Petrolina continua com quatro casos confirmados do novo coronavírus

O último boletim da Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Petrolina mostra que os números da doença não sofreram alterações nas últimas 36 horas. São 4 casos com resultados positivos para o novo coronavírus no município até este sábado (11), sendo que um deles já está recuperado. Em investigação são 6 casos e descartados somam 16 casos. Nenhuma morte foi registrada.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 2 casos são investigados e 28 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. O documento informa que a Secretaria de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças. Um novo boletim deve ser divulgado ainda hoje.

Petrolina: Homem é conduzido a delegacia por descumprir decreto da quarentena

Ao averiguar uma denúncia de pertubação ao sossego, por volta das 21h20 deste sábado (11),  do Residencial Vivendas em Petrolina (PE), agentes da Guarda Civil Municipal constataram que em uma residência além de haver um aparelho de som com volume muito elevado, ainda estava causando aglomeração de pessoas, contrariando o decreto estadual em vigor.

A equipe realizou a devida orientação ao proprietário da residência e lavrou a notificação de disciplinamento urbano, a qual deu ciência ao dono da casa que deveria desligar o som e desfazer a aglomeração dos presentes. O mesmo ainda foi alertado sobre as medidas a serem tomadas para o caso de reincidência.

Cerca de 20 minutos após a saída da equipe, a central da Guarda Municipal recebeu novas informações de que o som da residência voltou a funcionar em tom muito elevado e os convidados não haviam deixado o local. De volta ao Residencial, os guardas constataram a veracidade do fato e informaram que o aparelho seria apreendido devido ao não cumprimento das orientações anteriores.

Segundo os agentes da GCM, neste momento o dono da residência tentou impedir que a equipe recolhesse o som e também iniciou agressão verbal aos agentes chamando-os de babacas e palhaços, o que culminou na voz de prisão ao mesmo. Ainda segundo a Guarda Civil, o homem resistiu a prisão, sendo necessário o uso proporcional da força para contê-lo e algemá-lo, visto que ficou muito alterado e bravo.

Diante da situação, o proprietário da residência juntamente com o aparelho de som foi conduzido para a Delegacia de plantão para a adoção das medidas cabíveis.

Para acionar a Guarda Civil Disk: 153
ROMU fone para denúncias e chamados: (87)9 8166-0153.

Bahia chega a 21 mortos pelo novo coronavírus

A Bahia registrou nesse sábado (11) mais uma morte pelo novo coronavírus. O paciente tinha 35 anos, era morador do Rio de Janeiro, mas estava internado no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

LEIA TAMBÉM

Bahia: Rui Costa decreta estado de calamidade

A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Ele deu entrada na unidade no dia 26 de março e morreu no começo da manhã de hoje. Até o momento a Sesab não informou se o paciente tinha alguma comorbidade.

Com mais esse óbito a Bahia já soma 21 vítimas fatais pelo covid-19. 11 aconteceram em Salvador, os demais estão espalhados pelos municípios de Lauro de Freitas (2), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Ipiaú (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Gongogi (1).

63% dos infectados pelo coronavírus em Pernambuco têm entre 30 e 59 anos

(Foto : NIAID)

63% dos pacientes infectados pelo novo coronavírus em Pernambuco estão na faixa etária economicamente ativa. Ou seja, têm entre 30 e 59 anos. O levantamento foi feito pelo Jornal do Commercio, com base nos números oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A contaminação do grupo entre 30 e 59 anos intriga os pesquisadores. “Essa é faixa etária de uma parte da população que precisa sair de casa porque trabalha em serviços essenciais ou até mesmo de um grupo que infelizmente faz questão de não respeitar o isolamento”, afirma o infectologista e epidemiologista Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

Idosos

Os idosos com idade a partir de 60 anos contabilizam 178 casos, sendo o grupo com as maiores complicações respiratórias em decorrência do covid-19. Pessoas com menos de 29 anos somam 77 casos no Estado. Isso destaca a necessidade de manter o isolamento social.

“Vivemos uma situação social complicada neste momento. Muitos trabalham e ganham o dinheiro do dia que será usado para comer naquele mesmo dia ou no seguinte. Nesse ponto, até se compreende a dificuldade de se permanecer em casa. Há um grupo de pessoas (aquelas com condições de fazer o isolamento social) que não leva a sério as orientações da quarentena”, ressalta Demetrius.

Número de mortes por covid-19 em Pernambuco sobe para 72

Pernambuco se encaminha para mil casos confirmados (Foto: Danny Lawson/AFP)

O número de mortes confirmadas pelo novo coronavírus em Pernambuco não para de subir. No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) hoje (11), já são 72 vítimas fatais. O número de casos confirmados também teve alta, chegando a 816.

