Secretário de Saúde da Bahia recebe alta após ser diagnosticado com covid-19

Secretário recebeu alta na tarde deste domingo (28)

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas recebeu alta hospitalar neste domingo (28). No último dia 16 de fevereiro ele testou positivo para covid-19 e precisou ser internado na capital Salvador. O quadro de Vilas-Boas se agravou ao longo da última semana, ele foi transferido à UTI, mas nos últimos dias apresentou melhora clínica.

Meus amigos, graças às orações de todos, obtive hoje (28) alta do hospital e já estou a caminho de casa, para seguir a recuperação, fazendo fisioterapia intensa e desmame de oxigênio“, escreveu em sua conta no Twitter.

Vilas-Boas também pediu aos baianos que respeitem as medidas impostas pelo Governo do Estado e parem de negar a força do vírus. “Peço a todos que continuem seguindo as recomendações do governador. Essa doença é perigosa. Precisamos combater os negacionistas irresponsáveis e proteger aqueles que amamos”, disse.

Petrolina: veja a lista atualizada de bairros onde há casos de covid

O boletim da covid-19, divulgado na noite de sábado (27), pela Prefeitura de Petrolina atualizou a lista de bairros onde há casos confirmados da doença. Até ontem o município somava 16.574 pacientes infectados e o Centro segue como a localidade com maior índice de doentes.

LEIA TAMBÉM

Petrolina registra mais 14 casos de covid; taxa de ocupação dos leitos cai para 72%

São 821 moradores do Centro positivados, desde o início da pandemia, em março de 2020. O bairro Areia Branca vem em segundo, com 683, em terceiro estão empatados a Cohab Massangano e o José e Maria, ambos com 606. A lista completa pode ser conferida a seguir:

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 14 casos de covid; taxa de ocupação dos leitos cai para 72%

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina na noite deste sábado (27) registra mais 14 casos positivos de covid-19. O município agora soma 16.574 pacientes infectados, dos quais 14.085 já estão curados. As mortes permanecem em 201.

Dos novos casos, sete são do sexo masculino e sete do feminino. Os novos pacientes têm entre 21 e 71 anos. A boa notícia do boletim é que a taxa de ocupação dos leitos de UTI caiu para 72,72%. Isso significa dizer que, dos 44 disponíveis, 32 estão ocupados: 18 com pacientes de Petrolina e 14 com pessoas de outras cidades da região.

A Secretaria de Saúde também forneceu as seguintes informações adicionais:

  • Casos investigados: 1.091 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados um é preto, seis pardos, um amarelo, quatro brancos e dois não declararam a raça.
  • Casos descartados: Até agora, 69.060 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 2.288 casos ativos do novo coronavírus.

“É um momento que todos devem ter responsabilidade por sua vida”, alerta secretário de Segurança Pública de Petrolina

Proprietários podem ser punidos (Foto: PMP)

A partir deste sábado (27), Petrolina e todas as cidades de Pernambuco entram no decreto estadual que proíbe atividades não essenciais das 22h às 5h. E para fazer valer a medida do Governo do Estado, a Prefeitura intensificará as ações da Operação Cidade Tranquila.

“A população deve colaborar para que as medidas sanitárias sejam cumpridas durante o período de vigência do novo decreto. Fique em casa, com seus familiares, redobre os cuidados e evitem aglomerações. É um momento que todos devem ter responsabilidade por sua vida“, explica o secretário de Segurança Pública, Cícero Dirceu.

Assim como ocorreu em Ouricuri, onde ontem teve início o toque de recolher, em Petrolina os bares e demais estabelecimentos podem ser sim fechados e penalizados. A população pode ajudar denunciando irregularidades através do WhatsApp (87) 9 8106-7310 e pela Ouvidoria: 153.

Por conta do agravamento da pandemia, OAB Nacional suspende Exame da Ordem marcado para março

(Foto: Internet)

O Exame da Ordem Unificado (EOU) está suspenso em todo país. O anúncio foi feito pela Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na manhã deste sábado (27). A prova objetiva estava agendada para 7 de março e não há previsão de nova aplicação.

