Petrolina registra mais dois óbitos por covid-19 na segunda-feira

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, no fim da noite de segunda-feira (1°), registra mais dois óbitos por covid-19. O município agora soma 203 vítimas fatais desde o início da pandemia, em 2020. A secretaria não forneceu mais informações sobre os pacientes.

LEIA TAMBÉM

Petrolina integrará consórcio de municípios para compra de vacinas contra covid-19

Também foram confirmados mais 123 novos casos da doença. Dessa forma, Petrolina totaliza 16.698 infectados. Desse total, 14.135 já estão recuperados. Há ainda 1.246 em investigação. No boletim divulgado no site da Prefeitura não constam os dados sobre ocupação dos leitos de UTI.

 

Projeto cria incentivo fiscal para empresas que vacinarem empregados

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou projeto (PL 507/2021) que cria uma política de incentivo fiscal às empresas que vacinarem seus funcionários. A adesão se daria por meio do Programa de Vacinação dos Trabalhadores (PVT), instituído pela matéria, em que as empresas que participarem poderão deduzir do lucro tributável, para fins do imposto de renda, 30% das despesas comprovadamente realizadas no período base para o programa de vacinação.

A dedução no âmbito do PVT não poderá exceder em cada exercício financeiro, isoladamente, a 5% e, cumulativamente com a dedução de despesas de formação profissional (Lei 6.297, de 1975), a 10% do lucro tributável. As despesas não deduzidas no exercício financeiro correspondente poderão ser transferidas para dedução nos dois exercícios financeiros seguintes.

LEIA MAIS

Petrolina integrará consórcio de municípios para compra de vacinas contra covid-19

Prefeitos de mais de 300 municípios do Brasil participaram de uma reunião virtual, nesta segunda-feira (1), para formalizar a criação de um consórcio para aquisição de vacinas contra a covid-19. Petrolina integrará o grupo formado por cidades com população acima de 80 mil moradores.

O consórcio é liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Desde semana passada, a entidade vem articulando os municípios e negociando com laboratórios para acertar a compra de doses para acelerar a imunização nas cinco regiões do Brasil.

LEIA MAIS

Paulo Câmara defende unidade de prefeitos e prefeitas para construção de um Pernambuco melhor

(Foto: Heudes Regis/SE)

O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (01), da posse da nova mesa diretora da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para o biênio 2021-2023. A cerimônia, realizada na sede da entidade, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, reconduziu José Patriota ao cargo de presidente da Amupe.

O governador fez uma apresentação sobre o atual cenário de Pernambuco em relação à pandemia da Covid-19 e os investimentos que serão feitos em áreas estratégicas para beneficiar todo o Estado. Também anunciou a liberação de R$ 11 milhões para os municípios, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM).

LEIA MAIS

Brasil tem a 2ª feira com mais mortes por Covid em 9 meses

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Brasil registrou nesta segunda-feira 778 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no País a 255.720, informou o Ministério da Saúde. Trata-se da segunda-feira mais mortal em pouco mais de nove meses – a única marca mais alta desde o início da pandemia, às segundas-feiras, foi em 25 de maio, quando atingiu 807 óbitos.

Assim como aos domingos, os números de casos e óbitos informados pelo governo federal costumam ser mais baixos às segundas, em função do represamento de testes nos finais de semana. Na semana passada, o Brasil teve mais de 60 mil casos e 1.300 mortes em todos os dias entre terça-feira e sábado.

LEIA MAIS

A cada três pessoas intubadas no Brasil com Covid-19, duas morreram

Dois a cada três brasileiros que são intubados com Covid-19 vêm a óbito. É o que aponta o levantamento “UTIs Brasileiras”, realizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira em parceria com a empresa Epimed, que analisou as internações de 98 mil pessoas desde o dia 1º de março de 2020.

Segundo o Uol, quase metade (46,3%) dos pacientes internados precisaram de ventilação mecânica. Desses, 66,3% morreram. Enquanto isso, pessoas que não precisam da intubação têm taxa de 9% de mortalidade.

