Com dois casos confirmados, Petrolina cria Gabinete de Gestão de Crise para enfrentamento ao covid-19

Todos unidos contra o coronavírus (Foto: Ascom/PMP)

O município de Petrolina agora tem um Gabinete de Gestão de Crise, criado para discutir medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Integram o Gabinete setores de segurança e saúde pública os quais já se reuniram e iniciaram as ações emergenciais.

De acordo com a Prefeitura, “o objetivo é estabelecer o fluxo de informações para antecipação de cenários e criar protocolos para cuidar da crise conforme o cenário se concretize”. Petrolina já tem dois casos confirmados do covid-19 e alguns em investigação do H1N1.

A Secretaria de Saúde ficará com a missão de fornecer informações e previsões sobre a doença, para que assim as forças de segurança consigam se precaver com os cenários futuros. Participaram da reunião membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Secretaria Executiva de Segurança Pública), Secretaria Municipal de Saúde, do procurador do Município, Polícia Militar,  Marinha e Polícia Rodoviária Federal.

Juazeiro: morte de detento será investigada pela Polícia Civil, afirma SEAP

Carlos Souza foi encontrado sem vida por agentes da unidade (Foto: Reprodução/Google Maps)

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP) emitiu uma nota ao Blog sobre a morte de um detento no Conjunto Penal de Juazeiro (BA). A vítima foi encontrada dentro de uma cela na quarta-feira (25) já sem vida, por volta de 7h.

LEIA TAMBÉM

Detento é encontrado morto no Conjunto Penal de Juazeiro

A SEAP não comentou sobre um possível suicídio do detento, identificado como Carlos de Jesus Souza. De acordo com a Secretaria, “ele estava sozinho na cela” e “as circunstâncias do fato serão apuradas pela Polícia Civil” da cidade.

Carlos Souza ficou em isolamento porque apresentou sintomas semelhantes ao do coronavírus, procedimento adotado pelas unidades em todo Estado. “Estamos com o nosso PLANO DE CONTINGÊNCIA em ação, para garantir a saúde de cada um dos internos do Sistema Penitenciário da Bahia. Até a presente data 26/03/2020 não temos nenhum caso ou suspeita da Covíd-19”, destacou a Secretaria.

AMMPLA determina novo percurso dos ônibus da Joafra durante pandemia do coronavírus

Pandemia do coronavírus altera trajeto dos ônibus da Joafra em Petrolina (Foto: Ilustração/Internet)

O Poder Executivo Municipal tem adotado uma série de medidas contra o coronavírus e na quarta-feira (25) a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) publicou a Portaria n° 006/2020. O documento “estabelece medidas de prevenção ao contágio” do covid-19.

A AMMPLA determinou um novo percurso aos veículos da Joafra, empresa responsável pelo transporte interestadual entre Juazeiro (BA) e Petrolina, durante a pandemia. Os ônibus deverão executar o seguinte trajeto: Ponte Presidente Dutra – Viaduto dos Barranqueiros – Avenida Nilo Coelho – Rua Conde D’eu (Gercino Coelho) – Avenida das Nações – Rotatória do Viaduto – voltar à Ponte e seguir a Juazeiro.

“O não cumprimento deste percurso implicará em remoção do veículo ao depósito do órgão competente“, ressalta a AMMPLA na Portaria. Conforme o Artigo 3º do documento, a determinação já está valendo desde ontem.

Juazeiro tem mais duas notificações de coronavírus, mas segue sem novas confirmações

Não há confirmação de óbito pelo covid

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) divulgou há pouco o boletim dessa quinta-feira (26), onde traz novas notificações de coronavírus. Ontem (25) eram 16 casos notificados, número que subiu para 18. Em relação ao H1N1, não houve alteração.

O município tem 44 notificações de H1N1, dos quais 10 casos foram confirmados – incluindo duas mortes – , 23 seguem em investigação e 11 são suspeitos. Das 18 notificações do covid-19, 10 foram descartados, seis em análise e dois foram confirmados.

