Covid-19: Secretário de Saúde da Bahia continua internado na UTI

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou nota nesta sexta-feira (26) informando que o gestor da pasta, Fábio Vilas-Boas, segue internado no Hospital Aliança, em Salvador. Ele foi internado na última sexta-feira (19) em virtude da Covid-19.

Segundo a Sesab, ele segue estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo e todos os sinais de inflamação controlados. O gestor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a fim de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa.

Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.

Surto de Covid-19 adia jogo entre Jacuipense e Juazeirense pelo Campeonato Baiano

Já na estrada para Salvador, onde enfrentaria o Jacuipense pela terceira rodada do Campeonato Baiano, a Desportiva Juazeirense foi informada, dentro do ônibus, já na cidade de Tanquinho de Feira, que o jogo teria sido adiado. O motivo do adiamento teria sido um surto de Covid-19 no time de Riachão do Jacuípe.

De acordo com a assessoria do Cancão de Fogo, o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ricardo Lima, comunicou ao Deputado Roberto Carlos, presidente da Juazeirense, que a Jacuipense, através de sua diretoria, confirmou que, de 27 jogadores, 19 estão com a Covid-19, suspendendo a partida que estava agendada para este domingo (28), em Salvador.

LEIA MAIS

Alerta máximo: Pernambuco supera 90% de ocupação de leitos de UTI dedicados à Covid-19

(Foto: Divulgação)

A rede hospitalar pública de Pernambuco alcançou, nesta sexta-feira (26), 90% de ocupação dos leitos de UTI dedicados à Covid-19.

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Paulo Câmara, ao divulgar novas medidas de restrição válidas para todo o território. Segundo a atualização mais recente da taxa de ocupação, feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na quinta-feira (25), a ocupação era de 89%. Na rede privada, 84% dos 270 estavam ocupados.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga novo calendário de vacinação contra Covid-19

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A Prefeitura de Juazeiro elaborou um calendário de vacinação contra o coronavírus para o período de uma semana. A faixa etária é de idosos entre 84 e 80 anos, começando nesta sexta-feira (26).

A Secretaria de Saúde (Sesau) recebeu 2.450 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25). São 1.820 doses da Oxford/AstraZeneca e 630 doses da CoronaVac para a segunda dose da vacinação de idosos acima de 90 anos e mais. Seguindo os planos Municipal e Estadual de imunização, a Sesau já elaborou um novo cronograma de vacinação para atender idosos e trabalhadores da saúde.

LEIA MAIS

Cirurgias eletivas estão suspensas até 12 de março nas 63 cidades com restrições em PE

(Foto: Ascom)

A partir desta sexta-feira (26), 63 municípios pernambucanos deverão respeitar o decreto estadual que proíbe a execução de atividades não essenciais das 20h às 5h. No Sertão, a região de cobertura da IX Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Ouricuri, está englobada nas novas restrições.

LEIA TAMBÉM

Vejas quais atividades econômicas e sociais proibidas entre 20h e 5h em 63 municípios de Pernambuco

“Além da proibição de atividades econômicas e sociais em determinados horários, a partir da próxima segunda-feira até o dia 12 de março também estarão suspensas as cirurgias eletivas nas unidades públicas e privadas dessas regiões“, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

LEIA MAIS

URGENTE: Governo de PE proíbe atividades não essenciais depois de 22h em todo Estado, a partir deste sábado

(Foto: Ascom)

A proibição de atividades não essenciais está proibida, em todo território pernambucano, deste sábado (27), até o dia 10 de março. A ampliação das medidas restritivas para Pernambuco veio no final da manhã desta sexta-feira (26), em pronunciamento do governador Paulo Câmara (PSB).

Confira o pronunciamento de hoje:

“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana“, disse o governador.

A decisão de apertar o cerco em Pernambuco é reflexo da taxa de ocupação de leitos no Estado, que hoje atingiu a marca de 90%. A proibição das atividades consideradas não essenciais pode ser estendida, caso os índices da covid-19 no Estado não apresentem melhoras.

