Pernambuco confirma 154 novos casos e 10 mortes por Covid-19 em 24 horas; governador faz apelo

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

Em boletim divulgado nesta quinta-feira (09), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 154 novos casos de coronavírus foram confirmados, totalizando 555 casos da doença no estado de Pernambuco. Em relação as mortes, mais dez foram registradas. Quatro mulheres e seis homens com idades entre 49 e 93 anos. As novas confirmações são referentes aos dias 5 a 7 de abril.

Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara informou que houve um aumento significativo de pessoas infectadas pela doença. Na última sexta-feira (04), o estado contabilizava 106 casos e nove óbitos pela Covid-19. Confira:

Nas redes sociais o governador Paulo Câmara fez um apelo aos pernambucanos para não viajarem durante o feriado da semana santa.  “O maior ato de responsabilidade que pode ser feito neste momento é permanecer em casa. Use a tecnologia para falar com parentes, com amigos, com todos aqueles que vocês queiram. Mas não vamos diminuir o isolamento social. Espero contar com a compreensão de todos”, afirmou.

 

Pandemia: Em novo decreto, Paulo Bomfim amplia prazo de fechamento do comércio, suspende festejos juninos e esportivos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em alinhamento com as orientações dos especialistas da área de infectologia, que colocam o isolamento social como a única e eficaz forma de conter o avanço desenfreado da Covid-19 em todo o Brasil, o prefeito Paulo Bomfim ampliou o prazo de fechamento do comércio e a suspensão de cobrança do Zona Azul para até o dia 22 de abril.

O novo decreto também determina o cancelamento de eventos culturais, festivos e esportivos. Dessa forma, o São João das Comunidades, a Meia Maratona Tiradentes e a Corrida Tiradentinhos não acontecerão mais neste ano.

Na reunião semanal com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 e ao H1N1, ocorrida no final da manhã desta quinta-feira (09) e que contou com as presenças de representantes do segmento lojista, o presidente da CDL Murilo Matos e o gerente regional do Sebrae Carlos Cointeiro, o prefeito de Juazeiro reiterou a importância das medidas adotadas como prevenção ao avanço do novo coronavírus no município.

“Nossa luta é para impedir que essa pandemia chegue forte na cidade, o que levará ao colapso da nossa rede de saúde. Sabemos as dificuldades enfrentadas pelos lojistas cujos comércios não se enquadram em serviços essenciais. Porém, neste momento a nossa maior preocupação deve ser em salvar vidas”, afirmou Paulo Bomfim.

O prefeito lembrou ainda que, embora fechados, os estabelecimentos comerciais podem continuar oferecendo vendas através do sistema delivery. “O comerciante também pode manter o funcionamento interno da sua loja, desde que seja de portas fechadas, para viabilizar as vendas por meios eletrônicos e as entregas em domicílio”, concluiu.

O funcionamento dos demais estabelecimentos comerciais que prestam serviços essenciais à população, permitidos em decretos anteriores, não sofreu alteração.

Confira o novo decreto municipal na íntegra.

Ministério da Saúde contabiliza quase 150 mortes pelo coronavírus em 24 horas

(Foto: Ilustração)

O balanço dos casos de Covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (09) aponta que o Brasil já registra 941 mortes, quase 150 em 24 horas; 17.857 casos confirmados, com letalidade de 5,27%. Ontem (08), havia 800 mortes e 15.927 casos confirmados.

São 1.930 casos (alta de 12%) e 141 mortes (alta de 18%) a mais em 24 horas. Tocantins é o único estado do país sem mortes devido à Covid-19. O ministério também divulgou as regiões com maior incidência da doença no país – número de infecções para cada 100 mil habitantes.