Não há mortes pelo novo coronavírus na cidade baiana. A recomendação da SESAU é que a população evite aglomerações e respeite o isolamento social.

Bolsonaro inclui lotéricas nos serviços essenciais, mas empresários de Juazeiro ainda não conseguem abrir unidades

O Diário Oficial da União dessa quinta-feira (26) traz o Decreto nº 10.292/2020, no qual o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) altera a lista de serviços essenciais e inclui o funcionamento de casas lotéricas e atividades religiosas. Ou seja, a partir de hoje as unidades de todo país podem retomar as atividades.

Há alguns dias o Blog Waldiney Passos mostrou a queixa de empresários e usuários das lotéricas em Juazeiro (BA), que na terça-feira (24) não poderiam mais funcionar devido a um decreto municipal, tendo como justificativa evitar aglomerações.

LEIA TAMBÉM

Lotéricas de Juazeiro estão fechadas a partir de hoje e proprietário questiona medida

Por ser um decreto, não é necessário aval do Congresso para a medida entrar em validade. Contudo, um empresário tentou retomar o trabalho da unidade na cidade vizinha e foi impedido pela Guarda Civil Municipal. “Estava preparando a abertura e chegou uma equipe da Ronda, disse que não poderia abrir. Não entendo de leis, falaram que o prefeito tem que alterar o decreto dele para valer”, afirmou.

O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro para questionar o motivo de a Guarda impedir a reabertura das lotéricas. Até a conclusão dessa matéria não tivemos resposta. Reiteramos que o Blog segue aberto aos esclarecimentos.

Covid-19: Transforma Petrolina inicia campanha de arrecadação em domicílio de alimentos e kits de higiene

(Foto: Jonas Campos/ASCOM)

Além dos riscos à saúde, a pandemia do coronavírus trará efeitos graves às finanças dos brasileiros, principalmente, os mais pobres. Para minimizar o impacto social da crise, a Prefeitura de Petrolina iniciou uma série de medidas.

Uma delas é a campanha de arrecadação de alimentos e material de limpeza para o público mais vulnerável. A mobilização será feita pelo programa Transforma Petrolina com uma coleta dos donativos em domicílio para evitar aglomerações.

 Para doar, a população deve entrar em contato pelo Instagram @transformapetrolina ou nos telefones: (87) 9.9634-9252; (87) 9.9639-3890; (87) 9.8875-1175; ou (74) 9.8814-1112. Deve  ser fornecido o endereço do doador para a equipe da Prefeitura agendar a coleta dos mantimentos.

Os funcionários envolvidos no recolhimento dos donativos estão orientados a evitar contato físico com os doadores, prevenindo assim, a possibilidade de contágio. O serviço estará disponível ao público, tanto para a coleta quanto o atendimento, no horário das 8h às 18h.

A prioridade é que a população doe alimentos não-perecíveis, tais como, feijão, arroz, macarrão, fubá, leite em pó entre outros. Já os materiais de higiene solicitados são desinfetantes, detergentes, creme dental e sabão. Tudo o que for arrecadado será destinado a comunidades pobres da cidade, organizações sociais e pessoas em situação de rua.

Outra medida prevista para o enfrentamento ao coronavírus é uma campanha para trabalho voluntário de profissionais da área de saúde. O Transforma Petrolina deve anunciar ainda esta semana os critérios e vagas necessárias para os interessados a atuar na linha de combate à Covid-19.

Paulo Afonso descarta mais seis casos suspeitos de coronavírus

Mais seis exames de pacientes com suspeita de coronavírus em Paulo Afonso (BA) deram negativo. Os resultados foram apresentados ontem (23), no final da tarde pela Prefeitura da cidade. Com isso, sobe para 13 os casos descartados.

LEIA TAMBÉM

Paulo Afonso tem mais seis casos suspeitos de coronavírus

Outros dois seguem em investigação, aguardando o Lacen, em Salvador, liberar os resultados. Os pacientes estão sendo monitorados pela equipe de vigilância de Paulo Afonso.

