Juazeiro contabiliza novas notificações de H1N1 e covid-19, mas sem novas confirmações

(Foto: Danny Lawson/AFP)

Depois de dias sem alterações consideráveis nas notificações de H1N1 e do novo coronavírus, Juazeiro (BA) voltou a registrar alta nos casos suspeitos de ambas as doenças. No boletim dessa quinta-feira (2) houve um salto de 52 para 54 notificações de H1; do covid-19 ontem eram 22 e hoje 28.

Segundo a Secretaria de Saúde do município (SESAU), das 54 ocorrências contabilizadas de H1N1, 13 foram confirmadas, somando dois óbitos. 24 casos são considerados suspeitos e 17 descartados.

Em relação ao covid-19, 15 foram eliminados, 11 seguem em análise aguardando resultado dos exames encaminhados ao Laboratório Central (LACEN) de Salvador e apenas dois estão confirmados. A Prefeitura ressalta que não há óbitos pelo novo coronavírus.

Salgueiro segue investigando dois casos suspeitos de covid-19

Prefeitura segue com medidas restritivas (Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

A Prefeitura de Salgueiro está monitorando dois pacientes com suspeita do novo coronavírus, segundo o boletim divulgado na noite de quarta-feira (1°). A boa notícia é que do total de 13 notificações do covid-19, 11 casos já foram descartados.

Mesmo assim, o prefeito Clebel Cordeiro (MDB) prorrogou por mais 15 dias, através do Decreto n° 17/2020, as medidas de enfrentamento ao covid-19. Dessa forma as aulas da rede municipal seguem suspensas, o comércio permanece fechado, bem como estão proibidos eventos e o transporte intermunicipal.

Enquanto a suspensão das aulas vigorar, o município continuará distribuindo os kits de merenda escolar nas unidades de Salgueiro, para garantir a alimentação dos alunos.

Coronavírus: com caso confirmado e dois em investigação, Prefeitura de Ipubi suspende feiras por tempo indeterminado

Ipubi tem um caso confirmado de covid-19

Ipubi, no Sertão de Pernambuco, registrou o primeiro caso do novo coronavírus nessa semana. Após a confirmação, o município contabilizou mais duas notificações da doença. Diante do cenário preocupante, o Poder Executivo adotou medidas mais restritivas.

LEIA TAMBÉM

Ipubi: feira live está suspensa devido à pandemia do coronavírus

No último sábado (28) a Prefeitura havia suspendido as feiras da sede e Serrolândia. Na quarta-feira (1°), o prefeito Chico Siqueira (PSB) prorrogou a decisão por tempo indeterminado. A medida veio através do Decreto n° 020/2020 que já está em vigor.

LEIA MAIS

Comerciantes de Juazeiro burlam fiscalização durante pandemia do coronavírus

Estabelecimento comercial está desobedecendo decretos em Juazeiro

O comércio de Juazeiro (BA) está fechado desde o dia 24 de março, após a Prefeitura publicar com medidas preventivas ao novo coronavírus. Contudo, nem todos os empresários e microempreendedores dos serviços considerados não essenciais estão seguindo as normas.

O Blog Waldiney Passos recebeu uma denúncia anônima via WhatsApp. A imagem mostrada acima foi feita na Rua Quintino Bocaiuva, Centro da cidade. De acordo com o leitor, os proprietários de uma loja de artigos para confecções estão driblando o decreto com o famoso “jeitinho brasileiro”.

“A loja está funcionando, eles abrem e colocam os clientes para dentro e depois fecham. Se eles podem fazer isso então todos podem fazer também“, argumentou o denunciante que procurou a Prefeitura para denunciar a situação, mas não teve retorno.

Nossa Produção também entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro, mas desde ontem (1º) aguarda uma resposta acerca da denúncia. Deixamos o espaço do Blog aberto aos questionamentos feitos por nossa equipe.