Veja a lista:

  • 1ª região de Fortaleza (CE) – 43,9
  • São Paulo (SP) – 40,4
  • Manaus, entorno, e Alto do Rio Negro – 28,1
  • Distrito Federal (DF) – 16,9
  • Área Central (AP) – 16,8
  • Laguna (SC) – 15,7
  • Rio Negro e Solimões (AM) – 15,4
  • Metropolitana (RJ) – 15,4
  • São Luís (MA) – 15,1
  • Região 22 – Pampa (RS) – 14,9

As três primeiras regiões com a maior incidência também são as que tem o maior coeficiente de mortalidade – óbitos por 100 mil habitantes. São elas: São Paulo (SP), com índice de 2,8 mortes por 100 mil; 1ª Região de Fortaleza (CE), com 1,5; e Rio Negro e Solimões (AM), com 1,3.

Petrolinenses desrespeitam quarentena e equipes intensificam fiscalização para coibir atividades esportivas

Petrolinenses estão desrespeitando quarentena (Foto: Ascom/PMP)

O período de quarentena está sendo encarado como lazer para alguns petrolinenses. As equipes de fiscalização estão tendo trabalho, recebendo denúncias sobre pessoas desrespeitando o isolamento social. Ao longo dessa semana os Guardas Civis já visitaram bairros e a Orla, interrompendo os famosos “babas”.

De acordo com os decretos estadual e municipal, não é permitida aglomeração de pessoas, mas mesmo assim alguns seguem descumprindo as ordens. Diante da gravidade das ações, os agentes da Guarda recolheram bolas de futebol, e até mesmo caixas de som.

Os trabalhos de fiscalização foram intensificados nessa semana, tendo em vista que o pico do novo coronavírus deve acontecer entre abril e maio. “Quanto mais a quarentena funciona, menos necessária ela parece aos olhos da população, que acredita estar se isolando desnecessariamente. Nós reforçamos que, se os números não estão aumentando, é justamente pela efetividade das medidas restritivas“, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa.

A população pode denunciar as práticas esportivas, eventos com mais de 10 pessoas e até mesmo o funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais através dos seguintes números: 153 ou (87) 98106-7310 (WhatsApp).

Araripina: feira livre está liberada, mas feirantes devem seguir orientações da Prefeitura

Feira será retomada apenas para venda de produtos alimentícios.

As feiras livres de Araripina (PE) estão liberadas. A Prefeitura publicou o Decreto  n° 25/2020 autorizando a retomada dessa atividade econômica, porém, os feirantes deverão seguir as normas de saúde impostas pela Secretaria Municipal.

As barracas deverão estar a dois metros de distância uma das outras. Os comerciantes também deverão ter cuidado com a higiene pessoal – utilizando máscaras e usando álcool em gel 70%. Equipes da Vigilância Sanitária também deverão estar no local fiscalizando o funcionamento das feiras.

Outro ponto a ser observado é que a retomada é válida apenas para a comercialização de alimentos. Os demais trabalhadores – vendedores de roupas, calçados e produtos diversos – não poderão estar nos espaços públicos enquanto durar a pandemia.

Petrolina confirma 4º caso de covid-19


A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou há pouco mais um caso do novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura, trata-se de um paciente de 68 anos, com histórico de viagem a Fortaleza (CE) e que teve contato com um caso confirmado da doença.

Com ele, sobe para quatro o número de pessoas infectadas pelo covid-19 no município. O paciente já estava sendo monitorado pela equipe de Saúde do município e fez o exame na última sexta-feira (3). Ele está internado em isolamento em um hospital da rede privada de Petrolina.

“As pessoas que tiveram contato com este paciente estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas, como recomenda o Ministério da Saúde”, ressalta a Secretaria de Saúde. Dos quatro casos confirmados, um já teve cura clínica.

“É mais uma fake news”, afirma Miguel Coelho sobre possível reabertura do comércio na segunda-feira

Comércio permanecerá fechado pelo menos até 17 de abril (Foto: Divulgação)

O prefeito Miguel Coelho (MDB) participou do GR1 dessa quinta-feira (9) e desmentiu o boato sobre uma possível reabertura do comércio em Petrolina a partir da próxima segunda-feira (13). Segundo o gestor, tal informação é mentirosa.

“A possibilidade de estender os decretos está sempre possível, o que a gente leva em consideração para estender ou não são os dados da saúde. E eles são muito dinâmicos e podem mudar de um dia para noite“, disse o prefeito.

