Comércio de Senhor do Bonfim reabre hoje, mas com restrições

O comércio de Senhor do Bonfim (BA) voltou a abrir as portas nessa terça-feira (14), mas com limitações impostas pela Prefeitura. O Decreto n° 081/2020 restringe o funcionamento das lojas das 9h às 13h até pelo menos sexta-feira (17).

Os empresários deverão adotar medidas de prevenção e higiene. Os clientes precisarão manter pelo menos dois metros de distância e apenas um circular por vez dentro do estabelecimento comercial. Além disso, um funcionário precisará controlar a entrada do público no local.

Outra medida imposta pela Prefeitura é a distribuição de EPIs e álcool em gel aos funcionários. Serviços considerados essenciais seguirão os decretos já existentes e em vigência. A feira livre será mantida ao domingo, apenas para comercialização de hortifrutigranjeiros.

Pelo Decreto permanecem proibidos de funcionar bares, geladões, restaurantes, lanchonetes, casas de show e espetáculos de qualquer natureza. Quem descumprir as medidas poderá ter o alvará de funcionamento suspenso.

Salgueiro confirma 6º caso de coronavírus

Subiu para seis o número de casos confirmados do novo coronavírus em Salgueiro, Sertão de Pernambuco. A sexta paciente é uma adolescente de 17 anos, sem histórico de viagem. Contudo, ela teve contato com outra pessoa que testou positivo para covid-19.

De acordo com a Prefeitura de Salgueiro, a jovem está em isolamento domiciliar. Ela apresenta sintomas moderados e tem quadro de saúde considerado estável. “Insistimos, a consciência sobre a necessidade do isolamento é a forma mais eficaz para evitar que o vírus avance“, pontua o poder Executivo.

Das 24 notificações para covid-19 em Salgueiro, quatro permanecem em investigação, seis testaram positivo – com três pacientes já curados – e 14 foram descartados. O município já tem transmissão comunitária do vírus, o que reforça a necessidade de os salgueirenses respeitarem o isolamento social.

Juazeiro: decreto suspende aulas até 15 de maio e determina interdição da Orla 2

Medidas ficam mais restritivas em Juazeiro (Foto: Maria Akemi)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim sancionou na segunda-feira (13) o Decreto n° 333/2020 no qual prorroga a suspensão das aulas da rede municipal até 15 de maio. A decisão é uma das séries de medidas adotadas pela Prefeitura durante a pandemia do novo coronavírus.

O Decreto também determina a interdição da Orla 2 para prática esportiva e de lazer. Juazeiro tem registrado diversos casos de H1N1 e covid-19 e está com as aulas na rede municipal suspensas desde o dia 13 de março.

Em relação ao funcionamento do comércio e serviços, a Prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente. Estão podendo funcionar apenas os serviços essenciais, como supermercado, farmácias, postos de combustível e alimentação como delivery.

Petrolina começará a realizar testagens rápidas para COVID-19

Testes rápidos devem ajudar Petrolina no combate ao COVID-19.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou, na noite dessa segunda-feira (13), a chegada do primeiro lote de testes rápidos para o novo coronavírus, COVID-19. Ao todo, dos 20 mil kits comprados pela gestão, 2.500 chegaram.

O material é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e terá importância estratégica para ampliar os diagnósticos e monitoramento da transmissão do Coronavírus em Petrolina.

A testagem será direcionada para grupos de maior risco de contaminação. Dentro desse perfil estão os profissionais de saúde com algum sintoma da doença, como tosse ou febre, e que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus.

LEIA MAIS

Segundo secretário de Educação, não há previsão de volta às aulas em Pernambuco

(Foto: Internet)

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, não há previsão ainda de quando as aulas presenciais nas redes públicas e privadas voltarão a acontecer. As atividades estão suspensas, através de decreto estadual, desde 18 de março por causa da pandemia do novo coronavírus.

Por enquanto, o decreto estadual que suspendeu as aulas terá validade até o dia 30 deste mês. Diferente do que diz um card falso que tem circulado nas redes sociais afirmando que as aulas seguem suspensas por três meses.