Pernambuco registra mais 2 mortes pela Covid-19; agora já são 8 óbitos no estado

(Foto: Danny Lawson/AFP)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (01), mais duas mortes provocadas por Covid-19 em Pernambuco. O estado tem 95 casos confirmados do novo coronavírus e oito mortes. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta, as duas mortes são de homens, de 64 e 81 anos, residentes de Recife e Olinda, respectivamente. Ambos faleceram em unidades públicas de saúde.

O paciente de 64 anos, morador do Recife, tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de ter passado por um transplante renal há 10 anos. Ele apresentou tosse, desconforto respiratório e dor de cabeça. Foi internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) no dia 21 de março. No dia seguinte, ele foi transferido para a UTI, onde foi mantido entubado, realizando diálise e uso de antibiótico. O idoso morreu na nesta terça (31).

LEIA MAIS

Petrolina: feirantes do bairro São Gonçalo passam por fiscalização no primeiro de funcionamento da feira livre

(Foto: ASCOM PMP)

Feirantes do bairro São Gonçalo, os primeiros a trabalharem em suas bancas, após a retomada do funcionamento das feiras livres, passaram o dia sendo “vigiados” por fiscais da Prefeitura de Petrolina.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e da Agência Municipal de Vigilância Sanitária estiveram presentes fiscalizando e orientando tanto os feirantes como os clientes.

Para auxiliar no abastecimento de alimentos em Petrolina, a prefeitura determinou a retomada do funcionamento das feiras livres, porém, com restrições. Segundo decreto municipal, cada feira tem um dia para funcionamento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emicio Júnior, a operação será repetida em todas as feiras.

“Hoje tivemos um bom número de clientes, todos respeitando o distanciamento e evitando aglomerações. Contamos com um carro de som, com orientações sobre as medidas de prevenção ao coronavírus. Continuaremos com esse trabalho por todas as feiras, avaliando a estratégia, sempre priorizando a saúde pública”, frisou.

O secretário reforça ainda que as lanchonetes e bares que funcionam dentro das feiras continuam proibidos. “Devemos lembrar também que as restrições continuam, e idosos e outras pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa”, concluiu.

Remanso na Bahia tem mais que o dobro de casos suspeitos da Covid-19 em relação a Petrolina

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da cidade de Remanso, na região norte da Bahia, há 200 km de Petrolina (PE), assustou moradores e frequentadores do município. O número de casos suspeitos do Novo Coronavírus passou de 09 para 16.

A cidade é rota de passagem para pessoas que vão ou vem de municípios do Piauí, como também é porta de entrada de pessoas que vem do sudeste e centro-oeste do país, via Pilão Acardo pela Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, BR-020. Talvez isso explique a incidência de tantos casos suspeitos.

Desde a última segunda-feira (30), Remanso tem 23 casos notificados do novo coronavírus, sendo que 07 foram descartados e 16 estão em investigação. Nenhum caso foi confirmado até agora. Em relação a H1N1, 01 caso foi notificado e esse mesmo caso foi confirmado para a Influenza.

Com comércio paralisado, CDL de Juazeiro orienta empresários a se planejarem para o futuro

Comércio está de portas fechadas desde o dia 24/03 (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ainda não há uma previsão de quando o comércio de Juazeiro (BA) poderá voltar a normalidade. Os decretos municipais e estaduais continuam em vigência por conta da pandemia do novo coronavírus. Em meio a tantas incertezas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) emitiu uma orientação aos empresários.

LEIA TAMBÉM

Fake news: Sindcom de Juazeiro desmente reabertura do comércio a partir de segunda-feira

Prefeitura de Juazeiro decreta fechamento de comércio na próxima terça

É hora de planejar o futuro, de acordo com a CDL. Isso porque as portas dos comércios foram fechadas desde o dia 24 de março e muitos comerciantes não têm capital de giro. “Nossa orientação é que cada lojista busque no seu contador as informações necessárias para auxiliar no planejamento e nas decisões dos próximos meses“, salienta a CDL.