Decreto estadual

Miguel lembrou ainda que o decreto estadual determina fechamento do comércio até, pelo menos, 17 de abril e nenhuma decisão será tomada antes disso. “Sobre a reabertura do comércio, isso é mais uma fake news. A fake news é o nome chique para uma mentira. Isso é mais uma mentira que estão querendo criar para deixar as pessoas mais nervosas. O fechamento do comércio e dos serviços foi estabelecido pelo Governo do Estado que determinou o fechamento até o dia 17, a próxima sexta-feira“, ressaltou.

Prefeitura de Pilão Arcado desmente fake news sobre Mercado Popular

Equipes estão atuando no local, afirma Prefeitura (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pilão Arcado (BA) emitiu uma nota para rebater informações falsas sobre o Mercado Municipal da cidade. Segundo o Poder Executivo, o espaço somente está sendo aberto após as equipes de vigilância higienizarem o local.

Na quarta-feira (8) algumas fakes news noticiaram que o Mercado estava sendo aberto sem os preparativos, colocando os trabalhadores do local em risco. “Esclarece ainda, que ao longo de várias semanas, o Município através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, deliberaram diversas ações de combate ao coronavírus, entre elas, a higienização do Mercado Municipal. Isso, já num segundo momento que sucedeu o isolamento social, barreiras sanitárias, restrições de entrada e saída em massa de transporte entre outras várias ações“, ressalta a nota.

O texto destaca ainda as ações adotadas pela gestão no combate ao covid-19. Confira a seguir o posicionamento da Prefeitura sobre as fakes news divulgadas na imprensa da cidade baiana:

LEIA MAIS

Juazeiro: Portaria da AMA determina mudanças nas feiras livres, confira

Trabalhadores do Mercado Joca serão deslocados para a via pública (Foto: Arquivo)

Diferentemente de outros municípios da região, Juazeiro está com as feiras livres funcionando normalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Mas não sem seguir algumas orientações e para reforçar a proteção aos feirantes e compradores, a Prefeitura publicou uma Portaria com as condições de funcionamento desses espaços.

A Portaria n° 001/2020 da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) determina que os vendedores do Mercado Joca de Souza deverão ser enviados para o espaço em frente ao Estádio Adauto Moraes. Quem trabalha com lanches somente poderá atuar com o delivery, mas não foi explicada como essa logística será feita já que os vendedores ambulantes não têm o aparato para fazer as entregas.

Como ficam os bairros

Nas feiras dos bairros Alto do Alencar, João Paulo II, Piranga II e nas de orgânico localizadas no Centro os vendedores deverão estar com máscaras, efetuar apenas um atendimento por vez, os clientes devem manter um metro de distância entre si e também deve ser feito o uso de álcool em gel para higienização das mãos.

Mudanças após Semana Santa

Outra determinação da Portaria diz respeito ao funcionamento das feiras após a Semana Santa. O Mercado Joca de Souza e o Popular funcionarão em dias alternados. Já o Mercado Arnaldo Vieira estará aberto apenas às sextas-feiras e sábados.  As medidas têm caráter retroativo a 3 de abril.

Sesab confirma 19ª morte por covid-19 na Bahia

Paciente era um idoso de 65 anos (Foto: Danny Lawson/AFP)

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) atualizou há poucos minutos o número de mortes pelo novo coronavírus. Agora são 19 pacientes que vieram a óbito. A vítima mais recente é um idoso de 65 anos, morador de Ilhéus, na região Sul do Estado.

O paciente deu entrada na rede pública no último sábado (4) e morreu no dia seguinte. O resultado do exame laboratorial somente foi divulgado na noite de quarta-feira (8) e o boletim foi atualizado nessa quinta-feira (9).

Das 19 mortes registradas no estado, 11 ocorreram em Salvador. Os oito óbitos restantes estão distribuídos entre Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Ipiaú (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1).

Ainda de acordo com o Governo da Bahia, já são 515 casos confirmados do covid-19, outros 3.404 já foram descartados e 128 pacientes já foram curados. Até ontem, 59 municípios da Bahia já registraram casos confirmados de pacientes infectados, entre eles Juazeiro.

