Salgueiro confirma três casos de covid-19

Duas pacientes já estão curadas (Foto: Arquivo)

A Secretaria de Salgueiro (PE) confirmou três casos do novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado na noite de segunda-feira (6) todas as pacientes são mulheres: duas jovens e uma idosa. As duas primeiras já estão curadas, enquanto a mais velha segue em isolamento hospitalar, mas com quadro estável.

“As duas pacientes jovens já estão curadas e possuem memória imunológica para o vírus, já a idosa está em isolamento hospitalar e seu quadro é estável”, explica o boletim. Os familiares dessa paciente estão em isolamento domiciliar de 14 dias.

As equipes da Vigilância Epidemiológica estão monitorando possíveis contatos que as pacientes tiveram durante esse tempo, a fim de evitar novos casos. “É um momento de muita atenção, o estado de Pernambuco está alcançando uma fase de aceleração descontrolada do Coronavírus, momento de redobrar os cuidados com a higienização e o isolamento social“, finaliza a Prefeitura.

Mesmo com pandemia, empreendedora de Petrolina mantém otimismo na semana da Páscoa

Confeiteira mantém otimismo na semana da Páscoa

A Páscoa é a época de ouro para quem trabalha com chocolate. Porém, 2020 chegou com um obstáculo – a pandemia do novo coronavírus – colocando esse item queridinho para escanteio na lista de compras dessa semana. Em meio a incertezas, uma empreendedora de Petrolina tem buscado driblar o momento e manter as vendas dentro da expectativa.

Gabriela Sá é engenheira agrônoma por formação. Ainda na vida acadêmica descobriu que os doces feitos por ela poderiam ser uma ótima forma de ganhar dinheiro. Há dois anos a confeiteira se dedica ao trabalho com afinco e busca na tecnologia uma aliada para alcançar novos consumidores.

“Comecei vendendo marmitinha de bolo na faculdade para ajudar nas despesas. [Para esse ano] estava me organizando quando a notícia [do covid-19] se espalhou pelo Brasil. Mas isso não me fez parar, nos reinventamos”, contou ao Blog Waldiney Passos.

LEIA MAIS

IGEPREV antecipa 13º dos aposentados e pensionistas

Medida contemplará quase 2000 aposentados e pensionistas

O Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV) liberou nessa segunda-feira (6) 50% do 13º salário dos servidores aposentados e pensionistas do município. Mais de R$ 2 milhões serão injetados na economia local, dando um aporte a esse grupo considerado vulnerável durante a pandemia do coronavírus.

“Cumprindo a determinação do prefeito Miguel Coelho em sua fala nos últimos dias de março, ele determinou o pagamento de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas em virtude dessa pandemia causada pelo novo coronavírus. A gente está disponibilizando na data de hoje“, explicou o diretor-presidente do IGEPREV, Willames Barbosa no programa Super Manhã com Waldiney Passos.

Na entrevista à Rádio Jornal Petrolina, Barbosa contou ainda que 1.153 aposentados e 285 pensionistas estão sendo contemplados. “O objetivo é atenuar essa triste moléstia, essas pessoas são vulneráveis e precisam de certo carinho e conforto. A gente está cumprindo essa determinação a partir de hoje. O dinheiro já está creditado na conta desde a manhã de hoje“, finalizou.

Juazeiro tem mais dois casos confirmados de H1N1

Juazeiro (BA) tem mais dois casos confirmados de H1N1. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) nessa segunda-feira (6) aponta 56 notificações, das quais 15 foram confirmadas, 19 descartadas e 22 seguem em investigação.

LEIA TAMBÉM

Urgente: Juazeiro tem mais um caso confirmado de coronavírus

Das 15 confirmações há dois óbitos. Já o quadro de coronavírus não se alterou. Ou seja, o município segue com três confirmações – sendo duas curas clínicas – num total de 30 notificações. 16 exames já foram descartados, enquanto 11 estão em análise.

A Prefeitura de Juazeiro não deu mais informações sobre os pacientes com H1N1. Seguem valendo os decretos municipais e estaduais os quais determinam fechamento do comércio, das escolas e mantém apenas os serviços essenciais.

Bahia registra 10ª morte pelo coronavírus

Vítima tinha 62 anos e morava em Salvador (Foto: Ilustração)

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou na manhã dessa segunda-feira (6) mais uma morte pelo coronavírus. Com isso, sobe para 10 o número de óbitos. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Salvador e que morreu na sexta-feira (3), mas o resultado laboratorial saiu hoje.

A mulher tinha hipertensão, obesidade e histórico de pneumopatia não especificada. Ela deu entrada na unidade hospitalar em 25 de março e não resistiu. A Bahia já tem 400 casos confirmados de covid-19. Dos óbitos, a maior parte das vítimas é idosa, com históricos de problemas de saúde.

Dos 10 mortos, oito foram registrados em Salvador, um em Utinga e um em Itapetinga. Ainda não há casos fatais no interior da Bahia. Juazeiro, na região Norte tem mais um caso confirmado, de uma paciente com histórico de viagem a São Paulo.

