Coronavírus: Publicada prorrogação do pagamento do Simples Nacional no CGSN

Conforme anunciado pelo Governo Federal, o CGSN publicou a prorrogação do vencimento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional, competências março, abril e maio

Conforme anunciado pelo Governo Federal, as medidas para setores econômicos atingidos pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), o Comitê Gestor do Simples Nacional publicou no DOE de ontem (18) a prorrogação do vencimento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional, competências março, abril e maio.

Leia na Íntegra:

RESOLUÇÃO Nº 152, DE 18 DE MARÇO DE 2020 D.O.U em 18/03/2020 edição extra

Prorroga o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional.

O Comitê Gestor do Simples Nacional, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, o Decreto nº 6.038, de 7 de fevereiro de 2007, e o Regimento Interno, aprovado pela Resolução CGSN nº 1, de 19 de março de 2007, resolve:

Art. 1º Em função dos impactos da pandemia do Covid-19, as datas de vencimento dos tributos federais previstos nos incisos I a VI do caput do art. 13 e na alínea “a” do inciso V do §3º do art. 18-A, ambos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, apurados no âmbito do Simples Nacional e devidos pelos sujeitos passivos ficam prorrogadas da seguinte forma:

I – o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;
II – o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020;
e III- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.
Parágrafo único. A prorrogação do prazo a que se refere o caput não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhidas.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ BARROSO TOSTES NETO
Presidente do Comitê

Um dia após decreto, Miguel recebe líderes religiosos para discutir medidas preventivas ao covid

Entidades religiosas acataram pedido (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Após anunciar medidas mais restritivas no começo da semana, ontem (17) o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) recebeu líderes religiosos para debater as ações conjunta de combate ao novo coronavírus. No encontro o gestor pediu a compreensão e apoio das entidades.

LEIA TAMBÉM

Coronavírus: Miguel Coelho recomenda que igrejas suspendam missas e cultos

Uma das ações impostas na segunda-feira (17), a Prefeitura impediu a realização de celebrações religiosas, coibindo a formação de aglomerações. Os pastores demonstraram apoio às medidas e chegaram a um consenso de que é necessário prudência nesse momento.

“Como líderes de comunidades cristãs, eles sabem da importância de preservar vidas e unir as pessoas em torno dessa missão. E, como cristão, sei também da necessidade de garantir o direito ao culto e de os fiéis ouvirem uma palavra de conforto e fé”, destacou Miguel.

General Augusto Heleno testa positivo para covid-19 e aguarda contraprova

General Augusto Heleno. (Foto: Marcello Casal Jr./ABR)

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno testou positivo para o coronavírus. Ele é mais um membro do governo Federal a apresentar sintomas da doença e aguarda a contraprova para confirmar ou descartar o covid-19.

A informação foi confirmada pelo próprio Heleno, hoje (18), em sua conta no Twitter. “Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA, acusou positivo. Aguardo a contraprova da Fiocruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados à covid-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas”, escreveu.

Ontem (17) o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo comunicou que não estava com o covid. Ele estava em isolamento domiciliar há alguns dias, com sintomas da doença.

Fernando Bezerra afirma que exame deu negativo para coronavírus

Desde que voltou de Brasília (DF) na semana passada o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) estava em isolamento domiciliar. Segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o líder do Governo no Senado tinha sintomas do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Porém, o resultado do exame deu negativo. A informação foi confirmada pelo próprio senador, em suas redes sociais na noite de terça-feira (17). “Meus amigos, o teste que fiz para o novo coronavírus deu resultado negativo! Quero agradecer as manifestações de carinho e solidariedade nesses dias de apreensão e lembrar a todos que redobrem os cuidados pra evitar a propagação do vírus, principalmente entre os mais vulneráveis“, escreveu FBC.

A preocupação foi porque ele teve contato com vários membros da comitiva de Jair Bolsonaro que visitou os Estados Unidos, entre eles o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten.

