Juazeiro: boletim da SESAU permanece sem alterações

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) divulgou o boletim dessa segunda-feira (13) sem alterações nos casos de coronavírus e H1N1. As notificações de covid-19 permanecem em 46, com cinco confirmações, 19 exames descartados e 22 em análise.

LEIA TAMBÉM

Salto nas notificações liga alerta aos profissionais de saúde de Juazeiro

Em relação a H1N1, são 62 notificações, 18 casos confirmados – com dois óbitos – 24 descartados e outros 20 em investigação. Mais cedo o Blog publicou que das 11 notificações do final de semana, todas eram de profissionais da saúde.

Juazeiro tem hoje transmissão comunitária, quando não é mais possível identificar a origem do vírus. A SESAU reforça a necessidade de a população seguir as orientações de isolamento social.

Leitores flagram filas em banco e grande movimentação de pessoas no Centro de Juazeiro

População segue se aglomerando em filas de banco

A população do Vale do São Francisco continua desrespeitando as recomendações do isolamento social. Na manhã dessa segunda-feira (13) a produção do Blog Waldiney Passos recebeu vários vídeos de leitores juazeirenses flagrando longas filas e aglomeração de pessoas no Centro.

Nos vídeos é possível perceber várias pessoas caminhando pelo Centro da cidade, mesmo com o comércio fechado. Outro flagrante mostra várias pessoas na fila dos bancos. Um dos denunciantes contou a nossa equipe que a Guarda Civil Municipal estava no local, organizando o fluxo de pessoas.

Mas pelo vídeo a seguir, o trabalho não deu certo:

Servidores da SESAU fazem manifestação em Juazeiro; Secretaria afirma que município está adotando medidas para atender categoria

Categoria cobra melhores condições de trabalho (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A semana começou com manifestação dos servidores da saúde de Juazeiro (BA). Eles se reuniram em frente à Secretaria de Saúde (SESAU), cobrando EPIs aos trabalhadores da zona rural. Segundo a titular da SESAU, Fabíola Ribeiro, a gestão municipal já está adotando as medidas necessárias.

LEIA TAMBÉM

Salto nas notificações liga alerta aos profissionais de saúde de Juazeiro

A mobilização da categoria é reflexo do aumento das notificações na cidade. 11 profissionais de saúde estão com suspeita de covid-19, um deles da zona rural. Fato esse que teria motivado a paralisação dos servidores, como disse a secretária na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Banda de Música do Exército presta homenagem a profissionais de saúde de Petrolina

Os profissionais da saúde de Petrolina estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Mesmo com todas as dificuldades diárias, eles seguem firmes no tratamento dos pacientes infectados e notificados pelo covid-19. E para fazer um alento nesse momento difícil a Banda de Música do Exército fez uma série de apresentações ao grupo.

Na noite do domingo (12) os músicos visitaram hospitais particulares e privados de Petrolina. A intenção do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado foi prestar uma homenagem a quem está incansavelmente cuidando da vida dos outros.

A apresentação foi organizada pelo Tenente Américo, chefe da Banda de Música. O Exército visitou o Hospital Universitário de Petrolina, o Dom Malan e unidades privadas. E a ação deve seguir nas próximas semanas, a pedido dos gestores dos hospitais.

As fotos da matéria são do Soldado Menezes, da Seção de Comunicação Social do Batalhão. Confira a seguir a recepção dos profissionais de saúde aos músicos do Exército:

Salto nas notificações liga alerta aos profissionais de saúde de Juazeiro

11 novas notificações são de profissionais de saúde (Foto: ASCOM)

Em 24 horas a Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) contabilizou 11 notificações do novo coronavírus. O salto exponencial liga mais um sinal de alerta na cidade onde já há transmissão comunitária do vírus. A titular da SESAU, Fabíola Ribeiro participou de uma entrevista ao vivo na Rádio Jornal Petrolina nessa segunda-feira (13) e deu mais detalhes sobre os dados.

“Não foram casos confirmados, foram notificações. Nós temos cinco casos confirmados, dentre esses a gente tem um profissional de saúde. Esses 11 casos nas últimas 24 horas, de sábado para domingo, foram outros profissionais de saúde que estavam com o sintoma. Não são casos confirmados ainda“, disse no programa Super Manhã com Waldiney Passos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Sobradinho solicita interdição da barragem após visita de turistas durante o final de semana

Mesmo com recomendações, população local descumpre quarentena (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O volume do Lago de Sobradinho está subindo diariamente e isso levou vários turistas locais até a barragem, nesse final de semana. O flagrante gerou revolta, pois a recomendação é evitar aglomerações e respeitar o isolamento social durante da pandemia do novo coronavírus.

O turismo em tempo de quarentena foi visto como algo grave para a Prefeitura de Sobradinho (BA) que decidiu solicitar a interdição do espaço à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Ches) para visitação. “Devido a aglomeração flagrada neste domingo (12), estamos entrando em contato com os responsáveis pela Companhia solicitando a interdição do espaço”, informa a nota.