A cidade foi uma das primeiras da região a ter casos suspeitos do novo coronavírus e de imediato adotou medidas para enfrentar o vírus: adoção de barreiras na rodoviária, aeroporto entre outros.

Pernambuco: Governo anuncia decreto que permite trabalho remoto a servidores e terceirizados

Servidores estaduais e terceirizados estão em home office (Foto: Paulo Paiva/DP)

O Governo de Pernambuco publicou na noite de domingo (22) mais um decreto com medidas de enfrentamento ao novo coronavírus durante a pandemia. As orientações são voltadas aos servidores estaduais e já estão valendo nessa segunda-feira (23).

Por meio de decreto, o Governo determina que o atendimento presencial prestado por órgãos estaduais deve ser substituído por atendimento remoto, buscando proteger os servidores e diminuindo a aglomeração de pessoas num mesmo ambiente.

As orientações também valem para os terceirizados que atuam na administração estadual. Contudo, não se aplicam aos serviços públicos essenciais e presenciais, a exemplo das áreas de saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, infraestrutura e recursos hídricos, abastecimento de água, segurança alimentar, sistema prisional e socioeducativo e defesa do consumidor.

Juazeiro confirma 1º caso de coronavírus

O primeiro caso de coronavírus na cidade de Juazeiro (BA) foi confirmado há pouco pela Secretaria de Saúde (SESAU). O paciente em questão está em quarentena desde que chegou ao município, tinha feito o exame e o resultado deu positivo.

Juazeiro já havia confirmado casos de H1N1, incluindo óbitos. “O paciente é do sexo masculino, está sendo monitorando e acompanhando, não apresenta nenhum agravo e nem complicação em seu quadro de saúde. Reforçamos à população que é necessário e obrigatório o isolamento domiciliar”, disse a secretária Fabíola Ribeiro.

A cidade tem hoje 38 notificações de H1N1, nove já confirmados, oito descartados e 21 em investigação. De coronavírus, são 13 notificados, seis descartados e seis em investigação.

Leitora afirma que kit de alimentação não foi entregue no José e Maria; Prefeitura pede paciência aos pais

Entrega era para acontecer hoje na unidade (Foto: Reprodução/Google Maps)

A entrega dos kits de alimentação escolar aos alunos da rede municipal de ensino de Petrolina começou na sexta-feira (20) e segue ao longo dessa semana. Porém, o serviço foi alvo de reclamações de uma mãe. Ela alega ter ido à Escola Professor José Joaquim, no bairro José e Maria nessa segunda-feira (23), mas voltou de mãos vazias.

“Tinha marcado pra fazer a entrega dos kits hoje, fui buscar o do meu filho e ao chegar lá o pessoal da Secretaria da Escola informou que a Prefeitura não tinha enviado ainda os kits. Só que na sexta-feira passei em frente a unidade havia um papel na parede da escola dizendo que seria hoje a entrega“, contou ao Blog Waldiney Passos.

Segundo a mãe, o aviso que estava no portão da unidade foi removido hoje e até o momento nada foi resolvido. Em nota, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) explicou como está sendo feito o trabalho de entrega. Confira a seguir a íntegra da nota enviada pela Prefeitura de Petrolina:

LEIA MAIS

Boletim da prefeitura atualizado aponta casos suspeitos da Covid-19 em Petrolina

Miguel em reunião com secretários nesta segunda.

A Prefeitura de Petrolina atualizou o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O boletim, divulgado na noite desse domingo (22), aponta que já são 24 casos suspeitos; desses, 7 foram descartados e 8 aguardam o resultado. Restam 17 em investigação.

Segundo a prefeitura, casos leves acompanhados em domicílio não estão sendo notificados, seguindo orientação do governo do estado. Não há nenhuma confirmação da Covid-19 em Petrolina até o momento.