São sete mortes a mais do que na última sexta-feira (10). As vítimas são duas mulheres e cinco homens, com faixa etária variando de 41 a 89 anos. Os óbitos foram registrados entre 2 e 10 de abril, de acordo com a SES.

O boletim completo ainda será divulgado pelo Governo de Pernambuco. O Ministério da Saúde já alertou que o pico do covid-19 é entre abril e maio, o que reforça a necessidade de manter o isolamento social. (Com informações do G1 PE).

Coronavírus: Juazeiro soma mais dois casos e declara transmissão comunitária do vírus

Um paciente está internado e o outro está em isolamento domiciliar (Foto: ASCOM)

Juazeiro (BA) tem mais dois casos confirmados para o novo coronavírus, elevando para cinco o número de pessoas infectadas. No boletim divulgado há pouco, a Secretaria de Saúde (SESAU) já trata de um cenário onde há transmissão comunitária do covid-19.

De acordo com a SESAU, os dois pacientes não viajaram para outras cidades ou países ou tiveram contato com infectados na cidade. Isso indica que o vírus já circula em Juazeiro e a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro voltou a pedir o isolamento social.

“A partir do momento que não conseguimos mais identificar a transmissibilidade desta doença e entramos assim no cenário de transmissão comunitária, os cuidados precisam ser redobrados. Solicitamos as pessoas que sejam parcerias no enfrentamento a esta doença e permaneçam em suas residências, o isolamento domiciliar é o meio mais eficaz até o momento para contermos o avanço desta doença”, disse.

LEIA MAIS

Bahia: Rui Costa decreta estado de calamidade

Decreto foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (Foto: Secom-BA)

Com 20 mortes confirmados pelo novo coronavírus, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) decretou estado de calamidade em todo território estadual. A decisão foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (10), através do Decreto n° 19.626/2020.

Em sua decisão o governador levou em conta a necessidade urgente de empregar medidas preventivas e de controle aos novos casos de covid-19. O Decreto é válido para todo Estado. “Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”, ressalta o decreto.

Além de 20 mortes, a Bahia soma ainda 616 casos confirmados de covid-19. A maior parte das vítimas fatais é da capital e região metropolitana, mas também há registro de pacientes infectados no interior, como Jacobina e Juazeiro.

Salgueiro registra mais um caso de covid-19

Subiu para quatro o número de casos confirmados do novo coronavírus em Salgueiro, Sertão de Pernambuco. A paciente é uma mulher de 59 anos, cuja notificação aconteceu na última segunda-feira (6). De acordo com a Secretaria de Saúde, ela já apresentava sintomas há 10 dias.

A paciente permanece em isolamento social. Ainda segundo o último boletim divulgado na noite de ontem (10), Salgueiro tem 22 notificações das quais cinco ainda permanecem em investigação e 13 já foram descartados.

A boa notícia é que das quatro confirmações, três pacientes já tiveram cura clínica declarada. Em meio à Semana Santa a Prefeitura pediu mais atenção dos salgueirenses. “A semana santa é um momento de demonstrar o amor ao próximo, portanto, ressaltamos: FIQUE EM CASA!“, destacou.

Confira o boletim atualizados dos casos de covid-19 em Petrolina

Petrolina permanece com quatro casos confirmados do novo coronavírus. O boletim mais recente, divulgado pela Secretaria de Saúde na noite de sexta-feira (10) aponta que cinco pacientes seguem monitorados pelas equipes de vigilância epidemiológica.

Outros 16 já foram descartados após exames clínicos. Dos quatro casos confirmados, um já teve cura clínica declarada. Até o momento a cidade não contabilizou mortos pelo covid-19.

Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta três casos investigados e 27 foram descartados. Outros nove foram confirmados, incluindo um óbito de uma adolescente.

Sindsemp doa macacões e máscaras faciais para servidores e servidoras do SAMU

(Ascom/Sindsemp)

Nessa quinta-feira (9), membros da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemp) levaram aos condutores do Samu e aos socorristas, máscaras faciais de proteção e macacões impermeáveis para os servidores e servidoras que podem ter contatos com pacientes contaminados pelo coronavírus em Petrolina. 64 unidades de cada produto, para atender também médicos, enfermeiros.

Desde as primeiras medidas preventivas adotas pelo município contra a Covid-19, o Sindsemp tem realizado várias ações para acompanhar de perto o trabalho de servidores e servidoras, principalmente das categorias que estão na linha de frente de atendimento à população, como as equipes de Unidades de Saúde da Família, Hospitais e Samu. A preocupação tem sido a segurança e o bem estar do servidor.