Ainda ontem, ao saber da aglomeração de turistas, a Prefeitura acionou a Polícia Militar da Bahia para dispersar a população. Em relação aos pontos turísticos municipais, a nota ressalta que os comerciantes não podem descumprir as medidas adotadas. Quem o fizer, será punido.

Salgueiro tem mais um caso confirmado de coronavírus

Paciente tem 42 anos e não viajou ou teve contato com pessoas infectadas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, confirmou na noite do último domingo (12) mais um caso do novo coronavírus. O paciente é um homem de 42 anos, sem histórico de viagem ou contato com as pessoas já infectadas pelo vírus no município.

Na semana passada a Secretaria de Saúde já tratava de um cenário onde há transmissão comunitária em Salgueiro, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação e uma prova de que o vírus já circula pela cidade. “No momento o paciente encontra-se internado em estado grave em hospital da cidade“, diz a nota da Prefeitura.

No total Salgueiro já soma 24 notificações, das quais cinco testaram positivo – e três já tiveram cura clínica – 14 foram descartados e mais cinco estão em investigação.

Profissionais da saúde de Juazeiro recebem novas orientações após cenário de transmissão comunitária ser declarado no último sábado

(Foto: Ascom/PMJ)

As novas recomendações epidemiológicas aos profissionais da área foram elaboradas pelo setor de Vigilância em Saúde, após de ter sido constatado no último sábado (11) o cenário de transmissão comunitária.

Dentre as orientações estão: é recomendado que os profissionais assintomáticos que tiveram contato com paciente caso positivo confirmado COVID19, não sendo contato domiciliar (na residência do profissional), permaneçam em atividade normal com uso de EPI – máscara cirúrgica e redobrando atenção com higiene das mãos; aos profissionais assintomáticos que tiveram contato com paciente caso positivo confirmado COVID19, sendo contato domiciliar (na residência do profissional), recomenda-se isolamento domiciliar por 14 dias, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e os sintomáticos, afastamento imediato das atividades, isolamento social por 14 dias sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica diante da apresentação dos seguintes sintomas: cefaléia, anosmia, hiposmia, (alterações de olfato), febre, tosse, coriza dor de garganta, falta de ar.

LEIA MAIS

Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata tem morte confirmada por Covid-19

Vereador Cícero Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, no Grande Recife — Foto: Assessoria de Cícero Pinheiro/Divulgação

O vereador Cícero Pinheiro (PTB), presidente da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, teve a morte confirmada pelo novo coronavírus no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde neste domingo (12). Além de Pinheiro, outras 12 mortes foram confirmadas e Pernambuco chegou a 85 óbitos por Covid-19 e 960 casos confirmados.

O político morreu na sexta-feira (10), após três dias internado no Hospital da Polícia Militar. Na nota divulgada no sábado (11), a Polícia Militar já havia informado que ele tinha “quadro clínico compatível com Covid-19”, mas que ainda era aguardado o resultado do exame.

O vereador foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na quinta-feira (9). Pinheiro, que era policial militar da reserva, tinha 42 anos e deixou esposa e três filhos. Segundo a assessoria do político, ele era diabético e hipertenso.

O prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira (PTB), decretou luto de sete dias na cidade, contando a partir do sábado (11)

Juazeiro: Em nota, PM-BA afirma que policiais não tiveram contato com paciente com Covid-19 que tentou fugir de hospital

(Foto: Ascom)

Por meio de nota, divulgada neste domingo (12), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que os policiais que atenderam a ocorrência no Hospital Regional em Juazeiro (BA), quando um paciente com Covid-19 tentava fugir da unidade, não tiveram contato físico com o indivíduo.

Segundo a PM-BA, por volta das 10h40 de hoje, os policiais foram informados do caso e se deslocaram até o hospital, já que “o paciente desobedeceu à ordem médica de permanecer em seu leito hospitalar, causando temor no referido estabelecimento”.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: paciente com Covid-19 entra em desespero e polícia é chamada

Ele foi encontrado sentado na porta do elevador, dizendo que iria embora para sua residência. “A pedido do médico responsável, a PM ainda entrou contato com familiares do paciente para acalmá-lo naquela situação”. Após muito diálogo, o paciente decidiu retornar para o leito médico.

LEIA MAIS

Boletim da Covid-19 fecha domingo sem alterações em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina divulgou o boletim da Covid-19 deste domingo (12).  Sem alterações, os dados continuam os mesmos do sábado (11): são 4 casos com resultados positivos para o novo coronavírus no município, sendo que um deles já está recuperado. Em investigação são 6 casos e descartados somam 16 casos. Nenhuma morte foi registrada.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 2 casos são investigados e 28 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças.

