Município de Jaguarari ultrapassa 1.300 infecções pelo novo coronavírus

Jaguarari (BA).

O município de Jaguarari, cidade do norte da Bahia, a cerca de 100 km de Petrolina chegou nesta quarta-feira (3) a triste marca de de 1.318 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Parece pouco, mas pelo o tamanho do território os números assustam.

Somente no boletim de hoje foram registrados 6 novos casos de Covid-19. Todos os pacientes são do Distrito de Pilar. Os casos ativos, ou seja, quem ainda luta para se curar da doença somam 29. 68 pessoas estão em monitoramento domiciliar e duas estão internadas.

rinta pessoas aguardam o resultado dos exames pelo Lacen. Casos curados somam 1.268. O número de óbitos se mantém em 21.

Prefeito de Curaçá testa positivo para covid-19

Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, testou positivo para covid-19. O anúncio foi feito pelo gestor na manhã desta quarta-feira (3), através das redes sociais. No texto divulgado hoje, Oliveira aproveitou para lembrar a população que a pandemia não acabou.

“Infelizmente fui diagnosticado com Covid-19. Mas Deus está cuidando de mim e tenho certeza de que muito em breve estarei recuperado. Aproveito para reforçar ainda mais a necessidade de respeitarmos as determinações oficiais. Usem máscara e evitem aglomerações. A pandemia ainda não acabou e o Coronavírus mata“, escreveu.

Até ontem (2) Curaçá somava 12 óbitos, 654 casos confirmados e 622 recuperados desde o início da pandemia. Há ainda 77 pacientes em investigação.

Covid: Petrolina registra mais dois óbitos na terça-feira

Petrolina registrou, na terça-feira (2), mais 117 novos casos de covid-19 e dois novos óbitos. O boletim de ontem apenas foi divulgado no início da tarde de hoje (3) e apresenta, ao todo, 16.815 infectados, 14.270 recuperados e agora, 205 mortes.

As vítimas fatais são dois homens. Eles tinham 49 anos, com comorbidades e cujo óbito aconteceu na segunda-feira (1°). O outro paciente é um idoso de 82 anos, sem histórico de doenças e que morreu no final de semana. Já os casos positivos são de 45 pessoas do sexo masculino e 72 do feminino. Os positivados têm entre quatro e 82 anos.

Ocupação dos leitos

Na terça-feira Petrolina atingiu 77,27% da ocupação dos leitos de UTI. Isso significa dizer que, dos 44 disponíveis, 34 estão com pacientes: 21 internados são de Petrolina e 13 de outras cidades da região.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

  • Casos investigados: 1.151 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados um é preto, seis pardos, um amarelo, quatro brancos e dois não declararam a raça;
  • Casos descartados: Até agora, 69.914 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 2.340 casos ativos do novo coronavírus.

Bahia: toque de recolher é prorrogado até abril em todo território

(Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

O toque de recolher na Bahia foi estendido até o dia 1º de abril em todo território. A medida passa a valer já nesta quarta-feira (3), conforme publicado no Decreto n° 20.260, publicado no Diário Oficial do Estado, na edição de hoje.

A proibição de circulação de pessoas, das 20h às 5h seguirá valendo em todas as regiões. Já em Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz as medidas restritivas serão mantidas e haverá o fechamento total das atividades não essenciais até as 5h da próxima segunda-feira (8).

Apenas os serviços considerados essenciais estão liberados durante a noite. Eventos também seguem suspensos e segue valendo a orientação de encerramento das atividades até 30 minutos antes do toque de recolher, no caso, 19h30.

Atualização às 11h

Novas medidas de restrição para conter covid-19 em Pernambuco começam a valer nesta quarta-feira

 

Por causa do aumento de casos de covid 19, o governo de Pernambuco determinou a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado, além disso aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. As medidas de restrição entram em vigor nesta quarta-feira (3) e são válidas até o dia 17 de março. Saiba, abaixo, tudo o que é considerado serviço essencial no Estado.

