Paulo Câmara proíbe atracação de cruzeiros em Pernambuco

Medida terá validade enquanto durar pandemia (Foto: Heudes Regis/SEI)

O coronavírus tem levado vários estados a adotarem medidas preventivas em todo Brasil. No início desse final de semana em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) proibiu a atracação de cruzeiros e embarcações de grande porte, com passageiros.

A medida é válida até durar o estado de emergência, por conta da pandemia global do covid-19. Pernambuco tem dois casos confirmados e vários outros sendo investigados. Outra ação preventiva resultou na instalação do Comitê Estadual de Combate ao coronavírus, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde.

O Nordeste ainda tem poucos casos confirmados da doença, somando Bahia, Alagoas e Pernambuco. A preocupação é com turistas vindos da Europa, atual centro do covid-19 segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Sertão, ainda não houve nenhuma confirmação da gripe.

Federação Pernambucana não modificará calendário por conta do coronavírus

Petrolina e Salgueiro ainda tem compromissos na competição (Foto: Kris de Lima/ TV Grande Rio)

Enquanto na Europa várias entidades estão cancelando partidas dos campeonatos de futebol, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) anunciou que não pretende adiar os jogos do estadual. Em entrevista ao Superesportes, o presidente da FPF, Evandro Carvalho classificou o coronavírus como “paranoia desnecessária”.

“Porque iríamos paralisar as competições? Isso é uma paranoia desnecessária. A China, que fez essa confusão toda, não tem mais nada. Já disse que resolveu, já está tudo resolvido. Aqui uma pessoa ou outra testou positivo. Se for testar para qualquer outra doença dá mais do que isso”, argumentou.

A última rodada da 1ª fase do estadual foi remarcada para dia 25, data inicial e que foi alterada por conta do jogo do Brasil no Recife, mas posteriormente cancelado por conta do covid-19.

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Miguel comentou sobre saúde do pai (Foto: Blog Waldiney Passos)

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) foi submetido a exames para investigar o coronavírus. Ele teve contato com membros do Governo Federal e segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), apresenta sintomas de uma possível contaminação.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

“A previsão é que o resultado saia até amanhã, os sintomas dele infelizmente são febre e gripe. Em tese ele está enquadrado, ele está em isolamento domiciliar desde que chegou de Brasília e está esperando o resultado do diagnóstico”, disse o gestor na coletiva de imprensa realizada em seu gabinete nesse sábado (14).

FBC teve contato direto com integrantes do alto escalação, inclusive os que visitaram os Estados Unidos. O senador está na capital Recife.

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

Miguel Coelho anunciou Comitê (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) reuniu a imprensa da região na manhã desse sábado (14) para apresentar as medidas preventivas do coronavírus no município. Entre as ações anunciadas pela gestão – encabeçadas pela Secretaria de Saúde estão a implantação de um comitê de monitoramento, a suspensão de viagens de membros da gestão a estados com casos e também a avaliação de passageiros vindos de outros locais do país via Rodoviária e Aeroporto.

Aulas municipais mantidas

Em relação às aulas da rede municipal, o prefeito afirmou que não haverá mudanças no ano letivo, diferentemente do que Juazeiro – que tem casos confirmados de H1N1 e suspeitos de covid. “Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde que não recomenda a suspensão, não estamos suspendendo as aulas da rede municipal de Petrolina e pedimos a rede particular também. Petrolina não requer esse tipo de medida mais drástica. Se essas crianças ficarem em casa com seus avós, podemos estar potencializando esse problema”, justificou o prefeito.

Decreto municipal impede atos públicos

Miguel antecipou que somando-se a essas orientações, o município publicará um Decreto no Diário Oficial desse sábado, suspendendo atos e eventos públicos da Prefeitura, bem como aglomerações com mais de 100 pessoas. Essa determinação não tem prazo de encerramento. “Eventos culturais, esportivos e tudo que for aglomerações. Isso para eventos externos“, destaca o prefeito.