Mortes pela Covid-19 mais que dobraram em uma semana no Brasil; aumento foi de 121%

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

O total de mortes no Brasil pelo novo coronavírus mais que dobrou desde a semana passada. Na segunda-feira (6) eram 553 mortes. O aumento em relação ao total divulgado neste domingo foi de 121%. Ontem, sábado (11), eram 1.124 mortes. Em 24 horas foram confirmadas mais 99 vítimas, um aumento de 9%.

O balanço dos casos de Covid-19 divulgado no site do Ministério da Saúde neste domingo (12) aponta que país já registra 1.223 mortes e 22.169 casos confirmados. A taxa de letalidade é de 5,5%. No sábado (11), havia 1.124 mortes e 20.727 casos confirmados. São 1.442 casos (alta de 7%) e 99 mortes (alta de 9%) a mais, em 24 horas.

Tocantins segue sendo o único estado do país sem mortes devido à Covid-19. São Paulo (8.755), Rio de Janeiro (2.855), Ceará (1.676), Amazonas (1.206) e Pernambuco (960) são os estados com maior número de casos.

A região Sudeste registrou 12.799 (57,7%) dos casos do país. A região Nordeste é a segunda mais afetada com 4.246 (19,2%), seguida das regiões Sul, com 2.159 (9,7%); Norte, com 1.898 (8,6%); e Centro-Oeste, com 1.067 (4,8%).

Fonte: Ministério da Saúde.

Juazeiro: paciente com Covid-19 entra em desespero e polícia é chamada

(Foto: ASCOM)

Funcionários do Hospital Regional de Juazeiro (BA) e Policiais Militares de 73ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), passaram por um momento extremamente complicado na manhã deste domingo (12).

O fato aconteceu por volta das 10h40, quando os policiais foram informados pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) que, um homem que se encontrava internado no Hospital Regional, com caso confirmado de Covid-19, estaria se opondo à ordem médica de permanecer em seu leito hospitalar.

Ao chegar no hospital a guarnição encontrou o paciente sentado ao solo, em frente à porta do elevador, no primeiro andar, e dizendo que iria para casa. Em um primeiro contato, o Oficial de plantão chegou próximo e o alertou que sua atitude o enquadra no Art. 268 do Código Penal, e que ele estria sujeito à prisão em flagrante, momento em que o enfermo disse “então me prenda”.

Depois de conversa com seus superiores, com o médico e tentativa de contato com as autoridades de saúde da cidade, os policiais foram até o endereço do paciente e fizeram contato com sua esposa, para que a mesma fosse ao hospital o amparar. Somente depois de várias tentativas, o paciente decidiu colaborar e voltar para seu leito.

De acordo com relatos da ocorrência policial, foi uma ocorrência extremamente complexa, em que até os profissionais de saúde não queriam se aproximar do enfermo, mesmo com o uso de EPIs específicos para a manipulação de pacientes dessa natureza, como luvas, máscaras, proteção acrílica transparente que protege os olhos e ainda uma roupa descartável de proteção, o que favoreceu que aumentasse ainda mais o receio dos policiais, que utilizavam apenas luvas e máscaras.

São Raimundo Nonato (PI) registra primeiro caso do novo coronavírus

Uma mulher de 83 anos fez o teste rápido para o novo coronavírus na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Raimundo Nonato (PI) e o exame de positivo. Agora, ela realizará a contraprova do exame no Lacen Piauí. Segundo a Secretaria de Saúde de Caracol, Piauí, este é o primeiro caso de coronavírus na região de São Raimundo Nonato, Território Serra da Capivara.

A paciente está sendo investigado se há histórico de contato com alguém que chegou de viagem na região, provavelmente vindo do município de Goiânia (GO). De acordo com a Diretoria Regional de Saúde, até o momento, não havia nenhum caso confirmado da doença em nenhum dos municípios da região.

Ainda segundo o secretário de saúde, os familiares e pessoas que tiveram contato com ela estão sendo monitoradas pela secretaria de saúde da cidade. Eles não apresentam sintomas do novo coronavírus.

VEJA NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE CARACOL-PI

 

Juazeiro notifica 11 novos casos do novo coronavírus em 24 horas

(Foto: ASCOM/PMJ)

Os casos notificados do novo coronavírus em Juazeiro (BA) saltaram de 35 neste sábado (11) para 46 neste domingo (12). Os dados foram divulgados no boletim da Secretaria da Saúde do Município.

Após a declaração de transmissão comunitária o número de notificações cresceu. Com isso, agora são 46 notificações para o COVID 19, destes permanecem os cinco casos confirmados, sendo que dois já estão recuperados. Outros 19 exames já foram descartados e 22 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador.

Em relação a gripe H1N1, mais duas pessoas foram notificadas com sintomas da doença em Juazeiro, subindo para 62 o número de notificações. Mais dois resultados chegaram positivos para o H1N1, sendo assim agora o município registra 18 casos confirmados, incluindo dois óbitos. Ao todo 24 casos suspeitos já foram descartados e outros 20 permanecem em investigação.