Ipubi registra primeiro caso suspeito de coronavírus

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Ipubi (PE) é mais um município do Sertão de Pernambuco a registrar casos suspeitos do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Prefeitura na manhã desse domingo (22).

De acordo com o governo municipal, trata-se de uma paciente com 43 anos. Ela tem os sintomas de gripe e esteve em um local de transmissão do covid-19.

“A mesma foi orientada e está em quarentena. Reforçamos mais uma vez a importância de que todos devem permanecer em casa“, alerta a Prefeitura.

Uauá registra primeiros casos suspeitos de coronavírus

O município de Uauá (BA) é mais uma cidade da região a registrar casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura, na noite de sábado (21) foram notificados três casos e todos os pacientes já tiveram seus materiais coletados.

LEIA TAMBÉM

Uauá tem primeiro caso suspeito de H1N1

Tratam-se de dois adultos e uma criança. Um homem de 42 anos foi o primeiro a dar entrada no Hospital Municipal Dr. Jair Braga. Ele apresentava sintomas como tosse, febre e garganta inflamada e disse ter visitado Feira de Santana, cidade que já teve casos confirmados da doença. Ele está em quarentena domiciliar.

Os demais pacientes são sua esposa e filho, que apresentaram os mesmos sintomas do homem. Dessa forma toda família está em quarentena e segue monitorada pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Os resultados dos exames deve sair nos próximos dias.

Criado em Petrolina grupo solidário para enfrentamento ao Coronavírus

Adquirir, até o dia 31 deste mês,  20 respiradores e EPI’s para pacientes com sintomas do Coronavírus (Covid 19) e da gripe H1N1 internados em unidades de saúde das cidades de Petrolina – PE e Juazeiro – BA. Esta é a meta inicial do grupo ‘Respira Vida VSF’, criado nesta quinta-feira (19), por médicos e empresários voluntários da região.

Reunidos na sede da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – URSF/FIEPE, os voluntários decidiram dar início à campanha convocando a população a participar de uma ‘Vaquinha’. As doações, de qualquer valor, em cartão de crédito ou boleto bancário, poderão ser feitas através do contato de Whatsapp de número (87) 98874 – 2204, que receberá as mensagens e vai fornecer o link para a doação.

Os interessados também poderão contribuir com a campanha por depósitos no Banco Sicredi (748), agencias 2101, conta 08194.9 e CPF: 501 721 904 87, de titularidade do médico e professor da Univasf Itamar Santos, um dos idealizadores do grupo.

De acordo com uma das coordenadoras da campanha, a médica e também professora da Univasf Karina Lustosa, os respiradores são equipamentos utilizados em pacientes com insuficiência respiratória e os EPI’s para profissionais de saúde. “Instrumentos fundamentais para que os nossos hospitais possam atender de forma adequada esta situação de urgência e emergência vividas hoje com a pandemia do Coronavírus (Covid 19)”, ressaltou.

Além dos professores da Univasf e da unidade regional da FIEPE, participam ainda do grupo, a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Petrolina), a Fundação Pedro Lorenzo, a Prefeitura de Petrolina, a Unimed Vale do São Francisco, o Sicredi Vale do São Francisco, meios de comunicação de Petrolina e Juazeiro, clubes de serviços e entidades de apoio social.

Urgente: Paulo Câmara determina fechamento do comércio em Pernambuco

Governador anunciou medida nessa manhã

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) anunciou há pouco mais medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no Estado. A mais nova determinação é, a partir de domingo (22), o fechamento do comércio, serviços e obras de construção civil.

“Estamos adotando novas medidas para retardar ao máximo o avanço da epidemia do coronavírus em nosso Estado. A partir do próximo domingo, dia 22 de março, vamos determinar o fechamento do comércio, serviços e das obras da construção civil“, anunciou Câmara.

Serviços essenciais são mantidos

A determinação não abrange serviços como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de obras e serviços essenciais, como hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet.

Segundo o governador, essa nova medida busca fazer com que o máximo de pessoas fiquem em casa, evitando o contato social. “Precisamos nesse momento que o maior número possível de pessoas fique em casa para que tenhamos o mínimo de contato social”, disse.

Anvisa aprova primeiros testes rápidos para diagnosticar novo coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou os primeiros oito kits específicos para o diagnóstico do novo coronavírus. Os testes rápidos buscam auxiliar os profissionais da saúde no diagnóstico da doença no país. Estima-se que os resultados fiquem prontos em 15 minutos.

Os resultados dos testes rápidos devem ser analisados, juntamente com os dados e informações do paciente. De acordo com a Anvisa, a oferta e a produção dos kits irão depender da capacidade de cada empresa que recebeu o registro.

A rapidez do órgão em autorizar os kits é uma estratégia para o enfrentamento da pandemia global. Os kits são divididos em dois grupos: os que usam amostra de sangue e detectam anticorpos (IgM e IgG) e os que usam amostras das vias respiratórias dos pacientes, nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Coronavírus: equipes intensificam fiscalização a supermercados de Juazeiro e Petrolina

Os governos municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina intensificaram a fiscalização nos supermercados da região. Isso porque desde  quinta-feira (19) já está valendo o decreto municipal que restringe o número de clientes nos estabelecimentos comerciais.