Casos do novo coronavírus não sofreram alterações nas últimas 24 horas em Petrolina

No boletim da Covid-19 desta quarta-feira (8) divulgado pela prefeitura de Petrolina, os números continuam os mesmos de ontem .  Três casos foram confirmados positivos para o novo coronavírus no município até o momento, sendo que um deles já está recuperado. Em investigação são 6 casos e descartados somam 12 casos. Nenhuma morte foi registrada.

Com relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 5 casos são investigados e 23 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. O monitoramento de todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças continua sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

Casos de coronavírus continuam aumentando em Pernambuco; mais 49 foram confirmados em 24 horas

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

Nas últimas 24 horas o estado de Pernambuco confirmou mais 49 casos do novo coronavírus e 12 óbitos, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta quarta-feira (08). Agora são 401 pessoas infectadas com 46 mortes. Entre novos infectados, estão dois bebês, um de 2 meses e outro de 7 meses.

Não foi informado o estado de saúde das duas crianças. Em relação ao bebê de 1 mês que teve o diagnóstico divulgado na última sexta-feira (03), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que ele está bem, em isolamento no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife, e aguarda alta médica.

Das 401 pessoas infectadas, 189 estão em isolamento domiciliar e 134 internados, sendo 24 em UTI/UCI e 110 em leito hospitalar. Segundo o secretário estadual de Saúde, 51 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados estão distribuídos em 27 municípios pernambucanos. Ao todo, 32 pacientes estão curados.

Durante a coletiva desta quarta-feira, Longo voltou a pedir para a população ficar em casa. “É importante lembrar do compromisso da população no cumprimento de distanciamento social, procurando ficar em casa o máximo possível. Os próximos dias serão difíceis, mas poderão ser melhores se mantivermos as orientações das autoridades”, ressaltou.

Com apenas cinco dias de vida bebê morre de covid-19 no Rio Grande do Norte

(Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)

Um bebê recém-nascido, com cinco dias de vida, morreu, na terça-feira (07), diagnosticado com coronavírus. O caso ocorreu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte e a informação do óbito foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Essa é a terceira morte registrada na capital e a 11ª no estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Natal, o bebê nasceu prematuro, com 30 semanas, e apresentou insuficiência respiratória. A pasta não informou se a criança nasceu com o problema ou se foi em decorrência da doença. Também não foi informado se ele possuía alguma comorbidade.

Em Pernambuco três bebês também estão com a doença.

O coronavírus tende a se desenvolver de forma mais agravante em pessoas mais idosas ou com problemas respiratórios ou cardíacos. No entanto, há pelo menos dois casos de mortes de bebês pela doença no Brasil.

Coronavírus: Brasil já registra 800 mortes e quase 16 mil casos confirmados

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O balanço dos casos de Covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (08) aponta que o Brasil já registra 800 mortes, 15.927 casos confirmados, com uma taxa de letalidade de 5%.

Ontem, terça (07), havia 667 mortes e 13.717 casos confirmados. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 133 mortes e 2.210 infecções causadas pelo vírus no país.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) os casos confirmados em todo o mundo já somam 1.353.361 com 79.235 mortes.

Agências do Trabalho de Pernambuco terão atendimento online durante pandemia do covid-19

Atendimento online poderá ser feito durante todo dia(Foto: Reprodução/Internet)

O atendimento presencial nas Agências do Trabalho de Pernambuco está suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas desde a terça-feira (7) o Governo do Estado disponibilizou atendimento online em todas as unidades, inclusive em Petrolina.

Os atendimentos nas Agências do Trabalho acontecerão de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h. Ainda segundo a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SEMPETQ), apesar do isolamento social, os desempregados podem continuar em busca de um posto no mercado de trabalho.

Servidores das unidades farão os atendimentos no modelo home office. A pasta disponibilizou um número de WhatsApp para dúvidas: (81) 99960-1213. Além de Petrolina, os atendimentos no Sertão também contemplam as unidades de Araripina e Salgueiro. Confira a seguir os contatos das Agências:

LEIA MAIS