceu mais detalhes sobre os infectados.
Ocupação dos leitos
Com 95,45% dos leitos ocupados, Petrolina segue com sinal de alerta ligado. Dos 44 leitos disponíveis, 42 estão ocupados: 25 são petrolinenses e 17, da região.
Outras informações
Casos investigados: 1.385 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.
Casos por raça/cor: Dos novos infectados oito são pretos, 49 pardos, oito brancos e três não declararam a raça.
Casos descartados: Até agora, 70.633 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
Casos ativos: O município tem 2.311 casos ativos do novo coronavírus.
A prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos (PSDB) foi entrevistada pelo Jornal da Manhã, na Rede Bahia e comentou sobre o crescimento dos casos de covid-19 no município. Outro assunto foi a ocupação dos leitos de UTI. Ela se disse preocupada e não descarta adotar medidas mais rígidas, a exemplo do fechamento do comércio.
“O mais importante é a população [respeitar as medidas sanitárias]“, disse Suzana. Questionada pela equipe de Salvador sobre a situação de colapso, a gestora informou ter buscado a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) em busca de novos leitos.
Abervale também esteve na manifestação (Foto: Wanderley Alves/Cortesia)
Na manhã desta sexta-feira (5) as ruas de Petrolina foram tomadas por trabalhadoras e trabalhadores clamando por ajuda diante dos decretos estaduais, da Bahia e Pernambuco. Além do segmento do turismo, os empresários donos de bares e restaurantes também estiveram presentes no ato.
A Associação de Bares e Restaurantes do Vale do São Francisco (Abervale) lembrou que, além de cobrar a volta dos trabalhos, também é necessária a atuação mais ostensiva das autoridades no cumprimento das medidas sanitárias impostas pelos estados.
“Queremos leitos, queremos fiscalização para todos, não só para restaurantes e bares. Queremos também fiscalização mais ostensiva para todos. Não é justo só o restaurante pagar, não é justo a gente pagar essa conta”, disse o presidente da Abervale, Normando Guimarães.
O atendimento presencial está suspenso em todas as unidades do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Pernambuco estão suspensos até dia 18 de março. De acordo com a Superintendência Regional do Estado, a decisão se baseia na “alta da taxa de contaminação” pela covid-19.
“Diante da Emergência em Saúde Pública declarada pelo Governo do Estado de Pernambuco, em decorrência da alta taxa de contaminação de pessoas pelo Corona vírus, e consequentemente, a diminuição do número de leitos disponíveis para o tratamento da doença, e com o objetivo de preservar a saúde dos servidores, colaboradores e público atendido pelos serviços da autarquia, a Superintendência Regional do Incra em Pernambuco suspende o atendimento presencial em todas as suas unidades até o dia 18/03/2021”, diz a nota do órgão.
Segundo o Incra, a suspensão pode “ser renovada ou suspensa a depender da avaliação das autoridades sanitárias do Estado”. Mas os beneficiários de Projetos de Assentamentos ou proprietários de imóvel rural de municípios no Sertão podem buscar atendimento por outros canais disponíveis na unidade de Petrolina. São eles o WhatsApp (87) 99151-8777 ou pela Sala da Cidadania.
Empresários e empregados do setor de turismo de Juazeiro (BA) e Petrolina estão nas ruas da cidade pernambucana, na manhã desta sexta-feira (5), para chamar atenção à situação da classe, após novas medidas restritivas serem impostas pelos dois governo estaduais. A categoria alega que com as medidas, fica difícil garantir o sustento diário.
(Foto: Blog Waldiney Passos)
O grupo saiu do bairro Castelo Branco, em Juazeiro. Há pouco eles começaram a percorrer a pé e com alguns veículos de turismo, a Avenida Guararapes, próximo à Prefeitura de Petrolina. Nos cartazes é possível ler mensagens criticando as aglomerações na eleição de 2020.
A categoria cobra a vacinação da população, ampliação dos leitos de UTI e pedem uma ajuda financeira ao setor durante a vigência dos decretos. Tanto Juazeiro e Petrolina vivem momentos próximos do colapso da saúde, com mais de 90% da ocupação das vagas.
Análise feita pela Fiocruz em oito estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do País constatou a prevalência das variantes mais preocupantes do coronavírus Sars-CoV-2 em pelo menos seis deles. O dado, obtido a partir de uma nova ferramenta de análise genética, indica que há uma dispersão geográfica dessas variantes nos Estados, assim como uma alta prevalência em todas as regiões avaliadas.