LEIA TAMBÉM

Com 15 suspeitas e 1 caso descartado de coronavírus, Petrolina vai fechar feiras livres e recomendar limite de público nos supermercados

Em Petrolina a fiscalização começou ainda ontem. Os fiscais estiveram em mercados e atacados, conferindo se os empresários estavam cumprindo a determinação. Equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurbh) fazem esse trabalho.

Na cidade vizinha, um leitor flagrou nessa sexta-feira (20) uma longa fila próximo a um atacado. As pessoas estão do lado de fora aguardando a autorização da entrada. A limitação dos consumidores foi anunciada via decreto municipal publicado no Diário Oficial de ontem.

As medidas foram adotadas em meio a pandemia global do novo coronavírus. Juazeiro tem ainda casos suspeitos e confirmados de H1N1, um deles resultando em óbito.

Paulo Afonso tem mais seis casos suspeitos de coronavírus

Município tem 12 casos suspeitos (Foto: Ascom/PMPA)

O último boletim informativo divulgado pela Prefeitura de Paulo Afonso (BA), na quinta-feira (19) traz mais seis casos suspeitos de coronavírus na cidade. Os pacientes já tiveram o material coletado e aguardam o resultado dos exames feitos em Salvador.

LEIA TAMBÉM

Paulo Afonso: 1º caso suspeito de covid-19 é descartado

Com casos suspeitos de coronavírus, Prefeitura de Paulo Afonso implanta barreira sanitária na Rodoviária e Aeroporto

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos suspeitos são cinco homens, com 21, 24, 37, 48 e 76 anos idade, além de uma mulher de 21 anos. No total Paulo Afonso tem 12 casos em investigação e um já descartado, após exame laboratorial.

Todos os casos suspeitos estão seguindo as recomendações da Vigilância em Saúde e permanecem em isolamento domiciliar, além do acompanhamento das equipes de saúde da cidade. Em meio a pandemia global, a Prefeitura pediu aos munícipes e imprensa local que se atentem às fake news e busquem sempre informações nos canais oficiais da gestão, como Facebook e Instagram.

Petrolina: município atualiza números de casos suspeitos e descartados do coronavírus e H1N1

Sete casos no total já foram descartados (Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

Em uma live realizada na noite de quinta-feira (19) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) atualizou os dados sobre o coronavírus na cidade. Seis casos foram descartados e outros 13 continuam sendo investigados como suspeitos. Do H1N1, dois deram negativo e sete permanecem em avaliação.

LEIA TAMBÉM

Miguel cobra à ANAC fechamento do aeroporto de Petrolina

Com os seis de ontem, Petrolina já descartou sete casos suspeitos de covid-19. Durante a live o gestor anunciou a entrega dos kits alimentares para alunos da rede municipal, cuja aulas estão suspensas seguindo o decreto municipal publicado no começo dessa semana.

Sem casos confirmados até o momento, o prefeito pediu aos petrolinenses que respeitem as recomendações: isolamento e higiene pessoal. “Todas as medidas estão sendo reforçadas e comunicadas com transparência. Contudo, é fundamental que a população permaneça em suas casas. Já está provado que a grande maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, então, o jeito é evitar contato nesse período e preservar a saúde de todos”, disse.

Detran da Bahia suspende provas teóricas e práticas

Medida afeta unidades do interior, como em Juazeiro (Foto: Reprodução/Google Maps)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) decretou Situação de Emergência devido a pandemia global do novo coronavírus. Com isso vários serviços públicos estão sofrendo modificações, um deles é o ofertado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

LEIA TAMBÉM

Bahia: Rui Costa anuncia medidas preventivas ao coronavírus e suspende eventos religiosos

As provas teóricas e práticas para primeira habilitação estão suspensas, a partir dessa quinta-feira (19). A expectativa, segundo o portal G1, é que a determinação dure por pelo menos 15 dias. A prorrogação ou mudança acontecerá apenas com uma alteração no quadro do covid-19 na Bahia.

A medida é válida não apenas para Salvador e demais municípios afetados, atingindo todas as unidades do estado, inclusive em Juazeiro. De acordo com o Detran, a convocação das provas será feita por uma ordem cronológica, seguindo os agendamentos dos candidatos.

Urgente: Brasil fecha fronteiras com países vizinhos da América do Sul

Decisão foi anunciada nessa quinta-feira (Foto: Internet)

O Governo Federal determinou o fechamento de fronteiras do Brasil com seus países vizinhos na América do Sul. O decreto foi anunciado no início da tarde dessa quinta-feira (19), via decreto e leva em conta a pandemia global do coronavírus.

A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil. No entanto o governo não informou até quando as fronteiras ficarão fechadas.