“A decisão foi tomada com base no estudo de viabilidade feito pela Fundação Getulio Vargas em razão do agravamento covid-19 em todas as regiões do Brasil. Os dados mais recentes sobre a pandemia apontam para uma elevação no número de casos e mortes pelo coronavírus, além do registro de novas variantes em circulação no país e do crescimento taxa de ocupação de leitos de UTI”, diz a nota da OAB Nacional.

A suspensão da prova é reflexo das medidas rígidas adotadas em diversos estados, como Bahia e Pernambuco. “A Diretoria ressalta que no momento a prioridade é garantir a segurança sanitária plena de todos os examinandos e profissionais envolvidos no Exame de Ordem e de cumprir o compromisso constitucional de assegurar os preceitos fundamentais de direito à saúde e à vida” finaliza a nota.

Juazeiro encerra semana com mais 11 casos de covid-19

O boletim deste sábado (27), divulgado pela Prefeitura de Juazeiro (BA) registra mais 11 casos de covid-19. O município soma 9.336 pacientes infectados, dos quais 7.181 já estão recuperados.

As mortes permanecem em 165. Já os casos ativos totalizam 1.990. No balanço da Secretaria de Saúde (SESAU), desde o início da pandemia foram realizados 26.182 testes rápidos pela gestão municipal e 1.344 pelo Lacen-BA.

Ocupação de leitos

Não houve alteração na taxa de ocupação dos leitos de UTI. Ou seja, o percentual na rede PEBA é de 63% e em Juazeiro, 73,3%.

Comissão Representativa dos funcionários da Promatre afirma que decisão da Prefeitura de Juazeiro resultará em demissões; SESAU rebate

(Foto: Internet)

A Comissão Representativa dos funcionários do Hospital Promatre de Juazeiro (BA) emitiu uma nota, lida aos servidores na noite de sexta-feira (26). A data marcou um ano do primeiro caso de covid-19 registrado no país. No texto, a Comissão destacou o crescimento dos casos da doença e a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Juazeiro diz que pagou quase 1,5 milhão ao Hospital Promatre em dois meses

Funcionários do Hospital Promatre cobram pagamento de salários

A carta também relata uma mudança a partir de março. A Comissão alega que a secretária de Saúde de Juazeiro encaminhou um ofício à Promatre informando que a partir de segunda-feira (1°), os atendimentos de Média Complexidade Ambulatorial Adulto Clínico não serão encaminhados ao hospital. Os representantes dos funcionários alegam que tal medida resultará em desemprego, bem como deixará a população desassistida durante a pandemia. 

LEIA MAIS

Confira o que é considerado serviço essencial pelo Governo de Pernambuco

A partir deste sábado (27), atividades consideradas não essenciais estão proibidas em todo território de Pernambuco, das 22h às 5h. A medida foi anunciada ontem (26) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e tem validade até 10 de março.

O gestor estadual justificou sua decisão com base na ocupação dos leitos na rede pública, que atingiu 90%. Se mesmo com essa proibição os números não apresentarem melhores, Câmara afirmou que pode sim apertar ainda mais o cerco em Pernambuco.

Conforme um Decreto n° 49.024/2020 (confira aqui),  publicado em 14 de maio do ano passado, as seguintes atividades são listadas como essenciais:

LEIA MAIS

Juazeiro: funcionários relatam sobrecarga de trabalho no Hospital de Campanha; Prefeitura afirma ter aberto seleção para reforçar equipe

(Foto: Ilustrativa)

Funcionários do Hospital de Campanha da Covid-19 e UPA 24h de Juazeiro (BA) entraram em contato com a Redação do Blog, para relatar alguns problemas enfrentados por eles. Os trabalhadores se dizem sobrecarregados, por conta de desfalques na equipe.

LEIA TAMBÉM

Depois da notícia de fechamento, vereadores visitam Hospital de Campanha de Juazeiro

“Estamos sofrendo com os desfalques. São poucos funcionários para muitos serviços. Temos que ficar nos desdobrando entre setores para cobrir os desfalques. Estamos esgotados“, relata um servidor, que terá sua identidade mantida em sigilo.