LEIA MAIS

PRF faz ação para ajudar caminhoneiros e população de Petrolina adere ao movimento

PRF encabeça ação com apoio da população

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, na última semana, uma campanha para levar alimentos aos caminhoneiros. A ação nacional também está sendo seguida em Petrolina, com apoio da população que voluntariamente comparece às rodovias federais, para ajudar os trabalhadores responsáveis pela movimentação das riquezas nacionais.

“Siga em frente caminhoneiro” é o tema da ação. Para ajudar é simples: basta comparecer a sede da PRF mais próxima levando marmitas já preparadas e embaladas. Elas serão distribuídas aos profissionais nas próprias rodovias federais, sem que eles precisem se deslocar à PRF.

Como ajudar

Em Petrolina a sede da Polícia Rodoviária Federal está situada na BR-428. As doações podem ser feitas das 9h às 13h e além das marmitas podem ser entregues lanches, sucos industriais, refrigerantes, água, além de produtos de higiene pessoal. Mas atenção, não será aceita ajuda em dinheiro.

Arrecadação de alimentos a pessoas carentes

Um grupo participou de uma ação na terça-feira (31) e nesta quinta-feira (2) voltará a BR-428, às 11h. “Quinta-feira estaremos novamente, também estamos recolhendo alimentos não perecíveis ara realizarmos doações para família que são classificadas como extremamente pobres”, contou Hugo Pacheco, um dos apoiadores.

Casos de H1N1 seguem sem novas notificações em Juazeiro

Juazeiro segue monitorando pacientes

Juazeiro (BA) segue sem novas notificações de H1N1. Ao todo, segundo a Secretaria de Saúde (SESAU) são 52 ocorrências, das quais 13 foram confirmadas – entre elas duas mortes – 22 em investigação e 17 já descartadas. Os dados de H1N1 permanecem inalterados desde o final de semana.

Já os registros do novo coronavírus apresentaram uma novidade nessa quarta-feira (1°). De 21 notificações ontem, hoje são 22. Por outro lado, o número de casos descartados passou de 14 para 15. Ou seja, permanecem confirmados apenas dois casos e cinco seguem em investigação.

Nessa quarta-feira a Prefeitura de Juazeiro reabriu as feiras públicas, dando uma demonstração de que aos poucos a cidade retomará sua rotina. O comércio segue fechado, assim com as aulas na rede municipal que estão suspensas.

Comércio de Petrolina seguirá fechado até nova orientação do Estado, afirma Miguel Coelho

Comércio segue de portas fechadas (Foto: Reprodução/Google Maps)

O prefeito Miguel Coelho (MDB) participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos dessa quarta-feira (1º) e comentou sobre a abertura do comércio em Petrolina. Segundo o gestor, ainda não há uma previsão da retomada dos serviços não essenciais, paralisados por conta da pandemia do novo coronavírus.

“O Decreto que fechou o comércio e suspendeu as atividades de serviço foi um decreto estadual, ordens do Governo do Estado e o próprio Ministério Público Estadual reforçou que os prefeitos são obrigados a cumprir essa determinação. Ninguém quer competir e desafiar qualquer ente federativo, nós queremos somar nesse esforço de prevenção“, disse à Rádio Jornal.

Diálogo com a capital

Miguel revelou ainda que está mantendo diálogo com Paulo Câmara (PSB), mas segue aguardando as orientações estaduais. “Não consigo dar um prazo de quando isso vai voltar. A gente tem mantido o diálogo aberto com o Governo do Estado. O governador ficou de dar uma resposta até a sexta-feira a alguns setores que possam voltar, mas isso cabe ao governo do Estado“, comentou.