LEIA MAIS

Vacinação contra Covid-19 em Pernambuco é reforçada com mais 102 mil doses

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco foi reforçada com mais 102 mil doses da vacina da Sinovac/Butantan. Os novos imunizantes que chegaram nesta quarta-feira (03.03), ao Aeroporto Internacional dos Guararapes às 02h, possibilitarão avançar na proteção dos trabalhadores de saúde e da população de idosos entre 80 e 84 anos. Com isso, sobe para 743.560 o quantitativo de doses já repassadas pelo Ministério da Saúde (MS) para Pernambuco. 
 
“Com a chegada desse novo lote e a distribuição rápida das vacinas para todas as regiões do Estado, continuamos consolidando a vacinação dos grupos prioritários. Pernambuco tem dado o exemplo, com um sistema que permite que as doses cheguem com agilidade aos municípios, para o atendimento à população”, destacou o governador Paulo Câmara. 
LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro estuda alternativas para comprar vacina contra a Covid-19 para Juazeiro

O secretário de saúde de Juazeiro, Fernando Costa,  está cumprindo agenda em Salvador onde buscou informações junto ao Governo do Estado para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Segundo o assessor especial da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Cássio Garcia, o governo optou pela compra de vacinas através  do consórcio dos Estados da região nordeste, para aumentar o poder de compra. Muitas reuniões já foram realizadas entre os governadores da região que aguardam a liberação das vacinas pela Anvisa e a capacidade de produção dos fornecedores.

LEIA MAIS

TRE-PE suspende todo atendimento presencial no Estado. Objetivo é proteger vidas

As atividades presenciais da Justiça Eleitoral pernambucana estão suspensas, mas todos os serviços poderão ser realizados remotamente

Devido ao aumento de casos de covid-19 no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu que todas as atividades no âmbito da Justiça Eleitoral de Pernambuco, inclusive nos cartórios eleitorais, serão realizadas exclusivamente de modo remoto. Todo o atendimento presencial nos 122 cartórios eleitorais do Estado, centrais e postos da Justiça Eleitoral está suspenso.

A decisão se justifica pela necessidade de preservação da saúde e da vida de eleitores, servidores e colaboradores desta Justiça Especializada. O Tribunal entende que o momento exige todas as medidas para se preservar a saúde das pessoas.

No entanto, o Tribunal esclarece que o eleitor que necessite de algum dos serviços prestados pelo TRE-PE não será prejudicado. O cidadão poderá receber atendimento remoto clicando em https://www.tre-pe.jus.br/eleitor/atendimento-remoto/atendimento-remoto, sendo possível nesta área requerer a primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, entre outros serviços.

Para sanar dúvidas o eleitor poderá entrar em contato com a Ouvidoria do TRE, com a assistente virtual Julia, com o disque-eleitor ou com os cartórios eleitorais, que funcionarão com um servidor na modalidade presencial. Verifique as opções de canais de atendimento do TRE-PE clicando aqui (https://www.tre-pe.jus.br/o-tre/fale-conosco).

Câmara aprova MP que autoriza crédito de R$ 2,5 bi para adesão do Brasil a consórcio de vacinas

Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (2) a Medida Provisória 1004/20, que abre crédito extraordinário de R$ 2,5 bilhões para a participação do Brasil no consórcio internacional de vacinas Covax Facility, conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades. A matéria perde a vigência à meia-noite desta quarta-feira (3) e deve ser votada ainda pelo Senado.

A estimativa é de que, até o fim do primeiro semestre, o Brasil receba 10,6 milhões de doses de vacinas por meio do consórcio. A adesão do País ao Covax Facility foi viabilizada pela Lei 14.121/21, derivada da MP 1003/20, sancionada com vetos hoje.

A MP foi aprovada com o parecer favorável do relator, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). “O crédito extraordinário é necessário para assegurar o acesso do Brasil a mais vacinas contra a Covid-19”, justificou.

LEIA MAIS

Juazeiro solicita aumento de leitos de UTI ao Governo do Estado

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta terça-feira (2) em Salvador, o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, conversou com a secretária estadual interina da Saúde, Tereza Paim e se reuniu com o assessor especial da  Secretária de Saúde (Sesab), Cássio Garcia.