Campo Formoso confirma primeiro caso de covid-19

(Foto: Thomas Kienzle/AFP)

Campo Formoso (BA) é mais um município da região a contabilizar casos confirmados do novo coronavírus. O paciente reside na própria cidade, mas sua idade não foi divulgada. De acordo com a Prefeitura, outros quatro casos suspeitos foram descartados.

O município não informou se o paciente teve alguma viagem ao exterior ou a estados com registros da doença. “As informações adicionais sobre dados pessoais do paciente, quadro clínico e endereço do paciente não podem ser divulgados pela Prefeitura de Campo Formoso, nem pelo hospital, por se tratar de informações sigilosas”, destaca a Prefeitura.

Também no final de semana Jacobina (BA) registrou o primeiro caso confirmado de covid, enquanto Juazeiro (BA) somou três ocorrências, das duas duas já tiveram cura clínica.

Datafolha: 59% dos eleitores não querem renúncia de Jair Bolsonaro

Pesquisa foi divulgada nesse domingo

O Instituto Datafolha divulgou nesse domingo (5) uma pequisa sobre a renúncia do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com os eleitores ouvidos no levantamento, 59% são contrários a um possível pedido de Bolsonaro para deixar o cargo.

O cenário analisado é o atual, durante a pandemia do coronavírus. Outros 37% desejam que ele renuncie, conforme vem sendo pedido por políticos de oposição, e 4% não sabem dizer. Foram ouvidos 1.511 entrevistados, via telefone entre os dias 1º a 3 de abril. A margem de erro é de três pontos.

Outro ponto questionado foi se Bolsonaro ainda tem condições de governar, em meio a vários desgastes com sua equipe durante a pandemia. 52% avaliam que sim. Para 44%, Bolsonaro perdeu tais condições, e 4% não souberam responder.

A renúncia veio à tona nessa semana, quando alguns políticos e até mesmo membros do governo começaram a cogitar a possibilidade. Bolsonaro tem se desgastado, especialmente com a equipe de saúde, durante a pandemia do covid-19, alegando inicialmente que o caso não passava de uma “gripezinha”, enquanto a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta tem sido elogiada.

Educação: carga horária dos professores temporários de Petrolina é reduzida por conta do covid-19

Carga horária foi reduzida por conta do covid-19 (Foto: ASCOM)

A pandemia do novo coronavírus modificou a vida dos brasileiros e um dos reflexos em Petrolina será na redução da carga horária dos professores temporários, contratados pela Prefeitura. Em uma Portaria publicada no Diário Oficial de sexta-feira (3), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) estabelece os critérios da carga horária em 2020.

Na Portaria n° 17/2020 a SEDUCE leva em conta a vigência dos decretos municipais adotados como medidas preventivas ao covid-19 e destaca a necessidade da manutenção dos empregos “face à nova realidade que assola o país”.

Dessa forma, professores temporários contratados para exercerem carga horária de 200 horas atuarão em apenas 100 horas. Docentes em estágio probatório tiveram as atividades acima de 150h diminuídas para até 150h, sem exceção. Por fim, também foi suspensa a Gratificação de Difícil Acesso. A Portaria já está em vigência desde o dia 1º de abril.

Jacobina confirma primeiro caso de covid-19

(Foto: Thomas Kienzle/AFP)

Jacobina (BA) é mais um município da região a ter caso confirmado do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Prefeitura na noite do último sábado (4). Trata-se de uma paciente entre 20 e 40 anos, que chegou a cidade e apresentou os sintomas.

Ela segue reagindo bem ao tratamento e as equipes de vigilância epidemiológica já fez o levantamento das pessoas que tiveram contato com a paciente. “Muito importante nesse momento é continuarmos com calma e profissionalismo. Todas as medidas adotadas até aqui foram reforçadas“, disse a secretária de Saúde, Mariana Rocha Valois.

A paciente está em quarentena de 14 dias em sua residência. Das 13 notificações registradas em Jacobina, apenas o exame dessa mulher foi confirmado, os demais foram todos descartados. Confira a seguir o comunicado oficial da Prefeitura:

LEIA MAIS

Urgente: Juazeiro tem mais um caso confirmado de coronavírus

Paciente esteve em São Paulo (Foto: Ilustração)

Juazeiro (BA) tem mais um caso confirmado do novo coronavírus. A informação foi divulgada há pouco pela Secretaria de Saúde (SESAU), no boletim desse domingo (5). Com esse paciente, sobe para três os testes positivos para covid-19, dos quais os dois primeiros tiveram cura clínica.

A terceira paciente confirmada esteve em São Paulo e atualmente encontra-se em isolamento domiciliar com sintomas gripais e sem sinais de gravidade. “A secretaria ressalta ainda que o número de notificações tem aumentado porque permanecem testando pacientes que preenchem critérios clínicos e epidemiológicos para o coronavírus“, destaca a SESAU.