De acordo com nota divulgada no início da noite pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz, foram avaliadas mil amostras dos estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A ferramenta usada é capaz de detectar a mutação no vírus que é comum nas três variantes que mais vem preocupando o mundo atualmente – a P 1, identificada inicialmente no Amazonas, a B.1.1.7, originada no Reino Unido, e a B.1.351, na África do Sul.
A análise não mostra exatamente qual é a variante, mas a ocorrência da mutação, o que já serve como indicativo de que o vírus circulante mudou. As três são chamadas de “variantes de preocupação” ou VOCs, na sigla em inglês, e já são associadas a uma maior transmissibilidade. Também há indícios de que elas são capazes de escapar de anticorpos gerados em infecções anteriores, possibilitando a reinfecção
Não demora muito, basta você esperar poucos minutos, ou sair andando pelas ruas, que rapidinho você irá se deparar com pessoas sem usar a máscara no centro de Petrolina. Tem gente andando, mexendo no celular, sentado em banco de praça, as situações são as mais diversas possíveis, até parece que nada está acontecendo e que a pandemia não oferece mais nenhum risco .
Engano de quem pensa assim, muito pelo contrário, Petrolina está passando por um dos seus piores dias no combate ao coronavírus, a taxa de ocupação de leitos de UTI da última quarta-feira (3), acima de 95%, fez com que o prefeito Miguel Coelho fizesse um apelo através das redes sociais para que as pessoas colaborassem, no mínimo se precisassem sair de casa que utilizassem corretamente a máscara, o que lamentavelmente muitas pessoas têm ignorado.
É preciso mais consciência das pessoas, se a falta de cuidados continuar da forma que está a tendência é a situação piorar, correndo o risco até de mesmo de termos um colapso na saúde aqui no município. Ou a gente colabora agora, ou as consequências serão drásticas.
Acompanhando o novo decreto nº 20.254 do Governo da Bahia, a Prefeitura de Juazeiro informa que as feiras livres da cidade e o Camelódromo 2 de Julho, administrados pela Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), seguem funcionando normalmente, nos finais de semana.
De acordo com o superintendente do setor, Zé Carlos Medeiros, todos os dias, são feitos ajustes com relação às medidas de segurança, para que as feiras permaneçam funcionando sem prejuízo para a saúde pública. O gestor pede, inclusive, a conscientização da população e dos feirantes para que respeitem as exigências de higienização, uso de máscara e distanciamento social.
O prefeito Miguel Coelho fez um novo pronunciamento, nesta quinta (04), sobre a situação da pandemia em Petrolina. O gestor voltou a pedir à população para colaborar no enfrentamento ao coronavírus evitando aglomerações e reforçando as medidas de proteção. Miguel ainda anunciou que Petrolina pode abrir 10 novas vagas de UTI nos próximos dias, mas isso ainda depende de negociações com o Governo Federal, do Estado e a rede particular de saúde.
Mesmo não sendo uma atribuição municipal, há mais de um mês, a Prefeitura de Petrolina busca a abertura de leitos para tratamento intensivo por conta do crescimento das internações. Hoje, a administração municipal investe com recursos próprios no funcionamento de 12 vagas contratadas na rede privada e no Hospital Universitário. A criação de mais vagas, contudo, segundo a Secretaria de Saúde, é um desafio em todo o País. Para a abertura desse tipo de leito de alta complexidade, atualmente, existem dificuldades que passam pela falta de equipamentos entre fornecedores, lotação de vagas em todas as regiões de Pernambuco, esgotamento dos profissionais da saúde – o que inviabiliza a criação de equipes -, entre outros fatores.
O prefeito Miguel Coelho, contudo, recebeu a sinalização nesta semana para a abertura de mais vagas de UTI em unidades particulares, nas redes estadual e federal. “Tenho negociado há semanas com hospitais, Governo do Estado, Governo Federal para abrir novos leitos. Esse é um problema infelizmente que não é só de Petrolina. Todo o Brasil está com dificuldade de absorver a demanda crescente. Temos nos esforçado ao máximo todos os dias, mas é uma situação de colapso em todo o País e que requer a união de todos”, explica o prefeito.