O fechamento vale para os seguintes países:

LEIA MAIS

Juazeiro tem 10 casos notificados de coronavírus e 30 de H1N1

Na terra de João Gilberto, H1N1 é a maior preocupação (Foto: Ascom/PMJ)

Juazeiro tem hoje 10 casos notificados do novo coronavírus e 30 de H1N1. Os dados foram apresentados no final da manhã dessa quinta-feira (19), pela Secretaria de Saúde (SESAU). Apesar da pandemia global do covid-19, o que preocupa na cidade baiana é a gripe.

Já são cinco casos confirmados no município, um deles resultando em morte. Outros 18 seguem em investigação e sete já foram descartados. Em relação ao coronavírus, dos 10 notificados sete permanecem em investigação pela SESAU.

O município está em Situação de Emergência e adotou medidas para evitar a aglomeração de pessoas nos espaços públicos. As aulas na rede municipal foram suspensas, eventos e atos públicos estão proibidos e ontem (18) o Governo Municipal publico um decreto criando um Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao covid.

Exame de idoso que morreu no RJ aponta presença do coronavírus

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O primeiro exame feito em um idoso de 69 anos, morto na terça-feira (17) em Niterói (RJ) indicou a presença do novo coronavírus. A informação foi repassada pelo prefeito da cidade, Rodrigo Neves na manhã dessa quinta-feira (19).

Agora o município aguarda a contraprova para confirmar ou descartar o que seria o primeiro óbito do RJ pela doença. O homem morreu na rede articular, em decorrência de um choque séptico e pneumonia. O enteado da vítima estava nos Estados Unidos e testou positivo em 11 de março.

No começo da semana São Paulo confirmou a primeira morte do Brasil, por conta da doença. Os dois estados são os mais afetados do país e têm encontrado dificuldades para notificar a presença do covid-19.

Mesmo com recomendações, juazeirenses e petrolinenses fazem fila em busca de álcool em gel

Uma recomendação simples: evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus. Contudo, os petrolinenses não estão cumprindo essa orientação dos governos Federal, Estadual e Municipal. Diversos leitores do Blog Waldiney Passos entraram em contato conosco para relatar as longas filas em estabelecimentos comerciais nessa quinta-feira (18).

LEIA TAMBÉM

Miguel decreta estado de emergência; Petrolina tem nove casos suspeitos de coronavírus e três de H1N1

Juazeiro: Prefeitura declara Situação de Emergência por conta do coronavírus e estende suspensão das aulas

O motivo? A busca por álcool em gel, item que teve um “boom” desde o registro dos primeiros casos da doença no país. Nas filas é possível ver homens e mulheres, com ou sem máscara, colocando sua saúde e a de outros em risco por conta de um item.

Os flagrantes foram feitos na Rua Dom Vital, Centro de Petrolina; no bairro Maria Auxiliadora, também em Petrolina e no Centro de Juazeiro. Apesar de ser útil na higiene das mãos, o álcool em gel não substitui o simples ato de lavar as mãos com água e sabão.

Senhor do Bonfim tem caso suspeito de coronavírus e Prefeitura adota medidas

Prefeito publicou Decreto e falou sobre caso suspeito

Senhor do Bonfim (BA) é mais um município da região a notificar um caso suspeito do novo coronavírus. A informação foi confirmada na quarta-feira (17) pelo prefeito Carlos Brasileiro (PT) durante uma live. De acordo com o gestor, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado do exame feito em Salvador.

“Uma colega nossa, professora de Educação Física foi a Salvador fazer um treinamento, voltou para Bonfim e de pronto ficou acamada. A coisa se agravou e ela foi internada em um hospital da cidade. Já foi feita a coleta e foi enviado a Salvador“, disse o prefeito.

Ainda ontem Brasileiro publicou o Decreto n° 055/2020, no qual determina as ações preventivas na cidade. Eventos públicos e aulas estão suspensas por 30 dias, servidores com mais de 60 anos poderão trabalhar de casa. O Decreto está disponível no Diário Oficial de Senhor do Bonfim.

Leitora questiona funcionamento da Policlínica de Petrolina em meio a pandemia de covid-19; Prefeitura responde

Medidas de prevenção também são aplicadas na unidade (Foto: Ascom/PMP)

Desde sábado (14) a Prefeitura de Petrolina tem adotado medidas de prevenção ao coronavírus no município, contudo uma leitora do Blog Waldiney Passos entrou em contato via WhatsApp para questionar um ponto: o funcionamento da Policlínica Municipal.

Segundo ela, a unidade localizada no Centro da cidade, vive lotada de pacientes e algo mais incisivo precisa ser feito. “Ela está super lotada todos os dia. Será que vai adiantar fechar as escolas?“, perguntou. A indagação foi repassada à Secretaria de Saúde.

Outro lado

De acordo com a gestão municipal, “a Policlínica Municipal da Prefeitura de Petrolina está adequando os atendimentos de forma a diminuir aglomerações”. Foram suspensas consultas ambulatoriais e serviços menos urgentes acabaram reduzidos.

Em nota, a Secretaria de Saúde ressaltou que “serão mantidos atendimentos essenciais para grupos prioritários como gestantes, hipertensos, diabéticos, pacientes com comorbidades e a realização de pré-natal de alto risco”.