Fernando Costa apresentou ao assessor especial as demandas de leitos de UTI do município, considerando a média diária da taxa de ocupação de 80% da rede de pactuação PEBA (Pernambuco e Bahia).

LEIA MAIS

Saiba quanto cada estado recebeu do Governo Federal para combater a pandemia

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro anda irritado com a falta de leitos de hospitais nos estados e municípios depois de repasses Bilionários por parte do Governo Federal, segundo o presidente, não é razoável que os estados e municípios tenham desmobilizado os equipamentos antes do fim da pandemia e queiram mais recursos para mobilizar novamente.

O presidente já cogitou ir com sua equipe ver a situação de perto e constatar se houveram irregularidades.

Veja os valores que o Governo Federal liberou para cada estado só em 2020:

Valores diretos: saúde e outros.
Valores indiretos: suspensão e renegociação de dívidas:

Acre: R$ 6,8 bilhões.
Auxílio: R$ 1,38 bilhão.

Alagoas: R$ 18,09 bilhões.
Auxílio: R$ 5,46 bilhões

Amazonas: R$ 18,5 bilhões.
Auxílio: R$ 6,84 bilhões.

LEIA MAIS

Juazeiro: 96% dos leitos para pacientes com Covid-19 estão ocupados

Juazeiro registrou 76 novos casos da Covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (2).

O informativo mostra que 9.444 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 7.225 já estão recuperados. Os casos descartados somam 19.307. São 2.052 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Curaçá já vacinou mais de 1.200 pessoas contra a Covid-19

(Foto: Ascom/PMC)

A secretaria de Saúde do município de Curaçá recebeu na última semana 380 imunizantes contra a Covid-19, sendo deste total 160 doses da vacina CoronaVac e 220 doses da vacina Astrazeneca.

As 160 doses da vacina CoronaVac vieram destinadas para a aplicação da segunda dose nos idosos acima de 90 anos. Já as doses da vacina Astrazeneca foram designadas para a continuação da primeira dose dos trabalhadores da saúde e dos idosos acima de 80 anos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina reduz horário de funcionamento do Parque Municipal Josepha Coelho

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Após a publicação do decreto estadual do governador de Pernambuco, que altera o funcionamento de serviços não essenciais entre às 20h e 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos, a prefeitura de Petrolina mudou o horário de funcionamento do Parque Municipal Josepha Coelho. Com isso, os frequentadores do equipamento público de esporte e lazer precisarão se reprogramar para realizar suas atividades individuais.

Para que o local continue sendo um ambiente que não represente risco à saúde dos frequentadores, é necessário que todos colaborem. Durante a prática de exercícios ou passeio pelo local, será necessário manter o distanciamento de 2 metros entre cada cidadão, além do uso obrigatório de máscara durante toda permanência no parque.

LEIA MAIS

Petrolina: músicos vão a Câmara de Vereadores e cobram auxílio para a classe

Um grupo de músicos foi até a Câmara de Vereadores de Petrolina, nesta terça-feira (2), para pedir apoio das autoridades durante a pandemia da covid-19. Eles estão impedidos de atuar em bares, restaurantes e afins, assim como de se apresentar nos shows. Sem emprego não há dinheiro e a classe clama por mais atenção.

LEIA TAMBÉM

Impedidos de trabalhar desde o início da pandemia, músicos de Petrolina cobram auxílio financeiro

“A gente entende o que está passando nesse país, mas nós não podemos esquecer que nossas famílias estão passando fome, literalmente. Se nós, da classe musical, não morrermos de covid, morreremos de fome. Há um ano nós estamos impedidos de ganhar o nosso pão de cada dia”, disse Bia, empresária do Trio Granah.

Em seguida ela relatou as dificuldades enfrentadas pelos músicos. “Não temos como comprar o gás, como pagar água. A maioria dos nossos vendeu instrumentos. Nós vivemos de emoção, de passar alegria para vocês. E nesse momento de pandemia é a nossa maior tristeza. A gente não aguenta mais, a gente não sabe a quem recorrer“, desabafou Bia.

LEIA MAIS