Petrolina segue com 95% de ocupação de leitos de UTI, sendo 25 pacientes locais e 17 de outros municípios. Nesta quinta, a rede chegou a preencher 100% das 44 vagas de tratamento intensivo, mas duas delas foram liberadas ao longo do dia. “Estamos na expectativa de abrir esses 10 leitos até segunda. Porém, sabemos que, nessa escalada, não serão suficientes essas vagas por muito tempo. Precisamos do apoio da população, uma união de toda a sociedade para conter a contaminação e preservar tanto as vidas quanto o funcionamento da economia”, defende Miguel.
Juazeiro registrou dois óbitos por complicações da Covid-19 e 125 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quinta-feira (4).
O informativo mostra que 9.620 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 7.381 já estão recuperados. Os casos descartados somam 19.563. São 2.070 casos ativos do novo coronavírus.
Com os dois óbitos do boletim desta quinta, Juazeiro soma o total de 169 registros. Faleceram dois homens – um de 58 anos e o outro de 76 -, ambos no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).
Foram realizados desde o início da pandemia 26.666 testes rápidos pela prefeitura e 1.354 pelo Lacen, em Salvador.
O jogo entre Brasil e Argentina, marcado para o dia 30 de março, na Arena de Pernambuco, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, no Catar, pode ser adiado. O motivo é o mesmo que gerou a suspensão de diversos confrontos do torneio e das demais competições esportivas durante vários meses no ano passado: a pandemia da Covid-19. No País, o número de infectados e de óbitos voltou a crescer, preocupando a Conmebol.
“Toda sexta-feira é feita uma reunião na Conmebol. Até hoje, o jogo está mantido, mas os relatórios epidemiológicos mudam a cada semana. Essa decisão passa por uma avaliação nacional e internacional. Tanto podem manter a partida como também adiá-la”, afirmou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, sinalizou, nesta quinta-feira (04), que o Governo do Estado pretende fechar as escolas apenas se houver um lockdown
(confinamento total).
Até o momento, as restrições adotadas pelo Governo do Estado com o agravamento da pandemia não atingiram as escolas que estão com aulas presenciais, como as da rede privada, em totalidade, e as da rede pública estadual, apenas para ensino médio.
“As escolas são ambientes seguros para esses jovens, muito mais do que as baladas, os veraneios, as casas de praia. As escolas têm seguido protocolos, quando há suspensão de casos há paradas em atividades nas escolas”, disse André Longo.
Com o objetivo de reduzir aglomerações e a contaminação pelo coronavírus, a Prefeitura de Petrolina determinou novas regras de funcionamento nos serviços municipais. A partir desta sexta (5), a sede municipal e demais prédios das secretarias e autarquias do município terão expediente das 7h às 13h. As repartições ainda terão limite de capacidade reduzida para 50% dos funcionários que costumam atuar normalmente.
O decreto municipal foi assinado pelo prefeito Miguel Coelho nesta quinta (4) e publicado no Diário Oficial do Município. O documento traz outras medidas de restrição nos departamentos municípios e na sede da prefeitura. Funcionários não poderão promover reuniões presenciais, priorizando dessa forma uso de aplicativos digitais para as discussões e despachos internos.
As forças de segurança pública de Petrolina seguem com as fiscalizações em bares, restaurantes e lanchonetes do município, o objetivo é garantir o cumprimento do novo decreto do Governo do Estado de Pernambuco N°50.346, que visa conter a curva de contaminação da Covid-19.
Ontem, quarta-feira (03), as equipes realizaram rondas pela cidade e dois estabelecimentos, no bairro Areia Branca, foram notificados para encerrar de imediato às suas atividades por estarem descumprindo e ultrapassando o horário permitido.
“Temos percorrido todo o município no sentido de coibir aglomerações e atuar frente ao cumprimento das medidas estabelecidas. Estamos em estado de alerta e as pessoas precisam ter consciência e responsabilidade por sua vida e a do próximo. Fiquem em casa e respeitem as medidas restritivas”, enfatizou o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu.
O secretário ressaltou ainda que os estabelecimentos só poderão funcionar de segunda-feira a sexta-feira até às 20h. Aos sábados e domingos ficam proibidas as atividades em qualquer horário.
O descumprimento pode ser denunciado à Central de Atendimentos da Secretaria Executiva de Segurança Pública, no telefone 153, ou pelo WhatsApp (87) 98106-7310.