Paulo Afonso: 1º caso suspeito de covid-19 é descartado

Quatro casos estão sendo monitorados (Foto: Divulgação/ Josué Damasceno/ IOC/Fiocruz)

O primeiro caso suspeito de coronavírus em Paulo Afonso (BA) foi descartado. O resultado foi anunciado em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (16), quando também foram divulgadas as medidas adotadas pela Prefeitura na prevenção a novos casos.

De acordo com o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde estão suspensas viagens do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), sendo mantidos apenas os pacientes oncológicos; suspensão de cirurgias eletivas; e visita de profissionais ao interior da cidade para averiguar possíveis casos da doença.

Quatro casos suspeitos

Apesar de ter descartado o primeiro caso, Paulo Afonso tem quatro em investigação. O mais recente é de um homem que tem 46 anos. Ele teve material coletado e enviado ao Laboratório Central (Lacen), de Salvador. Contudo, devido a grande demanda na capital, não há um prazo para a divulgação do resultado.

Bahia: Rui Costa anuncia medidas preventivas ao coronavírus e suspende eventos religiosos

Medidas são para cidades mais críticas (Foto: Agência Brasil)

As aulas na rede estadual da Bahia estão suspensas pelo período de 30 dias, a partir de hoje (17). A medida foi anunciada na segunda-feira (16) pelo governador Rui Costa (PT). Ainda ontem o gestor divulgou uma série de ações que precisam ser adotadas na prevenção ao coronavírus.

A suspensão vale para Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades nas quais já foram registrados casos de coronavírus. “Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, disse Costa.

Eventos religiosos

No decreto publicado nessa terça-feira também ficam suspensos eventos de cunho religioso, político ou cultural que reúnam mais de 50 pessoas nas três cidades citadas. Os ônibus e metrôs devem ser higienizados e turistas vindos de aeroportos, rodoviária e rodovias federais devem ter suas temperaturas testadas.

Bahia tem três novos casos

Um boletim divulgado no final da manhã confirmou mais três casos de coronavírus na Bahia: um homem de 42 anos, do município de Prado, com passagens por Milão e Londres; e duas mulheres de Porto Seguro, de 35 ano e 45. Elas tiveram contato com um empresário de São Paulo.

Ele testou positivo no seu estado de origem e mesmo assim viajou para a Bahia, num jatinho particular para passar o final de semana em Itacaré. Uma das pacientes é esposa dele e a outra, uma empregada. Rui Costa acionou a Justiça para processar esse empresário por colocar a saúde dos outros em risco.

Brasil registra 1º morte por coronavírus, paciente é de São Paulo

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Um paciente de 62 anos é a primeira morte confirmada por coronavírus no estado de São Paulo. A informação foi confirmada hoje (17) pelo Governo do Estado. A vítima tinha diabetes e uma série de problemas que agravaram seu quadro.

Ainda não foi divulgado se ele viajou a algum país europeu ou asiático. Além de ser a primeira morte de São Paulo, esse é o primeiro óbito do Brasil. Diante de mais de 300 casos, o Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar “de quatro a cinco meses”.

Mais detalhes serão apresentados durante coletiva de imprensa na tarde dessa terça-feira. É importante ressaltar que na Bahia e Pernambuco os casos continuam sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde.

Juazeiro: Prefeitura declara Situação de Emergência por conta do coronavírus e estende suspensão das aulas

Prefeito anunciou novas medidas preventivas (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Juazeiro (BA) Paulo Bomfim anunciou medidas mais efetivas na prevenção ao coronavírus. Durante uma coletiva de imprensa convocada para a manhã dessa terça-feira (17), ele assinou o Decreto nº 241/2020 no qual determina Situação de Emergência no município.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: Prefeitura suspende aulas e eventos públicos por sete dias

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), até hoje são 26 casos notificados de H1H1, dos quais seis foram descartados, 15 permanecem em investigação e cinco já foram confirmados, um deles resultou em morte. Em relação ao coronavírus, são quatro suspeitos: dois descartados e o restante em observação domiciliar.

“Estamos nos reunindo praticamente todo os dias, às vezes até duas vezes ao dia para ver como é que a gente faz para evitar um surto em Juazeiro. É importante a prevenção, se esse vírus chegar aqui e eu acho que vá chegar, ele chegue mais leve”, pontuou o prefeito.

