Cartão-alimentação escolar será entregue a partir desta quinta-feira no Sertão de PE

Valor é destinado à alimentação do aluno (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

A entrega do cartão-alimentação escolar aos alunos da rede pública estadual de Pernambuco teve início na última segunda-feira (20), na capital Recife. Seguindo o cronograma da Secretaria de Educação, os estudantes do Sertão receberão o auxílio nesta quinta e sexta-feira (23 e 24).

O Governo de Pernambuco estima que 240 mil alunos sejam contemplados com o cartão no valor de R$ 50. O benefício é exclusivo ao estudante, equivalente a merenda escolar. Serão investidos R$ 12 milhões em assistência social através do cartão.

Confira o cronograma da entrega no Sertão:

LEIA MAIS

Paulo Afonso confirma 1º caso de covid-19

Mesmo com as medidas preventivas adotadas desde o início da pandemia do novo coronavírus, Paulo Afonso (BA) registrou seu primeiro caso de covid-19 na tarde de terça-feira (21). De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente é uma mulher, de idade não divulgada, vinda do Recife (PE).

LEIA TAMBÉM

Paulo Afonso adota medidas restritivas e limita funcionamento do comércio durante pandemia

Ela encontra-se isolada em um hospital da cidade. “Recebemos o primeiro resultado positivo ao coronavírus. A pessoa infectada veio do Recife para o nosso município, trata-se de um caso importado“, disse o secretário Guiarone Garibalde.

Diante da primeira confirmação no município, Garibalde pediu a população que obedeça o isolamento social. “Vocês têm que ficar em isolamento domiciliar, pedimos que vocês fiquem em casa. Evite sair às ruas, evite aglomerações, evite tudo que pode disseminar o vírus. Nós não sabemos ainda onde essa pessoa andou“, afirmou.

Brasil registra 166 novas mortes nas últimas 24h; número de casos sobe para 43 mil

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 166 mortes, com isso, o país soma 2.741 óbitos causados pelo novo coronavírus. Na segunda, o número de mortes somava 2.575. A quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença subiu de 40.581 para 43.079, um aumento percentual  de 6,15%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (21) pelo Ministério da Saúde.

São Paulo segue liderando entre os estados brasileiros, com 15.385 casos de Covid-19 diagnosticados e 1.093 mortes até o momento. Rio de Janeiro aparece logo em seguida com 5.306 casos e 461 mortes. Na sequência, Ceará com 3.482 doentes e 198 óbitos, Pernambuco com 2.908 casos e 260 mortes e Amazonas com 2.270 diagnosticados e 193 vítimas.

A Paraíba apresenta a maior taxa de letalidade, 12,5%, com 33 mortes, 263 casos confirmados. O menor índice, de 1,2%, ficou com Roraima que registra 247 casos e 3 mortes.

Mais um caso de coronavírus confirmado em Petrolina; agora são 17 pessoas oficialmente infectadas

(Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)

Petrolina registrou mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). A confirmação saiu nesta terça-feira (21), após a realização do teste que foi enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Trata-se de uma mulher de 40 anos, que está em isolamento domiciliar e sendo monitorada.

Com isso, o número de infectados pela Covid-19 sobe para 17 no município, sendo que 8 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 9 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado.

De todos os casos confirmados na cidade, 4 já são considerados curados clinicamente, enquanto um paciente teve alta médica e encontra-se sem sintomas. Petrolina ainda não é zona de transmissão comunitária e nenhuma morte causada pela Covid-19 foi registrada até o momento.

Boletim

A prefeitura aguarda resultados de outros exames feitos pelo estado e vai continuar realizando os testes rápidos em pessoas que já vinham sendo monitoradas pela equipe de saúde da rede municipal. Com relação aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 8 casos são investigados e 29 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Covid-19: Médico de Petrolina comemora recuperação de paciente dançando com ela no hospital

(Foto: Internet)

Um vídeo publicado na internet pelo médico Pedro Carvalho Diniz trouxe esperança e quebrou o clima de tensão em relação a covid-19 em Petrolina, cidade do Sertão de Pernambuco.

Nas imagens que aparecem no perfil do Doutor Pedro no twitter, ele aparece dançando, ao som da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e palmas de outros profissionais do hospital, com uma paciente que se recuperou da covid-19, depois de ser entubada na UTI do Hospital Universitário de Petrolina (PE).

Também na publicação do vídeo, o Doutor escreveu: “No primeiro dia de UTI eu a intubei. No 14°, a extubei. No 18°, a chamei para dançar. A primeira paciente da UTI COVID. Uma mensagem de esperança para pacientes, familiares e profissionais que combatem a doença #COVID-19 #VaiPassar #FicaEmCasa”.

A mulher é a primeira paciente atendida na unidade exclusiva para coronavírus montada pela prefeitura de Petrolina.