Prefeitura de Belém do São Francisco prorroga toque de recolher por mais 15 dias

(Foto: Internet)

Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, seguirá com toque de recolher por conta da pandemia do novo coronavírus. O prefeito Gustavo Caribé (MDB) renovou a medida que vencia na última quinta-feira (25) e estendeu as limitações de circulação por mais 15 dias, a contar desta sexta-feira (26).

Ou seja, até março os moradores estão proibidos de sair de casa das 22h às 5h. Bares, restaurantes e similares apenas podem funcionar até 21h30. Após esse horário, apenas os serviços de delivery estão liberados, mas até 23h. Entretanto, o serviço de entrega de bebidas alcóolicas está vedado após 21h30.

A flexibilização do serviço foi uma demanda dialogada com o setor econômico, a fim de amenizar os prejuízos financeiros. Assim como o decreto anterior, o poder de polícia poderá ser exercido a quem desrespeitar o toque de recolher. Saídas das 22h às 5h estão liberadas apenas mediante comprovação de emergência médica.

Covid-19: Juazeiro encerra quinta-feira com 46 novos casos e um novo óbito

O boletim divulgado pela Prefeitura de Juazeiro (BA), na noite de quinta-feira (25), registrou mais 46 casos positivos de covid-19. Agora a cidade soma 9.299 pacientes infectados.

7.155 já estão recuperados e há ainda 165 óbitos. O mais recente foi registrado ontem. Trata-se de uma mulher de 67 anos, que morreu no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Atualmente Juazeiro contabiliza 1.979 casos ativos da doença. Em relação a ocupação dos leitos, na rede municipal o índice é de 86,5% e há apenas quatro disponíveis.

Na rede PEBA a situação também é preocupante: 85% ocupados e apenas 18 vagos.

Covid 19: variante californiana é mais transmissível e letal

Cientistas rotularam a nova estirpe da Covid-19 como “o diabo” após descobertas alarmantes

A nova variante do coronavírus da Califórnia parece ser mais mortal, propaga-se mais facilmente e pode debilitar a eficácia da vacina, alertam especialistas. Os cientistas rotularam a estirpe como “o diabo” após descobertas alarmantes, reporta o jornal The New York Times.

A variante foi apelidada de B.1.427/B.1.429 e foi registada pela primeira vez na Califórnia, nos Estados Unidos, durante o inverno no país. Tendo entretanto já sido identificada na Austrália, Dinamarca, México e em Taiwan.

LEIA MAIS

Juazeiro vai vacinar idosos acima de 80 anos contra Covid-19 a partir da próxima segunda-feira

A Prefeitura de Juazeiro recebeu 2.450 doses de vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira (25). São 1.820 doses da Oxford/AstraZeneca e 630 doses da CoronaVac. Seguindo os planos Municipal e Estadual  de imunização, a Secretaria de Saúde (Sesau) já elaborou um novo cronograma de vacinação para atender idosos e trabalhadores da saúde.

A partir da próxima segunda-feira, 1º de março, começa uma nova etapa da campanha. As 630 doses de CoronaVac serão para atender os idosos acima de 90 anos que estão na etapa de receberem a segunda dose. Das 1.820 doses da AstraZeneca, 15% do total, ou seja 1.154 doses, serão para imunizar os trabalhadores  de saúde que ainda não receberam a primeira dose, que deverão ser  previamente agendados através de ofício pelas clínicas onde trabalham, para atendimento exclusivo no Centro de Saúde III, no bairro do Angary, das 13h às 17h, de segunda  a sexta-feira.

Os idosos acima de 80 anos vão receber a primeira dose. O estoque é de 665 doses para esse público-alvo. As unidades volantes continuarão a vacinação em domicílio aos idosos acamados.