O procedimento só é realizado em pacientes que desenvolvem a forma mais grave da infecção pelo coronavírus, quando o pulmão já está tão comprometido que causa debilidade respiratória severa.

LEIA MAIS

Petrolina: Trabalhadores de saúde da fase amarela continuarão a ser vacinados nesta terça-feira

Funcionários da Saúde de Petrolina, que são considerados da fase amarela, continuarão a ser vacinados a partir desta terça-feira (2). A aplicação da primeira dose para esse público acontecerá das 8h30 às 17h, sem intervalo para almoço, até a próxima quinta-feira (4). Os trabalhadores devem se deslocar até o Campus Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, localizado na Av. José de Sá Maniçoba.

LEIA MAIS

Pernambuco proíbe atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos

(Foto: Aluisio Moreira/SEI)

O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, nesta segunda-feira (01), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado. Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana.

Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, entram em vigor nesta quarta-feira (03) e são válidas até o dia 17 de março.

LEIA MAIS

“Do que adianta a gente fazer um lockdown em Juazeiro e a vizinha cidade estar cheia de juazeirenses?” questiona vereador

Vereador ainda cobrou ação do Executivo para ajudar comerciantes (Foto: Reprodução/YouTube)

O mês de março começa com mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA). Nesta segunda-feira (1°), o vereador Renato Brandão (PL) usou a Tribuna Livre para levar uma preocupação dos comerciantes da cidade, cujas atividades estão limitadas por conta de um decreto estadual.

LEIA TAMBÉM

Confira a lista de cidades baianas onde o toque de recolher foi prorrogado

Prefeitura de Juazeiro acolhe determinação do Governo da Bahia, fica fora do lockdown e tem toque de recolher prorrogado

“Diversos deles se queixaram com a nossa situação geográfica. Juazeiro é uma cidade que faz divisa com Pernambuco, com a vizinha cidade Petrolina. E traz um prejuízo real, não podemos virar as costas para essas pessoas. Se as pessoas realmente ficasse em casa, eu até acreditaria [no toque de recolher]”, disse.

LEIA MAIS

Câmara de Juazeiro voltará a ter sessões remotas a partir da próxima segunda-feira

(Foto: Ascom)

A partir da próxima segunda-feira (8) as sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) voltarão a acontecer de forma remota. O anúncio foi feito pelo presidente Berg da Carnaíba (PDT), na manhã desta segunda-feira (1°).

“Quero comunicar os amigos vereadores que as sessões a partir da próxima segunda-feira serão remotas, online. Na sexta-feira faremos um teste na plataforma. Mas já fica concluído que na próxima segunda-feira será remota”, afirmou.

A possibilidade de promover reuniões online já estava sendo debatida na Casa Aprígio Duarte, especialmente pelo cenário da covid-19 no município e na Bahia. Vale lembrar que Juazeiro não está incluído no decreto estadual o qual prorroga o toque de recolher até dia 8.

Confira a lista de cidades baianas onde o toque de recolher foi prorrogado

Governador fez anúncio ontem (28) e não incluiu a região Norte no decreto

O toque de recolher na Bahia foi prorrogado ao longo dessa semana, conforme anúncio feito pelo governador Rui Costa (PT) na noite do último domingo (28). Ainda ontem o Governo do Estado publicou o Decreto n° 20.259/2021, no qual atualiza a lista de municípios afetados pela decisão.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Juazeiro acolhe determinação do Governo da Bahia, fica fora do lockdown e tem toque de recolher prorrogado

Rui Costa prorroga toque de recolher até dia 7 de março

As regiões Oeste, Nordeste e Norte – de Juazeiro e cidades vizinhas – não foram incluídas nas restrições. Atualmente 338 municípios baianos devem obedecer o decreto, que segue proibindo a circulação de pessoas das 20h às 5h até 8 de março.

Além de estender o toque de recolher, Costa também ampliou o lockdown nas cidades listadas a seguir, até quarta-feira (3). Ademais, a medida de ontem libera o serviço de delivery a bares e restaurantes, até 24h enquanto até o final da semana.