TRF-2 derruba liminar e considera lotéricas como serviços essenciais durante pandemia

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) suspendeu a liminar deferida pela Justiça Federal e permitiu a reabertura de casas lotéricas e templos religiosos. Elas haviam sido enquadradas nos serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

A decisão do TRF-2 atende a um pedido feito pela Advogacia-Geral da União (AGU). Na decisão, o Tribunal cita a “intromissão indesejável do Poder Judiciário na atuação dos demais poderes” e afirma se tratar de um risco à crise econômica e também à saúde, já que a ausência de unidades lotéricas pode aumentar fluxo de pessoas em agências bancárias.

Considerada uma vitória do governo Jair Bolsonaro (sem partido), a Justiça por outro lado, impediu o presidente da República de adotar medidas contra o isolamento social. Ontem (31) no pronunciamento feito em rede nacional, Bolsonaro mudou o tom e classificou a pandemia do covid-19 como o maior desafio enfrentado nos últimos anos.

Casa Nova: Sem casos do COVID 19, prefeito autoriza funcionamento de comércio e serviços

Wilker Torres (Foto: Arquivo)

Mantendo o estado de emergência pelos próximos noventa dias, com a suspensão do início das aulas, a proibição de realização de eventos públicos, de qualquer natureza, incluindo cultos e celebrações religiosas e mantendo todas as restrições e observações constantes dos decretos anteriores, o Prefeito de Casa Nova, atendendo ponderações de comerciantes, prestadores de serviço e consulta à área técnica da Secretaria de Saúde, resolveu flexibilizar proibições constantes nos decretos anteriores.

O Decreto dessa terça-feira (31) permite o funcionamento das feiras públicas e mercado de carnes e peixes a partir desta quarta-feira (01), diariamente, até às 14h, com observância das normas de higiene recomendadas pela Secretaria de Saúde do Município, sob fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, evitando aglomerações.

Ficou mantida a permissão de funcionamento de bares e restaurantes apenas para fins de entrega em domicilio e a recomendação quanto a proibição de realização de missas e cultos, no intuito de que seja evitada aglomeração de pessoas.

LEIA MAIS

Boletim: Petrolina descarta mais um caso suspeito da Covid-19

A prefeitura de Petrolina informa que o boletim da Covid-19 desta terça-feira (31) traz uma boa notícia: o descarte de mais um caso suspeito que estava em investigação.  Com isso, restam 7 casos suspeitos, enquanto 12 já foram descartados. Petrolina continua com 2 confirmações do novo coronavírus, sem nenhum óbito.

Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim teve uma alteração nas últimas 24 horas. Descartados somam 13 casos, enquanto 9 estão em investigação e 6 testaram positivo. A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças.

Através de parceria, Governo de Pernambuco aumenta capacidade para realizar testes do covid-19

Parceria com a Fiocruz é essencial para ampliação (Foto: Aluisio Moreira/SEI)

Buscando alternativas para enfrentar o novo coronavírus, o Governo de Pernambuco anunciou nessa terça-feira (31) a ampliação da capacidade de realizar testes que identifiquem o covid-19. Isso só foi possível graças à uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE).

Dessa forma espera-se aumentar o número de pacientes testados, na rede pública e particular, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde. De 770 testes agora serão realizados 2.170 exames, a depender da quantidade de kits repassada pelo Governo Federal.

“Estamos tendo a oportunidade de ampliar a parceria com o Instituto Aggeu Magalhães, que anteriormente já se dava no âmbito das pesquisas na área de saúde. Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde tem a capacidade de realizar em média 770 testes do Coronavírus por semana, a partir dessa cooperação a gente vai poder triplicar o público que está testando”, dise a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque.

A Fiocruz atuará ainda na busca de um tratamento ao covid-19. “Iremos começar a testar produtos potencialmente antivirais, para termos uma possibilidade de tratamento e medicação dos pacientes mais graves. Além disso, também faremos toda parte epidemiológica”, destaca a vice-diretora de pesquisa da Fiocruz-PE, Constância Ayres.