Coronavírus: boletim de sábado permanece sem alterações em Petrolina

Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Petrolina sobre o novo coronavírus permanecem inalterados. O boletim publicado na noite de sábado (18) permanece com 13 casos positivos, 15 em investigação e 19 já foram descartados.

De acordo com a Prefeitura, dos 13 testes positivos seis foram diagnosticados pelo LACEN e sete pelos testes rápidos municipais. No total, quatro pessoas já estão curadas clinicamente e não apresentam mais sintomas do covid-19.

Em relação aos números da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), oito casos são investigados, nove confirmados – incluindo uma morte – e 28 foram descartados.

 

Servidores de vários setores da Prefeitura de Petrolina recebem máscaras faciais doadas pelo Sindsemp

As máscaras faciais produzidas para doação aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, foram distribuídas em Unidades de Saúde, Guarda Civil e Ampla.

Na Guarda Civil Municipal foram distribuídas 80 máscaras para os membros que trabalham nas viaturas e nas ruas. A Associação da guarda civil recebeu os equipamentos com alegria, já que foram um reforço para a corporação que fica exposta durante as abordagens.

“A coisa é séria, é grave, tem que ter a união de todos, e nós queremos agradecer ao Sindsemp. Essas máscaras devem contemplar e proteger a todos na guarda”. Agradeceu o presidente da associação dos Guardas Civis Municipais, Jussiê Mendes.

LEIA MAIS

Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista implanta barreiras sanitárias contra coronavírus

(Foto: Ascom/PMSMBV)

Para entrar na cidade de Santa Maria da Boa Vista agora só depois que passar pelas barreiras sanitárias montadas nas divisas do município. Seja por terra ou por água, visitantes e moradores que estavam em outros municípios ou estados precisam responder um questionário e ter a temperatura corporal aferida.

O objetivo é monitorar as pessoas que chegam ao território boavistano e orientar quanto aos cuidados higiênicos sanitários. Todos que entram na cidade, tem seus nomes e dados dos veículos anotados. Os questionários buscam investigar os motivos pelos quais estão vindo à cidade e se eles apresentam sintomas da covid-19.

LEIA MAIS

Prefeitura de Araripina inicia higienização de estabelecimentos de serviços essenciais

(Foto: Ascom/PMA)

Como mesmo em época de pandemia há estabelecimentos que não podem deixar de funcionar, a prefeitura de Araripina (PE) tomou a iniciativa de realizar a higienização desses locais que permanecem abertos em horário comercial recebendo um grande fluxo de pessoas.

Através de uma parceria com a Codevasf, funcionários do executivo municipal estão usando uma máquina pulverizadora para higienizar agências bancárias, lotéricas, o Hospital Santa Maria, a UPA 24h, a sede da Secretaria de Saúde e outros órgãos de serviços essenciais a população. A ação é mais uma medida para evitar a propagação do novo coronavírus.

Mesmo assim, as autoridades permanecem recomendando que o isolamento social é a medida mais eficaz para evitar a propagação do vírus. Ou seja, o cidadão só deve sair de casa se for para realizar algo extremamente necessário. Além do isolamento social, as medidas de higiene pessoal como lavar as mãos contribui para o combate ao novo coronavírus.

 Respirador mecânico 37 vezes mais barato fabricado pela Universidade Federal da Paraíba tem licença para produção

Um respirador pulmonar criado em 48 horas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve a licença liberada para produção por empresas. O valor de custo dele é de R$ 400, ou seja, 37 vezes mais barato do que o disponível no mercado.

As empresas precisam ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir o aparelho, que precisará passar por testes pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Mas as tramitações burocráticas e os testes poderão ser acelerados devido à urgência, com o aumento de casos de Covid-19 no país.

LEIA MAIS

Pernambuco bate recorde com 323 novos casos de coronavírus em 24h

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou nesta sexta-feira (17) 323 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, um recorde diário. Assim, o estado totaliza 2.006 casos da doença. Também foram confirmados laboratorialmente 26 novos óbitos, incluindo a de um paciente de 102 anos.. Com isso, Pernambuco totaliza 186 mortes pela Covid-19.

Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 72 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Dos 26 pacientes que faleceram, 19 apresentavam comorbidades como hipertensão, diabetes, obesidade, asma, doença vascular crônica, doença renal crônica, AVC, fibrose pulmonar, histórico de tabagismo, etilismo e síndrome de POEMS.

Segundo a SES-PE, até agora, 774 profissionais da saúde foram diagnosticados com o novo coronavírus, e 539 casos foram descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública ou privada.

Petrolina registra sete novos casos de coronavírus em 24 horas

De seis na segunda-feira (13) para 13 casos confirmados do novo coronavírus nesta sexta-feira (17). O anúncio foi pelo prefeito Miguel Coelho durante live realizada no início da noite de hoje, junto com o senador Fernando Bezerra Coelho.

No boletim da prefeitura de Petrolina divulgado ontem (16), com dados dos testes realizados pelo laboratório do governo do estado, o município continuava com seis casos confirmados para Covid-19. Os casos confirmados mais que dobraram nas últimas 24 horas.

Miguel Coelho procurou tranquilizar a comunidade afirmando que a prefeitura está tomando todas as medidas possíveis para evitar novas contaminações e pediu mais uma vez a colaboração da população para manter o isolamento social.

O prefeito também anunciou que o município em parceria com o estado irão construir mais um hospital de campanha, além do que já está sendo construído na Pedra do Bode.

Governo de Pernambuco prorroga fechamento do comércio até 30 de abril

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O governador Paulo Câmara anunciou nesta sexta-feira (17) que o comércio continuará fechado até o dia 30 de abril, quando as ações serão reavaliadas. A nova medida é mais uma tentativa de manter o isolamento social para combater a disseminação do coronavírus. O primeiro anúncio sobre o fechamento foi feito no dia 20 de março e o decreto começou a valer desde o dia 22 do mês passado.

No entanto, o comércio considerado essencial, como farmácias, supermercados, mercadinhos, padarias, casas de ração animal, depósitos de água e gás, bancos, casas lotéricas e postos de combustível, continua funcionando, porém com o cumprimento das regras adotadas para cada um. Hospitais e serviços de abastecimento de água,gás, energia e internet também seguem funcionando.

Também podem seguir funcionando oficinas mecânicas, lojas de assistência técnica, lojas de defensivo e insumos agrícolas, lavanderias, serviços urgentes de manutenção predial e prevenção de incêndio, atividades decorrentes de contratos de obras particulares que estejam relacionadas à situação de emergência e atividades prestadas por concessionários de serviços públicos.

Os números do novo coronavírus um mês depois da 1ª morte no Brasil

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (17) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Veja os números um mês depois do país registrar a primeira morte causada pela doença.

  • 2.141 mortes, na quinta eram 1.924, aumento de 11,2%
  • 33.682 casos confirmados, eram 30.425 ontem, aumento de 10,7%
  • Em 7 dias, foram mais 1.024 mortes confirmadas, aumento de 90,4%
  • Total de 2 mil mortes é verificado um mês depois de a 1ª morte ser confirmada no Brasil
  • São Paulo tem 928 mortes e 12.841 casos confirmados.

Estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (928), Rio de Janeiro (341), Pernambuco (186), Ceará (149) e Amazonas (145).

Coronavírus: prefeitura reforça fiscalização a empresas que prestam serviços em obras de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Alguns serviços, por se tratarem de beneficiamento público ou essenciais, não pararam no município. Para amenizar os riscos de contaminação pela covid-19, a Prefeitura de Petrolina está intensificando os cuidados com os colaboradores que atuam nas obras da cidade. Todas as empresas que prestam serviços ao município foram recomendadas a distribuir EPI’s, álcool em gel, além de, desde o início da pandemia, orientar e tirar dúvidas dos trabalhadores sobre a coronavírus.

Entre as obras que continuam em andamento no município estão as de pavimentação, construção de Unidades Básica de Saúde (UBS), Casa de Partos, escolas e demais edificações.

Os trabalhadores estão orientados de acordo com as recomendações do Ministérios da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, a cumprirem a distância mínima entre eles, lavarem as mãos, usarem luvas, máscaras, álcool em gel, sempre que necessário e demais medidas para evitar o contágio. Outra determinação é o afastamento de pessoas que estão no grupo de risco ou manifestem algum sintoma da doença.