Veja a seguir a lista de cidades onde o toque de recolher está valendo até 8 de março:

LEIA MAIS

TJPE suspende atividades presenciais a partir desta segunda-feira

Tribunal de Justiça de Pernambuco. (Foto: internet)

Com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus e embasados por informes epidemiológicos das autoridades estaduais de Saúde que apontam aumento de casos de Covid-19 no Estado, a Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Corregedoria Geral de Justiça do Estado determinaram a suspensão do expediente presencial no período de 1º a 10 de março na Justiça estadual. A medida serve para todas as unidades administrativas e judiciárias de 1º e 2º graus de jurisdição, com exceção das unidades com competência para apreciar feitos criminais, que permanecem funcionando presencialmente com limite de 30% de pessoas alocadas na unidade judiciária e/ou administrativa, no horário de 9h às 13h. As informações estão contidas no Ato Conjunto 10/2021/TJPE.

O funcionamento das unidades com competência cível, fazendária, família e sucessões, acidentes do trabalho, juizados especiais, Turmas Recursais, Central de Queixas Orais e Cejusc’s,do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco será exclusivamente em regime remoto, por meio de recurso tecnológico de videoconferência ou plenário virtual, no horário do regular expediente forense, sendo vedada a realização de audiências e sessões presenciais. A partir de 1º de março, os prazos dos processos administrativos e judiciais que tramitam em meio físico nessas unidades ficam suspensos.

LEIA MAIS

Rui Costa prorroga toque de recolher até dia 7 de março

Segundo gestor, medidas tiveram efeito neste final de semana (Foto: Secom/BA)

A Bahia seguirá com toque de recolher até o dia 7 de março. O anúncio foi feito na noite deste domingo (28), pelo governador Rui Costa (PT). Em um vídeo divulgado em sua conta no Twitter, o gestor estadual afirmou que as medidas adotadas surtiram efeito, por isso permanecerão até o próximo domingo.

“As medidas contra o #coronavírus funcionaram neste fim de semana, mas vamos precisar manter para salvar vidas em toda a Bahia. Nas últimas 24h, foram 90 mortes por Covid-19 em nosso estado. Temos 83% de ocupação de leitos de UTI e mais de 20,5 mil casos ativos da doença”, disse.

“O toque de recolher continua valendo entre 20h e 5h e vai até o domingo, dia 7“, continuou. Além disso, as restrições de funcionamento de alguns serviços também foram estendidas por mais 48 horas. Veja a seguir o pronunciamento de Rui Costa:

Petrolina: ocupação dos leitos de UTI cai para 65,90% neste domingo

O boletim da covid-19, divulgado pela Prefeitura de Petrolina, na noite deste domingo (28) registra mais um único caso positivo hoje. Agora são 16.575 infectados, 14.085 recuperados e 201 óbitos. A boa notícia é que a taxa de ocupação dos leitos de UTI caiu para 65,90%.

Novo caso

De acordo com a Secretaria de Saúde, a nova paciente é uma adolescente de 14 anos. O resultado foi obtido através de exame laboratorial. A Prefeitura não forneceu mais detalhes sobre o caso.

Ocupação de leitos

Conforme dito acima, a ocupação dos leitos teve queda no último dia do mês. Dos 44 disponíveis, agora 29 estão ocupados: 15 com pacientes de Petrolina e os demais, de pessoas residentes na região.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais um óbito por covid-19 neste domingo

Juazeiro (BA) encerrou o mês de fevereiro sem novos casos de covid-19. Porém, o boletim deste domingo (28) confirmou mais uma morte em decorrência da doença.

O 166º óbito é de um homem com 60 anos. Ele estava internado no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Desde o início da pandemia a cidade soma 9.336 pacientes infectados e 7.181 recuperados.

Juazeiro finaliza o segundo mês do ano com 1.989 casos ativos da doença. Sobre a ocupação dos leitos de UTI, a Rede PEBA tem 25 vagas disponíveis  e ocupação de 73%. Já na rede municipal a taxa é de 73,3% e apenas oito leitos vagos.