LEIA MAIS

Funcionária questiona motivo para unidades escolares continuarem abertas, mesmo após decreto da Prefeitura de Petrolina

SEDUCE explicou situação (Foto: ASCOM)

A decisão de suspender as aulas na rede municipal de ensino de Petrolina a partir desta quarta-feira (18) é uma medida preventiva da Prefeitura na luta contra o coronavírus. Porém, algumas servidoras da Educação estão questionando o fato de as unidades escolares continuarem abertas.

LEIA TAMBÉM

Miguel decreta estado de emergência; Petrolina tem nove casos suspeitos de coronavírus e três de H1N1

Auxiliares de cozinha e de serviços gerais, juntamente com as coordenadoras continuarão trabalhando normalmente mesmo com aulas suspensas. “Por que precisamos trabalhar em uma unidade vazia, já que fomos contratados para servir as crianças? Ele decreta a suspensão das atividades e de alguns profissionais, mas e os nossos filhos com quem ficarão?”, questionou uma funcionária que preferiu não se identificar.

Outro lado

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina. Através de nota a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) explicou a situação. A suspensão das aulas anunciada ontem (16) pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) busca reduzir a aglomeração de pessoas, todavia, os serviços estão mantidos.

“A suspensão das aulas tem o objetivo de reduzir a aglomeração de pessoas nos prédios escolares (estudantes, profissionais em Educação e familiares) visando o bem coletivo. Essa medida reduz o número de pessoas circulando nas unidades seguindo o determinado no decreto (até 100 pessoas). A determinação no presente momento é suspender somente as aulas, no entanto as unidades escolares continuam funcionando na esfera administrativa, ainda que em horário e número de funcionários reduzido, a fim de garantir que as famílias que precisam de declarações de manutenção de benefícios consigam o atendimento“, destaca a nota.

Salgueiro tem quatro casos suspeitos de covid-19

Dois pacientes estiveram em São Paulo e mantiveram contato com outras duas pessoas (Foto: Arquivo)

Além de Petrolina, Salgueiro (PE) também tem casos suspeitos do novo coronavírus. A informação foi repassada pela Prefeitura na última segunda-feira (16). De acordo com a gestão, são quatro casos em análise, sendo que dois deles são pacientes vindos de São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Miguel decreta estado de emergência; Petrolina tem nove casos suspeitos de coronavírus e três de H1N1

Eles foram atendidos na rede particular de Salgueiro e continuam em análise. Os outros dois casos suspeitos são de pessoas em contato direto com os primeiros. Todos os quatro têm sintomas gripais, tiveram material coletado e aguardam o resultado do exame.

Nessa terça-feira (17) a Prefeitura apresentará o Plano de Contingência do covid-19. O prefeito Clebel Cordeiro (MDB) também publicará um Decreto com as medidas adotadas pelo município. “O momento pede responsabilidade e cuidados, não pânico”, destaca o Executivo.

Faculdades de Juazeiro e Petrolina suspendem aulas por conta do coronavírus

Assim como as instituições de ensino superior públicas já haviam anunciado, as faculdades particulares de Juazeiro (BA) e Petrolina suspenderam as atividades acadêmicas a partir dessa terça-feira (17). Em Petrolina, Facape e UniFTC se juntaram a Uninassau e paralisaram o cronograma de 2020.

“A Facape seguirá com suas atividades internas para que coordenadores dos cursos junto aos professores, desenvolvam um plano pedagógico visando a não interrupção dos estudos dos alunos durante este período”, destacou a autarquia.

LEIA TAMBÉM

Coronavírus: instituições de ensino superior suspendem aulas em Petrolina

Na UniFTC a suspensão começa a valer na quarta-feira (18), assim como na rede municipal de ensino. A determinação afeta estágios e atividades fora da instituição. As aulas seguirão no ambiente virtual.

Já na Fasj, em Juazeiro, as aulas estão suspensas de hoje até o 29 de março. Estágios e atividades supervisionadas também param. Caso haja necessidade de estender o prazo, a instituição emitirá uma nova nota aos alunos e funcionários.