A gestão ressaltou ainda que não há nenhum caso de covid-19 em Petrolina até o momento. A paciente suspeita, que esteve na Itália, segue em isolamento domiciliar e permanece em observação. A Prefeitura divulgou dois números da Vigilância em Saúde que são (87) 3866-8567 ou do WhatsApp do Informa Petrolina (87) 98100-1883.

Com casos suspeitos de coronavírus, Prefeitura de Paulo Afonso implanta barreira sanitária na Rodoviária e Aeroporto

Pacientes estavam na Itália (Foto: Ilustração)

O município de Paulo Afonso (BA) está investigando três casos suspeitos de coronavírus. Um boletim da Secretaria de Saúde do município, divulgado na sexta-feira (13) afirma que dois pacientes estiveram na Itália e já foram submetidos aos exames necessários.

Os resultados deverão ser divulgados até segunda-feira (16), já que as amostras foram encaminhadas a Salvador. Esses dois casos somam-se ao primeiro, ainda em investigação, de uma jovem que tem 23 anos. Ela está em isolamento por 16 dias e é constantemente monitorada pela vigilância de saúde.

O resultado dos exames dessa mulher está previsto para sair nesse sábado (14). Como medida emergencial de prevenção, a Prefeitura de Paulo Afonso determinou a implantação de uma barreira sanitária na Rodoviária a partir de hoje, expandindo a medida ao aeroporto na segunda-feira (16).

A barreira busca orientar pacientes com sintomas da doença. Caso haja algum caso suspeito, a equipe encaminhará o turista ou morador ao Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), onde será realizado o trâmite de isolamento e pesquisa.

Seguindo recomendações da Prefeitura, Univasf suspende aulas no campus Juazeiro

Aulas estão suspensas de 16 a 22 de março (Foto: Internet)

Seguindo as orientações da Prefeitura de Juazeiro (BA), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) suspendeu as atividades acadêmicas no campus da cidade entre 16 a 22 de março, como medida de prevenção ao coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Após decreto do prefeito Paulo Bomfim, lançamento de pré-candidatura do Coronel Anselmo deve ser cancelado

Juazeiro: Prefeitura suspende aulas e eventos públicos por sete dias

As aulas estão mantidas nos demais campis: Pernambuco, Bahia e nos demais da Bahia, como Senhor do Bonfim. Além dessa medida, a Univasf criou uma comissão interna para coordenar ações de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) dentro dos campi.

“A Univasf acompanha sistematicamente os protocolos das autoridades competentes e comunicados oficiais para cumprimento às determinações e orientação do Ministério da Saúde (MS) e dos órgãos de controle epidemiológico e sanitário locais“, ressalta a Reitoria.

Coronavírus: Miguel Coelho convoca coletiva para anunciar medidas de prevenção

Petrolina ainda não tem casos confirmados (Foto: Jonas Santos)

Assim como Paulo Bomfim fez na sexta-feira (13) em Juazeiro (BA), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) convocou uma coletiva de imprensa para a manhã de hoje (14), às 11h30. O objetivo é apresentar as medidas preventivas do município no combate ao coronavírus.

A cidade até o momento não contabilizou nenhum caso, mas há um em análise. “As iniciativas englobarão o poder público, setor privado e engajamento da população numa corrente de combate à doença”, destacou o município. A coletiva acontecerá no gabinete da Prefeitura, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Petrolina.

Juazeiro: Prefeitura suspende aulas e eventos públicos por sete dias

(Foto: Blog Waldiney Passos)

As aulas na rede municipal de Juazeiro (BA) estão suspensas por sete dias, a contar a partir dessa sexta-feira (13). A informação foi repassada pelo prefeito Paulo Bomfim, durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje. A medida tem como objetivo prevenir casos de coronavírus na cidade.

LEIA TAMBÉM

Caso suspeito de novo coronavírus de Juazeiro tem resultado negativo

“Nós estamos vivendo um momento delicado a nível mundial e já chega no Brasil esse coronavírus e o objetivo não é criar pânico. Ao contrário, Juazeiro se previne do coronavírus. O objetivo de chamar a imprensa é de informar todos os passos que estamos tomando“, explicou o gestor.