Ressalta-se que, dos casos 17 suspeitos, 9 estão aguardando a chegada do kit no município para testagem e 8 esperam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife.

LEIA MAIS

No Brasil, 1546 pessoas foram infectadas pela covid-19

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Dados divulgados nesse domingo (22) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 18 para 25 de sábado para domingo. Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1546.Os números foram apresentados pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em coletiva transmitida pela TV Brasil.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o país. Segundo a pasta, com a nova atualização, todos os estado brasileiros possuem casos do novo coronavírus. A Região Sudeste concentra o maior número de casos (926), seguida da Região Nordeste (231), da Sul (179), da Centro-Oeste (161) e a Região Norte (49).

São Paulo acumula o maior número de casos (631), seguido por Rio de Janeiro (186), Distrito Federal (117), Ceará (112), Minas Gerais (83) e Rio Grande do Sul (73).

LEIA MAIS

Jacobina: por conta do coronavírus, Prefeitura interditada cachoeiras

Cachoeiras estão fechadas até segunda ordem (Foto: Ascom/PMJ)

Ponto turístico frequentado não apenas pela população local, mas turistas de todo país, as cachoeiras de Jacobina (BA) foram interditadas pela Prefeitura. No sábado (21) equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Diretoria de Turismo fecharam o local.

A medida é uma prevenção ao coronavírus, evitando assim a aglomeração de pessoas. Além disso o Parque Municipal também foi fechado. O município também determinou o fechamento do comércio, bares e restaurantes.

“Já interditamos a Cachoeira Véu de Noiva, o Coxinho também já está interditado, tomaremos medidas no Parque Municipal das Macaqueiras e outras cachoeiras em nosso município, é hora de todos ficarmos em casa, precisamos da colaboração de todo cidadão na luta contra o coronavírus”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel Moura.

Bom exemplo: Salgueiro inicia campanha para ajudar idosos

Vários municípios do Sertão pernambucano estão adotando medidas rígidas de enfrentamento ao coronavírus. Em Salgueiro a Prefeitura determinou o fechamento das feiras livres, trabalho home office entre outras medidas, como o isolamento social.

Em meio a esse período de apreensão e cuidados redobrados, o time da cidade iniciou uma ação voltada aos idosos. “Adote um vizinho idoso” busca mobilizar torcedores do Carcará do Sertão numa corrente do bem. O objetivo é ajudar os mais velhos com a feira, compra de medicação etc.

Idosos estão no grupo de risco do covid-19 e devem evitar sair de casa. Dentro de campo o futebol pernambucano está paralisado e o Carcará suspendeu as atividades no Estádio Cornélio de Barros e academia.

Coronavírus: funcionários do setor hoteleiro de Petrolina citam apreensão durante pandemia

A determinação dos governos estadual e municipal é ficar em casa, evitar aglomerações e se proteger contra o coronavírus. O comércio a partir de hoje (22) está fechado, funcionando apenas os serviços essenciais, todavia em Petrolina os funcionários do setor hoteleiro e de motéis estão preocupado.

Nossa Redação recebeu queixas de trabalhadores dessas áreas, relatando que eles de alguma forma têm contato com os usuários dos serviços e pode haver a propagação de doenças. Os leitores nos questionaram como ficaria o funcionamento desses estabelecimentos.

Higiene e contato com usuários

“Camareiras têm contato com clientes e não sabemos de onde esses clientes vêm. Até o momento não está havendo fiscalização, os empregados estão tomando as medidas que têm que ser feitas: higienização em tudo, uso de máscara, luvas e álcool”, contou um leitor que será mantido em sigilo.

Um outro leitor relatou que os motéis estão abertos e continuam recebendo clientes. “As pessoas continuam frequentando os motéis“, relatou.

Ações de Vigilância

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina para saber se está havendo alguma ação específica nesse segmento, bem como se há orientações aos empresários e funcionários do setor. Até o encerramento dessa matéria não recebemos uma resposta.