Por conta do coronavírus, Câmara de Vereadores suspende sessões até o final de março

Trabalhos estão paralisados até o final de março (Foto: Blog Waldiney Passos)

No sábado (14) Petrolina registrou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus e seguindo as orientações do município e dos órgãos de saúde, a Câmara de Vereadores anunciou hoje (16) a suspensão das sessões ordinárias. Dessa forma, a homenagem ao Dia da Mulher marcada para esta terça-feira (17) será adiada.

A Diretoria da Casa Plínio Amorim não comentou oficialmente o caso, mas fontes ligadas ao Poder Legislativo afirmam que a decisão já está tomada. Inclusive a vereadora Cristina Costa (PT) emitiu um comunicado em suas redes sociais anunciando o adiamento da homenagem às mulheres.

A expectativa é que a Câmara emita um comunicado nas próximas horas. A partir de hoje também estão suspensas as aulas nas instituições de ensino superior da cidade, bem como no IF-Sertão. As aulas na rede municipal, no entanto, estão mantidas.

 

Lagoa Grande: Prefeitura anunciará plano de contingenciamento ao covid nesta terça-feira

Entidades se mobilizam para evitar casos e atender possíveis pacientes

Em meio a preocupação com os casos de coronavírus, a Prefeitura de Lagoa Grande (PE) convocou secretários e coordenadores para definir um plano de contingenciamento ao covid-19. A reunião acontecerá foi realizada no final de semana e as orientações serão apresentadas na próxima terça-feira (17).

A Prefeitura destaca que, até o momento, não há nenhum caso suspeito ou confirmado na cidade. Porém, assim como outras gestões, em Lagoa Grande o foco é prevenir e se preparar para possíveis problemas futuros. “Como medida de prevenção será baixado um decreto nas próximas horas, onde será publicado, uma série de medidas que visam reforçar o plano de contingenciamento municipal de saúde, que foi elaborado pela equipe da Secretaria de Saúde, que traz todos os trabalhos de fluxograma, de atendimento”, explica a Prefeitura.

No Sertão, o único caso suspeito em investigação foi anunciado no último sábado (14), de uma turista que chegou a Petrolina na véspera. Ela teve contato com um paciente infectado em Brasília (DF) e está em isolamento.

Coronavírus: instituições de ensino superior suspendem aulas em Petrolina

Univasf já havia suspendido aulas em Juazeiro (Foto: Arquivo)

As instituições que integram o Consórcio Pernambuco Universitas decidiram suspender as aulas a partir dessa segunda-feira (16). A medida anunciada no domingo (15) tem como objetivo prevenir possíveis novos casos de coronavírus no Estado.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

Seguindo recomendações da Prefeitura, Univasf suspende aulas no campus Juazeiro

Dessa forma Univasf, UPE, UFRPE, Ufape e Unicap, além do IF-Sertão e IFPE ficarão sem aula até o dia 31 de março. A Univasf ainda adotará medidas nos campi da Bahia e Piauí.

LEIA MAIS

Paulo Câmara tem reunião com secretários, membros do Poder Judiciário e outros órgãos sobre o Novo Coronavírus

O governador de Pernambuco Paulo Câmara se reuniu, na manhã deste domingo (15), com membros do Poder Judiciário e de outros órgãos de Pernambuco para apresentar as medidas que o Governo do Estado vem tomando em decorrência do enfrentamento ao coronavírus. Durante a reunião, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os representantes das instituições divulgaram as ações que estão sendo tomadas dentro das suas competências e destacaram a importância da iniciativa .
“Acabamos de realizar uma importante reunião com representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, Defensoria Pública, dos Tribunais de Contas, Regional do Trabalho, Eleitoral, entre outros órgãos. O nosso objetivo foi o de repassar todas as informações sobre o covid-19 em nosso estado e alinhar medidas que vão nos ajudar a atravessar esse momento. O engajamento de todos é fundamental. Logo mais, reunirei toda minha equipe para avaliação do dia de hoje e adoção de novas medidas”, afirmou o governador Paulo Câmara.