LEIA MAIS

Segundo jornal norte-americano, Bolsonaro testou positivo para coronavírus

Presidente da República estava nos Estados Unidos há poucos dias

Dias depois de visitar os Estados Unidos e se encontrar com o presidente Donald Trump, Jair Bolsonaro (sem partido) testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi publicada hoje (13) pelo site da FOX News, canal de TV norte-americano.

LEIA TAMBÉM

Secretário de Comunicação do Governo Federal testa positivo para coronavírus

Segundo a FOX, o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro teria confirmado o resultado do exame inicial. Eduardo afirmou que a contraprova sairá ainda hoje. Ontem (12) o secretário de Comunicação do Governo Federal, Fabio Wajngarten foi mais um caso confirmado com a doença no Brasil.

Ele integrava a comitiva que viajou com Bolsonaro até os Estados Unidos. Bolsonaro fez uma live na noite de quinta-feira, já usando uma máscara de proteção, o que aumentou ainda mais as especulações de uma possível doença.  Até o momento o Palácio do Planalto não comentou sobre o estado de saúde do presidente.

Coronavírus: MPPE recomenda a suspensão de eventos que impliquem em aglomeração de pessoas

(Foto: Internet)

A preocupação com o surgimento de novos casos do coronavírus levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a determinar a suspensão de eventos que impliquem aglomeração de pessoas no Estado. A decisão foi divulgada na quinta-feira (12), seguindo recomendação do Conselho Nacional de Procuradores-gerais.

LEIA TAMBÉM

Caso suspeito de novo coronavírus de Juazeiro tem resultado negativo

Coronavírus: mulher que veio para Petrolina da Itália apresenta sintomas respiratórios e é monitorada pela secretaria de saúde

Dessa forma, eventos esportivos, shows, apresentações de culturais e até mesmo as manifestações do dia 15 em prol do governo Jair Bolsonaro (sem partido) podem sofrer alterações. Confira a seguir a nota do MPPE:

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Petrolina tranquiliza população sobre casos suspeitos de coronavírus

Nova paciente está sendo monitorada, mas não tem sintomas (Foto: Ascom/PMP)

Em nota, a Prefeitura de Petrolina tranquilizou a população que estava receosa sobre um suposto caso de coronavírus na região. A paciente notificada em Juazeiro (BA) foi descartada com o covid-19. Ela é petrolinense, tem 45 anos e estava na Europa, uma das zonas críticas de transmissão.

LEIA TAMBÉM

Caso suspeito de novo coronavírus de Juazeiro tem resultado negativo

Coronavírus: mulher que veio para Petrolina da Itália apresenta sintomas respiratórios e é monitorada pela secretaria de saúde

Caso suspeito de coronavírus em Juazeiro “não se enquadraria” nos critérios de Pernambuco, destaca secretária-executiva de Petrolina

Coronavírus: estoques de máscaras e álcool gel em farmácias de Juazeiro e Petrolina estão quase zerados

Contudo, os exames realizados nela deram negativos para o coronavírus. “Ressaltamos que continuamos atentos aos critérios do Ministério da Saúde, para casos suspeitos do novo coronavírus: febre associada à tosse, coriza e falta de ar”, comenta a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Nova paciente

Há ainda uma outra paciente, vinda da Itália que está sob observação. A mulher de 32 anos, no entanto, está sem sintomas. “Sobre o caso de uma mulher de 32 anos que veio da Itália e está em Petrolina, ela também não apresenta sintomas relacionados ao coronavírus, mas está sendo monitorada pela equipe de Vigilância em Saúde do município”, disse.