Mais uma pessoa testa positivamente para Covid-19 em Juazeiro e o número de infectados no município chega a 9

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde de Juazeiro informa mais um caso positivo para o novo coronavírus. Agora, o município registra nove casos confirmados para a COVID 19. O paciente é um jovem de 22 anos do sexo masculino que está em isolamento domiciliar, sem gravidade, sendo acompanhado pelas equipes de saúde do município.

Os dados para o coronavírus, nesta terça-feira, o município tem um registro de 142 notificações e, destes, 58 exames já foram descartados, 75 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador. Dos nove casos confirmados, dois já estão recuperados, ou seja, com cura clínica e um óbito registrado.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Ressaltando que as notificações acontecem em pessoas que apresentam sinais ou sintomas da doença, mesmo leves.

Isso não caracteriza confirmação de casos, a partir da notificação, o exame é coletado e o paciente fica no aguardo do resultado. Enquanto isso, os mesmos permanecem em isolamento social.

Juazeiro declarou transmissão comunitária no dia 11 de abril não sendo mais possível identificar de onde está vindo o vírus.

Para H1N1 os dados permanecem os mesmos, sendo 66 notificações, destas 18 casos confirmados, incluindo dois óbitos, 24 exames já foram descartados e outros 24 permanecem em investigação.

A SESAU reforça a necessidade de permanecer em isolamento social, a higienização das mãos com água e sabão, álcool gel ou álcool líquido 70%. Na necessidade de sair de casa, usar máscara artesanal e reforçar os cuidados de higiene.

Pernambuco registra 218 novos casos de covid em 24 horas

Foram mais 26 mortes em 24 horas (Foto: Internet)

Pernambuco teve 218 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no final da manhã dessa terça-feira (21), o Estado soma agora 2.908 casos confirmados de coronavírus.

O número de mortes também subiu, foram 26 de ontem para hoje, totalizando 206 vítimas fatais. Com a proximidade de somar 3 mil casos, o Governo de Pernambuco voltou a pedir respeito ao isolamento social, tendo em vista que o Estado já tem 99% dos leitos de UTI ocupados.

A SES ainda não informou o número atualizado dos pacientes recuperados. Os dados completos do boletim dessa terça-feira serão divulgados pela SES ao final do dia, em uma coletiva de imprensa na capital Recife.

Com 1º caso confirmado de covid, Parnamirim implanta barreiras sanitárias

Município registrou primeiro caso de covid (Foto: Ascom/PMP)

Parnamirim é mais um município do Sertão pernambucano a ter caso confirmado de covid-19. Para evitar a proliferação do vírus a Prefeitura implantou, na segunda-feira (20), três pontos de barreiras sanitárias que vão controlar o acesso de pessoas.

LEIA TAMBÉM

Parnamirim (PE) confirma primeiro caso de coronavírus no município

A primeira barreira está colocada na entrada principal de Parnamirim e funcionará 24 horas por dia. Nos demais locais, equipes estarão das 5h às 22h. “Estamos fazendo um trabalho intenso de conscientização e de prevenção. Muitas pessoas ainda estão saindo de casa ou reunindo amigos em comemorações. Precisamos da colaboração de todos. Nesse momento, a maior prevenção é o isolamento social“, destaca a secretária de Saúde, Helga Sampaio.

Uso de máscaras

Outra medida a ser implantada pela Prefeitura de Parnamirim deve ser publicada ainda hoje (21). O prefeito Tácio Pontes (PSB) decretará o uso obrigatório de máscaras de proteção. Os dados da secretaria de Saúde apontam 18 pacientes monitorados com suspeita de covid-19, outros 19 já foram descartadas.

Comércio de Juazeiro permanecerá fechado até 2 de maio

Comércio ficaria fechado até 30 de abril (Foto: Blog Waldiney Passos)

O comércio de Juazeiro (BA) permanecerá fechado, pelo menos até 2 de maio. Paulo Bomfim optou pela prorrogação dos decretos, estendendo a medida que previa o fechamento até 30 de abril. De acordo com o Decreto n° 342/2020, as feiras públicas e eventos religiosos também estão vetados até o próximo mês.

Outro ponto do Decreto publicado no Diário Oficial de segunda-feira (20) é a recomendação para uso de máscaras de proteção individual a quem precisar sair de casa. Aos donos de estabelecimentos comerciais a Prefeitura também orienta sobre a disponibilização de álcool em gel aos clientes e máscaras aos funcionários.

Juazeiro já tem transmissão comunitária do covid-19 e contabilizou um óbito na última semana. A cidade já soma mais de 100 notificações pelo novo coronavírus e tem reforçado aos juazeirenses que cumpram o isolamento social.

Ministério da Saúde corrige número de mortes pelo covid-19 no Brasil

Erro de digitação provocou alta nos números (Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo)

O Ministério da Saúde retificou o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil. De acordo com o Governo Federal, as vítimas fatais totalizam 113 e não 383, como a pasta divulgou na tarde de segunda-feira (20). Os óbitos no país já somam 2.575.

Em relação aos pacientes infectados, são 40.581 vítimas do covid-19. De acordo com o Ministério, houve um erro de digitação nos dados referentes ao Estado de São Paulo. No primeiro boletim foram contabilizados 1.307 óbitos em São Paulo, mas na verdade foram 1.037.

A letalidade da doença no Brasil de acordo com os dados do Ministério da Saúde, está em 6,3% dos casos confirmados da doença. Em uma semana o aumento de falecimentos representou 94% no país. A alta de pessoas infectadas teve alta de 73% no mesmo período.

Prefeito de Juazeiro autoriza a compra de 10 mil testes rápidos para identificar pessoas com o novo coronavírus

Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim. (Foto: Ascom/PMJ)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, detalhou os novos investimentos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, mais R$ de 4,9 milhões serão aplicados na preparação da rede especializada, testagem, compra de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para profissionais da Saúde, medicamentos e ampliação de leitos. Os valores são oriundos da União.

Deste total, aproximadamente R$ 1,5 milhão será usado para adquirir testes rápidos, incluindo recursos complementares vindos do Ministério Público do Trabalho. Será utilizado prioritariamente com profissionais da área de Saúde, guardas municipais, fiscais de postura que atuam no controle de aglomerações e pessoas que apresentem sintomas para a Covid-19.

LEIA MAIS

Lagoa Grande: Justiça determina que Casas Lotéricas cumpram medidas de prevenção a Covid-19

(Foto: https://www.lagoagrande.pe.gov.br/)

A Vara Única da Comarca de Lagoa Grande acolheu a argumentação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou que as Casas Lotéricas Sertão do Vale Ltda – ME  mantenham a higienização constante do estabelecimento, de acordo com as normas sanitárias expedidas pelo Ministério da Saúde, bem como dos clientes, na entrada e durante a permanência nos locais; e dos equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de seus produtos e serviços.

Dentro dos estabelecimentos, deverá ser adotada uma distância de um metro entre as poltronas do atendimento interno e entre as pessoas nas filas, tanto dentro quanto fora da agência. As Lotérica deverão marcar o chão para que os usuários possam identificar o espaçamento mínimo necessário; e disponibilizar tantos funcionários quanto forem necessários para o cumprimento dessa medida.

LEIA MAIS

Parnamirim (PE) confirma primeiro caso de coronavírus no município

(Foto: Danny Lawson/AFP)

A Secretaria de Saúde de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, confirmou o primeiro caso de Covid-19 no município nesta segunda-feira (20). O paciente, um homem de 42 anos e morador da zona urbana, realizou o teste rápido que confirmou a doença.

Ele está em quarentena domiciliar e apresenta sintomas leves. Os familiares do paciente estão sendo monitorados por uma equipe da Secretaria de Saúde e permanecerão em quarentena.

Com a confirmação deste caso, o boletim da Secretaria de Saúde desta segunda-feira (20) conta com 18 pessoas monitoradas por síndromes gripais, 19 casos de Covid-19 descartados, um suspeito e um confirmado. Veja o vídeo do prefeito de Parnamirim, Tácio Pontes, sobre as medidas a serem tomadas a partir de agora:

Petrolina confirma mais um caso positivo da Covid-19; número de infectados chega a 16

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta segunda-feira (20), mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). A confirmação foi feita através de testagem rápida. O paciente é um homem, de 51 anos, que está internado no Hospital Universitário (HU). Ele estava notificado como Síndrome Respiratória Aguada Grave (SRAG) e também aguarda resultado do exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Com isso, o município agora conta com 16 casos positivos da doença, sendo que 8 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 8 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado.

A prefeitura aguarda resultados de outros exames feitos pelo estado e vai continuar realizando os testes rápidos em pessoas que já vinham sendo monitoradas pela equipe de saúde da rede municipal. Nenhuma morte causada pela Covid-19 foi registrada até o momento.

SRAG

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 8 casos são investigados e 29 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Coronavírus em Orocó

A Secretaria Municipal de Saúde de Orocó (PE) através da Equipe de Vigilância Epidemiológica, informa que na tarde desta segunda-feira (20), foi confirmado o primeiro caso da Covid-19 no município.

Trata-se de um paciente do sexo masculino, 38 anos de idade. O mesmo é natural de Orocó, e se encontrava internado no Hospital Regional em Salgueiro desde o dia 11/04/2020, onde informou endereço domiciliar na cidade de Salgueiro.

Foram realizados exames laboratoriais e coletado amostra para o COVID-19 no dia 14/04/2020, sendo confirmado o resultado positivo nesta segunda-feira.

Em contato com a equipe de Vigilância em Saúde da VII Regional, a qual o Município de Salgueiro pertence, o Setor Epidemiológico de Orocó foi notificado, e informado que o paciente que testou positivo reside no Município Orocoense e não em Salgueiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Orocó, o paciente se encontra em isolamento domiciliar e já sob os cuidados da Equipe da Atenção Básica do Município.