LEIA MAIS

Novo decreto suspende aulas por mais duas semanas e determina multa para bancos que não adotarem medidas de prevenção à Covid-19

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito Miguel Coelho assinou, nesta segunda (13), decreto municipal para renovar o prazo de suspensão das aulas nas escolas, creches municipais e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape) até o dia 30 de abril. O documento orienta também que as unidades de ensino da rede privada permaneçam fechadas por igual período. A decisão levou em conta o crescimento da transmissão do Coronavírus em Pernambuco (1.154 casos e 102 mortes) e, especificamente, em Petrolina, onde foram confirmados mais dois diagnósticos, totalizando 6 ocorrências.
Além de estender a suspensão das aulas, o decreto traz orientações a agências bancárias e casas lotéricas para reduzir os riscos da Covid-19. A Prefeitura de Petrolina poderá multar e até cassar os alvarás de funcionamento desses serviços onde forem detectado riscos por adensamento de público sem o devido cuidado com a segurança sanitária. O documento recomenda que as filas nas lotéricas e bancos devem ter, no mínimo, 2 metros de espaçamento entre os clientes. Esses estabelecimentos ainda devem disponibilizar funcionários para organizar permanentemente as filas.
Segundo o prefeito, a fiscalização com a Guarda Civil e equipes da ordem pública será redobrada para evitar aglomerações sem medidas preventivas à saúde da população. “Não queremos fechar nenhum banco ou lotérica, mas com a procura maior desses serviços, o risco de contaminação cresceu nesses ambientes. Decidimos, então, determinar essas novas medidas. Se os estabelecimentos não se adequarem, teremos que ser rigorosos e até suspender o funcionamento. É um momento que o Coronavírus cresce em nosso estado, precisamos de compreensão e união de forças”, justifica Miguel Coelho.

Pernambuco registra 17 novas mortes pelo coronavírus; bebê de 7 meses está entre as vítimas

(Foto: Internet)

Nesta segunda-feira (13), Pernambuco registrou mais 194 novos casos da Covid-19. Com isso, o estado totaliza 1.154 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 708 estão em isolamento domiciliar e 287 internados, sendo 55 em UTI e 232 em leitos de enfermaria. Além disso, o novo boletim aponta 57 pacientes recuperados da doença.

Foram confirmadas também mais 17 mortes, sendo 10 homens e sete mulheres, ocorridas entre os dias 4 e 12 deste mês. Os óbitos registrados no mais recente boletim epidemiológico são de pessoas do Recife, Paudalho, São José da Coroa Grande, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa dos Gatos e Pombos.

LEIA MAIS

Brasil já contabiliza 1.328 mortes pela novo coronavírus; Pernambuco está entre os cinco estados com mais óbitos

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

Dados do Ministério da Saúde divulgados no fim da tarde desta segunda-feira (13), mostram Pernambuco em uma situação nada confortável no ranking de mortos pelo novo coronavírus. O estado aparece com 102 óbitos, ocupando o terceiro lugar do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (188) e São Paulo (608).

De acordo com boletim, os principais dados são:

  • 1.328 mortes, eram 1.223 no domingo, aumento de 9%
  • 23.430 casos confirmados, eram 22.169 no domingo, aumento de 6%
  • Em sete dias, total de mortes no Brasil subiu 99%
  • São Paulo tem 608 mortes e 8.895 casos confirmados
  • 36% das mortes ocorreram entre pessoas com menos de 60 anos
  • 35% das mortes ocorreram entre pessoas sem doenças pré-existentes (como cardiopatias ou diabetes)

Os estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (608), Rio de Janeiro (188), Pernambuco (102), Ceará (91) e Amazonas (71).

Kits de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 já estão em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O primeiro lote dos 20 mil kits comprados pela Prefeitura de Petrolina chegou, nesta segunda-feira (13), na sede da Secretaria de Saúde. O município será o primeiro do Sertão a aplicar testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. O material é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e terá importância estratégica para ampliar os diagnósticos e monitoramento da transmissão do Coronavírus em Petrolina.

A primeira remessa contém 2.500 testes rápidos e começa a ser utilizada nesta semana. A testagem será direcionada para grupos de maior risco de contaminação. Dentro desse perfil estão os profissionais de saúde com algum sintoma da doença, como tosse ou febre, e que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus.

LEIA MAIS

Jovens católicos de Petrolina fazem “Vaquinha” virtual para doar cestas básicas à comunidades carentes

A “Vaquinha” virtual é uma das formas mais fáceis e eficazes de arrecadar dinheiro para pessoas ou causas sociais. Virou febre na internet e um grupo de jovens do Movimento Escalada, da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, de Petrolina (PE), resolveu promover uma campanha para arrecadar dinheiro e partir do montante arrecado comprar cestas básicas para serem doadas à famílias em situação de vulnerabilidade social.

Foi uma alternativa encontrada pelos o jovens para ajudar pessoas que estão passando dificuldades nesse momento de isolamento social. Para contribuir com a campanha “Alimento pra quem tem fome” basta acessar, até o fim deste mês, a Vakinha online: http://vaka.me/959643

Quem preferir também pode fazer o depósito em uma conta poupança que está sendo disponibilizada no site. Lá também estão disponíveis números de telefones para tirar dúvidas. A meta é arrecadar R$ 30 mil para adquirir 750 cestas. Até o momento foram arrecadados pouco mais de R$ 5.500, mas há quem prefere fazer a doação em alimentos.

Pessoas que não quiseram se identificar, já doaram 92 cestas básicas. 70 delas foram entregues no Acampamento José Arnaldo, localizado em frente ao IF Sertão Zona Rural e as outras 22 foram entregues à famílias dos bairros São Joaquim, Dom Avelar, entre outras localidades.

Bahia registra 22º óbito por coronavírus no estado, mas 164 pessoas já alcançaram a cura

A Bahia registra 723 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 73 profissionais de saúde. Até o momento, 4.917 casos foram descartados e houve 22 óbitos, sendo 11 no município de Salvador e 11 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Vitória da Conquista (1).

O 22º óbito foi registrado nesta segunda-feira (13). O paciente era um homem de 69 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes, hipertensão e glaucoma. Ao todo, 164 pessoas estão recuperadas e 66 encontram-se internadas, sendo 28 em UTI.

Petrolina: Hospital Neurocárdio desmente boatos sobre uma paciente que teria disseminado coronavírus nesta segunda-feira na unidade hospitalar

O Hospital Neurocárdio de Petrolina (PE), no Sertão de Pernambuco, emitiu nota a imprensa desmentindo boatos que foram espalhados na manhã desta segunda-feira (13), em redes sociais, dando conta de que uma paciente que estava sendo atendida na unidade hospitalar teria tido um surto e saído sem destino, espalhando o coronavírus entre as pessoas que encontrava pela frente.

No início da tarde, o hospital divulgou a seguinte nota:

“O Hospital Neurocardio informa a comunidade do sub-médio São Francisco que corre nas redes sociais e grupos de WhatsApp informações inverídicas sobre a conduta de uma paciente atendida neste hospital.

Segundo apuração rigorosa realizada pela diretoria do hospital não há registros nem relatos de profissionais que atuaram diretamente na assistência a pacientes diagnosticados com a Covid-19 que apontem para qualquer atitude dolosa ou ameaças por parte dos pacientes na intenção de contaminar qualquer pessoa, ou disseminar o vírus.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina confirma quinto caso de Covid-19 no município

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta segunda-feira (13), o quinto caso positivo do novo coronavírus (Covid-19) no município. A paciente é uma mulher de 46 anos. Ela teve contato com a terceira paciente testada positivo para a doença no município.

A paciente está em isolamento domiciliar, recebendo assistência necessária da equipe de saúde da rede municipal. As pessoas que tiveram contato com esta paciente estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas, como recomenda o Ministério da Saúde.

Dos cinco casos testados positivo para Covid-19 em Petrolina, um já está recuperado. Três pacientes estão internados em hospitais das redes pública e privada, sendo acompanhados e monitorados, assim como seus familiares.

Prefeitura reforça a importância do isolamento social para ajudar a evitar a propagação do vírus. Caso a pessoa precise sair de casa, recomenda-se evitar aglomeração e redobrar os cuidados com a higiene pessoal.

MEC flexibiliza formatura de estudantes da saúde durante pandemia do covid-19

Portaria está valendo a partir de hoje (Foto: Imagem Ilustrativa)

A pandemia do novo coronavírus fez o Ministério da Educação (MEC) flexibilizar as regras para formatura dos futuros profissionais da saúde. Estudantes de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia do sistema federal poderão colar grau, desde que tenham concluído 75% do internato médico ou estágio supervisionado.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (13), através da Portaria 383/2020 que já está valendo a partir de hoje. Os certificados de conclusão de concurso e diplomas emitidos durante a pandemia terão a mesma validade dos em rito ordinário.

A decisão do MEC é válida “enquanto durar a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, na forma especificada nesta Portaria”.

Prefeitura suspende feira livre de Parnamirim mais uma vez

A Prefeitura de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, voltou a suspender a realização da feira livre. A decisão foi anunciada nessa segunda-feira (13), após a gestão municipal registrar aglomeração de pessoas no local onde há a comercialização de hortifrutigranjeiros.

No comunicado, a Prefeitura afirma que a medida busca “evitar aglomerações que ocorreram em diversos pontos da cidade” na semana passada. A retomada da feira acontecerá somente após a implantação de barreiras sanitárias na entrada do município e no local onde há feira.