LEIA MAIS

PM intensifica fiscalização em Ouricuri e fecha dois bares por descumprimento ao decreto estadual

105 pessoas foram abordadas de ontem para hoje (Foto: PM/Divulgação)

A Polícia Militar de Pernambuco está nas ruas para reforçar o cumprimento do decreto estadual durante à noite nos 63 municípios onde ontem (26), teve início o toque de recolher. Policiais do 7º BPM, em Ouricuri, Sertão do Estado, intensificaram as ações na chamada Operação Convivência.

LEIA TAMBÉM

Confira lista das 63 cidades em Pernambuco com restrições nas atividades a partir desta sexta-feira

Das 19h às 7h deste sábado (27), os PMs, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária, Procon e Agentes de Trânsito do município fiscalizaram estabelecimentos comerciais da cidade. 105 pessoas foram abordadas e 15 estabelecimentos foram fiscalizados.

De acordo com a PM, dois bares foram fechados por descumprimento ao decreto. Dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram lavrados. A partir de hoje, a proibição de atividades não essenciais passa a valer em todo território.

Decreto sobre suspensão das aulas é renovado até 14 de março na Bahia

(Foto: G1/Reprodução)

As aulas na Bahia seguem proibidas por pelo menos, até 14 de março. O Decreto n°20.26/2021, que renova a proibição do ensino nas unidades públicas e privadas, foi publicado no Diário Oficial deste sábado (27). Apenas o ensino remoto está liberado.

As atividades de recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março também foi suspenso. A Bahia registra, até o momento, 674.384 casos confirmados desde o início da pandemia.

642.921 já são considerados recuperados e 19.838 encontram-se ativos. Com o recorde de mortes registradas ontem, o estado soma 11.625 óbitos.

Petrolina confirma mais 94 casos de covid; ocupação dos leitos é de 79,54%

O boletim da covid-19, divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina na noite de sexta-feira (26), registra 94 novos casos da doença e a taxa de ocupação de leitos em 79,54% da capacidade. O município soma 16.560 pacientes infectados, 13.924 recuperados e 201 óbitos.

Novos pacientes

Dos novos casos confirmados ontem, 35 pessoas são do sexo masculino e 59 do sexo feminino. Os pacientes têm entre 13 e 83 anos. Sobre a ocupação dos leitos de UTI, dos 44 disponíveis, 35 estão ocupados. 21 dos internados são de Petrolina.

LEIA MAIS

Taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Juazeiro diminui para 73,3%

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta sexta-feira (26) trouxe um pequeno alívio para quem está infectado pelo novo coronavírus, em Juazeiro. A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 diminuiu de 86,6% nesta quinta-feira (25) para 73,3% com 8 leitos disponíveis.

O percentual em hospitais da rede Peba (hospitais de Pernambuco e Bahia), ainda é alto e está em 81%, com 23 leitos disponíveis.

LEIA MAIS

Jair Bolsonaro volta a criticar medidas de restrição contra Covid-19

(Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar, nesta sexta-feira (26), a imposição de medidas por governadores e prefeitos para restringir a circulação de pessoas para conter a propagação do coronavírus, apesar de o Brasil estar atravessando o pior momento da pandemia.

“Esses que fecham tudo e destroem empregos estão na contramão do que o povo quer”, disse Bolsonaro em discurso durante cerimônia em Tianguá (CE) para a realização de obras rodoviárias. “O povo não consegue mais ficar dentro de casa, o povo quer trabalhar.”

LEIA MAIS

Bahia bate novo recorde e registra 137 mortes causadas pela Covid-19 em 24 horas

Nesta sexta-feira (26) foram registrados 137 óbitos na Bahia, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a Covid-19. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje.

Esse número supera o ocorrido ontem (25), quando foram contabilizados 100 óbitos. O número de hoje demonstra o crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs.

LEIA MAIS