Sem casos confirmados no município, a Secretaria de Saúde alerta para os cuidados preventivos. Confira a seguir as orientações da pasta:

LEIA MAIS

Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus no Estado

Secretaria Estadual de Saúde divulgará mais informações nessa manhã

O Governo de Pernambuco confirmou, na manhã dessa quinta-feira (12), os primeiros casos do novo coronavírus no Estado. Os detalhes sobre os pacientes notificados e confirmados serão apresentados em uma coletiva de imprensa, marcada para 9h pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

LEIA TAMBÉM

Caso suspeito de coronavírus em Juazeiro “não se enquadraria” nos critérios de Pernambuco, destaca secretária-executiva de Petrolina

Coronavírus: estoques de máscaras e álcool gel em farmácias de Juazeiro e Petrolina estão quase zerados

Pernambuco teve os primeiros casos suspeitos no Nordeste, de pacientes vindos da Europa. Contudo, a Bahia, estado vizinho a confirmar o registro da doença na região. Na quarta-feira (11) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia global.

Apesar do alerta, as autoridades da saúde destacam que o momento é de prevenção a doença: lavar as mãos, cobrir a boca durante tosse e espirros e evitar aglomerações.

OMS declara pandemia global por conta do novo coronavírus

Médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde participaram da reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde.

O crescente número dos casos de coronavírus fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar, na tarde dessa quarta-feira (11), pandemia global. O número de pacientes e mortos, segundo a OMS, deve aumentar nos próximos dias, em todo globo.

LEIA TAMBÉM

Caso suspeito de coronavírus em Juazeiro “não se enquadraria” nos critérios de Pernambuco, destaca secretária-executiva de Petrolina

Coronavírus: estoques de máscaras e álcool gel em farmácias de Juazeiro e Petrolina estão quase zerados

A pandemia, no entanto, não altera as orientações aos governos nacionais. No Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que nada mudará nas notificações e tratamento dos suspeitos e confirmados.

A pandemia diz respeito ao momento em que uma doença já está espalhou por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. Já são mais de 118 mil casos ao redor do mundo e 4.291 mortes. Petrolina não tem nenhum caso suspeito, enquanto Juazeiro tem uma paciente em investigação.

Caso suspeito de coronavírus em Juazeiro “não se enquadraria” nos critérios de Pernambuco, destaca secretária-executiva de Petrolina

Secretária tranquila petrolinenses (Foto: Ascom/PMP)

A notícia de um caso suspeito de coronavírus registrado em Juazeiro (BA) ligou o sinal de alerta também em Petrolina, devido ao fato de a paciente em questão residir em solo pernambucano. Mas de acordo com a secretária-executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro, não há motivo para pânico.

LEIA TAMBÉM

Coronavírus: estoques de máscaras e álcool gel em farmácias de Juazeiro e Petrolina estão quase zerados

“Na unidade Hospitalar não possui nenhum paciente com suspeita  do vírus COVID-19”, diz Hospital Regional de Juazeiro

“Sobre esse caso notificado ontem na Bahia, como caso suspeito do novo coronavírus a Prefeitura vem informar que ficamos sabendo desse caso ontem no final do dia. Fomos buscar mais informações do caso. É uma mulher que viajou para a Europa e ela apresentou sintoma gripal, sem febre”, explicou a secretária-executiva.

LEIA MAIS

Bahia tem mais um caso confirmado de coronavírus, pacientes são de Feira de Santana

(Foto: ATTA KENARE/AFP)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na noite do último sábado (7) mais um caso de coronavírus. De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, novamente trata-se de um paciente em Feira de Santana.

LEIA TAMBÉM

Bahia tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Ele tem 42 anos e teve contato domiciliar com a primeira pessoa confirmada do covid-19 no Estado. “Diferente do caso original, cujo contágio inicial foi na Itália, trata-se de uma transmissão local, sendo agora considerado circulante no estado. Cabe ressaltar que as pacientes vinham sendo monitoradas pelo CIEVS-BA em conjunto com a Vigilância Municipal de Feira de Santana”, explicou o secretário em suas redes sociais.

De acordo com Vilas-Boas, ambos seguem sendo monitorados. “Atualmente ambas se encontram em isolamento domiciliar, adotando todas as medidas de precaução de contato e evoluem clinicamente bem”, completou.

No Brasil, até o momento, são 19 casos confirmados. Esses são os únicos na região Nordeste até o momento. Há casos suspeitos sendo investigados também em Pernambuco.

255256257