Em caso de não cumprimento, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) irá notificar a empresa prestadora de serviço.

Miguel Coelho e FBC fazem bate-papo ao vivo no Instagram nesta sexta (17)

Com as medidas de isolamento social em andamento, o prefeito Miguel Coelho tem adotado as mídias digitais como principal meio para se comunicar com a sociedade durante o combate ao coronavírus. Nesta sexta (17), o gestor fará mais um pronunciamento via rede social com transmissão ao vivo.

Dessa vez, a live terá a participação do senador Fernando Bezerra para discutir as estratégias para conter o vírus da Covid-19 e a crise socioeconômica no País. A conversa está programada para começar às 18h, nas contas do Instagram @miguelcoelhope ou @fbezerracoelho.

Para evitar filas e aglomerações, população de Petrolina com sintoma gripal deve procurar o serviço de Teleorientação

(Foto: Jonas Santos/PMP)

No momento em que o município de Petrolina cumpre decreto de distanciamento social para evitar a multiplicação do novo coronavírus, procurar um posto de saúde ou hospital quando sentir algum sintoma de gripe, no primeiro instante, não é a opção recomendada pelos profissionais da Secretaria de Saúde.

Ao sentir algum sintoma gripal como febre, tosse e coriza a primeira atitude a ser feita pelo o cidadão ou cidadã, é entrar em contato com a Sala de Teleorientação da Prefeitura de Petrolina.

LEIA MAIS

Coronavírus: com 323 novos casos, Pernambuco soma mais de 2 mil infectados

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Pernambuco tem agora 2.006 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), de quinta para sexta-feira (17) foram 323 novas ocorrências de covid-19 em todo Estado, elevando ainda mais os registros.

Ontem o Estado havia ultrapassado a marca de 1.500 confirmações. A maior parte dos casos está concentrada na capital e Região Metropolitana.

A SES também atualizou o número de mortes: são 26 vítimas fatais em decorrência da doença, totalizando 186 em Pernambuco. O boletim completo será divulgado no final da tarde de hoje, no Recife.

Trindade: população se aglomera em filas e leitora pede ações mais duras da Prefeitura durante pandemia

População desrespeita decreto para sacar benefícios

Os casos confirmados de coronavírus em Pernambuco superaram a marca de 1.500 e surpreende os índices de contaminação no interior. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), isso é reflexo do descumprimento da quarentena.

Uma moradora de Trindade, região do Araripe, enviou a foto que ilustra essa matéria. A imagem foi registrada na manhã de quinta-feira (16) e mostra várias pessoas na fila de uma casa lotérica. A situação se agrava porque entre os que aguardam o saque do auxílio emergencial há moradores de Ipubi (PE), onde já há casos confirmados de covid-19. “Aqui o isolamento não está sendo feito como deveria, quase todo comércio está aberto“, contou.

Desde ontem a equipe do Blog Waldiney Passos tenta contato com a Prefeitura de Trindade, para questionar as ações de limpeza e preventivas adotadas pela gestão. Contudo, até a conclusão da matéria ninguém havia retornado nosso email. O espaço está aberto aos esclarecimentos.

Juazeiro registra 1ª morte por covid-19

Paciente tinha comorbidades e estava internado na rede pública (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) confirmou nessa sexta-feira (17) a primeira morte pelo novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem de 63 anos que já tinha comorbidades e estava internado na rede pública. Com esse óbito a Bahia já soma 36 vítimas fatais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), o paciente tinha cardiopatia e diabetes, estava internado desde o dia 8 de abril e testou positivo em 10/04. O óbito foi registrado hoje. “À família do paciente, a secretaria de saúde de Juazeiro se solidariza com todos e estará prestando a assistência necessária“, destacou a SESAU em nota.

Notificações de covid-19 e H1N1

O município tem ainda 104 notificações de covid-19, das quais 42 já foram descartadas, seis confirmadas – dois pacientes já foram curados – e 56 estão em análise. Em relação ao H1N1, são 66 notificações, com 18 confirmados – e dois óbitos – além de 24 testes descartados e 24 em investigação.