Dados

A Prefeitura de Juazeiro informou ainda que os casos de H1N1 seguem sem alterações: são 56 notificações, 15 casos confirmados – com dois óbitos – 19 descartados e 22 em investigação. Em relação ao covid-19, não há óbitos. Das 30 notificações, 12 pacientes seguem sendo investigados, enquanto 15 já foram descartados.

Governo de Pernambuco prorroga decretos: comércio permanece fechado até 17 de abril

Lojistas devem obedecer recomendação do Estado (Foto: Divulgação)

O Governo de Pernambuco renovou três decretos publicados durante a pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, o comércio, obras de construção civil, shoppings centeres, bares e restaurantes (permitido apenas o delivery) academias, clubes sociais, além de salões de beleza devem permanecer fechados até pelo menos 17 de abril.

LEIA TAMBÉM

Comércio de Petrolina seguirá fechado até nova orientação do Estado, afirma Miguel Coelho

Urgente: Paulo Câmara determina fechamento do comércio em Pernambuco

A medida é preventiva, adotada em meio ao surgimento de novos casos confirmados no Estado. Já na educação, universidades e unidades escolares de ensino público ou privado seguirão fechadas até 30 de abril.

As determinações foram publicadas no Decreto 48.881/2020, sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB) no dia 3 de abril e publicado no Diário Oficial na edição de sábado (4) e já estão valendo.

Coronavírus: boletim de Petrolina segue inalterado

A Secretaria de Saúde de Petrolina divulgou na noite de sábado (4) mais um boletim sobre as ocorrências do novo coronavírus na cidade. Não há novos registros da doença, de acordo com a Prefeitura. 12 casos foram descartados e outros sete estão em investigação.

A paciente que havia testado positivo para covid-19 está clinicamente curada e não há registros de óbitos. Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), seis casos permanecem em investigação e 20 foram descartados.

Dos nove casos confirmados há uma morte, de uma adolescente com histórico de problemas respiratórios. Ainda nesse domingo (5) a pasta deve informar os dados mais recentes sobre as doenças em Petrolina.

Respiradores artificiais da China que seguiriam para a Bahia são retidos no EUA e não serão enviados ao Brasil

Paciente grave com coronavírus usa respirador artificial em Centro de Terapia Intensiva próximo a Paris (Foto: BENOIT TESSIER/REUTERS)

Em mais um capítulo da novela dos cancelamentos de suprimentos médicos fornecidos pela China, 600 respiradores artificiais ficaram retidos no aeroporto de Miami, nos EUA, de onde seriam enviados ao Brasil. A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo.

A carga, no valor de R$ 42 milhões, havia sido adquirida pelos estados do Nordeste, por meio de um contrato assinado entre o fornecedor (não identificado) e o governo da Bahia.

Ao Jornal O GLOBO, a assessoria de imprensa da Casa Civil do estado disse que “a operação de compra dos respiradores foi cancelada unilateralmente pelo vendedor”, que não deu maiores explicações, apenas que a carga teria outro destino. O valor não chegou a ser desembolsado pelo governo da Bahia.

LEIA MAIS

Pernambuco é o Estado mais transparente do Brasil no combate à Covid-19, aponta ONG Internacional

Levantamento da Open Knowledge Internacional aponta que informações oficiais do Estado são acessíveis à população e têm alto nível de transparência. (Foto: Internet)

O enfrentamento ao novo coronavírus também precisa ser feito no campo da comunicação. Com esse foco, a Open Knowledge Internacional (OKBR), organização não-governamental presente hoje em 66 países, com atuação nas áreas de transparência das gestões e abertura de dados públicos, analisou os portais oficiais dos Estados brasileiros e do governo federal para estabelecer um ranking de transparência na divulgação das informações à população sobre a pandemia da Covid-19, e Pernambuco foi o único Estado brasileiro a apresentar um resultado considerado “de alto nível de transparência”.

De acordo com o levantamento, 90% dos Estados não publicam dados suficientes para que a população acompanhe com detalhes a disseminação do novo coronavírus. Em primeiro lugar no ranking, Pernambuco recebeu 81, de um total de 100 pontos, adotados como critério de avaliação.

LEIA MAIS

Medidas contra coronavírus custarão R$ 224,6 bi para o governo

(Foto: Foto: Arquivo/ Agência Brasil)

Dos cerca de R$ 700 bilhões destinados até agora pelo governo para o enfrentamento à pandemia de coronavírus, R$ 224,6 bilhões corresponderão a custos efetivos para os cofres federais por envolverem aumento de gastos e redução de tributos. Em comparação ao Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos), o montante efetivo chega a 2,97%.

A quantia elevará o déficit primário do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) e das estatais federais para R$ 419,2 bilhões em 2020. Isso equivale a 5,55% do PIB. Originalmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 estabelecia meta de déficit de R$ 124,1 bilhões para o Governo Central e de R$ 3,8 bilhões para as estatais federais. O déficit primário é o resultado negativo das contas públicas excluindo os juros.

LEIA MAIS