LEIA MAIS

Covid-19: Governador vai enviar policiais ao interior de Pernambuco para fazer cumprir medidas restritivas

(Foto: Internet)

O governador Paulo Câmara anunciou que vai enviar 1.690 policiais para o interior do estado para fazer cumprir o decreto que suspende o funcionamento das atividades econômicas e sociais não essenciais em três regiões de Pernambuco. O novo decreto tem validade em 63 cidades pernambucanas até o dia 10 de março.

De acordo com o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, o plano de fiscalização sanitária contará com o reforço de homens do Corpo de Bombeiros, Policiais Militares e Civis. O objetivo é que as ações sejam realizadas de forma integradas nos municípios.

LEIA MAIS

Alerta total: Petrolina registra mais dois óbitos e taxa de ocupação dos leitos de UTI ultrapassa 80% na cidade

Situação pode se agravar ainda mais e cidade pode adotar restrições mais duras

A situação está se agravando ainda mais em Petrolina, o boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que nesta quinta-feira (25), a taxa de ocupação dos leitos de UTI atingiu 81,81% da capacidade.

Como disse recentemente o prefeito Miguel Coelho “a cidade ligou o sinal de alerta”, isso quando o município ultrapassou os 70% de ocupação de leitos. Agora, com o percentual ultrapassando a casa dos 80% não é difícil imaginar que se os números continuarem nessa linha crescente poderemos ter uma situação de restrições mais severas também em Petrolina da mesma forma que já está acontecendo em outras cidades do Estado.

LEIA MAIS

Rui Costa amplia “lockdown” para toda Bahia

Rui Costa, governador da Bahia.

Inicialmente o fechamento de serviços não essenciais a partir das 17 horas desta sexta-feira (26), seria apenas em 381 municípios do território baiano, mas no fim da tarde de hoje (25), o governador da Bahia Rui Costa (PT) publicou em suas redes sociais que o novo decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado vai incluir todas as 417 cidades baianas.

Com isso, a região oeste que está fora do toque de recolher, terá que também fechar seus estabelecimentos comerciais, considerados não essenciais neste final de semana. Nessas cidades da região oeste, a exemplo de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, que não tem toque de recolher, as pessoas podem transitar nas ruas desde que não façam aglomerações, mas somente o comércio essencial, como farmácias e supermercados poderão funcionar.

O comércio de bebidas alcoólicas seguirá proibido em todo o Estado. O governo internamente não está usando a palavra “lockdown”, mas como suspensão de serviços essenciais das 17h desta sexta-feira (25) até às 5h da manhã de segunda-feira, 1º de março.

Secretário de Segurança de Petrolina faz apelo para que torcedores assistam os jogos em casa

Cícero Dirceu, secretário de Segurança de Petrolina. (à esquerda da foto).

Os jogos da última rodada do campeonato brasileiro marcado para a noite desta quinta-feira (25), devem mexer com os nervosos dos torcedores de Flamengo e Internacional, os únicos times que podem ser campeão da competição.

Como em Petrolina não há toque de recolher e muita gente costuma se reunir em bares e restaurantes para assistir as partidas e se confraternizarem, o Secretário de Segurança Pública do município divulgou um áudio fazendo um apelo para que os torcedores fiquem em casa.

LEIA MAIS

Covid-19: Intubado, é grave o estado de saúde de Irmão Lázaro, cantor e vereador de Salvador

Internado em um hospital de Feira de Santana (BA), o estado de saúde do cantor gospel e vereador de Salvador, Irmão Lázaro, é considerado muito grave, segundo sua assessoria. Vítima da Covid-19, o artista está intubado e será transferido para um hospital de Salvador ainda nesta quinta-feira (25).

De acordo com nota divulgada por seus assessores, “Irmão Lázaro foi transferido para UTI na manhã desta quinta-feira (25)  devido ao seu quadro clínico após contaminação por Covid precisando ser entubado no final da manhã, devido a complicações”, diz o documento enviado a imprensa.

LEIA MAIS