LEIA MAIS

Novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que Brasil ultrapassou 1 mil mortes pelo novo coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) o mais recente balanço de casos de coronavírus no Brasil. Os dados apontam:

  • 1.057 mortes
  • 19.638 casos confirmados
  • Taxa de letalidade é de 5,4%
  • São Paulo continua liderando o ranking nacional com 540 mortes e 8,2 mil casos.

Na quinta-feira (9), eram 941 mortes e 17.857 casos confirmados, o que significa um aumento de 12% e 9%, respectivamente.

(Com informações do Ministério da Saúde e G1).

União libera R$ 226 milhões para Pernambuco investir no combate ao covid-19

Pernambuco receberá aproximadamente R$ 226 milhões da União. O recurso será destinado às ações de combate ao novo coronavírus. O valor foi anunciado através de uma Portaria, publicada no Diário Oficial extra de quinta-feira (9).

Em uma das portarias são liberados R$ 4 bilhões para todos os estados e municípios, valor adicional ao que todos já recebem na saúde pública. O Governo do Estado ficará com R$ 107.328.017,27, enquanto as cidades receberão R$ 79.469.953,08.

O valor repassado pelo Governo Federal corresponde a uma parcela mensal do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária. As outras duas portarias tratam de verbas para construção de estruturas médicas e habilitação dos municípios a receberem recursos referentes ao incremento temporário do Piso da Atenção Básica (PAB).

Petrolina recebeu R$ 2.485.114,00 via PAB e outros de R$ 4.130.446,90. Confira a seguir quanto os municípios da região receberam:

LEIA MAIS

Contemplados com doações estão vendendo cestas básicas para comprar drogas, denuncia leitor

Beneficiados com doações estariam vendendo cestas básicas (Foto: Arquivo)

O isolamento social fez aflorar a solidariedade nos petrolinenses. O Blog Waldiney Passos já mostrou por diversas vezes as campanhas de arrecadação iniciadas por entidades, grupos e cidadãos comuns durante a pandemia do novo coronavírus. Contudo, há quem trate essas doações como moeda de troca.

Um leitor que será mantido em sigilo relatou que uma doação feita na Semana Santa, por servidores da Guarda Civil Municipal em uma invasão do Pedro Raimundo acabou sendo vendida pelas próprias famílias beneficiadas.

“Alguns mesmo com filhos pequenos em sua casa vendem as cestas básica por R$10 pra comprar droga. O povo fica de plantão pra esperar os carros das cestas, ganhar e depois vender“, relatou.

A situação provocou revolta no leitor. “Um pai de família tira da boca dos seu filhos pequenos e troca por dez reais pra compra droga. Faça uma alerta, um apelo para que as pessoas tenham consciência. Deixe para quem precisa“, finalizou.

Ipubi confirma mais um caso de covid-19, Serra Talhada registra o 1º

Casos no Sertão crescem em abril (Foto: Danny Lawson/AFP)

Os casos confirmados do novo coronavírus não param de crescer em Pernambuco e no Sertão, dois municípios atualizaram seus boletins de quinta-feira (9) com mais testes positivos. Ipubi registrou seu segundo caso de covid-19, mas não deu outros detalhes sobre o paciente.

Das três notificações, uma foi descartada e as outras duas testaram positivo. O primeiro caso em Ipubi já está recuperado. A primeira paciente de Serra Talhada é uma mulher de 37 anos, profissional de saúde que trabalha na rede privada.

Há poucos dias o Blog Waldiney Passos mostrou que ela e outro profissional da saúde estavam entre os casos notificados, mas apenas ela testou positivo para covid-19. Ainda ontem o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) voltou a fazer um apelo aos cidadãos.

“O vírus está circulando em Serra Talhada e queremos alertar mais uma vez a população, como temos alertado todos os dias. Vamos manter o isolamento social, só sair quando tiver com máscara. As pessoas que estão com sintomas de gripe, procurem as unidades básicas”, disse Duque.

Covid-19: Prefeitura de Petrolina divulga boletim desta quinta-feira

De acordo com os números divulgados hoje (09), o município tem 4 casos com resultados positivos para o novo coronavírus até o momento, sendo que um deles já está recuperado. Em investigação são 2 casos e descartados somam 16 casos. Nenhuma morte foi registrada.

LEIA TAMBÉM

Petrolina confirma 4º caso de covid-19

Com relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 2 casos são investigados e 27 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. O monitoramento de todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças continua sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde.