Recém-nascido testa negativo para covid-19 e H1N1, em Dormentes

Município segue sem casos confirmados (Foto: Ascom/PMD)

A Secretaria de Saúde de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, descartou na quinta-feira (16) as suspeitas de H1N1 e covid-19. O paciente é um recém-nascido que estava internado no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina, mas já teve alta.

LEIA TAMBÉM

Recém-nascido com suspeita de covid-19 já teve alta, afirma prefeita de Dormentes

Os resultados dos exames enviados ao LACEN do Estado deram negativos e dessa forma Dormentes segue sem confirmações da doença. A criança é natural de Juazeiro e visitou o município há algumas semanas. Há ainda 19 pessoas com sintomas gripais, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal.

“A Prefeitura reforça que o isolamento domiciliar e os cuidados básicos de higienização são as melhores formas de garantir a segurança da população”, ressalta a Prefeitura.

Conheça o novo ministro da saúde que vai comandar a crise do Coronavírus

Novo Ministro da Saúde, Nelson Teich.

Formado em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Nelson Teich foi consultor informal para a área de saúde na equipe do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018. Fundador e presidente do grupo Clínicas Oncológicas Integradas (COI), ele também assessorou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, de setembro de 2019 a janeiro de 2020.

Em um artigo publicado no início de abril, intitulado “COVID-19: Como conduzir o Sistema de Saúde e o Brasil”, Teich afirma que “diante da falta de informações detalhadas e completas do comportamento, da morbidade e da letalidade da Covid-19, e com a possibilidade do Sistema de Saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento”. O oncologista acrescenta que “o isolamento horizontal é uma estratégia que permite ganhar tempo para entender melhor a doença e para implantar medidas que permitam a retomada econômica do país”.

LEIA MAIS

Moradores de rua de Petrolina recebem orientações e ganham kit de higiene pessoal

Moradores de rua receberam kits de higiene pessoal (Foto: Ascom/PMP)

As ações preventivas ao novo coronavírus se estendem por toda Petrolina. De olho na população carente, equipes da Prefeitura estão prestando orientações aos moradores de rua. O Consultório na Rua que antes prestava serviços básicos agora é voltado ao covid-19.

Além das orientações, as pessoas em vulnerabilidade também receberam kits de higiene pessoal e vacinas contra a gripe, destinada aos idosos acolhidos na Casa de Passagem Bom Samaritano. “É importante reforçar que além desta ação em prevenção ao coronavírus, o acolhimento para pessoas em situação de rua está funcionando diariamente“, explica a coordenadora do Consultório na Rua, Marla Gomes.

Uma profissional da saúde é o primeiro caso suspeito do novo coronavírus em Bodocó

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

A prefeitura de Bodocó (PE) anunciou na tarde desta quinta-feira (16), que o município registrou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus. A pessoa com os sintomas é uma profissional da área de saúde, que reside em Bodocó, mas trabalha no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri.

A paciente foi notificada e registrada pelo Hospital Regional e está aguardando resultado da testagem. Ela encontra-se em sua casa, cumprindo isolamento social. A prefeitura informou ainda que dará maiores detalhes após o resultado do teste.

Curaçá confirma primeiro caso de coronavírus no município

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município na tarde desta quinta-feira (16). Trata-se de um paciente do sexo feminino, que não tem histórico de viagens ou contato com pessoas que viajaram. Ela está em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela equipe de saúde, assim como seus familiares.

Portato, estamos numa situação de contaminação comunitária. Curaçá ainda apresenta 5 casos suspeitos descartados e 01 em investigação em relação ao novo coronavírus.

Em ralação a gripe H1N1, o município contabiliza 04 notificações, 02 casos suspeitos descartados, o2 em investigação e nenhum confirmado.

Hospital de campanha de Petrolina deve começar a funcionar ainda este mês

(Foto: Ascom/PMP)

Trinta de abril. É a data marcada para a inauguração das instalações do Hospital de Campanha de Petrolina. Os trabalhos da montagem da estrutura já começaram. O local terá 100 leitos para atender pacientes em estágio intermediário de tratamento da Covid-19.

A estrutura foi cedida pela Diocese de Petrolina e além dos leitos, também terá farmácia, lavanderia, refeitório, sala administrativa e depósito de materiais. O hospital contará com uma força-tarefa de 159 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, maqueiros entre outros trabalhadores).

O prefeito Miguel Coelho, visitou as obras de adaptação nesta quarta-feira (15) e afirmou que hospital vai garantir atendimento amplo aos pacientes da Covid-19 e evitar a possibilidade de colapso na rede municipal de saúde.

“Felizmente, Petrolina hoje tem uma situação mais tranquila, são apenas seis casos confirmados e mais dois identificados pelos testes rápidos. Mas nosso trabalho, o tempo todo, tem sido preventivo. Montamos um plano de guerra contra esse vírus em Petrolina com a ajuda de muitos parceiros como a Diocese. Torcemos para que não seja necessário usar toda essa estrutura, mas se o contágio aumentar em Petrolina, fizemos tudo que é possível para enfrentar a Covid-19 e salvar vidas”, assegura o prefeito.

O hospital de campanha será adaptado no Centro Dom Carmelo, no bairro Pedra do Bode, um local usado pela Igreja Católica para fazer retiros. Para quem tem fé em Deus e for se tratar neste hospital, pode se considerar com um passo a frente dos outros pacientes.

Reconhecimento: profissionais do Hospital Regional de Juazeiro recebem carta de agradecimento

Garoto reconhece atuação dos profissionais no combate ao vírus (Foto: Ascom)

A pandemia do novo coronavírus fez a população do Vale do São Francisco valorizar ainda mais os profissionais da saúde. Essa categoria está na linha de frente no combate ao covid-19 e os servidores do Hospital Regional de Juazeiro (BA) receberam uma singela homenagem nessa semana.

O pequeno Lucca, morador da cidade baiana tem apenas 10 anos, mas já é consciente da importância desses profissionais. Ele enviou uma carta aos heróis do momento. No texto Lucca agradece pelo trabalho desse grupo que está salvando a vida dos pacientes infectados pelo covid.

Leia a seguir a carta do garoto:

LEIA MAIS

Boletim da SESAU aponta salto nas notificações de covid-19 em Juazeiro

Juazeiro teve salto considerável nas notificações de covid-19 (Foto: ASCOM/PMJ)

Juazeiro (BA) superou a marca de 100 notificações do novo coronavírus. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) dessa quinta-feira (16) aponta um salto: até ontem foram 79 casos e hoje, 101.

Desse total, apenas seis  casos foram confirmados como positivos. A SESAU já descartou 28 testes e há 67 em investigação. Dos pacientes infectados, dois já tiveram cura clínica.

Em relação a H1N1, o município contabiliza 66 notificações, das quais 18 foram confirmadas – com dois óbitos – e 24 foram descartadas. 24 pacientes estão em observação.

Pernambuco supera marca de 1.500 infectados pelo covid-19

(Foto: Internet)

Pernambuco tem mais 199 novos casos confirmados de covid-19. Com isso o Estado supera a marca de 1.500 pacientes infectados, chegando a 1.683 pessoas testando positivo ao novo coronavírus. Os dados foram atualizados no início da tarde dessa quinta-feira (16).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também atualizou o número de mortes: são mais 17 vítimas fatais. Pernambuco tem agora 160 óbitos provocados pelo covid-19. Diferentemente de ontem, o Governo de Pernambuco ainda não forneceu o número de pacientes curados.

O boletim completo da SES, com dados sobre os infectados e recuperados será divulgado no final da tarde de hoje.

Contribuinte poderá pagar 1ª parcela do IPTU de Petrolina até 10 de junho

Decisão foi tomada por conta da pandemia do coronavírus (Foto: ASCOM/PMP)

O pagamento do IPTU de Petrolina foi mais uma vez prorrogado. A Prefeitura estendeu o prazo para 10 de junho, por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão busca contemplar os contribuintes os quais optam pelo parcelamento.

Dessa forma, a primeira parcela prevista para 15 de abril foi prorrogada até 10 de junho. “A nova decisão foi tomada considerando os impactos econômicos provocados pela atual pandemia da Covid-19″, justifica a Secretaria da Fazenda.

Demais taxas

O desconto de 10% permitido aos contribuintes adimplentes poderá ser usufruído até 10 de agosto, assim como a Taxa de coleta de lixo e a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) poderão ser pagas, sem descontos. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura (no link Tributário) ou pelo WhatsApp no número: (87) 99190-7667.

Recém-nascido com suspeita de covid-19 já teve alta, afirma prefeita de Dormentes

Município ainda não tem nenhuma confirmação de covid-19 ou H1N1 (Foto: Ascom)

A prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina dessa quinta-feira (16) e atualizou as informações sobre o estado de saúde de um recém-nascido com suspeita de covid-19.

LEIA TAMBÉM

Dormentes: recém-nascido é 1º caso em investigação para covid-19

O paciente já teve melhora e recebeu alta hospitalar. A Secretaria de Saúde de Dormentes aguarda o resultado dos exames para H1N1 e coronavírus. “Essa criança nasceu na cidade de Juazeiro, ela veio para Dormentes e ficou alguns dias. Na Semana Santa retornou à Petrolina e apresentou alguns sintomas de gripe. A criança apresentou melhora rápida e ontem já teve alta“, disse a prefeita.

LEIA MAIS

Casos confirmados de coronavírus em Ipubi sobem para oito

Município passou de dois para oito casos

O município de Ipubi, no Sertão de Pernambuco tem oito casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura no início da noite de quarta-feira (15), são três notificações descartadas e dos testes positivos, um já está recuperado.

Foram seis novos casos confirmados de terça-feira (14) para ontem. A Secretaria de Saúde não forneceu mais informações sobre a faixa etária e sexo dos pacientes, nem a respeito do estado de saúde das pessoas infectadas.

A Prefeitura também anunciou a ajuda de R$ 155.162,85 que chegou ao município, através do Ministério da Saúde. O recurso será aplicado de acordo com as prioridades estabelecidas pela secretaria municipal, no combate ao covid-19.

Cientistas brasileiros testam medicamento que reduz carga viral do coronavírus em 94%

Pesquisadores do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) descobriram em testes laboratoriais que um medicamento reduz em até 94% a carga viral do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, nesta quarta-feira (15).

Os pesquisadores analisaram mais de 2 mil medicamentos e selecionaram seis que tiveram potencial de reduzir a reprodução do vírus. Esses fármacos foram submetidos a testes com células infectadas por coronavírus em testes de laboratório. Segundo os cientistas, um deles reduziu a carga viral em 94%.

LEIA MAIS

Testes rápidos começam a ser aplicados em Petrolina e prefeitura detecta dois casos positivos

Pessoas com suspeita de terem o novo coronavírus (Covid-19) começaram a ser testadas nesta quarta-feira (15) em Petrolina.  Os testes estão sendo realizados em moradores que estão com sintomas leves há mais de oito dias, como orienta o Ministério da Saúde. Os resultados dos testes rápidos saem em até 10 minutos.

Dos 9 testes realizados nesta quarta-feira, 2 deram positivo para Covid-19 e 7 foram descartados. Os casos positivados através dos testes rápidos são duas pacientes, uma de 28 anos e a outra de 34. Ambas tiveram contato com pacientes de Petrolina que foram testados positivos pelo laboratório do estado. Um dos casos positivos já cumpriu o isolamento domiciliar de 14 dias e está sem sintomas – considerando cura clínica, enquanto a outra paciente vai continuar em isolamento e sendo monitorada.

A Secretaria de Saúde informa que é necessário reforçar que o teste rápido é uma metodologia de triagem, não de diagnóstico. Os pacientes que apresentaram laudo positivo precisarão cumprir as medidas de isolamento, durante 14 dias. Já os que deram negativo, devem retornar às suas atividades normais. A testagem em pessoas que vinham sendo monitoradas continua nos próximos dias.

Boletim

O boletim com dados dos testes realizados pelo laboratório do governo do estado continua com 6 casos confirmados para Covid-19, com um deles já recuperado. Em investigação são 10 casos e descartados somam 17 casos. Nenhuma morte foi registrada.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 3 casos são investigados e 28 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. A Secretaria de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças.

Deu negativo o teste do primeiro caso notificado de coronavírus em Santa Maria da Boa Vista

A notícia foi anunciada pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Comitê de Enfrentamento ao coronavírus, na tarde desta quarta-feira (15).

O paciente, que já foi informado do resultado, continua seguindo as orientações dadas pela equipe médica. O isolamento em casa, acompanhado dos cuidados básicos, é a melhor alternativa na luta contra a covid-19.

“É uma boa notícia, mas que de forma alguma deve nos levar a reduzir as medidas preventivas. Nossa recomendação segue no sentido de que as pessoas, sempre que possível, fiquem em casa, evitem aglomerações e sigam as recomendações de higiene, pois o estado de Pernambuco vem apresentando um aumento de casos e óbitos consideráveis pela doença”, destaca o prefeito Humberto Mendes.